Eleição é como café: só presta se for quente!

Por Gleison Rodrigues*

As eleições em Tabira são marcadas pela polarização, em que grupos das mais diversas correntes ideológicas visitam os cidadãos para apresentarem suas propostas. Alguns aparecem apenas de quatro em quatro anos com o canto da sereia, imaginando que as pessoas possuem memória curta e que esqueceram de todas as vezes que chegaram ao hospital e não tinha médico, sendo obrigados a irem para Afogados da Ingazeira em busca de atendimento.

Pensam até que os servidores esqueceram dos salários atrasados que prejudicava até o comércio de nossa cidade. Tabira hoje vive uma nova realidade, com dois médicos diariamente no hospital, retorno do bloco cirúrgico, mais de 40 ruas calçadas, ruas asfaltadas, construção de um estádio de futebol e salários rigorosamente pagos em dias a funcionários e fornecedores.

Veja outras postagens

Poder360

Um laudo pericial encomendado pela defesa do fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, sobre os dados extraídos de seu celular em poder do Supremo Tribunal Federal (STF) pode vir a beneficiar não só o ex-banqueiro, mas também o ministro Alexandre de Moraes.

A perícia afirma ter identificado inconsistências nos dados. Entre elas, 657 arquivos com registros de modificação em 18 de novembro de 2025, dia da prisão de Vorcaro, e 999 arquivos com registros de modificação depois dessa data. Há ainda 94 imagens com registro de criação depois da prisão.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), conduzia a sessão no plenário da Casa quando recebeu, ontem, a notícia da carta golpista divulgada pelo senador e candidato derrotado à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ). As informações são do portal Metrópoles.

A reação de Alcolumbre foi ignorar o documento. Segundo auxiliares, a estratégia do presidente do Senado é manter o silêncio sobre o tema para evitar dar palco à iniciativa de Flávio e, assim, não ampliar a repercussão dentro da Casa.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fugiu do Brasil após a derrota na eleição presidencial do último domingo com ajuda de Donald Trump, de acordo com o The New York Times. Segundo a publicação, o jato usado pelo ex-candidado e sua família foi providenciado por um funcionário da Casa Branca. Flávio voou na noite de terça-feira da Argentina para o Equador para reabastecimento e, em seguida, viajou para Miami. O uso da aeronave particular foi organizado por Jason Miller, funcionário de comunicações da Casa Branca, informou o jornal americano.

O plano de fuga foi posto em prática na segunda-feira, depois que o Flávio Bolsonaro foi informado de que deveria entregar seus passaportes. A medida cautelar havia sido dada na véspera pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o NYT, Eduardo Bolsonaro manteve contato com Miller assim que o irmão foi intimado a entregar os documentos. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - Minha rua nova

Tive a honra de ser convidado pelo comandante militar do Nordeste, general de Exército Francisco Carlos Machado Silva, para a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira Nacional, marcada para o dia 19 de novembro, às 11h30, no Comando Militar do Nordeste, no Recife. A cerimônia tem como propósito homenagear a Bandeira Nacional, estimular o respeito aos símbolos e às tradições do País e fortalecer o civismo e o espírito de corpo entre os integrantes da Força Terrestre e a sociedade civil.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Luciano Lins*

O resgate da história é, muitas vezes, o único farol capaz de iluminar os descaminhos do presente. Ao amanhecer do dia seguinte à eleição, o novo governante brasileiro recebe um troféu pesado: um país cindido por uma forte dicotomia política, social e econômica, onde a metade que perdeu não se enxerga no projeto vencedor e a metade que ganhou herda um tecido social em frangalhos. Governar apenas para os seus, sob a soberba das urnas, é a receita célere para a ingovernabilidade. A única alternativa viável para a sobrevivência do pacto democrático e a preservação do bem social não está no aprofundamento do racha, mas no resgate urgente do congraçamento por meio da União Nacional.

O Espelho do Passado e o Legado de Pernambuco

Para compreender a gravidade do agora, precisamos olhar pelo retrovisor da República. Em 1954, o Brasil sangrava e tateava no escuro após o trágico fim de Getúlio Vargas. A polarização extrema entre o getulismo e o antigetulismo ameaçava rasgar a Constituição. Foi naquele cenário de terra arrasada que o então governador de Pernambuco, Etelvino Lins — cujo legado político e retidão moral trago no sangue como um orgulho familiar —, teve a lucidez de perceber que o isolamento e o radicalismo seriam fatais. Ele levantou, de forma pioneira, a bandeira da “União Nacional”.

Olinda - Refis 2026

A médica Patrícia Lima tomou posse como ginecologista e obstetra concursada da Prefeitura do Recife na mesma maternidade onde sua mãe trabalha há 23 anos como auxiliar de serviços gerais. Em publicação nas redes sociais, ela contou que foi com o trabalho na unidade que a mãe, que criou sozinha as duas filhas, garantiu o sustento da família.

