Em uma noite especial, amigos, familiares e colegas de profissão se reuniram para celebrar o aniversário de Kátia Cubel, jornalista criadora do Prêmio Engenho de Comunicação. O evento, realizado no anfiteatro da Cultura Inglesa, foi marcado por um coquetel de responsabilidade do Bufê Chef Cavaletti, apresentações de piano e violino, além de uma palestra da renomada jornalista Marlene Galeazzi.
A noite começou com o coquetel no espaço externo do anfiteatro. Os convidados eram recebidos pela anfitriã, que pediu doações como presente. Foram recebidas cestas básicas, que irão para o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), fraldas e leites para uma creche na Estrutural, e produtos de higiene para o Hospital da Criança José de Alencar. As informações são da coluna de Claudia Meireles, do Metrópoles.
Leia maisConhecida por seu profissionalismo e dedicação ao jornalismo, Kátia Cubel celebrou seu aniversário oferecendo para seus convidados uma experiência diferente. Fugindo das comemorações tradicionais, ofertou aos presentes a experiência de ouvir um relato histórico da premiada jornalista Marlene Galeazzi, que cobriu as expedições de Jacques Cousteau na Amazônia.
A veterana Marlene Galeazzi conta que falar sobre essa experiência na Amazônia é uma honra para ela, pois é o maior marco da sua carreira como jornalista. “Nunca falei dessa história pra tanta gente, considero que seja um presente pra Kátia, mas também pra mim”, afirma. Este ano, a expedição completa 40 anos. Na época, Galeazzi era repórter da revista Manchete Geográfica Universal.
A palestra
O ponto alto da celebração foi iniciado com a apresentação musical de pai e filha. O arquiteto Apoena Parente tocou piano e Malu Parente, de 12 anos, encantou os convidados com uma performance no violino, abrindo assim a palestra de Galeazzi. “Eu os convidei para tocar como um presente, uma homenagem adicional à Marlene”, relata Cubel.
Marlene Galeazzi começou seu relato contando que foi a única repórter do mundo escalada para fazer a viagem precursora da expedição. “É uma experiência que movimentou muito minha vida jornalística, é a história mais forte que eu vivi. Eu era a única mulher neste trabalho no meio de 60 homens”, conta a jornalista.
Entre os presentes na celebração estavam as jornalistas Claudia Miani e Márcia Witczak, as advogadas Dalide Correa e Leda Bandeira, e a ex-senadora Ana Amélia Lemos.
“O Estilo Marco Maciel”
Kátia Cubel vai ser responsável pelo cerimonial do lançamento do livro “O Estilo Marco Maciel”, de minha autoria, no dia 24 de agosto, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
Leia menos