VW Saveiro Trendline: picape inova e fica mais confortável
As picapinhas de cabines simples, geralmente vendidas a frotistas, locadoras e, principalmente, pequenos empreendedores – de açougues a funerárias -, raramente ofertam itens de comodidades e até de segurança (neste último quesito, costumam ser apenas os dois airbags e os freios ABS obrigatórios por lei). Mas uma versão da nova Saveiro, a de cabine simples, consegue dar algum conforto a quem passa o dia dentro dela levando e trazendo mercadorias nas grandes e médias cidades: a Trendline, testada pela coluna. De série, ela tem ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, assistente para partida em subidas, direção hidráulica, chave tipo canivete, freios a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento traseiro e vidros e travas elétricas. Por fora, de diferente das demais, só faixas afixadas laterais. Mas como o que vale é conforto e comodidade e, se der, alguma beleza, a Volkswagen, em compensação, abriu dois pacotes de opções que tornaram a Trendline uma boa opção para o dia a dia. Por exemplo: um deles oferece retrovisores com ajustes elétricos, brake-light, portas com acabamento de tecido, computador de bordo e alarme. O de interatividade acrescenta central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, alto-falantes e volante multifuncional.
Isso, claro, vai lhe custar mais R$ 5,3 mil. Além disso, há outro que acrescenta rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina, capota marítima, ganchos deslizantes na caçamba, câmera de ré e volante com ajustes de altura e profundidade. O preço-base da Trendline é R$ 101.490. Mas essa customização vai elevar o preço dela, claro. Vejamos: pela cor cinza oliver, o cliente que desembolsar R$ 1.650; ao acrescentar os dois pacotes (interatividade ou o que leva câmera de ré, por exemplo), no final fica em R$ 110.575. Vale? Vale. Há estudos mostrando que esses profissionais passam até 12 horas circulando, estressados, só com pequenas interrupções de paradas para descarga. Que tal oferecer mais conforto – como um volante multifuncional com comando de sistema de som – e ganhar mais produtividade e até segurança?
A Saveiro é a segunda picape mais vendida. Em outubro, emplacou 4.214 unidades – bem abaixo do Fiat Strada, com 11.874 e até versões ‘premium’ de até R$ 130 mil, como a Ranch e a Ultra, mas bem melhor que a Chevrolet Montana, na quinta posição, com 2.924.
Isso já é resultado da atualização recente – embora daquelas pontuais, que duram três anos e serve, como a Volks já se manifestou, para dar um ar ainda mais robusto à picapinha labuteira. O capô (que ficou mais alto) e grade frontal ganharam friso cromado. Também teve leves reestilizações nos faróis, no para-choque, no desenho das rodas e até na tampa.
O motor continua 1.6 16V de 116 cv e 16,1kgfm com o câmbio manual de cinco marchas. A Volks já havia dito que não traria mesmo a transmissão manual em função ‘dos elevados custos’ de adaptação a tecnologia – e a assim a Fiat Strada, com opções mais luxuosas, motor turbo e câmbio automático, reina no segmento. Mesmo com esse conjunto, a Saveiro cabine simples testada faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, alcançando 181 km/h de velocidade máxima. O desempenho das versões com cabine dupla, segundo os engenheiros da marca, são um pouco mais lentos. Os dados de consumo seguem a mesma linha, com as CS gastando menos: 11,5km/l, com gasolina, na cidade, e 12,9km/l, na estrada.
Novo Citroën Aircross: a partir de R$ 110 mil – A francesa Citroën, do grupo Stellantis, apresentou o renovado C3 Aircross, SUV compacto produzido em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro – e com mais de 75% de seus componentes sendo fabricados na região. A grande novidade é a configuração para transportar sete pessoas e, assim, concorrer com o Spin, da Chevrolet (mas só no ano que vem). Dos R$ 110 mil para as vendas online, os preços podem ir (somente a de cinco lugares) a R$ 130 mil.
Outro detalhe importante: todas as versões vêm com o motor 1.0 turboflex de até 130 cv, de 20,4kgfm e acoplado a uma transmissão automática CVT de sete velocidades. Ele já é usado nos Fiat Pulse e Fastback e no Peugeot 208. O modelo tem painel digital customizável de 7 polegadas, multimídia de 10 polegadas, controle de velocidade e saída de ar no teto (extra) com ajustes para os ocupantes dos bancos de trás.
