Pesquisa aponta que Lula venceria todos os cotados para substituir Bolsonaro em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os nomes ventilados pelo bolsonarismo para concorrer nas eleições presidenciais de 2026. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29), pelo instituto Paraná Pesquisas.

Entre todos os cenários propostos pelo instituto, quem mais se aproxima de Lula é o próprio Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível. No cenário em que o nome dele é apresentado, Lula tem 38,3%, enquanto Bolsonaro chega a 36,9%. Na prática, os dois políticos estariam em uma situação de empate técnico, diante da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Veja outras postagens

Por Antonio Magalhães*

Uma parcela do eleitorado brasileiro está disposta a levar o País a uma situação mais desastrosa. Quer manter no poder um cidadão que foi condenado em três instâncias do Judiciário por corrupção e lavagem de dinheiro. Quer levar a Nação pelo caminho da insensatez já anunciada pelo dito cujo para “fazer mais do que fez” nos períodos anteriores que governou pessoalmente e em outros virtualmente com uma preposta. O resultado todos conhecem.

Este homem e seu insensato pessoal veem, sem dor na consciência, o estrago que foi feito até agora. E continuam desejando estar no poder contra todas as evidências de má gestão. O livro ‘A Marcha da Insensatez’ da historiadora norte-americana Barbara Tuchman, duas vezes vencedora do Pulitzer, trata de um dos grandes paradoxos da humanidade: a insistência dos governos em adotarem políticas contrárias aos próprios interesses.

Sebrae - Fazer dar certo

Por Houldine Nascimento – Poder360

O pré-candidato do PSB ao governo de Pernambuco, João Campos, afirmou, ontem, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao Estado no 1º turno das eleições. A participação do petista na campanha de Campos frustra a expectativa da equipe de Raquel Lyra (PSD), que apostava em um acordo com o ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para que Lula não fosse ao palanque do adversário.

“O presidente vai a Pernambuco. Claro, a gente vai marcar a agenda a partir do dia 16, quando começa a campanha. O presidente vai ter uma agenda muito intensa no Estado de São Paulo, em Minas. Vai passar pelo Nordeste também”, declarou a jornalistas.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará, na próxima segunda-feira (03), uma Assembleia Extraordinária com os prefeitos e prefeitas dos municípios filiados. O encontro acontecerá das 9h às 13h, na sede da entidade, reunindo gestores municipais para discutir pautas estratégicas de interesse do municipalismo pernambucano.

Entre os principais temas da reunião estarão os impactos do Tema 1.308 do STF sobre o piso do magistério para contratados e a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A pauta contará com apresentações do presidente da Amupe, Pedro Freitas, e do consultor da CNM, Eduardo Stranz.

Caruaru - Transparência 2026

Após os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmarem que ele não sabia do vídeo divulgado na convenção, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que Nunes Marques terá de punir o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, com multa e uma advertência para que o recurso não seja usado novamente. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Afinal, dizem os ministros, a resolução sobre “deepfake” é clara. A inteligência artificial não pode prejudicar adversários nem beneficiar um candidato. Enquanto a resolução estiver em vigor, não haveria outro caminho. Deepfake é um conteúdo criado ou manipulado por inteligência artificial para reproduzir, de forma realista, a imagem, a voz ou os movimentos de uma pessoa. A tecnologia pode fazer alguém parecer dizer ou fazer algo que nunca aconteceu.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Pernambuco integra a nova etapa de adesões ao componente Crédito Financeiro do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. O Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (24), 101 novos contratos que somam R$ 327,4 milhões em serviços especializados destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, foram registrados cinco novos contratos, além da entrada de duas novas instituições privadas e filantrópicas para reforçar a rede de atendimento.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), as novas adesões são da Clínica do Cabo de Santo Agostinho e da Clínica de Vitória de Santo Antão, que passam a ofertar serviços especializados pelo programa. as informações são do Diário de Pernambuco.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Betânia Santana – Folha de Pernambuco

A conta chegou para o Palácio do Campo das Princesas. Os Progressistas deixaram no colo da governadora Raquel Lyra (PSD) a decisão sobre o tempo do horário eleitoral na TV e no rádio. Para garantir dois minutos e 28 segundos a cada bloco de 10 minutos, o caminho é um só: indicar ao Senado o presidente da Federação União Progressista, deputado federal Eduardo da Fonte (PP), cujo nome foi aprovado em reunião da executiva.

Se mantiver o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), alertam progressistas, a consequência será imediata: a governadora perde o tempo de propaganda. Avisam que Eduardo da Fonte não vai assinar a documentação que precisa ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral para homologação. Sem esse documento, a candidatura não ficará sequer sub judice. Ela não existirá.

