Filho de cangaceiros do bando de Lampião lembra história marcante de reencontro com o pai e a mãe

Por Elcio Braga*

Apesar de ser apenas um bebê quando viveu no bando de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, o pernambucano Inácio Carvalho Oliveira, de 86 anos, carregou por grande parte da vida o peso de ser filho do cangaço. Para fugir de constrangimentos e das zombarias, deixou Tacaratu, pequena cidade no interior de Pernambuco, para viver no Rio de Janeiro, onde o passado entre os cangaceiros seria omitido. Curiosamente, aproveitou a oportunidade para se tornar um homem da lei. Fez carreira na Polícia Militar, onde foi reformado. Atualmente, entre todos que estiveram no bando de Lampião, apenas ele e a própria filha do rei do cangaço, Expedita Ferreira, de 92 anos, estão vivos.

Inácio é casado e mora com Maria Odete Moraes Carvalho, com quem teve um casal de filhos, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. Lúcido e saudável, costuma passear pela cidade e manter uma rotina com boas caminhadas.

“Hoje, Inacinho e Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, são as duas últimas pessoas que estiveram ‘dentro’ do cangaço e com Lampião ainda em plena atividade, se assim podemos dizer. Embora Expedita tenha permanecido alguns dias com os pais, ela não nasceu no cangaço. Maria se ausentou para o parto. Ficou em um ‘coito’ (esconderijo) até a criança nascer”, explica Geraldo Antônio de Souza Júnior, pesquisador do cangaço e responsável pelo canal Cangaçologia, no YouTube.

O último dos cangaceiros foi José Alves de Matos, o Vinte e Cinco, natural de Paripiranga (BA). Ele morreu aos 97 anos em 2014, em Maceió (AL). Lampião, Maria Bonita e mais nove integrantes do bando não resistiram ao ataque da volante (força de segurança) na Grota do Angico, em Sergipe, em 1938.

Lembranças turvas

O filho do cangaço não sabia quase nada sobre suas origens. Tudo o que conhecia até os 67 anos era que os pais, os cangaceiros Moreno e Durvinha, expoentes do bando de Lampião, o haviam deixado com o padre Frederico Araújo, pároco da pequena Tacaratu, no interior de Pernambuco. Uma carta acompanhava a criança: trazia o nome dos avós. Os pais alegaram que o bebê, ao chorar, vinha chamando a atenção das volantes que os perseguiam.

Depois da morte de Lampião, os pais tiveram de abandonar o cangaço às pressas. A perseguição aos cangaceiros remanescentes era intensa. Na fuga, Moreno e Durvinha cruzaram a pé por 60 dias o interior do Nordeste até Minas Gerais, onde passaram a residir escondidos. Durvinha ainda levou uma picada de cobra no caminho e quase morreu.

“Moreno, cujo nome verdadeiro era Antônio Ignácio da Silva, passou a se chamar José Antônio Souto, impossibilitando dessa forma ser descoberto pela Justiça e por antigos rivais. Durvalina adotou o nome de Jovina”, conta Geraldo.

Em 2005, aos 67 anos, Inácio estava sem esperanças de ter notícia dos pais. Mas a curiosidade da irmã mais velha Neli “Lili” Maria da Conceição daria fim ao segredo. Pressionada, Durvinha contou a ela que deixara um filho com um padre em Tacaratu antes de se mudar para Minas. O menino nascera debaixo de uma quixabeira, árvore espinhosa típica da caatinga, possivelmente em território alagoano (embora tenha sido registrado em Pernambuco). Neli ligou para a pequena cidade e deixou o contato para o suposto irmão retornar. Inácio, que morava no Rio, ligou de volta:

“Como é o nome da sua mãe?” Neli respondeu: “Jovina Maria da Conceição”. Aquilo foi um balde de água gelada, porque eu sabia que o nome da minha mãe era Durvalina”, relata Inácio, lembrando a frustração.

Mesmo assim, o PM reformado resolveu esticar a conversa e pedir para falar com a tal Jovina. Ele se emociona ao recordar.

“A senhora tinha um apelido? Era chamada de Durvinha? A senhora era do arrasta-pé?”, perguntou Inácio, citando detalhes que só a mãe biológica poderia saber.

