Lula anuncia novo ministério em meio a negociações com Centrão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, hoje, que criará um novo ministério para abarcar pequenas e médias empresas, cooperativas e empreendedores individuais. O anúncio se dá em meio a negociações do Executivo com partidos do Centrão para ampliar a base de apoio ao governo no Congresso.

Lula deve anunciar mudanças nesta semana no comando de alguns ministérios para integrar o PP e o Republicanos ao 1º escalão do governo. Com a nova pasta, a Esplanada passará dos atuais 37 ministérios para 38.

“Estou propondo a criação do ministério da pequena, média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais para ter um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidades. Esse é o papel do Estado, criar condições para as pessoas poderem participar”, disse. O presidente deu a declaração durante a sua live semanal “Conversa com o presidente”.

Veja outras postagens

O Pátio de Eventos da Estação viveu mais uma noite de agitação, ontem, consolidando o São João de Arcoverde como um dos melhores e mais prestigiados festejos juninos do Nordeste. O público pode acompanhar os shows de Fernandinha, Eric Land, um dos nomes mais queridos do piseiro, e Vitor Fernandes, dono de sucessos que conquistaram o Brasil.

Se as noites juninas de Arcoverde já impressionaram pelo volume de público, a expectativa é de que esta quinta-feira (18) entre para a história do São João de Arcoverde como uma das maiores de toda a edição 2026. A programação reúne três atrações de enorme apelo popular: Wesley Safadão, Iguinho e Lulinha e Maciel Kuré, nomes que prometem atrair uma verdadeira multidão ao Pátio de Eventos da Estação.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O vereador Albérico Tiago, líder da oposição na Câmara Municipal de São José do Egito, voltou a cobrar coerência entre o discurso de campanha do prefeito Fredson Brito e os atos praticados pela atual gestão.

Munido de documento oficial publicado no Diário Oficial dos Municípios, o parlamentar questiona a contratação de uma empresa sediada em Sertânia para executar serviços de manutenção da frota municipal, em contrato que alcança o valor de R$ 417.600,00.

Petrolina - São João 2026

O pré-candidato a senador Túlio Gadêlha (PSD) mentiu ao falar da abertura de hospitais na Região Metropolitana do Recife pelo Governo de Pernambuco. Em vídeo publicado em suas redes sociais, ele diz que a governadora Raquel Lyra (PSD) é a responsável pela entrega de duas novas unidades de saúde, ignorando o fato de que os equipamentos já funcionavam antes.

“Para quem disse que a governadora Raquel Lyra não tinha aberto nenhum hospital, só na Região Metropolitana são dois: o Hospital Central de Paulista e o Hospital Alfa”, declarou, exaltando uma suposta capacidade de entrega de Raquel e forçando uma parceria inexistente com o presidente Lula (PT), que custeia o funcionamento dos leitos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ex-governador de Goiás e pré-candidato do PSD à Presidência, Ronaldo Caiado, evitou confirmar, hoje, se o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, será o vice em sua chapa para a disputa presidencial de 2026.

Em entrevista ao NeoFeed, Caiado afirmou que Kassab é “um importante político no cenário nacional”, mas disse que a definição sobre a composição da chapa será discutida até a convenção nacional do PSD, marcada para 26 de julho.

“Ele é uma grande ele é um importante político no cenário nacional, né? Essa decisão, como nós já marcamos a nossa convenção nacional, ela será dia 26 de julho”, disse.

O nome de Kassab passou a ser discutido dentro do PSD como uma possibilidade para compor a chapa de Caiado. O presidente do partido, no entanto, ainda não foi confirmado oficialmente para o posto.

Na entrevista, Caiado disse que o processo de escolha será “conversado” e “debatido” dentro do partido. Segundo o pré-candidato, a escolha do vice deve levar em conta as necessidades políticas e regionais da campanha. Caiado disse ainda acreditar que o PSD será uma das primeiras legendas a realizar a convenção nacional para oficializar a candidatura.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Por Antonio Magalhães*

Sabe-se que a maior artimanha atribuída ao diabo é convencer o mundo de que ele não existe, segundo o poeta francês Charles Baudelaire. Essa ilusão permite que o mal opere livremente sem levantar suspeitas, levando a humanidade a agir contra os próprios princípios por pura falta de vigilância.

Ao renegar ontem, num suposto vazamento de áudio, sua qualificação de “esquerdista” para o mundo político nacional e de fora do país, o presidente Lula mostrou-se para alguns chefes de estado na reunião do G7 como um mero sindicalista atento aos apelos sociais.  A divulgação da fala de Lula, na verdade, desviou a atenção da mídia brasileira para a desimportância da sua presença no encontro do grupo das maiores economias do mundo, do qual ele sequer faz parte. Esteve ali apenas por convite do seu parceiro Emanuel Macron, presidente da França.

Lula seguiu as “artimanhas do diabo” referentes às estratégias e ilusões para tentar enganar e afastar as pessoas de seus propósitos. A imprensa amestrada mudou o foco imediatamente, deixando de analisar o encontro do G7, para, com a dica lulista, começar a montar comentários com os jornalistas “amigos” na tentativa de explicar o “não esquerdismo” do presidente. Para os ouvintes do G7, ele chegou a dizer que o centro político era a melhor opção para governar.

Só que desmentir o novo posicionamento de Lula é uma tarefa inglória. O colunista do UOL, Josias Souza, alegou que ele é só um pragmático. Para cada plateia tem uma conversa, o que é verdade. E para afastar a qualificação de político de esquerda ou comunista, Lula revelou aos ouvintes do “petit comitê” vazado, que, nos seus governos, os bancos ganharam muito dinheiro. Tem razão. Tratou muito bem os banqueiros que ainda hoje financiam a esquerda nacional.

Contudo, o argumento inconsistente de Lula é contestado pelo fato de ele e o cubano Fidel Castro serem responsáveis pela criação do “Foro de São Paulo”, em 1990, com o objetivo de reunir partidos e grupos de esquerda para remontar no continente o que foi destruído com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria e da União Soviética.

Apesar de hoje ser de conhecimento público, a existência do Foro de São Paulo foi negada por Lula e partidários da esquerda durante anos. Seu objetivo inicial era aumentar a integração entre países da América Latina e do Caribe em busca de uma coalizão dos partidos de esquerda da região. Nunca houve, contudo, restrições à participação de organizações terroristas ou suspeitas de narcotráfico. O importante para o grupo era a chegada de partidos de esquerda ao poder, como registrou o site do Brasil Paralelo.

Em carta enviada por Lula ao “Foro de São Paulo” em comemoração aos seus 30 anos de existência, em 2020, ele saudou o sucesso da iniciativa: “Não imaginávamos inicialmente que esse encontro de partidos e movimentos de esquerda chegasse onde chegou”.

No início da década de 2000, diversos países latinos eram governados por políticos de esquerda ligados ao “Foro de São Paulo”: Lula no Brasil; Cristina Kirchner na Argentina; Fidel Castro em Cuba; Hugo Chávez na Venezuela; Rafael Correa no Equador; Evo Morales na Bolívia; Michelle Bachelet no Chile; e Daniel Ortega na Nicarágua.

E ainda há quem acredite que Lula não é esquerdista. Para o presidente, a militância na esquerda não lhe empareda neste campo político, conforme sua conversa no G7. O “nada consta” de que não é o que dizem dele, está comprovado no favorecimento “pragmático” dos seus governos a bancos, a grandes conglomerados empresariais do país, a ONGs internacionais e a China, o maior parceiro comercial e político. Parafraseando Baudelaire, a maior artimanha de Lula é convencer os brasileiros e estrangeiros babacas que sua qualificação de esquerdista é equivocada. Será? É isso.

*Jornalista

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), mais uma etapa da Operação Compliance Zero. O principal alvo é o senador Jacques Wagner (PT), que ocupa o cargo de líder do governo Lula no Senado Federal.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). As diligências se espalharam por três unidades da federação: Bahia, São Paulo e Distrito Federal.

A investigação apura supostas fraudes relacionadas ao Banco Master. O inquérito também examina os vínculos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a suposta participação de um parlamentar no esquema.

Na Bahia, agentes federais realizaram buscas em empresas e imóveis ligados a Augusto Lima, apontado como ex-sócio de Vorcaro. A operação é a nona fase de uma investigação que já acumula diversas etapas desde seu início.

Palmares - 147 anos

O desafio de Raquel depois do apoio de Lula a João

A confirmação do apoio do presidente Lula (PT) ao pré-candidato do PSB, João Campos, cria um desafio político de grande dimensão para a governadora Raquel Lyra (PSD). Não se trata apenas do posicionamento de uma liderança nacional ou de uma aliança partidária. Trata-se do presidente que, há mais de três décadas, construiu em Pernambuco uma relação política, afetiva e eleitoral sem paralelo na história recente do Estado.

Nas eleições de 2022, Lula recebeu 65,27% dos votos válidos no primeiro turno e ampliou sua votação para 66,93% no segundo turno, demonstrando uma força eleitoral que atravessa gerações e regiões do Estado. Por essa razão, qualquer tentativa de minimizar ou desconstruir o apoio do presidente tende a encontrar um obstáculo evidente: Lula não é apenas um cabo eleitoral.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Pedro Beija – JC

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou nesta quarta-feira (17) que a declaração pública de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não altera a relação institucional entre o Estado e o governo federal. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Asa Branca, em Salgueiro.

A manifestação ocorre dois dias após Lula divulgar um vídeo declarando apoio ao socialista para a disputa estadual de 2026. Na gravação, o presidente destacou a aliança nacional entre PT e PSB e classificou os socialistas como o principal aliado político do partido no país.

Questionada sobre o gesto político do presidente, Raquel minimizou os efeitos eleitorais da declaração e ressaltou a manutenção das parcerias administrativas entre os governos estadual e federal.

Camaragibe - Forró da Vila

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pareceu confundir os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro ao tratar sobre a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro. Durante a cúpula do G7, na França, o americano nesta quarta-feira disse ter ouvido “dizer que que prenderam o Bolsonaro Jr.’ e citou que o brasileiro “estava indo bem nas pesquisas”. O pré-candidato da família ao Planalto, no entanto, é o senador Flávio Bolsonaro.

— Tem sido desagradável. Ouvi dizer que prenderam alguém que está concorrendo a um cargo hoje. Fiquei sabendo disso depois que saímos. Eu tinha acabado de me despedir dele (Lula) e ouvi dizer que prenderam o Bolsonaro Jr. Ele estava indo bem nas pesquisas, e o prenderam porque ele deu uma declaração no Texas. Prenderam ele, ou querem prender ele. As informações são do jornal O GLOBO.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), e o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Braga, acompanham, neste sábado (20) e domingo (21), um mutirão de avaliações sociais na Agência da Previdência Social (APS) Caruaru.

Ao todo, foram disponibilizadas 6 00 vagas, sendo 300 para cada dia. A ação no fim de semana contará com a atuação de 12 profissionais, sendo quatro em atendimento presencial e oito em formato remoto. As informações são do Blog da Folha.

O Senado Federal aprovou o projeto de lei de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) que prevê o ensino de Política e Cidadania na educação básica. A proposta, apresentada em 2015, já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 2023 e agora segue para sanção. O texto prevê conteúdos relacionados à Constituição Federal, direitos e deveres dos cidadãos, funcionamento dos Três Poderes, participação democrática e organização das instituições públicas.

Segundo a autora, o objetivo é garantir formação cidadã de forma estruturada ao longo da trajetória escolar. Durante a tramitação, Renata Abreu defendeu que os estudantes concluam a educação básica com conhecimento sobre o funcionamento das instituições e dos mecanismos de participação política. “Depois de 11 anos de luta, vencemos uma etapa histórica para que a escola brasileira forme não apenas alunos, mas cidadãos”, afirmou.

A proposta estabelece a inclusão de conteúdos voltados à cidadania e à organização do Estado brasileiro no ambiente escolar. De acordo com a parlamentar, a medida busca aproximar a educação de temas relacionados à vida em sociedade e à participação dos estudantes nos processos democráticos.

A Polícia Federal encontrou diálogos no celular do banqueiro Daniel Vorcaro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), nos quais o parlamentar pede a liberação de empréstimo do Banco Master para uma empresa da sua cunhada.

Questionado sobre o fato em entrevista ao Estadão, Motta se recusou por cinco vezes a responder se atuou para a liberação do empréstimo, mas disse que a operação cumpriu os parâmetros de mercado e “está dentro da legalidade”. Disse ainda que a empresa está honrando o pagamento das prestações. A cunhada de Motta, Bianca Medeiros, foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou. As informações são do Estadão.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Jaboatão dos Guararapes - Dívida Zero Refis 2026
Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas
Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Cidade que acolhe e avança

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias