Por Muciolo Ferreira*
Quando os ponteiros dos relógios indicarem 21h05m (horário de Brasília), começa hoje, oficialmente, a primavera no nosso país – a conhecida “Estação das Flores”.
Todavia, esse exato horário do equinócio de primavera no hemisfério sul não garante que tudo sejam flores para os brasileiros.
Até porque o país tem sofrido, tem sido castigado com eventos severos e tragédias ao longo dos anos.
Leia maisTudo devido à destruição do meio ambiente, consequência da ganância dos homens.
São temporais nas regiões Sudeste e Sul, secas prolongadas no Nordeste e queimadas no Norte e na região do Pantanal.
Saudades dos tempos em que a primavera era apenas mais uma das estações do ano. Muito ansiosamente aguardada em algumas capitais, especialmente no Rio de Janeiro, que a tratava e recebia como uma realeza, estendendo tapete vermelho no Estádio do Maracanã.
Isso mesmo: eram os tempos dos Jogos da Primavera, evento que movimentava a juventude carioca, cujos alunos dos colégios e dos clubes aumentavam a temperatura da Cidade Maravilhosa disputando diversas modalidades esportivas, mas com o olhar atento, curioso para saber quem seria eleita a Rainha da Primavera.
Denise Rocha de Almeida, que ilustra esse comentário, permanece até hoje a eterna rainha dos jogos. E, se a Primavera fosse uma mulher, seu nome seria Denise.
“Estrela, eu lhe diria, desce à Terra, o amor existe e a poesia só espera ver nascer a primavera para não morrer” (Vinícius de Moraes/Carlos Lyra).
Existe uma pergunta que não quer calar: Por onde anda? Que fim levou Denise Rocha de Almeida? Dizem que ela vive reclusa morando numa pacata cidade no interior do Rio de Janeiro. Outros comentam ser uma estrela no céu.
Quem sabe se alguém ao ler essa crônica tenha a resposta definitiva nesse início da primavera.
*Jornalista
Leia menos
