“Como você sabe disso?”, respondeu Durvinha, dando a entender que sabia do que se tratava.

“Achei minha mãe”, concluiu Inácio, vibrando com a realização de um sonho que acalentou por toda a vida.

A ansiedade com a descoberta foi tão grande que Inácio viajou imediatamente do Rio para Belo Horizonte. Não queria perder tempo para encontrar a mãe, o pai e seus cinco irmãos que nem sequer sabiam da história do cangaço. Dois dias depois, ele chegou à casa da nova família, saudado com fogos e festa. Conforme combinado previamente, abraçou ao mesmo tempo o pai, a mãe e a irmã mais velha. Foi a melhor solução para o impasse: todos queriam abraçá-lo primeiro.

Só a partir daí Inácio saberia detalhes da vida dos pais no bando do rei do cangaço.

“Meu pai foi chefe de grupo do bando. Era como um quartel. Tinha um comando geral que era do Lampião. E eles espalhavam a companhia para um lado e para o outro. Senão a polícia atacava e matava todo mundo”, explica.

Moreno era reservado e pouco comentava sobre os tempos do cangaço.

“Meu pai precisava confiar muito na pessoa para falar alguma coisa. Ele contava as bravuras. Um dia, ele me disse: ‘Meu filho, tenho certeza que matei 22 pessoas. Só que foram mais. Só não contabilizei porque não fui lá conferir”, relata.

Durvinha se destacou no período do cangaço. Inicialmente, foi casada com Virgínio Fortunato da Silva Neto, o Moderno, morto em ação. Logo depois, ela se relacionou com outro integrante do bando, com o qual viveria o resto da vida. É ela que aparece num filme do caixeiro viajante sírio-libanês Benjamin Abrahão Calil Botto. Ela abre um sorriso e aponta a arma para a câmera. O filme que retrata em 14 minutos Lampião e seu bando no Sertão, entre 1935 e 1936, chegou a ser proibido na ditadura do Estado Novo. No entanto, os rolos empoeirados da película foram redescobertos em arquivo público em 1955.

Visão tolerante

Apesar de ter conhecido a mãe com idade muito avançada, Inácio guarda boas recordações da curta relação em visitas regulares ao longo de três anos.

“A minha mãe era uma doçura. Me colocava no colo e ficava fazendo carinho na minha cabeça”, recorda o PM reformado. “Me sinto feliz. Conheci meu pai, minha mãe. Foram casados de fato e de direito”, conta ele, que se abatia ao ler a expressão “pai desconhecido” em sua certidão de nascimento.

O reencontro com o filho possibilitou que os ex-cangaceiros voltassem a ter contato com os parentes deixados para trás, com a fuga da polícia e posterior troca de identidade. Após quase 70 anos, a família toda voltou a se reunir no Nordeste. Durvinha morreu aos 92 anos em 2008, e o marido, aos 100, em 2010.

Apesar de ter ficado ao lado da lei por ser PM, Inácio tem hoje uma visão mais tolerante sobre o cangaço.

“Várias pessoas já me perguntaram como classifico o cangaço. Se falarem que os cangaceiros são ladrões, é verdade: roubavam. Eles matavam e furtavam, mas com uma diferença. Eles roubavam o cabrito, o boi e outros animais para se alimentar e não para comprar drogas. O furto deles era para dar a quem tinha menos. Se o fazendeiro tinha muitas posses e era ruim, ele pedia dinheiro para dar aos mais pobres. Meu pai e minha mãe diziam que Lampião não era ruim. Era mau só quando faziam algo contra ele”, comenta Inácio.

Para o pesquisador Geraldo Júnior, Lampião é um mito que merece muitas reflexões sobre a História do Sertão. Mesmo 86 anos após sua morte, o rei do cangaço é motivo de debate acalorado entre admiradores e críticos.

“Há os que definem os atos de Lampião como heroicos, possivelmente por desconhecer a sua verdadeira biografia, enquanto outros o enxergam apenas como um bandido frio, cruel e sanguinário. Herói ou bandido? Uma resposta que jamais será unânime, mas que continuará ecoando através do tempo e atraindo curiosos e estudiosos”, opina.