Aliás, como de esperar, esta ganha uma dupla de bancos individuais no porta-malas, com um inédito sistema de remoção dos bancos – que pesam, cada, 8 kg. Com isso, o estepe se muda para baixo do carro. Por isso, seu compartimento de bagagem pode comportar até 493 litros – o maior porta-malas entre todos os rivais diretos. E esse espaço pode crescer ainda mais de acordo com a necessidade: com os bancos da segunda fileira rebatidos são mais de 1.000 litros de volume útil dentro da cabine.
Confira versões e preços (5 lugares)
- Feel turbo 200 AT: R$ 110 mil
- Feel Pack turbo 200 AT: R$ 120 mil
- Shine turbo 200 AT: R$ 130 mil
O modelo inclui as três primeiras revisões grátis, valores reduzidos para a cesta de peças, seguro e ampla gama de acessórios. A Citroën é a 11ª marca do Brasil, com 1,5% de participação, e quer chegar a 4%.
Ford mostra a Ranger Raptor – Ela é desenvolvida pela Performance, divisão esportiva da marca americana, e chega, ainda em pré-venda, para ser a picape mais rápida do mercado brasileiro, fazendo de 0 a 100km/h em 5,8 segundos. Preço? A partir dos R$ 448,6 mil. O motor é 3.0 V6 biturbo com potência de 397cv e torque de 59,45kgfm.
A Raptor é maior do que as demais versões da recém-renovada Ranger – tem 10mm a mais no comprimento, por exemplo, com 5.360mm e 193mm na largura, com 2.208mm. Mas o entre-eixos é o mesmo, de 3.270mm.
Outros itens que fazem da nova picape mais chamativa para os fãs do off-road são o chassi redesenhado, a nova suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais. Sua capacidade de imersão de 850 mm também é a maior da categoria. O modelo foi desenvolvido, aliás, como um projeto de engenharia independente.
Ela é equipada com transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante e ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da B&O.
Kombi elétrica por assinatura – Em lote limitado de 70 unidades, que comemora as sete décadas da Volkswagen do Brasil, a Kombi elétrica já está disponível no país, mas exclusivamente para assinantes do Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado. Preço? A partir de R$ 12.990. Os contratos têm a duração de 12, 24, 36 ou 48 meses, que incluem os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Além disso, clientes poderão optar por alugar ou comprar um wallbox de 7,4kW em condição exclusiva. Cheia de tecnologia, ela oferece faróis com tecnologia LED Matrix, lanternas traseiras 100% em LED, interior “vegano” feitos com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos etc. O ID Buzz, seu nome oficial, chega ao Brasil dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi.
GLC, SUV ou cupê: faça sua encomenda – Se você tiver uma grana extra, acima dos R$ 530 mil, já pode fazer sua reserva nas concessionárias Mercedes-Benz das novas versões do GLC, tanto o SUV quanto o cupê. Eles têm motorização eletrificada e desembarcam no Brasil em breve, ainda este ano. O 300 4Matic SUV custa R$ 531.900, mas o 300 4Matic cupê ainda não tem preço. Os dois modelos são equipados com motor de 258cv, que usa a tecnologia híbrida leve (um gerador de partida integrado e um sistema elétrico de bordo de 48 volts). Tanto o SUV como o cupê têm câmbio automático de 9 velocidades e sistema de tração integral.
Os lançamento globais da BMW – A BMW Motorrad revelou mundialmente a nova geração de suas motocicletas (roadster e cruisers) BMW R 12 nineT e R 12. Com motor boxer, as novidades mantêm o característico design que une linhas tradicionais com tecnologia e um conceito modular. Com dois cilindros, o motor boxer se une a uma transmissão por eixo, como já é marca registrada das motocicletas BMW. O propulsor refrigerado a ar/óleo com capacidade de 1.170 cm3 fornece 109 cv a 7.000 rpm na R 12 nineT e 95 cv a 6.500 rpm na R 12. Como parte do redesenho completo do chassi, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar, agora totalmente integrada sob o assento. Não há informações sobre preço ou chegada ao Brasil.
