Próxima cúpula de parlamentos do G20 será na África do Sul

A vice-presidente da Assembleia Nacional da África do Sul, Annelie Lotriet, disse nesta sexta-feira (8) que a busca pelo desenvolvimento sustentável seguirá em destaque em 2025, na 11ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20).

No encerramento da sessão deste ano, Annelie Lotriet recebeu do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o comando da próxima reunião. Em substituição ao Brasil, a África do Sul assumirá em 2025 a presidência do G20.

Veja outras postagens

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) não aceita e chama de “narrativa”. Mas muitos dizem que a ação que moveu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contestando o resultado da eleição presidencial de 2014, quando perdeu para Dilma Rousseff, foi o ovo da serpente que permitiu o ambiente que gerou a tentativa de golpe em 2022 e 2023.

Aécio diz que reconheceu o resultado, que apenas fez alguns questionamentos sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Mas o fato é que depois disso o PSDB, que governou o país por oito anos com Fernando Henrique Cardoso, caiu em forte trajetória descendente. E ele junto. Agora, Aécio preside novamente o partido. E tenta outra vez voltar a ser protagonista político.

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) disse, hoje, ter pedido a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que não taxasse as empresas brasileiras. O Escritório de Comércio dos Estados Unidos propôs nesta terça a aplicação de uma tarifa de 25% sobre produtos do Brasil. Na semana passada, Flávio esteve em Washington e se reuniu com Trump e com auxiliares do presidente americano.

“Nas três reuniões que nós tivemos, com o presidente Trump, o vice-presidente [J.D.] Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio, eu pedi expressamente: não taxem as empresas brasileiras. É um pedido que eu fiz, expresso, a eles”, afirmou Flávio Bolsonaro em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

O ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro de Estado durante os governos Dilma e Temer, Moreira Franco (MDB), é o convidado do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’, de hoje. Atualmente, Moreira é presidente do Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG). Em abril deste ano, ele lançou o livro “Política como destino – Caminhos e descaminhos da redemocratização”. A obra, que apresenta um relato detalhado dos bastidores das principais decisões políticas do país nas últimas décadas, será uma das pautas durante a entrevista.

No podcast, Moreira também irá abordar temas como o plano nacional, as eleições deste ano e as recentes movimentações no Congresso Nacional. Com mais de mil páginas, o livro recém-lançado por Moreira Franco é resultado de um trabalho baseado em entrevistas conduzidas pela socióloga Aspásia Camargo, com colaboração do filósofo Denis Rosenfield, reunindo informações, episódios e análises sobre momentos decisivos da política nacional. A narrativa adota formato de diálogo, com o objetivo de tornar o conteúdo mais acessível, sem abrir mão da densidade histórica e analítica.

Petrolina - São João 2026

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já esperava uma recomendação de aumento de tarifa de importação pelos Estados Unidos por alegadas práticas desleais da parte do Brasil, como anunciado na madrugada de hoje. Mas, acredita haver espaço para negociação, e recebeu com alívio a lista de exceções. Nela, estão incluídos café e carne, além de aeronaves e peças.

Por outro lado, se as negociações falharem, o presidente Lula vai responsabilizar o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) pela medida, e usar o PIX para defender a posição brasileira. Na avaliação da equipe presidencial, incluir o PIX ajuda o discurso do Brasil de perseguição política por parte de uma ala do governo Trump. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O 1º Forró do Magno, em Arcoverde, marcado para o próximo dia 13, em comemoração aos 20 anos deste blog, terá o cantor e compositor Silvério Pessoa entre as principais atrações com a Super Oara. Também vão cantar em homenagem ao blog Paulinho Leite e Assum Preto, este ex-vocalista do grupo Brasas do Forró, que segue agora em carreira solo.

Nascido em Carpina, na Zona da Mata Norte, Silvério tem a música no sangue. Filho de Dona Ivete, professora de acordeom, desde cedo ele sempre foi apaixonado pelo forró e o maracatu rural. De 1994 a 2000, ele fez um mergulho profundo no movimento Manguebeat, em seu auge. Com a banda Cascabulho, Silvério Pessoa gravou o CD Fome dá dor de Cabeça, revisitando a obra do paraibano Jackson do Pandeiro.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Estimado Magno,

Recebi com surpresa a sua publicação, ontem, sobre uma suposta interferência minha envolvendo a pré-candidatura de André Teixeira Filho a deputado, a qual faço questão de esclarecer.

Nunca foi colocado pela governadora Raquel Lyra, nem pelo próprio André Texeira Filho, a sua pré-candidatura. Portanto, não iria partir da minha pessoa discussões sobre algo que nunca existiu.

Desde o início, meu compromisso tem sido com o projeto político que ajudamos a construir ao lado da nossa governadora Raquel Lyra. Inclusive, tenho contribuído para fortalecer o PSD, meu partido e o partido da governadora, com as filiações do deputado federal Fernando Monteiro e de Anderson Luiz, nosso pré-candidato a deputado estadual, por acreditar que esse é o caminho que mais tem entregado resultados à população de Caruaru e Pernambuco.