Jornalista do O GLOBO

Veja outras postagens

A Prefeitura de Camaragibe confirmou, nesta quinta-feira (15), a realização dos shows de Pablo e Xand Avião na Praça de Eventos, como parte das comemorações pelos 43 anos de emancipação do município. As apresentações, que também incluem o cantor PV Calado, foram mantidas após reunião do gabinete de gerenciamento de crise, realizada pela manhã com representantes das secretarias municipais e da Fundação de Cultura. O show de Pablo havia sido cancelado no dia anterior devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife. “Vamos torcer que o tempo ajude e seja uma linda festa para todos”, afirmou o prefeito Diego Cabral.

Antes da decisão, o prefeito e secretários visitaram bairros e áreas de risco, como Tabatinga, Areeiro, Alto de Santo Antônio, Córrego da Andorinha, Córrego do Desastre e Timbi. A vistoria constatou que, mesmo com o acúmulo de mais de 90 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, não houve ocorrências graves e as áreas monitoradas permanecem seguras. “Temos mais de 200 mil metros quadrados de lonas instaladas em encostas que apresentam risco. Esses locais continuam sob monitoramento da Defesa Civil”, informou o secretário da pasta, coronel Luciano Fonsêca.

A Secretaria de Infraestrutura destacou que os canais e córregos da cidade seguem desobstruídos, graças a ações preventivas iniciadas em janeiro. “Com os trabalhos de zeladoria, não tivemos nenhuma ocorrência ontem”, disse o secretário Fernando Martins. Já a presidente da Fundação de Cultura, Rosa Santana, ressaltou o compromisso com a segurança da população: “A produção do cantor Pablo foi sensível à situação. Agora, com o tempo estável, teremos dois shows históricos”.

Câmara do Recife - Nova Sede

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou em sua recente visita à China, acompanhando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um ambicioso plano de investimentos que promete injetar mais de R$ 5 bilhões na infraestrutura portuária brasileira. Esse valor representa um dos maiores volumes de investimento da China no Brasil, com foco na modernização de portos e aeroportos em todo o país. “Tudo fruto de articulação do governo do presidente Lula”, cravou Costa Filho.

Durante a visita, o ministro destacou a intenção de empresas chinesas de participar do leilão do Túnel Santos-Guarujá, um projeto previsto para agosto deste ano, que requer um investimento estimado de R$ 6 bilhões. O túnel, que será o primeiro submerso da América Latina, terá 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, e é considerado um marco no Novo PAC, o novo programa de infraestrutura do governo.

“Grandes empresas da área da construção civil na China mostraram interesse em participar do leilão. Nos próximos 30 dias, várias delas estarão no Brasil para formar consórcios”, afirmou o ministro, reforçando a boa recepção da iniciativa. Ele também mencionou que, além do mercado chinês, o governo brasileiro tem promovido roadshows na Europa e planeja uma nova apresentação em São Paulo para empresários brasileiros e estrangeiros.

Além do Túnel Santos-Guarujá, a visita resultou na expectativa de investimentos de R$ 5 bilhões nos portos públicos brasileiros, através de ações concretas firmadas durante a missão. Outra conquista importante foi a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Universidade de Aviação Civil da China (CAFUC), visando a cooperação em pesquisa e desenvolvimento de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). “Vamos trabalhar juntos na troca de experiências e na busca por tecnologia que melhore a governança dos nossos aeroportos”, acrescentou Costa Filho.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual Emanuel Bringel. Empresário do setor gesseiro, Bringel foi reconhecido como uma liderança política importante no Sertão e um defensor do desenvolvimento regional. Durante sua trajetória pública, atuou com dedicação tanto à frente da Prefeitura de Araripina quanto como parlamentar na Alepe. Confira a íntegra:

Nota de pesar

O falecimento do ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual Emanuel Bringel deixa uma lacuna na política do Sertão e de Pernambuco. Líder do seu povo, Bringel era empresário do setor gesseiro e foi um grande defensor do desenvolvimento da sua região. Tanto à frente da Prefeitura de Araripina como exercendo mandato na Alepe, trabalhou incansavelmente em favor da sua gente. Nossa solidariedade e condolências aos familiares, amigos e ao povo de Araripina e região. Que Deus possa confortar a todos neste momento.

