PT solicita expulsão de Yves Ribeiro

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pernambuco (PT-PE) anunciou que submeterá, no próximo sábado (14), ao Diretório Estadual, a decisão sobre a expulsão do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, do quadro de filiados do partido. A medida foi motivada pelas recentes posições políticas do gestor, que têm gerado insatisfação entre lideranças e militantes petistas.

Segundo o PT-PE, Yves tem demonstrado alinhamento contrário às diretrizes do Governo Federal, liderado pelo presidente Lula, e não reconhece as políticas públicas federais que, de acordo com o partido, beneficiam o município do Paulista e outras cidades pernambucanas. Em nota, a Executiva Estadual criticou o prefeito por atribuir problemas estruturais do município à gestão federal. “Atribuir o sucateamento resultante de sua má gestão municipal ao Governo Federal demonstra irresponsabilidade e descompromisso com a verdade”, declarou o partido.

Outro ponto de divergência destacado pelo PT é a postura do prefeito em suas comparações entre o Governo Lula e a gestão anterior, classificadas como “distorções que desconsideram o compromisso histórico do partido com a classe trabalhadora”. “Essas declarações só reforçam o quanto as posições do filiado estão desconectadas das trincheiras de luta histórica do partido”, pontua o comunicado. A decisão final será tomada pelo Diretório Estadual no próximo encontro.

Com informações do Paulista Urgente.

Veja outras postagens

Do Metrópoles

Senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou carta escrita pelo pai, Jair Bolsonaro (PL), que trata do cenário político do país. No documento, o ex-presidente coloca Flávio como porta-voz e pede que apoiadores deixem “diferenças de lado” em prol da candidatura do filho.

A manifestação ocorre após crise entre Flávio Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. “O momento é de arregaçar as mangas, deixarmos de lado as possíveis diferenças e cada um se empenhar pelo nosso pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, a melhor opção para livrarmos o Brasil da corrupção, da violência e do empobrecimento”, diz a carta.

O desfecho da montagem da chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) se dará hoje. Raquel está reunida neste momento com os dois pré-candidatos ao Senado, Eduardo da Fonte e Miguel Coelho, ambos da Federação Progressista. Participam também o deputado federal Fernando Bezerra Filho (UB) e o presidente estadual do PSD, André Teixeira. Não há ainda sinalização da decisão a ser tomada pela governadora, mas será conhecida ainda hoje.

O fundador e membro da comissão executiva estadual do PT, Oscar Barreto, afirmou que “aqueles que estão com Raquel estão com Bolsonaro” e com o ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (PSD). A declaração foi feita em vídeo divulgado ontem (10) nas redes sociais, em meio ao debate sobre uma eventual aproximação de petistas com a governadora Raquel Lyra (PSD). “Há um esforço grande de setores do PT tentar vender gato por lebre”, declarou.

“Não há nenhum fato que possa justificar essa tentativa de ruptura interna no PT, a não ser o fato de querer ter o apoio, ter relações com a governadora que, a rigor, não tem nenhum serviço efetivo prestado ao povo de Pernambuco e no Brasil”, alfinetou.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Anthony Santana com Alexsandro Fonseca e Felipe Nascimento
Do Blog da Folha

Dois dias após a governadora Raquel Lyra (PSD) visitar a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) com seus aliados, o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) também aproveitou o evento para se aproximar do eleitorado.

O pré-candidato a governador percorreu a Alameda dos Mestres, participou de uma roda de conversa e divulgou seus projetos para a gestão do estado.

Após o Partido Novo anunciar apoio ao projeto político da governadora Raquel Lyra (PSD), a vereadora do Recife e pré-candidata a deputada federal Kari Santos (PT) reagiu à aliança e afirmou que o “palanque bolsonarista” está sendo consolidado em Pernambuco.

A declaração foi publicada ontem (10), nas redes sociais, em resposta ao anúncio feito pelo vereador do Recife Eduardo Moura, uma das principais lideranças da legenda no estado. “Para zero surpresa do povo pernambucano, chega mais um bolsonarista para reforçar o palanque da governadora Raquel Lyra aqui em Pernambuco. Alguém que a gente já sabia que estava ali… Aí brota Eduardo Moura”, disse.

“E a gente já sabe que Clarissa Tércio está com a governadora, Júnior Tércio, Pastor Eurico, Cleiton Collins, Michele Collins, Anderson Ferreira, Fred Ferreira, Coronel Meira, Daniel Coelho, Mendonça Filho, Gilson Machado. Sabe o puro suco do bolsonarismo? Está lá com a governadora. É por isso que, durante o processo da eleição dela, ela nunca falou o nome do presidente Lula”, finalizou.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional da Federação Progressista, não abriu mão da indicação do deputado Eduardo da Fonte para a vaga no Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) representando colegiado, formado pelo seu partido, o PP, com o União Brasil. Na quinta, prazo final pedido por Raquel, Ciro ligou para à gestora e disse que a federação não abre mão de Eduardo para Miguel Coelho. Daqui a pouco, Raquel tem uma conversa definitiva com Eduardo em Palácio.

Palmares - 147 anos

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana e a Zona da Mata, em maio deste ano, seguem causando desconforto para o Governo Raquel Lyra. Diferente do que fez em anos anteriores, e com as eleições à porta, a governadora decidiu visitar cidades atingidas e anunciar um auxílio de R$ 2.500 mil para as famílias que foram afetadas.

De imediato, Raquel Lyra decretou situação de emergência e avançou em contratos que só poderiam seguir em regime de excessão, fazendo dispensas de licitação. O que chama atenção é a conta que não fecha. Foram mais de 9,5 mil pessoas afetadas com as chuvas, segundo dados divulgados à imprensa pelo próprio Governo de Pernambuco. Mas na hora de assinar o decreto, que virou propaganda na TV antes da aprovação na Assembleia Legislativa, falaram em beneficiar pouco mais de 3 mil pessoas.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), decidiu estabelecer um limite para que a Federação União Progressista (Progressistas e União Brasil) apresente o nome que vai disputar a vaga ao Senado na sua chapa. Este sábado (11) será definitivo, e ela já teria avisado sobre isso aos dois pré-candidatos — o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União).

O prazo final, segundo fontes palacianas, foi estabelecido em reunião na noite de quinta-feira (9). A chefe do Executivo estadual conversou separadamente com os dois postulantes. Recebeu primeiro o ex-prefeito de Petrolina, que preside o União Brasil no estado, e em seguida conversou com Da Fonte, presidente estadual do PP e da federação. Na mesma reunião, no Palácio das Princesas, a governadora teria sustentado sua preferência por Miguel Coelho. Abriria mão até mesmo do tempo de televisão, mas não teria outro nome.

Camaragibe - Emprega Mais Camará

Do UOL

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou a perda de mandatos dos deputados Paulão (PT-AL) e Dayany Bittencourt (União-CE).

Nivaldo Albuquerque (Republicanos-AL) e Priscila Costa (PL-CE) assumem as vagas. A decisão de Motta segue, na verdade, determinação da Justiça Eleitoral que anulou votos recebidos por outros dois parlamentares, com isso, foi preciso realizar uma recontagem dos votos das eleições de 2022.

Por Marcos da Costa Cintra
Colunista do Poder360

Toda grande transformação tecnológica produz um paradoxo: quanto mais bem-sucedida ela é, maior tende a ser a necessidade de coordenação que cria. O debate energético brasileiro frequentemente ignora essa realidade. Ainda é comum tratar a eletricidade só como a quantidade de energia produzida. Mas sistemas elétricos modernos são muito mais do que usinas produzindo elétrons. São redes complexas, nas quais diferentes tecnologias precisam atuar de forma integrada para assegurar estabilidade, segurança e continuidade do abastecimento.

Essa mudança já pode ser observada na operação cotidiana do sistema. Quando uma nuvem cobre uma extensa região de produção solar ou os ventos diminuem de intensidade, a produção pode variar em questão de segundos. Para o consumidor, nada muda. Mas, nos bastidores, hidrelétricas ajustam sua produção, termelétricas fornecem potência quando necessário, baterias respondem às oscilações quase instantaneamente, linhas de transmissão redistribuem os fluxos de energia e sistemas digitais coordenam milhões de decisões em tempo real.

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

Na estante de madeira instalada no corredor entre a cozinha e a sala de jantar do apartamento da minha família em Ipanema, um livro com dois volumes me chamava atenção: “A Thousand Days“ (“Os Mil Dias”), de Arthur Schlesinger Jr. Ficava imaginando o que tinha ali de tão importante, por que meu pai guardou na última prateleira, inalcançável para mim e minhas irmãs. Até que um dia, já adolescente, me agarrei com aquele livro. Schlesinger fora assessor de John Kennedy na Casa Branca e seu relato sobre o governo do presidente mais famoso me fascinou.

Em 26 de junho, tive o privilégio de assistir à primeira exibição do filme “963 Dias”, dirigido por Bruno Barreto e produzido por Elsinho Mouco. É um documentário com aquele padrão de qualidade que ao longo de décadas nos acostumamos a ver nos filmes da família Barreto. O filme traz a história revisitada, contando o dia a dia do último presidente deste século 21 focado em unir em vez de dividir o Brasil.

A partir de hoje, sempre aos sábados, este blog traz mais uma inovação além do seu território natural, o da política: a temática das mudanças climáticas.

Trata-se de um fenômeno que a humanidade assiste, atônita, ante o despreparo dos gestores públicos, da falta de planejamento e de projetos de prevenção contra as cheias, as secas e outros fenômenos, como o El Niño, aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, que altera a circulação dos ventos e modifica os padrões de chuva e temperatura global.

Especialista no assunto, o engenheiro Gastão Cerquinha Neto, pernambucano, atuando hoje no Cemaden — Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais — em São José dos Campos, em São Paulo, aceitou o convite para colaborar com o blog na área. Eis a sua coluna de estreia abaixo.

Água, cidade e futuro

Por Gastão Cerquinha Neto*