PL quer comando da CCJ da Câmara

Do Poder360

A bancada do PL (Partido Liberal) na Câmara dos Deputados diz que não abrirá mão de comandar a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa Baixa em 2024. Pela comissão passam todos os projetos que tramitam na Câmara.

O partido tem 95 deputados e já definiu o nome que quer no comando da CCJ: Caroline de Toni (PL-SC). Pelas regras da Câmara, as comissões são divididas de acordo com o tamanho das bancadas. Portanto, sendo a maior legenda, o PL tem o direito e quer insistir pelo comando. O Poder360 apurou que a chance é “zero” de o partido abrir mão da vaga em 2024.

Veja outras postagens

O escândalo envolvendo as declarações da governadora Raquel Lyra sobre laqueaduras ganhou proporções nacionais depois de ser denunciado e duramente criticado pela imprensa de todo o país. GloboNews, Metrópoles e diversos dos principais veículos da imprensa nacional reagiram de forma contundente ao episódio, que passou a ser tratado como uma verdadeira aberração e como algo que ultrapassa qualquer limite ético, moral e de respeito à autonomia das mulheres.

A repercussão nacional acendeu o sinal de alerta entre aliados de Raquel. Deputados e prefeitos começaram a fazer contas e avaliar os efeitos políticos do episódio. O receio de que a associação com a governadora possa atingir diretamente suas próprias imagens já faz alguns aliados evitarem maior exposição e até reconsiderarem a participação em determinadas agendas.

No segmento evangélico, a reação foi ainda mais forte. Lideranças de igrejas passaram a discutir a realização de manifestações públicas, enquanto mulheres de diferentes setores e regiões de Pernambuco começam a organizar mobilizações e atos de protesto.

Gleide Ângelo também já deu sinais de que não pretende concordar com a posição adotada pela governadora, enquanto o núcleo evangélico reage de maneira cada vez mais organizada.

O que começou em Pernambuco ultrapassou rapidamente as fronteiras do Estado e chegou ao debate nacional, colocando a governadora no centro de uma reação que reúne setores políticos, religiosos e movimentos de mulheres.

Metrópoles

Arquivo enviado pela Polícia Federal aos ministros do STF revela contrato de advocacia de R$ 427 milhões com a chamada “Turma do KN”. O valor seria pago em caso de êxito nas ações de interesse de Daniel Vorcaro em tribunais superiores que poderiam destravar R$ 8,5 bilhões em precatórios. As mensagens mostram que “KN” é uma menção ao ministro Kassio Nunes Marques.

O documento e a troca de mensagens constam do HD enviado pela PF ao gabinete do ministro do Supremo André Mendonça, relator do Caso Master, em julho. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Gilmar Mendes exigiram acesso à íntegra do arquivo na última semana, diante de suspeitas de que Mendonça tinha foco apenas em Alexandre de Moraes, ignorando menções a outros ministros da Corte. Mendonça nega direcionamento.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

Abalada com o maior golpe nesta eleição, a governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), recorreu às pressas a professora de teatro Olga Curado. Segundo o blog apurou, Raquel está se sentindo perdida após a ter a sua fala sobre a possibilidade da realização de uma laqueadura sem o consentimento da mulher revelada na imprensa nacional. O caso ficou conhecido como “faz sem ela saber”.

O treinamento está ocorrendo no Novotel, na área central do Recife. A ideia, segundo apurei, é ela tentar reverter o caso demonstrando tranquilidade no debate da TV Guararapes, a partir das 18 horas.

Caruaru - Minha rua nova

No programa ‘Estúdio i’ de hoje, as jornalistas Andréia Sadi e Miriam Leitão analisaram a fala da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). Em vídeo de 2025, a candidata à reeleição sugeriu laqueadura sem aval da mulher.

“Foi mais do que infeliz”, iniciou Sadi. “Quando vem de uma mulher, é pior ainda.” Miriam concordou e disse: “Foi muito ruim. Não tem como melhorar. Pelo menos ela assume o erro”, disse Miriam.

A governadora publicou vídeo nas redes sociais se desculpando após o registro ganhar repercussão. “Essa fala minha em nada traduz o respeito que eu tenho às mulheres”, disse. “Foi uma fala equivocada”.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Com a proximidade da reta final da campanha para as eleições, o prefeito de Timbaúba, na Mata Norte do Estado, Marinaldo Rosendo (PP) participou de diversos atos em fortalecimento a reeleição de seus candidatos e postulantes que pleiteiam cargos para Governo do Estado e na Casa Alta.

No sábado (19), Marinaldo realizou caminhada na feira livre no centro ao lado de Lula da Fonte e Eriberto Medeiros Filho, deputados estadual e federal que concorrem a reeleição. Ainda na presença dos candidatos, o prefeito participou de um grande ato pelas principais ruas e avenidas do município em apoio pela reeleição dos respectivos.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Uma inserção veiculada pela Frente Popular de Pernambuco em emissoras de TV elenca compromissos não cumpridos por Raquel Lyra (PSD) para as mulheres. A crítica mais contundente é sobre as 250 creches prometidas na campanha de 2022, das quais nem 20 foram entregues. Mesmo com o atraso de mais de 90% das unidades, a governadora tem garantido em sabatinas e debates que vai entregar 100 equipamentos até o fim deste ano e os demais até o primeiro semestre de 2027.

