Próxima cúpula de parlamentos do G20 será na África do Sul

A vice-presidente da Assembleia Nacional da África do Sul, Annelie Lotriet, disse nesta sexta-feira (8) que a busca pelo desenvolvimento sustentável seguirá em destaque em 2025, na 11ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20).

No encerramento da sessão deste ano, Annelie Lotriet recebeu do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o comando da próxima reunião. Em substituição ao Brasil, a África do Sul assumirá em 2025 a presidência do G20.

Veja outras postagens

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) foi eleito, na tarde desta terça-feira (3), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi escolhido pela maioria dos votos e tomou posse no colegiado, responsável por debater e votar matérias relacionadas à segurança pública e ao enfrentamento da criminalidade no país.

Em discurso após a eleição, Meira afirmou que a função traz responsabilidade e citou sua trajetória profissional como base para conduzir os trabalhos. “Nosso compromisso é com a população. A segurança pública é o alicerce de uma nação digna. Na minha gestão como presidente, a ideia é que esta comissão sirva como um farol para o povo, no combate ao crime organizado e a corrupção”, declarou.

Durante a cerimônia, os deputados Evair de Melo (PP-ES), Sargento Fahur (PSD-PR), Sanderson (PL-RS), Capitão Alden (PL-BA) e Delegada Ione (Avante-MG) parabenizaram o novo presidente. Entre os temas citados como prioridades para o colegiado estão feminicídio, justiça prisional, interiorização de facções, valorização dos policiais e banco de horas para a categoria.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O Elefante de Olinda, um dos clubes carnavalescos mais tradicionais do Carnaval pernambucano e Patrimônio Vivo do Estado, publicou uma carta aberta denunciando uma atuação “truculenta e abusiva” da Polícia Militar durante o seu trote, realizado no último sábado (31). As informações são do JC.

Segundo a diretoria do Elefante, os problemas começaram ainda na saída do desfile. A nota relata que a capitã responsável pelo policiamento teria interrompido a música da orquestra e paralisado o cortejo “aos gritos, sem qualquer justificativa”, proferindo agressões verbais contra o maestro e músicos.

“O arroubo de autoritarismo foi tamanho que a representante da Polícia Militar chegou a verbalizar o absurdo de que a agremiação não prosseguiria com o desfile”, diz o texto divulgado pelo clube. A agremiação comparou o episódio ao ocorrido recentemente com o boneco John Travolta, sugerindo um padrão de conduta nas ladeiras.

Ipojuca - No Zap

Num jantar, ontem, em Brasília, bastante divertido com molho dos bastidores da política nacional, revelados pelo meu amigo Cláudio Humberto, um dos jornalistas mais bem informados da corte. Tivemos a companhia agradável do advogado eleitoral Emílio Duarte, que também vive na ponte aérea Recife-Brasília.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, recebeu na terça-feira, 3, um relato de que o ministro Marco Aurélio Buzzi teria cometido assédio sexual contra uma adolescente de 18 anos. A notícia foi divulgada pela revista Veja e confirmada pelo Estadão. Benjamin foi informado do caso por um grupo de ministras do tribunal.

O crime teria ocorrido durante o recesso, quando Buzzi recebeu uma família de amigos em sua casa de praia, em Balneário Camboriú (SC). A filha do casal, que chamava o ministro de tio, relatou que Buzzi tentou agarra-la à força. Acompanhada dos pais, a vítima registrou um boletim de ocorrência na polícia. As informações são do Estadão.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Durante a inauguração de uma creche na Zona Norte, nesta quarta-feira (4), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), criticou o autoritarismo e a perseguição de adversários políticos.

“Se eu acordasse de manhã bem cedo e dedicasse a minha energia e a minha disposição a estar perseguindo as pessoas, buscando briga, rastreando de forma ilegal os adversários, perseguindo outras instituições, eu não estaria aqui hoje inaugurando creche”, declarou o chefe do Executivo municipal. As informações são do Blog da Folha.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Em meio à possibilidade de ser expulso das Forças Armadas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completou seis meses de prisão. Ele cumpre a condenação por tentativa de golpe de Estado no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, local conhecido como “Papudinha”, enquanto seus aliados pleiteiam a transferência para o regime domiciliar.

A primeira determinação para a prisão de Bolsonaro ocorreu no dia 4 de agosto de 2025, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Àquela altura, a ação penal que apurou a tentativa de golpe ainda estava em curso na Primeira Turma do STF, mas o ex-presidente foi detido por outras razões. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Luiz Carlos Macaé, morador de Serrita e leitor assíduo deste blog, enviou, há pouco, um vídeo em que recita um verso em agradecimento a Deus pela chuva que chegou ao Sertão do Estado, recentemente, e vai poder abastecer os reservatórios e regar as plantações da região. Confira!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou, hoje, que “alguns insistem em narrativas de disputas entre os poderes”, mas que as instituições estão unidas por propósitos e precisam ser defendidas “para que mentiras não pareçam verdades”.

O senador do Amapá deu a declaração dois dias depois de um discurso no Congresso, durante a abertura do ano legislativo, com indiretas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do portal G1.

O programa de voluntariado Transforma Petrolina tem realizado, ao longo dos anos, ações voltadas para mulheres petrolinenses. São oferecidas iniciativas de empreendedorismo feminino, saúde, dignidade menstrual, acesso à informação, entre outros. Em resposta ao crescente número de casos de violência de gênero, este ano o Transforma Petrolina também intensificará as ações de enfrentamento à violência contra mulher.

 As iniciativas incluem rodas de conversa, oficinas educativas, distribuição de material informativo e ações de conscientização nas comunidades, com foco na prevenção da violência, no fortalecimento da rede de proteção. As ações acontecerão de forma integrada à campanha “Maria vai à escola – Pelo fim da violência contra a mulher”, desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que abrangerá 242 escolas e creches, impactando aproximadamente 60 mil estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores, gestores e equipes técnicas.

As ações do Transforma Petrolina serão direcionadas tanto para mulheres de todas as idades, quanto para o público masculino. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, as ações ampliam o chamado para além de mulheres e meninas e convocam toda a sociedade. “A violência contra as mulheres e meninas é uma crise estrutural que não pode ser enfrentada somente com ações isoladas. Precisamos da participação de toda a sociedade, e é isso que faremos”, afirma.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados elegeu, hoje, Giovani Cherini (PL-RS) como presidente do colegiado para este ano. O deputado defende tratamentos sem eficácia científica comprovada para qualquer doença e medicamentos igualmente ineficazes no tratamento da covid-19. Ele também foi contra a vacina durante a pandemia da doença e promoveu teoria da conspiração sobre a lotações de hospitais naquele período.

Cherini foi eleito com 38 votos favoráveis dos integrantes e seis votos em branco. Pouco antes, enviou via WhatsApp um “currículo” para responder à pergunta: “por que o deputado Giovani Cherini é a pessoa certa para presidir a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados?”. As informações são do portal Estadão.

Os Três Poderes da República assinam, hoje, no Palácio do Planalto, o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, uma iniciativa que une o Executivo, o Legislativo e o Judiciário em um compromisso institucional para enfrentar a violência letal contra mulheres e meninas no Brasil

O lançamento ocorre no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e de autoridades de todos os Poderes. As informações são do portal G1.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou, ontem, um ciclo de audiências públicas para debater as resoluções que guiarão as eleições de outubro. A grande preocupação, sem dúvida, está no uso de inteligência artificial (IA) para produzir informação falsa, as chamadas fake news. Embora isso já existisse nas eleições de 2022, não atingia o nível de sofisticação que acontecerá agora, e que já impactou eleições em outros países.

Há um ponto, porém, que talvez ainda não esteja no radar do TSE. E que é, na avaliação do jornalista, consultor de gestão estratégica e especialista em IA Mário Salimon, o ponto mais grave: a forma como a máquina será capaz de falar pessoalmente com cada eleitor.