Álvaro Porto, presidente da Alepe
Francismar Pontes, 1° secretário

Dulino Sistema de ensino

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que participa de audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal, nesta quinta-feira (15), e o senador Sergio Moro (União-PR) discutiram durante a oitiva.

O bate-boca começou quando o parlamentar perguntou ao ministro se, enquanto ele era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, sabia dos descontos associativos que ocorriam no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que, segundo a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente de aposentados e pensionistas. No total, teria sido cobrado um valor de cerca de R$ 6 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024. As informações são da CNN Brasil.

Wolney negou, afirmando que as denúncias foram feitas em 2020, quando o senador era ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL).

“Um servidor em 2020 denuncia à PF que havia descontos indevidos, que havia fraude. Essas denúncias foram feitas em 2020, senador. Parece que vossa excelência era o ministro da Justiça nessa época. Vossa Excelência fez alguma coisa para coibir essas fraudes?”, respondeu o ministro.

Moro rebateu, dizendo que Queiroz se omitiu durante uma reunião sobre a denúncia das fraudes realizadas em 2023.

“Esses fatos nunca foram informados a mim como foram informadas a vossa excelência expressamente na reunião lá em 2023. Quem se omitiu aqui foi Vossa Excelência”, disse o senador.

“Vossa Excelência, como ministro, também não acompanhou? Não tinha conhecimento?”, perguntou Wolney.

“Não, não chegou ao meu conhecimento mas ao de Vossa Excelência chegou”, respondeu Moro.

O ministro reiterou que não tinha conhecimento sobre as informações de fraude, e foi, novamente, rebatido pelo parlamentar.

“O senhor ouviu na reunião, ministro. Na reunião foi informado sobre as fraudes e Vossa Excelência não fez nada. Vossa Excelência era de confiança de Carlos Lupi e continua no ministério”, declarou Sergio Moro.

Momentos depois, o parlamentar voltou ao assunto e respondeu sobre acusações de omissão de Wolney quando era ministro, em 2020.

“Esse depoimento [do servidor] foi em setembro de 2020, eu sequer estava no governo mais. Se eu tivesse recebido, como Vossa Excelência recebeu, em junho de 2023 a notícia que haviam essa fraudes eu teria tomado providencias imediatas. Refuto Vossa Excelência que quis me acusar de omissão. Quem se omitiu como secretário-executivo da previdência durante os anos em que a fraude escalou para mais de 2,8 bilhões de reais foi Vossa Excelência”, disse Moro.

Wolney no Senado
O ministro foi convidado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor para prestar informações sobre as fraudes relacionadas a descontos não autorizados nas contas de aposentados e pensionistas no INSS.

Em um dos requerimentos apresentados, os senadores afirmaram que Wolney, quando era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, se reuniu com membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), uma das entidades investigadas por fraudes.

Os parlamentares apontam ainda que Wolney e Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, foram alertados pela conselheira Tonia Galleti, do Conselho Nacional do INSS, sobre os descontos associativos irregulares, segundo ata de reunião de junho de 2023.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A última etapa do giro brasileiro da Orquestra de Câmara Jovem Criança Cidadã aconteceu no teatro da Caixa Cultural de Brasília. Na unidade da capital federal, a Caixa promoveu, paralelamente, a exposição fotográfica “Sons da transformação”, contendo produções da equipe de Comunicação do projeto, além de imagens históricas do nosso acervo, ao longo dos 15 anos de patrocínio da instituição à OCC.

Sob a regência do maestro José Renato Accioly, os 15 musicistas selecionados para o concerto encantaram uma plateia lotada e encerraram uma turnê de muito sucesso, muitos quilômetros percorridos e muitos aplausos.

Ipojuca - No Grau 2025

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, participa, neste momento, de audiência na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. Wolney foi convidado pelos membros do colegiado a prestar esclarecimentos sobre um esquema de fraudes e desvios de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Quando sentei com o presidente, na sexta, 2 de maio, ele me deu uma tarefa que foi apurar até as últimas consequências a fraude ao INSS […] Pediu para cuidar dos nossos aposentados”, disse Wolney na apresentação inicial. As informações são do portal G1.