Sempre ratifiquei minha posição quanto ao apoio incondicional à governadora Raquel Lyra. Caruaru vive hoje a maior parceria de sua história com o Governo de Pernambuco, uma relação construída com confiança, lealdade e muito trabalho. Os investimentos que chegam à cidade são prova concreta de que essa união tem transformado a vida das pessoas para melhor.

Desde o primeiro dia após minha reeleição, conquistada ainda no primeiro turno de 2024, tenho declarado publicamente minha convicção de que a governadora Raquel Lyra será reeleita também no primeiro turno. Seguimos unidos, trabalhando pelo presente e planejando o futuro, sempre com responsabilidade, coerência e respeito aos nossos aliados.

Atenciosamente,

Rodrigo Pinheiro – prefeito de Caruaru

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Não há brecha legal para candidato avulso na federação

Postei, na semana passada, quando estava em Brasília, a movimentação do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, junto à executiva nacional do União Brasil, o seu partido, para registrar sua candidatura avulsa ao Senado, ou seja, sem a anuência da Federação Progressista, formada pelo UB e o PP. Blogs de Petrolina postaram, ontem, que Miguel estaria fomentando uma divisão no palanque de Raquel com sua insistência por uma candidatura avulsa.

Consultei os estatutos da federação e não há acolhimento legal para candidaturas avulsas, porque, na prática, uma federação é como uma fusão partidária: dois partidos se unem e assumem compromissos em comum acordo, presos à rígida legislação eleitoral. Sendo assim, nem com aval da cúpula do UB sua candidatura avulsa seria legal.

Palmares - Sala lúdica

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, disse nesta segunda-feira (1º) que, caso seja eleito, vai reduzir de “forma drástica” a quantidade de ministérios. Segundo ele, o primeiro passo será “dar exemplo”.

Atualmente, o primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com 38 pastas. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Maysa Sena – Blog da Folha

O prefeito do Recife, Victor Marques, anunciou nesta segunda-feira (1º), por meio de publicação nas redes sociais, alterações em sua equipe de governo. As mudanças envolvem a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e a presidência da Empresa Municipal de Informática (Emprel).

De acordo com o prefeito, o atual secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, passará a comandar a Emprel, órgão responsável pelas ações de tecnologia e inovação da administração municipal.

A Câmara de Vereadores de Arcoverde aprovou, na noite desta segunda-feira (1º), dois projetos encaminhados pela gestão do prefeito Zeca Cavalcanti. O Projeto de Lei Complementar nº 008/2026 integra as auxiliares de creche efetivas da rede municipal à carreira do magistério público, garantindo acesso ao piso salarial da educação, adequações na jornada de trabalho e aposentadoria especial, além de adequar a legislação municipal às normas federais. “Estamos fazendo justiça com profissionais que dedicam suas vidas à educação das nossas crianças. É uma conquista que garante mais reconhecimento, valorização e dignidade”, afirmou o prefeito.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 004/2026, que institui a política de cotas nos concursos públicos e seleções simplificadas do município. A nova legislação reserva 30% das vagas para candidatos pretos e pardos, indígenas e quilombolas, sendo 25% para pessoas pretas e pardas, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. “Estamos construindo uma Arcoverde mais justa, inclusiva e representativa. Essa lei amplia oportunidades para grupos que historicamente enfrentaram barreiras de acesso ao serviço público”, declarou Zeca Cavalcanti.

O pré-candidato a deputado estadual Fellype Martins, filho do prefeito de João Alfredo, Zé Martins, recebeu, nesta segunda-feira (1º), o Título de Cidadão Machadense durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Machados, no Agreste de Pernambuco. A homenagem foi proposta pelo vereador Teté Anastácio e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. Ao agradecer a honraria, Fellype afirmou: “Recebo este título com muita gratidão e responsabilidade. Machados é uma cidade que sempre me acolheu com carinho, e ter meu nome ligado oficialmente a esta terra é motivo de muito orgulho”. A cerimônia reuniu autoridades, lideranças políticas, familiares, amigos e moradores do município.

Serra Talhada ultrapassou a marca de 12 mil trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município registrou 453 novas admissões em abril de 2026, resultado que representa o segundo melhor desempenho para o mês na série histórica. Do total de vagas, 284 foram ocupadas por homens e 169 por mulheres, com trabalhadores entre 18 e 64 anos.

O setor de serviços liderou a geração de empregos no período, com 204 admissões, seguido pelo comércio, com 137 vagas, indústria, com 75, e construção, com 36. “Alcançar mais de 12 mil trabalhadores com carteira assinada e registrar o segundo melhor mês de abril da nossa história na geração de empregos demonstra a força da economia de Serra Talhada e o resultado de um trabalho planejado, que busca criar oportunidades para nossa população”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.