Patrícia destacou que ela e a irmã tiveram acesso ao ensino superior e ressaltou a importância de políticas públicas como o sistema de cotas, a universidade pública e o Sistema Único de Saúde (SUS) em sua formação. “Hoje, volto a esse lugar em outra função. Não esqueço de onde vim, quem abriu os caminhos e o quanto as políticas públicas foram fundamentais para que chegássemos até aqui”, escreveu.

No relato, a médica prestou uma homenagem à mãe, a quem atribuiu papel central na realização. “Hoje, minha conquista também é da minha mãe. E de todas as mulheres que lutam para que suas filhas possam ir mais longe”, declarou. Com informações do Jatobá Oficial.

Palmares - Creche Quilombo II

O Senado aprovou, na noite da quarta-feira (28), em sessão plenária, o projeto que concede apoio financeiro aos produtores independentes de cana-de-açúcar do Nordeste. Relator da proposta no Congresso Nacional, o senador por Pernambuco Fernando Dueire (PSD-PE) conduziu a análise da matéria, que agora segue para sanção presidencial.

“Estamos falando de uma atividade que gera emprego, renda e movimenta a economia de muitos municípios nordestinos. Os produtores enfrentaram dificuldades climáticas e comerciais, e essa medida busca dar suporte para que possam manter sua produção e proteger as famílias que dependem desse setor”, afirmou. As informações são do Blog da Folha.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Quinta Cultural de Afogados da Ingazeira terá uma edição dedicada à seresta nesta quinta-feira (29). A programação, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, comandada pelo meu irmão Augusto Martins, começa às 19h, com concentração no letreiro da cidade e caminhada em direção ao Beco do Hidrante. No local, haverá apresentações do Pentagrama e do Quarteto da Seresta.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

A proibição das apostas virtuais no Brasil impulsionou o consumo nos supermercados, principalmente de itens essenciais, apontam levantamentos da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

O veto às bets gerou crescimento na venda de alimentos essenciais pelo país. Segundo a Abras, o volume de compras subiu em supermercados, atacarejos e mercearias após a publicação da Medida Provisória 1.394/2026, em 25 de setembro, favorecendo itens como arroz, óleo, macarrão e café. As informações são do UOL.

A alta nas vendas do varejo alimentar atingiu 6,5% no Brasil na semana de 5 a 11 de outubro. A Região Sul e o bloco formado por Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro lideraram o avanço, ambos com alta de 10,6% frente ao mesmo período de 2025.

Goiana recebeu, nesta quinta-feira (29), uma nova unidade operacional do SEST SENAT, instalada na Rodovia PE-062, entre o município e Condado. O espaço atenderá trabalhadores do transporte, empresas e moradores dos 19 municípios da Mata Norte, com serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de atividades esportivas e de lazer. Com a inauguração, Pernambuco passa a contar com seis unidades da instituição.

Na área de qualificação profissional, a unidade dispõe de cinco salas de aula, incluindo laboratório de informática e espaço com simulador de direção. Entre os cursos previstos estão Primeiros Socorros, Operação de Empilhadeira e Percepção de Risco, além de treinamentos voltados à saúde e à segurança no trabalho. Trabalhadores do transporte com cadastro regular no SEST SENAT terão acesso gratuito aos serviços de saúde; para os demais públicos, haverá cobrança com valores diferenciados.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Marcílio Régio, representantes do SEST SENAT e autoridades estaduais. “Estou muito orgulhoso de receber esse equipamento de grande porte em Goiana. Sejam bem-vindos; nossa parceria vai continuar”, afirmou o prefeito. O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, disse que a unidade estará aberta a profissionais de diferentes modais e a pessoas interessadas em se qualificar para o setor.

Blog do Valdo Cruz – G1

O governo dos Estados Unidos pediu ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato derrotado nas eleições presidenciais, que retirasse da carta divulgada por ele os trechos em que se apresentava como o “verdadeiro presidente eleito”.

Segundo assessores do Departamento de Estado dos Estados Unidos, a expressão poderia dar a entender que o governo americano havia acolhido o senador nessa condição, o que criaria problemas para as relações diplomáticas oficiais entre Brasil e Estados Unidos.

A informação foi divulgada pela colunista do UOL Mariana Sanches e confirmada pelo blog com diplomatas que acompanharam os acontecimentos de ontem.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quinta-feira (29) que não gostou da carta publicada por Flávio Bolsonaro (PL) na quarta-feira (28), em que o senador, derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, não reconhece o resultado e se autointitula “líder do Brasil”.

“Ninguém aprovou a carta. Ninguém aprova essa situação que aconteceu com o Flávio…queremos tocar o país para frente”, afirmou Valdemar. Ele também disse que o senador não avisou ao pai que deixaria o país. “Ele veio ver o pai, nem o Bolsonaro sabia que ele ia”. As informações são do g1.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias