Por Patrícia Breda
Da Folha de Pernambuco
Após cinco anos, a Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco voltará a ser realizada na Marim dos Caetés. De 14 a 17 de novembro, Olinda irá receber a 13ª edição do evento, que traz uma programação com foco na literatura e leitura, mas que dialoga, também, com outras linguagens artísticas, como as artes visuais, o teatro e a música.
Tendo como núcleo das atividades o Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, a Fliporto 2024 tem como homenageados Chico Science (1966-1997) – que, há 30 anos, junto com a Nação Zumbi, lançou o álbum “Da Lama ao Caos” – e o escritor Raimundo Carrero.
Patrimônio
“A Fliporto é um patrimônio de Pernambuco e dos pernambucanos e veio para voltar ao calendário internacional das festas literárias em Pernambuco”, exalta o curador da Fliporto, o escritor Antônio Campos.
Em entrevista à Rádio Folha, Campos adiantou alguns destaques da programação, que será divulgada na íntegra amanhã (17), no site Fliporto em Movimento (www.fliporto.com.br).
Leia maisO endereço virtual, que também será lançado nesta quinta, é uma das novidades da Fliporto. O site será permanente e trará notícias da festa literária e de notícias relacionadas às literaturas brasileira e ibérica.
Outra novidade é a integração do festival OIinda das Artes à Fliporto. Abrirão mais de 100 ateliês e restaurantes, em um circuito artístico e gastronômico, que acontecerá paralelamente à festa literária. Mais além: o Olinda das Artes passará a acontecer mensalmente (último sábado de cada mês) e também terá site próprio.
Homenageados
Alguns destaques da programação da Fliporto 2024 são relacionados aos homenageados desta edição. Na abertura do evento, dia 14/11, a Literatrupe fará um sarau homenageando Chico Science e o poeta Miró da Muribeca. No mesmo dia, DJ Vibra apresenta releituras de músicas do mangueboy.
Uma das mais importantes obras de Chico, o álbum “Da Lama ao Caos” será tema de conferência que reunirá a jornalista Lorena Calábria, autora do livro sobre o disco inaugural de Chico Science & Nação Zumbi; Liminha, produtor musical da obra; e Goretti França, irmã de Chico.
O outro homenageado da Fliporto, o escritor Raimundo Carrero, participará de uma conversa mediada pelo jornalista Mário Hélio, sobre a importância das festas literárias na contemporaneidade e para a formação de novos autores.
Outras atividades
Além de Chico Science e Raimundo Carrero, outros autores serão lembrados na programação da Fliporto. Em referência aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, participará o escritor português João Morgado, autor do romance biográfico “O Livro do Império, sobre o autor de “Os Lusíadas”.
Também será apresentada a peça “A última noite de Kafka”, com a presença do escritor e autor Cláudio Aguiar. Em 2024, completam-se 100 anos de falecimento do escritor tcheco, autor dos antológicos “A Metamorfose” e “O Processo”.
Futuro
Antônio Campos também anunciou que em 2025 será realizada a Fliporto Portugal, na cidade de Aveiro, paralelamente e em diálogo com a edição olindense.