Pesquisa aponta que Lula venceria todos os cotados para substituir Bolsonaro em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os nomes ventilados pelo bolsonarismo para concorrer nas eleições presidenciais de 2026. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29), pelo instituto Paraná Pesquisas.

Entre todos os cenários propostos pelo instituto, quem mais se aproxima de Lula é o próprio Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível. No cenário em que o nome dele é apresentado, Lula tem 38,3%, enquanto Bolsonaro chega a 36,9%. Na prática, os dois políticos estariam em uma situação de empate técnico, diante da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Veja outras postagens

Por Por André Luis – Causos & Causas

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) expediu uma nova medida cautelar para suspender, de forma imediata, o prosseguimento do Processo Licitatório nº 115/2026 (Concorrência Eletrônica SRP nº 002/2026) da Prefeitura Municipal de Camaragibe. A decisão monocrática foi proferida pelo relator do caso, conselheiro Marcos Loreto, na terça-feira (25), e decorre da constatação de sobrepreço de R$ 2.086.550,51 em um certame estimado em R$ 134.034.981,58, além do descumprimento de deliberação anterior da Corte de Contas por parte dos gestores municipais.

As informações foram extraídas do Extrato de Deliberação Interlocutória do TCE-PE, publicado no Diário Oficial eletrônico do tribunal, referente ao Processo TCE-PE nº 26101125-0.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (27) da série de entrevistas da TV Globo com os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026. A conversa será exibida ao vivo logo após o Jornal Nacional, diretamente dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

A entrevista será conduzida pelos jornalistas Renata Vasconcellos e César Tralli. Além da TV Globo, o público poderá acompanhar a transmissão pela GloboNews e pelo g1. As informações são do g1.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Pernambucano e ex-presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira ressaltou, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, a importância do Nordeste para o país. Porém, acredita que a região precisa de mais desenvolvimento e “não apenas de programas sociais”. “É lamentável que ainda precisemos de ajuda do Estado”, disparou o ex-dirigente.

“O Nordeste é uma região de muitas potencialidades, e tem um perfil eleitoral mais à esquerda, o que é natural porque as desigualdades sociais são mais profundas. Ou seja, há espaço para a esquerda crescer. Mas o desejo da população é de um desenvolvimento econômico que se reflita sobre a vida social de todos. Não é viver apenas de programas sociais. Esse é o pior dos mundos. O que precisamos é de desenvolvimento estrutural, melhorar a industrialização. E o Nordeste tem vantagem, pode atrair indústrias modernas, tem crescido nas energias renováveis, pode ir muito além e mudar a situação econômica e social da região. Acho que é um desejo do eleitor brasileiro, de progresso. O verdadeiro desenvolvimento dispensa a ajuda do Estado e, sim, dá educação de qualidade, que coloca o filho do pobre no mesmo patamar de disputa do filho do rico. É lamentável que ainda precisemos de ajuda do Estado”, afirmou Siqueira.

Caruaru - Transparência 2026

A candidata ao Senado Marília Arraes (PDT) participou da série de sabatinas da TV Guararapes e apresentou propostas nas áreas de saúde, combate à violência contra a mulher e ampliação da representação feminina na política. Durante a entrevista, também destacou sua trajetória na vida pública e a atuação como deputada federal, citando a Política Nacional de Dignidade Menstrual, originada de projeto de sua autoria.

Entre as propostas defendidas, Marília afirmou que pretende trabalhar pela ampliação do acesso, pelo SUS e pela Farmácia Popular, a tratamentos voltados a mulheres no climatério e na menopausa. Na área de segurança, disse que quer destinar recursos para ampliar a presença de Delegacias da Mulher em Pernambuco, inicialmente nas cidades-polo e, posteriormente, em municípios com mais de 50 mil habitantes. “A gente precisa ter mais mulheres nos espaços de decisão no Parlamento. Mulher pensa política pública para mulher e por isso eu quero estar lá também”, afirmou.

A candidata disse ainda que pretende buscar investimentos para Pernambuco por meio do diálogo com diferentes grupos políticos. “Estou pronta, preparada e com muita vontade de representar Pernambuco no Senado Federal”, declarou. Após a sabatina, Marília participou de entrevista no Podcast 91, da TV Guararapes, apresentado pelos jornalistas José Gustavo e Vandeck Santiago.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Mendonça Filho (União Brasil) e Michele Collins (PP), hoje integrantes do palanque da governadora Raquel Lyra (PSD), estão entre os políticos que gravaram mensagens para celebrar o nascimento da filha de Amisadai Andrade. Nos vídeos, ambos aparecem enviando felicitações à família.