“Se ela não fez em quatro anos, não vai fazer agora”, critica a peça audiovisual, que tem locução do candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos). A inserção também problematiza a abertura de cinco maternidades, outro compromisso não cumprido por Raquel. A única unidade entregue pela governadora foi o Hospital da Mulher do Agreste, que já estava praticamente pronto em janeiro de 2023, quando ela assumiu o governo, carecendo de acabamento e equipagem. As outras quatro não foram concluídas.

Por fim, o vídeo destaca a falta de avanço nas políticas de segurança para as mulheres. Na semana passada, depois de ser cobrada publicamente pelo candidato João Campos (PSB), o governo estadual anunciou que duas unidades passarão a funcionar de forma ininterrupta, mas quase metade das unidades segue fechando à noite e nos fins de semana. “[Raquel] Prometeu manter as Delegacias da Mulher abertas. Não cumpriu”, finalizou.

Palmares - Forró Mares 2026

A convidada do podcast ‘Direto de Brasília’ de amanhã (22) é a presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (ABRAPEL), Mara Telles. Cientista política e professora da UFMG, Mara vai falar sobre a influência das pesquisas eleitorais, a reta final da campanha, do quadro nacional e a repercussão da crise no judiciário nas campanhas presidenciais.

Helcimara de Souza Telles, conhecida como Mara Telles, é cientista política, professora universitária e pesquisadora na área de comportamento eleitoral. Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é também doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A jornalista Mônica Waldvogel, da Globo News, fez duras críticas à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), durante o programa Em Ponto, exibido hoje. O posicionamento da comentarista política e apresentadora ocorreu em razão da repercussão de um vídeo gravado em maio de 2025, que veio a público recentemente. No registro, Raquel conversa com uma médica sobre o caso de uma mulher com sete filhos e que estaria grávida de mais um. Na ocasião, ela dispara a frase: “Faz sem ela saber” ao se referir a um procedimento de laqueadura. Confira!

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Movimentos de defesa dos animais realizam, na próxima quarta-feira (23), uma manifestação contra a realização de vaquejadas em Pernambuco. O ato, intitulado “Violência não é cultura”, está marcado para começar às 14h, na Rua da Aurora, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A mobilização será uma caminhada em defesa do fim da exploração animal e pretende reunir ativistas e apoiadores da causa.

Se a comunicação é uma das áreas mais sensíveis de uma campanha eleitoral, os bastidores da candidatura de Raquel Lyra (PSD) parecem estar longe de viver dias de calmaria. Com o marqueteiro Igor Paulin dividindo sua atenção com a campanha de JHC ao Governo de Alagoas, a governadora teria passado a demonstrar irritação com Giordano Cunha, profissional que assumiu parte das funções na comunicação da candidatura.

Nos bastidores, circula a informação de que Raquel costuma chamar Giordano de “diretor de arte”, em tom de deboche, como se quisesse reduzir sua importância dentro da estratégia eleitoral. A ironia é que o profissional tem trajetória consolidada no marketing político brasileiro. Ou seja: para a candidata, aparentemente, o problema não seria exatamente o currículo – mas o fato de ele estar ocupando o espaço deixado pelo marqueteiro que ela gostaria de ter mais presente.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O relatório do DSC Lab que mediu o comportamento das redes sociais durante a sessão de UFC verbal no octógono do Supremo Tribunal Federal (STF) traz ainda muito mais achados do que os que foram mencionados aqui no Correio Político na edição de fim de semana. O relatório assinado por Tiago Falqueiro, diretor do DSC Lab, mediu o dano produzido na reputação dos ministros do Supremo que se enfrentaram naquele dia vexaminoso para a história da República brasileira.

E mostra que quase ninguém – ou mesmo ninguém – se saiu bem do episódio. O DSC Lab mediu ainda os impactos de tudo na corrida eleitoral. E, pela observação do que ocorreu nas redes sociais naquele dia, novamente a crise STF/Master não ficou boa para ninguém, dada a amplitude de ataques para todos os gostos. Numa eleição acirradíssima, toda reação do eleitor é importante de ser observada.

A candidata a vice-governadora de Pernambuco, Alice Gabino (Rede), se manifestou sobre a declaração da governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), relacionada à realização de laqueadura sem o conhecimento da paciente. O episódio ocorreu em 2025, durante uma visita da governadora ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, mas ganhou repercussão pública ontem, após a divulgação de um vídeo da conversa. Na gravação, Raquel afirmou, ao comentar o caso de uma gestante com sete filhos, “Mas faz sem ela saber”.

Em publicação nas redes sociais, Alice classificou a declaração como “criminosa” e se disse enojada com a declaração. Afirmou ainda que a fala deveria ser esclarecida diante da população pernambucana. A candidata relacionou o episódio às normas brasileiras que regulamentam o planejamento familiar e a esterilização cirúrgica, destacando que procedimentos como a laqueadura dependem da manifestação de vontade da própria pessoa.