Palmares - 147 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou, ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para “tomar um café” depois de uma cerimônia no Palácio do Planalto. O evento marcou a sanção de medidas como o Pix Pensão Alimentícia e a Lei do 180. O diálogo foi registrado pelas câmeras da transmissão oficial. As informações são do portal Poder360.

Moraes se aproximou de Lula depois do encerramento da cerimônia. Na conversa, o presidente convidou o ministro: “Vamos tomar um café?”. Não especificou onde nem quando. O gesto foi feito dias depois de o presidente da Argentina, Javier Milei, criticar Moraes durante a convenção nacional do PL, que lançou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Metrópoles

O PT decidiu adotar estratégia diferente da do PL e, até o momento, não prevê que a primeira-dama Janja da Silva faça discurso na convenção que oficializará a candidatura à reeleição do presidente Lula ao Palácio do Planalto. O evento será realizado no domingo, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), cidade do ABC Paulista considerada o berço político do PT.

Integrantes da campanha avaliam que Janja terá papel relevante na reeleição de Lula, com agendas próprias voltadas, sobretudo, ao diálogo com o eleitorado feminino. Ainda assim, ela não deverá discursar na convenção. A campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula na disputa pela Presidência da República, escalou a dentista e esposa do parlamentar, Fernanda Bolsonaro, para discursar na convenção do PL, realizada no último sábado.

Sem experiência na política, Fernanda ganhou protagonismo em meio ao desgaste provocado pela briga pública entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, madrasta do senador. Em seu discurso, a cirurgiã-dentista fez acenos ao eleitorado feminino e aos empreendedores. Ela criticou a carga tributária, defendeu políticas de combate à violência contra a mulher e afirmou ter “reeducado” o marido.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Neste vídeo, reproduzimos os momentos mais importantes da confirmação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato a vice-presidente na chapa da reeleição do presidente Lula (PT), ontem, na convenção do PSB em Brasília, à frente o presidente nacional da legenda, João Campos. Ele encerra seu emocionante, duro, mas elegante discurso afirmando: “Vamos pra frente. Quem anda para trás é caranguejo”.

Com Alckmin vice, PSB formaliza apoio a Lula

Numa convenção super concorrida, em alto astral, o PSB referendou, ontem, em Brasília, o apoio à reeleição do presidente Lula (PT), que chega à disputa eleitoral com a mesma chapa que venceu as eleições de 2022, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e com apoio de partidos de centro e esquerda. O PSB foi o segundo partido a formalizar apoio a Lula, que prestigiou a convenção ao lado de Alckmin e do presidente nacional da legenda, João Campos.

O primeiro partido a confirmar a aliança com Lula foi o PDT, na semana passada. Além do PSB e do PDT, siglas como PCdoB, PV e PSOL sinalizaram apoio à candidatura do petista à reeleição. A permanência de Alckmin na vice-presidência mantém uma das principais marcas da coalizão construída em 2022.

A OAB Pernambuco – Subseção São José do Egito inaugura, no próximo dia 26 de agosto, uma série de espaços voltados à preservação da memória institucional da advocacia no Sertão do Pajeú. A solenidade integra a programação do Mês da Advocacia e reunirá representantes do Sistema OAB, autoridades e lideranças dos municípios de São José do Egito, Itapetim, Tuparetama, Santa Terezinha e Brejinho.

Entre os equipamentos que serão entregues estão o Mural da Diretoria de Instalação da Subseção, o Mural da Poesia, o Painel da Interiorização da OAB, a Galeria dos Presidentes da ESA e da CAAPE e o Painel de Reconhecimento das Câmaras Municipais. Os espaços foram concebidos para registrar a história da Subseção, homenagear personalidades que contribuíram para a advocacia no interior do Estado e destacar a produção cultural de advogados e advogadas.

Segundo a presidente da OAB Subseção São José do Egito, Hérica de Kássia Nunes de Brito, a iniciativa busca preservar a trajetória da instituição e reconhecer a contribuição de seus integrantes. “Preservar a memória é reconhecer quem abriu caminhos para que a advocacia chegasse ao estágio de fortalecimento que vivemos hoje. Cada espaço inaugurado representa gratidão, respeito à história e compromisso com as futuras gerações”, afirmou.

Durante a convenção nacional do PSB, nesta terça-feira (29), em Brasília, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comparou a política tributária do governo Lula à da gestão Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, enquanto o governo anterior zerou o imposto de importação para itens como jet ski, veleiros e armas de fogo, a atual gestão isentou do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês e ampliou o desconto para rendas de até R$ 7.350. Assista!