Os registros indicam que Amisadai procurou lideranças de diferentes partidos e grupos políticos para montar uma sequência de homenagens pela chegada da criança. As mensagens tinham caráter pessoal e foram gravadas a pedido dele, sem relação aparente com alianças eleitorais ou atividades profissionais.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O ex-presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defende uma mudança estrutural para o Brasil nos próximos quatro anos. Aliado ao presidente Lula (PT), após conduzir os socialistas em episódios como o impeachment, o ex-dirigente defende que a esquerda da qual as siglas fazem parte volte a ocupar o papel de destaque que sempre teve para transformar a sociedade brasileira, o que veio perdendo nos últimos anos.

“Não podemos ser apenas a força da defesa do status quo. A esquerda sempre foi a força de transformação. Hoje quem está propondo transformação é a extrema direita. O Brasil é um país de desigualdades sociais imensas, e a esquerda tem um papel extraordinário para reduzir isso, mas precisa repensar vários de seus dogmas, não pode continuar sendo a esquerda dos anos 1960 e 1970. Estamos encerrando um ciclo com o presidente Lula, que já deu sua colaboração, mas também é preciso que surjam novas lideranças. O capitalismo se renova permanentemente, e a esquerda precisa se renovar. Mas precisamos realçar que as grandes conquistas no Brasil vieram do lado da esquerda. Mas hoje você não tem um governo de transformações”, disparou Siqueira, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

Palmares - Forró Mares 2026

Ex-presidente nacional do PSB por 11 anos, o pernambucano Carlos Siqueira lançou recentemente o livro “O novo perfil eleitoral do Brasil – como vota o brasileiro”. Na obra, ele fala sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos e como isso repercutiu em uma diminuição do espaço das esquerdas e o avanço do centro e da extrema-direita no país.

“Houve uma diminuição de espaço, estamos conscientes disso. Tanto que precisamos nos aliar às forças de centro e, às vezes, até com a direita. A esquerda nunca foi majoritária no Brasil, mas há espaço para as forças políticas de esquerda. Mas na América do Sul, estamos cercados. Existem apenas Brasil e Uruguai, o resto todo é de direita, e alguns de extrema-direita”, lamentou Siqueira, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

“Há vários fatores pelos quais a direita e a extrema-direita ganharam espaço, sobretudo a partir de 2018, com a candidatura de Jair Bolsonaro (PL). Ele politizou e ideologizou a política brasileira muito claramente, porque ele colocou valores extremamente conservadores, que estavam adormecidos em uma parcela da população, que encontrou eco naquele discurso conservador. Acredito que a esquerda brasileira tem muitas possibilidades de continuar no poder, depende da reeleição do presidente Lula (PT). Mas a esquerda precisa se autorrenovar, porque o mundo mudou, as forças do trabalho mudaram em todo o sistema capitalista e precisamos nos atualizar”, analisou.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Heron Cid – Mais PB

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em entrevista nesta quinta-feira (27) ao podcast Direto de Brasília, parceiro da Rede Mais e Rádio POP FM, projetou que o ex-governador João Azevêdo (PSB) será eleito senador “por justiça do eleitor paraibano”.

“João Azevêdo fez um grande governo, que provavelmente será eleito e nós esperamos que seja o senador mais votado da Paraíba, e eu acho que será por justiça do eleitor paraibano”, citou o dirigente partidário.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o escritor e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, ex-presidente nacional do PSB, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Por Anthony Santana – Blog da Folha

Na semana em que as pesquisas mostraram o candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, João Campos, em segundo lugar nas intenções de voto, a equipe de redes sociais do socialista recebeu de volta a estrategista de redes sociais Mariah Queiroz Costa Silva.

Desde 2025 ela atuava como secretária de Estratégia e Redes Sociais do governo federal e também era responsável por cuidar das redes sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Previsto para a próxima terça-feira, o podcast ‘Direto de Brasília’ com o escritor e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, ex-presidente nacional do PSB, foi antecipado para hoje. No programa Siqueira vai falar sobre o livro “O novo perfil eleitoral do Brasil – como vota o brasileiro”. A obra é resultado de um amplo trabalho de pesquisa, para compreender como as profundas transformações econômicas, sociais, culturais e tecnológicas têm redefinido a relação dos brasileiros com a política, as instituições e o processo eleitoral.

O prefeito de Lagoa do Carro, Zé Luiz, declarou apoio à candidatura ao Senado do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP). Com a adesão, o candidato passa a contar com o apoio do gestor de mais um município da Zona da Mata de Pernambuco.

“Recebo com muita alegria o apoio de Zé Luiz. É uma demonstração de confiança no nosso trabalho e reforça a importância de estarmos cada vez mais próximos dos municípios”, afirmou Eduardo da Fonte. O deputado disse ainda que pretende manter o diálogo com as gestões municipais e trabalhar pela atração de investimentos para Lagoa do Carro e outras cidades do Estado.