FMO - 99% dos Professores com mestrado

Deputada do PT diz ter sido agredida por segurança de Janja no RN

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um dos seguranças da primeira-dama Janja da Silva durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta sexta-feira (26), na Arena das Dunas, em Natal. A informação foi divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, durante o programa Jornal das 6, da 96 FM.

Segundo o jornalista, após o episódio a parlamentar recebeu atendimento médico na própria Arena das Dunas e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide Basílio não se pronunciou publicamente sobre o caso, e não há registro de boletim de ocorrência.

A primeira-dama Janja da Silva e sua equipe de segurança também não haviam se manifestado sobre o episódio até a publicação desta matéria.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou, por meio das redes sociais, o apoio do ex-prefeito de Jurema, Galego, e de seu grupo político ao projeto de reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), em publicação no Instagram.

Ao comentar a aliança, Cayo Albino afirmou que a parceria busca ampliar a atuação política no município. “Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente. Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação”, declarou o parlamentar.

Petrolina - São João 2026

Flávio Bolsonaro visitou o pai, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (26), na residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar, em Brasília. O encontro ocorreu dois dias após Michelle Bolsonaro divulgar um vídeo de aproximadamente 30 minutos em que expôs publicamente atritos com Flávio, gerando uma crise dentro da família e do PL.

Segundo apuração da âncora Débora Bergamasco, Flávio conseguiu, apesar de ter agenda apertada no dia, reservar um espaço para visitar o pai. O acesso foi possível porque Flávio consta como advogado no corpo de profissionais autorizados a ter contato com Jair Bolsonaro durante a prisão domiciliar. Durante o encontro, os dois conversaram por um período considerável. As informações são da CNN.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Paulo Henrique Torres Ferreira*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi claro ao declarar publicamente seu apoio a João Campos para o Governo de Pernambuco, classificando essa aliança como um “compromisso histórico”.

Mesmo assim, Túlio Gadêlha resolveu inaugurar um novo método de interpretação política: quando a fala real não serve, cria-se uma versão por inteligência artificial. Pelo visto, para ele, uma imagem gerada por IA vale mais do que um vídeo com o próprio Lula falando.

É curioso. Lula fala. O vídeo existe. A declaração é pública. Mas Túlio prefere acreditar numa montagem feita por IA do que na palavra do presidente.

Pelo jeito, a inteligência artificial virou intérprete oficial de Lula sem que Lula soubesse. É uma inovação curiosa: o presidente fala uma coisa e o deputado inventa outra por meio de IA. Fica difícil competir com esse nível de imaginação.

No fim das contas, sobra uma dúvida: se a palavra do próprio Lula já não é suficiente, quem decide o que Lula pensa? O presidente da República ou o deputado com um aplicativo de geração de imagens? Porque, até onde se sabe, quem fala por Lula ainda é… Lula.

Vale lembrar que, hoje, Túlio é filiado ao PSD e integra uma bancada que atua em um bloco frequentemente associado ao Centrão no Congresso Nacional. Esse é um fato público e conhecido. A partir daí, cabe ao eleitor, com inteligência natural, avaliar a coerência entre o discurso apresentado e a atuação política de cada liderança.

*Membro do Diretório Estadual do PSB

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Após sentir um mal-estar durante entrada ao vivo no “Encontro com Patrícia Poeta”, na manhã da última segunda-feira, o apresentador Alex Escobar deixou a cobertura da Copa do Mundo de 2026. O jornalista anunciou sua decisão nas redes sociais e afirmou que não está se sentindo seguro depois do ocorrido.

No comunicado, o apresentador deixou claro que nada de grave foi sido descoberto nos exames realizado nos Estados Unidos. Vale lembrar que Alex Escobar passou a noite de segunda-feira em observação no hospital. As informações são do jornal O GLOBO.

