Morre o pai do deputado estadual Waldemar Borges

Faleceu, na manhã de hoje, aos 93 anos, de causas naturais, o ex-deputado estadual Waldemar Borges Rodrigues, conhecido como Deminha, pai do deputado estadual Waldemar Borges. Em seu Instagram, o parlamentar publicou a seguinte mensagem comunicando o falecimento de seu pai, confira:

“Comunico o falecimento de meu pai, ocorrido hoje pela manhã, no Recife. É um momento de muita dor e tristeza, mas também de agradecimento. Agradecer pelo privilégio, muito grande privilégio, de ter contado com um pai cuja vida foi um testemunho de decência, correção, generosidade e coerência. Valores que ele transmitiu, sobretudo, através de atitudes – algumas tomadas em momentos muito difíceis. Os ensinamentos repassados através dos inúmeros exemplos que deixou, continuarão sempre a inspirar nossos passos”.

Veja outras postagens

Marília Arraes (PDT) registrou 18% das intenções de voto para o Senado em Pernambuco, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23), considerando a soma das duas escolhas dos eleitores. Humberto Costa (PT) aparece com 14%, seguido por Mendonça Filho (PL), com 10%, e Eduardo da Fonte (PP), com 8%. Marília tinha 16% em agosto e 17% no levantamento de 8 de setembro. As variações entre as rodadas estão dentro da margem de erro da pesquisa.

Encomendado pela Globo, o levantamento ouviu 1.302 eleitores entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro informada é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-05671/2026.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23) mostra como está o cenário da eleição estadual, a menos de duas semanas do 1º turno — que acontecerá em 4 de outubro.

Veja os números da pesquisa estimulada, em que a Quaest mostra aos eleitores entrevistados os nomes dos candidatos. Entre parênteses, o resultado da pesquisa anterior, do dia 8 de setembro. As informações são do g1.

  • Raquel Lyra (PSD): 41% (eram 43% em setembro);
  • João Campos (PSB): 39% (eram 37%);
  • Ivan Moraes (PSOL): 1% (era 1)%;
  • Renan Hallais (Missão): 1% (era 1%);
  • Professora Camila (UP): 0% (era 0%);
  • Victor Assis (PCO): 0% (era 0%);
  • Guilherme Fonseca (PSTU): 0% (era 0%);
  • Indecisos: 12% (eram 12%);
  • Branco/nulo/não vai votar: 6% (eram 6%).
Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

Ativistas e representantes de entidades de defesa animal realizaram, na tarde desta quarta-feira (23), uma manifestação em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para cobrar da governadora Raquel Lyra (PSD) um posicionamento contrário à realização de uma vaquejada na Arena de Pernambuco, prevista para novembro.

Entre os participantes estava a ativista Goretti Queiroz, que defendeu que o Governo do Estado não apoie a vaquejada nem a trate como uma atração de entretenimento. “Vaquejada não é esporte. Não podemos aceitar que um evento seja tratado como show ou oportunidade de negócios enquanto existem animais sendo submetidos a situações cruéis. Estamos aqui para cobrar uma postura do Governo de Pernambuco e pedir que a governadora Raquel Lyra escute a voz de quem luta pela proteção animal”, afirmou.

Participaram da manifestação representantes da ONG Ampavoz, do 269 Libertação Animal, do Good Vegs Moda Vegana, do MCA Antiespecista e da Febema. Os grupos também reivindicaram que espaços ligados ao poder público sejam utilizados de acordo com políticas de proteção e bem-estar animal.

Caruaru - Minha rua nova

O blog recebeu uma denúncia sobre o andamento da construção do batalhão da Polícia Militar em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Segundo a fonte, há meses o terreno apresenta apenas o aterro, sem que as fundações tenham sido executadas. No vídeo enviado ao blog, não há trabalhadores ou máquinas em atividade no momento da gravação. A placa instalada no local informa investimento de R$ 10,3 milhões e prazo de oito meses para a obra, mas não indica a data de início dos trabalhos.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A poetisa Aline Sales, de Caruaru, enviou, há pouco, ao blog, o seu protesto em forma de poesia. Indignada com a fala da governadora Raquel Lyra (PSD), que sugeriu uma laqueadura sem o consentimento da paciente, Aline expressou a sua revolta em versos rimados que transbordam o sentimento das mulheres pernambucanas. Confira!

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O clima da disputa eleitoral registrou um momento de tensão extrema nesta semana. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o candidato a deputado estadual André Ferreira (PL) denunciou que seu comitê de campanha foi alvo de um suposto atentado a tiros praticado por dois homens não identificados.

Segundo a denúncia, dois suspeitos se aproximaram do comitê e efetuaram sete disparos em direção aos apoiadores e colaboradores que estavam na frente do imóvel no momento da ação. No vídeo, gravado ao lado de dois integrantes de sua equipe – identificados como Jean e Juliano –, o candidato exibe projéteis que teriam sido recolhidos no local e o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil de Pernambuco.

Palmares - Forró Mares 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou que a campanha de Raquel Lyra (PSD) conceda direito de resposta a João Campos (PSB) em 195 inserções de 30 segundos, após considerar irregular a propaganda eleitoral intitulada “Fura-Fila”. Ao todo, serão 97 minutos e 30 segundos de direito de resposta no rádio e na televisão.

A decisão do desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo contabilizou 25 veiculações da propaganda na televisão e 170 no rádio, todas com 30 segundos. O material deverá ser substituído por uma única mídia de resposta, distribuída nos mesmos meios, emissoras e blocos de audiência em que a propaganda questionada foi exibida.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O advogado criminalista e jornalista Cláudio Soares foi constituído como assistente de acusação no processo que apura o roubo sofrido pelo desembargador Francisco Manoel Tenório dos Santos, natural de São José do Egito, ocorrido no Recife, no dia 9 de setembro de 2026.

Segundo o auto de prisão em flagrante, a vítima relatou que caminhava com seu cachorro quando foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta. De acordo com seu depoimento, o passageiro anunciou o assalto, exibiu uma arma de fogo e subtraiu um relógio Hugo Boss, uma aliança de casamento de ouro e um anel, também, de ouro.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Lagoa dos Gatos (em exercício simultâneo), converteu a Notícia de Fato em Inquérito Civil para apurar suposto esquema de improbidade administrativa, nepotismo e pagamento a servidora fantasma no Município de Belém de Maria. A portaria de instauração foi assinada em 17 de setembro de 2026 e publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE.

A apuração tem como foco repasses do Fundo Municipal de Saúde ao Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), realizados por meio do Termo de Colaboração nº 001/2017. O objetivo é investigar a alocação e remuneração de D. C. C. nas folhas de pagamento da entidade parceira sem a devida prestação de serviços. A investigada é irmã do ex-prefeito Rolph Eber Casale Júnior e filha da ex-gestora do Fundo Municipal de Saúde e ex-secretária de Saúde, Maria Cristina Gonçalves Casale. As informações são do portal Causos e Causas.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), voltou a comentar a repercussão do vídeo em que aparece dizendo a frase “faz sem ela saber”, durante uma conversa sobre laqueadura. Em uma manifestação realizada em Caruaru, a governadora afirmou que a declaração foi “absolutamente descontextualizada”.

Raquel já havia pedido desculpas pela fala e classificado o comentário como equivocado. Entretanto, ao comentar novamente o episódio, a governadora acrescentou que o trecho divulgado não apresentaria todo o contexto da conversa.

Por Betânia Santana – Folha de Pernambuco

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega ao Recife, na próxima sexta-feira (25). A agenda com a Frente Popular será pela manhã, no Marco Zero, no Bairro do Recife. A decisão foi tomada conjuntamente pelo Partido dos Trabalhadores e a assessoria do presidente.

O Marco Zero é um espaço historicamente ocupado pelo PT em manifestações e conhecido como local de encontro das forças progressistas. No último dia 23, grupos da extrema-direita se concentraram no Bairro do Recife para esperar o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL), que discursou no Cais da Alfândega.

A advogada Hérica de Kássia Nunes de Brito apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) embargos de declaração com pedido de efeitos modificativos e requerimento de recebimento como pedido de reconsideração contra o acórdão proferido na Lista Tríplice nº 0600559-88.2026.6.00.0000, destinada ao preenchimento de vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na classe da advocacia.

A medida foi apresentada após a disponibilização do inteiro teor do acórdão e busca a reconsideração específica do item que determinou a substituição da advogada na lista, a partir de elementos jurídicos e documentais que, segundo a manifestação apresentada ao TSE, precisam ser considerados na avaliação global do requisito constitucional da idoneidade moral.