O ministro defendeu a atuação do governo e disse que as fraudes só foram descobertas e interrompidas por ação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, órgãos federais.

‘A partir da nossa deflagração da operação por parte da CGU, um órgão do governo, um órgão do governo que mandou chamar a polícia para apurar os saques fraudulentos. Houve uma resposta firme do governo, deflagrando a operação, mostrando uma tolerância zero”, disse.

Wolney também disse que o INSS criou um “sistema simplificado de contestação” para os aposentados que sofreram descontos ilegais. E minimizou o fato de os canais digitais para solucionar o problema excluírem idosos ou dependentes com menor acesso à internet.

“[Hoje] 91% de todos os acessos ao INSS já são pelo Meu INSS. 7% se comunicam pela central. Hoje em dia, apenas 2% recorrem às agências. O presidente do INSS já está preparando uma estrutura nas agências de acolhimento, de comunicação simples e direta, para esse percentual que precisa recorrer às agências”, disse o ministro.

Wolney disse, ainda:

  • que o ressarcimento dos descontos indevidos será feito na mesma conta que já recebe a aposentadoria ou a pensão. Ou seja, não será preciso informar novos dados bancários;
  • que o governo já recuperou R$ 2,56 bilhões para iniciar os ressarcimentos;
  • que os casos em que a entidade não fizer o ressarcimento serão enviados à Advocacia-Geral da União (AGU).

“Quero dizer que essas fraudes não começaram agora, mas terminaram nesse governo. Foi nosso governo, o governo do presidente Lula, uma decisão do governo que mandou chamar a polícia, que deflagrou a operação e que desbaratou essa gangue que roubava os aposentados. Foi o nosso governo que pôs fim àquela farra e está tomando as providências para preservar os aposentados, para que nenhum deles fique prejudicado, e para punir exemplarmente cada uma e cada um daquelas associações e pessoas físicas”, disse Wolney, ecoando a posição do Palácio do Planalto nas últimas semanas.

Caruaru - São João na Roça

Emanuel Bringel, que morreu, há pouco, num hospital em Barbalha, no Ceará, aos 76 anos, em decorrência de um infarto, era gente da melhor qualidade, um gentleman. Perdi um grande amigo, uma fonte perene de notícias que me passava do Araripe, especialmente Araripina, município que governou.

Governou com tamanho capricho, que depois veio o reconhecimento: a esmagadora maioria dos votos para ocupar uma cadeira como representante da região na Assembleia Legislativa. Era um homem plural, na política e nos seus negócios como médio empresário no Araripe.

Aproximei-me dele quando frequentava os encontros políticos na casa do saudoso Sérgio Guerra, tanto em Piedade quanto em Brasília. Que acabavam derivando para amenidades e histórias do arco da velha. Ex-senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra dizia que o traço da personalidade de Bringel era a lealdade e a correção.

Nunca o traiu. Foi aliado histórico e fiel até a morte de Guerra, em 2014. Nos últimos dias, o maior prazer de Bringel era compartilhar notícias da gestão do prefeito Evilásio Mateus (PDT), a quem ajudou a eleger numa aliança na qual indicou o filho, Bringel Filho, para fechar a chapa como vice.

Bringel me ligava todos os dias, funcionava, na verdade, como um assessor de Imprensa informal de Evilásio. Senti muito a sua morte. Quando estive com ele, no lançamento da biografia de Marco Maciel, em Araripina, almoçamos e rimos muito, juntos, das “presepadas” do amigo comum Sérgio Guerra.

É a vida! De todas as despedidas, a mais inesperada é a da passagem da vida para a morte, pela impossibilidade de pedir para a vida ficar, só mais um pouco. A partida é inesperada. Muitas vezes numa temporada.

Sem aviso e nem pudor, aprendemos a lidar com a dor. De Bringel, quero guardar apenas as boas recordações de um homem de posições firmes e coerentes, legado que será perpetuado pelo filho Bringel Filho, seu xodó e herdeiro político.

Em tempo: O seu velório começa hoje à noite, na quadra da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), e o sepultamento acontece amanhã, às 16h45. A simbologia do horário se dá por Bringel ter sido um fiel partidário do PSDB, legenda que tem por número 45.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Prado, situado na Avenida Abdias de Carvalho. A intervenção, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dá continuidade ao programa Ação Inverno, iniciado em janeiro deste ano, com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, para o período de chuvas na capital, visando melhorar o escoamento de água com a retirada de resíduos desses sistemas de macrodrenagem.

“Acompanhamos o trabalho do COP, à noite, de madrugada e hoje cedo pela manhã, mas sempre fazemos questão de estar acompanhando o trabalho na rua também. São milhares de pessoas trabalhando. Aqui no Prado, realizando a limpeza de um dos canais, já foram mais de 60 toneladas que foram retiradas”, informou o prefeito João Campos. “Isso faz parte de um plano de investimento ao longo de todo o ano, não só na chuva. Temos que fazer principalmente no verão, no período que não chove, para garantir uma cidade mais preparada para o período chuvoso”, ressaltou.

A intervenção deu início no último dia 8 e deverá ser finalizada no final deste mês. Outros 66 canais já foram limpos, 11 estão com a ação em andamento e mais 19 estão programados para iniciar em breve, dando continuidade nos serviços para atender os 99 canais que cortam o município até meados de setembro. Até agora, foram removidas mais de 64 mil toneladas de resíduos dos canais beneficiados com a ação de limpeza.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Soube, há pouco, que o ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual, Emanuel Bringel (PDT), sofreu uma nova parada respiratória e morreu, aos 76 anos. Ele estava internado em um hospital de Barbalha, no Ceará. No último dia 30, Bringel havia passado mal na sua fazenda, sendo socorrido de imediato para o hospital de Araripina e em seguida transferido para Barbalha.

Bringel foi um gentleman, grande líder do Araripe. Acompanhei sua trajetória na vida pública desde quando governou a sua terra natal. A família ainda não divulgou informações sobre o velório e enterro.

Olinda - A cada dia, uma nova conquista

É, no mínimo, falta de sensibilidade da governadora Raquel Lyra (PSD) postar este vídeo dando “close” em Nova Iorque, quando seu Estado, notadamente a Região Metropolitana, se encontra enfrentando seríssimos problemas decorrentes das chuvas de ontem, que se prolongam hoje.

No vídeo, que já tem quase 300 mil visualizações, Raquel aparece andando pelas ruas se protegendo de uma chuva fina que caia por lá. Depois, o corte vai para ela se arrumando para um evento.

Em contraponto, os pernambucanos – sobretudo os da Região Metropolitana – estão sofrendo debaixo d’água, literalmente. Falta sensibilidade. A internet já viraliza essa montagem a partir de vários perfis e grupos de WhatsApp.

Toritama - FJT 2025

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, há pouco, o alerta de chuvas para Pernambuco. O comunicado passou de amarelo para laranja, que indica mais chuvas intensas para toda a faixa litorânea do estado. O alerta, com grau de severidade de “perigo”, é válido até as 23h59 de amanhã.

Além de Pernambuco, também devem ser afetados por chuvas intensas os litorais da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Segundo o alerta, o volume de chuva deve ser de até 100 milímetros ao longo do dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As informações são do portal FolhaPE.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Pernambuco ocupa a penúltima posição no ranking que projeta o crescimento dos estados brasileiros. Atrás de Pernambuco, que deve crescer apenas 1,4%, aparece apenas o Rio Grande do Sul, com taxa de 1,2%. A fonte para os cálculos é a ‘Resenha Regional do Banco do Brasil’ de maio, que leva em consideração os Produtos Internos Brutos (PIB) nacional e de todas as 27 unidades federativas. O Mato Grosso lidera a lista, com 5,8%. O Piauí tem a melhor performance regional, com 3,7%, na 7ª posição brasileira.

O fraco desempenho de Pernambuco reflete a realidade atual do estado, que também vai muito mal em outros índices como o Ranking de Competitividade dos Estados. Na versão 2024 do indicador, Pernambuco aparece na 19ª posição Geral, perdendo para Sergipe, Alagoas e Paraíba, por exemplo. Desde que a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu, Pernambuco já caiu três posições no Ranking de Competitividade categoria Geral. Paraíba e Sergipe, por outro lado, mostraram performances positivas, ganhando posições melhores na tabela.