“Amigos e amigas desta rede, estou deixando a cobertura da Copa. Embora nada de grave tenha sido descoberto nos exames que fiz aqui nos States, não me sinto seguro para seguir. Passei esses dias pensando, avaliando, conversando com os colegas da Globo, família e o melhor a fazer agora é parar e resolver o B.O. Claro que fica uma frustração, tava me divertindo muito, mas estou bem. Obrigado pelo carinho! Vou atualizando a situação por aqui. Voa, Vini!!! Brasiiilll!!!”, escreveu Escobar.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

No meio de toda essa movimentação eleitoral e em meio a muito forró, a política pernambucana parece cada vez mais marcada por reposicionamentos. Há nomes associados à esquerda buscando diálogo com setores da centro-direita, como é o caso de Túlio Gadêlha, que migrou da Rede para o PSD.

Um dos principais símbolos do PT, o senador Humberto Costa virou a bola da vez. É apontado por adversários e analistas como alguém que também conversa com esse campo político. Em ano pré-eleitoral, o voto parece falar mais alto do que antigas fronteiras ideológicas.

Hoje viralizou a imagem acima, com Humberto ao lado do grupo de direita mais fiel ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), a família Gouveia. A disputa promete ser dura e, por isso, muita gente está em busca do eleitorado mais amplo possível.

Palmares - 147 anos

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora Raquel Lyra entregaram, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, no bairro de Vera Cruz, em Aldeia, e 15 ruas pavimentadas no município. A creche foi construída por meio do programa Juntos pela Educação, com investimento de R$ 6,3 milhões, enquanto as obras de pavimentação receberam aporte de R$ 10 milhões.

O novo centro de educação infantil atenderá crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses e conta com salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, playground e área para horta comunitária. “É muito bom trabalhar com alguém como o prefeito Diego Cabral, que acredita no nosso governo, no nosso trabalho e nosso projeto. Essa cidade se tornou um canteiro de obras graças a essa parceria”, afirmou a governadora Raquel Lyra durante a solenidade.

Além de Diego Cabral e Raquel Lyra, participaram da cerimônia a vice-governadora Priscila Krause, a vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora, o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado estadual João de Nadegi (PV), o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Prefeitura de Serra Talhada contestou a alteração dos nomes de duas creches construídas pelo Governo de Pernambuco no município e afirmou que as denominações originais foram definidas por meio das Leis Municipais nº 2.165/2026 e nº 2.166/2026. Em nota divulgada nesta sexta-feira (26), a gestão da prefeita Márcia Conrado informou que o Governo do Estado havia solicitado oficialmente a indicação dos nomes das unidades e chegou a instalar a placa de uma delas antes de substituir a identificação sem comunicação prévia ao município.

A manifestação ocorre após o deputado estadual Luciano Duque anunciar, no último dia 17, que apresentou projeto de lei para homenagear outras personalidades nas novas creches estaduais de Serra Talhada. Segundo a prefeitura, a mudança ocorreu de forma unilateral e desrespeitou as leis municipais que deram às unidades os nomes de Lidiane Nogueira dos Santos e Cecília Tiburtino de Lima. O município informou ainda que encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando o restabelecimento das denominações aprovadas pela Câmara de Vereadores.

Na nota, a gestão municipal sustenta que a competência para denominar equipamentos públicos municipais está amparada na Constituição Federal, na legislação vigente e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeitura afirma esperar que o impasse seja solucionado administrativamente, “em respeito às leis municipais e às tratativas previamente estabelecidas entre as partes”. Com informações do Blog do Nill Júnior.

Camaragibe - Forró da Vila

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, nesta sexta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Sesc Ler Goiana. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, o evento reuniu representantes do poder público, instituições, conselhos, profissionais da rede de proteção, adolescentes e membros da sociedade civil para discutir propostas voltadas às políticas públicas para crianças e adolescentes.

A programação contou com palestra magna, grupos de trabalho e plenária final, que aprovou propostas relacionadas ao fortalecimento do controle social, ampliação das ações do Conselho Tutelar, enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, criação de políticas voltadas à convivência familiar e comunitária, fortalecimento das equipes multiprofissionais nas escolas e combate ao trabalho infantil. Durante o encontro, também foram escolhidos os representantes de Goiana para a etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (26), o apoio de lideranças da oposição de Cortês, na Mata Sul do Estado. O anúncio foi feito durante um encontro político realizado no Recife e reuniu o ex-prefeito Geninho (PSB) e o Professor Eron (Solidariedade), que disputaram a Prefeitura do município nas eleições de 2024.

“Ainda na fase da pré-campanha, que é quando a gente alinha propósitos e une forças, a gente tem conseguido fazer a política que junta e constrói. Geninho e Eron disputaram as eleições de 2024 e reuniram uma quantidade de votos que, juntos, expressavam um desejo de mudança da realidade local”, afirmou João Campos. Também participaram do encontro os vereadores Alex do Povo (PSB) e Celso Cleiton (PSB), o presidente do PCdoB de Cortês, Raphael Monteiro, e outras lideranças políticas.

O município de Chã Grande sediou, nesta sexta-feira (26), uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo de Pernambuco voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. Durante o evento, foi lançada a Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento de produtores rurais em diferentes regiões do Estado.

O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, participou da programação e afirmou que a iniciativa busca ampliar o acesso ao crédito para o setor agrícola. “A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda”, declarou. O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, destacou que a linha foi estruturada para atender às demandas dos produtores do interior.

O evento reuniu o prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado, os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara Municipal de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais.

Por Jozailto Lima – JLPolítica

Ao morrer na madrugada desta quinta-feira, 25, aos 79 anos, o jornalista Diógenes Brayner já tinha nos deixado uma lição básica e elementar sobre o sacerdócio do jornalismo: a notícia é um trem vivo, deve ser tratada com respeito e nenhuma ideologia que a adultere deve repousar sobre ela.

A tradução real, líquida e certa disso é a de que nenhum noticiador deve se sentir superior à notícia. Muito menos aos personagens de quem ela trata.

Num tempo em que muitos dentro do mundo noticioso atuam para asfixiar a notícia, tirando o foco dela para si, sob o nome xaroposo e narcisista de digital influencer, o modus Brayner de ser constitui-se em uma causa nobre. Numa causa de reação.

A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSD), anunciou apoio ao deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) como seu pré-candidato à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. O movimento amplia a base política do parlamentar no Sertão do Moxotó. Segundo a gestora, a parceria tem sido construída por meio da atuação do deputado na destinação de emendas e na articulação de projetos voltados às áreas de saúde, infraestrutura e educação do município.

“A atuação de Clodoaldo em Brasília já trouxe resultados concretos para Sertânia. Com esse respaldo, ampliamos sua base e garantimos que ele continue ainda mais forte defendendo os nossos projetos”, afirmou Pollyanna. Clodoaldo Magalhães agradeceu o apoio e reafirmou o compromisso com o município. “Sou grato à prefeita e ao povo de Sertânia. Vamos seguir trabalhando juntos para trazer ainda mais recursos e oportunidades para o nosso povo. Essa é uma parceria de resultados”, declarou.

Por Rogério Carvalho*

O falecimento de Diógenes Brayner é mais que uma grande perda para o jornalismo sergipano. É, de certa forma, o símbolo de uma passagem de tempo: a despedida de uma geração que fez da reportagem um ofício de presença, paciência e escuta, em contraste com um presente cada vez mais apressado, barulhento e condicionado por métricas e pela disputa permanente por atenção, ainda que efêmera e fluida.

Os últimos anos têm sido particularmente cruéis com a imprensa sergipana. Nomes como Clara Angélica, Ivan Valença, Yara Belchior, Euler Ferreira e Eugênio Nascimento deixaram vazios que dificilmente serão preenchidos.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Leninho de Bodocó ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível! 

Diversos países do mundo lamentaram os terremotos que devastaram a Venezuela na quarta-feira e anunciaram nesta quinta-feira (25) o envio de equipes de resgate e ajuda humanitária ao país sul-americano. O desastre natural deixou mais de 100 mortos e centenas de feridos.

A presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, agradeceu nesta quinta-feira à comunidade internacional pela solidariedade e afirmou que os primeiros socorristas estrangeiros devem chegar ao território venezuelano ainda nesta quinta. As informações são do g1.

O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta sexta-feira (26) para 920 pessoas, segundo um balanço atualizado do governo venezuelano às 14h20 de Brasília.

Um balanço divulgado mais cedo nesta sexta também afirma que há 2.980 feridos.

Na noite de quarta-feira (24), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos. As informações são do g1.