Dezembro e o exame toxicológico periódico – A data de vencimento da entrega de exames toxicológicos para condutores com a CNH nas categorias C, D e E está a menos de um mês perto do fim. Por isso, os motoristas devem se apressar para evitar a infração gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira de motorista e multa no valor de R$1.467,35. “Os exames toxicológicos devem ser feitos nos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a partir de amostras de cabelo, pelos ou unhas, para verificação do consumo de substâncias psicoativas. Os resultados levam, no máximo, 72 horas após a chegada da amostra no laboratório e são totalmente confidenciais”, garante o head da Chromatox, Jean Haratsaris. Como alerta, a Senatran enviará notificação eletrônica aos condutores comunicando o vencimento do prazo para a realização do exame com 30 dias de antecedência, além das penalidades decorrentes da sua não realização. Vale destacar que a CNH só será emitida ou renovada após a apresentação de um exame com resultado negativo. O motorista que tiver resultado positivo está impedido de obter ou renovar a sua habilitação até a apresentação de resultado negativo em novo exame.
“À medida que nos aproximamos do prazo, é importante que os caminhoneiros e outros motoristas das respectivas categorias façam os exames para garantir a conformidade com as normas regulatórias em vigor. O toxicológico detecta o consumo de diversos tipos de substâncias psicoativas como maconha, cocaína, crack, anfetaminas, metanfetaminas, opióides, entre outras substâncias”, completa Jean Haratsaris.
Já a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informa que todos os motoristas profissionais C, D e E só poderão ser multados a partir de 28 de janeiro de 2024. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que se configura infração gravíssima “deixar de realizar (…) após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido”, que é de 28 de dezembro de 2023. A Senatran ressalta que não existe a possibilidade de qualquer tipo de multa automática. Pela legislação brasileira, a punição só ocorre após transcorrer todo o processo administrativo. É preciso primeiro ser lavrado auto de infração de trânsito, com expedição de notificação de autuação, direto à defesa e notificação de penalidade.
Preço da gasolina abaixo de R$ 6 – A análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustíveis, revelou que o preço médio do litro da gasolina chega ao final de novembro a R$ 5,83, mesmo valor identificado na primeira quinzena do mês. Em relação a outubro, houve uma redução de 1,69% no custo. O litro mais econômico foi encontrado nos postos de abastecimento do Sul e do Sudeste, marcando R$ 5,73. Essa discrepância torna a gasolina aproximadamente 10% mais acessível no Sudeste e Sul em comparação com o Norte. O Rio Grande do Norte comercializou o combustível a R$ 5,62, liderando o ranking do preço médio mais baixo do país e alcançando a maior redução de preço no período, que foi de 1,06%. Em contrapartida, o estado de Goiás registrou o maior aumento em relação à primeira quinzena, com uma elevação de 0,71%, chegando a R$ 5,69.
Carros por assinatura: oferta dobra em três anos – O setor de locação está festejando o crescimento da modalidade carro por assinatura, a que mais cresce: foram 160 mil veículos em outubro. Para se ter uma ideia, no acumulado de 2020 eram 80 mil deles registrados. A Abla, associação das locadoras, diz que a demanda por carros por assinatura vem num crescimento contínuo desde que surgiu no Brasil no final da década passada. De 2021 para 2022 cresceu 11%, para 90 mil veículos. A alta foi de 18,1% no período seguinte, chegando a 110 mil veículos no ano passado. Em 2023, a expansão é de 31,2%.
Volks e o seu certificado de clássicos – Você tem Gol ou Fusca bem antigo? Então, fique ligado: o Certificado de Veículos Clássicos da empresa, nascido na Alemanha, agora está disponível também no Brasil. O documento reconhece características de produção de modelos clássicos fabricados no país e funciona como uma espécie de ‘certidão de nascimento’. Ele fornece, por exemplo, informações originais de produção coletadas a partir da base de dados da marca no Brasil desde o período inicial da operação nacional, nos anos 1950. A VW Collection emite o documento para modelos nacionais que tenham pelo menos 20 anos. A marca diz que o interesse de colecionadores do mundo inteiro pelos veículos clássicos brasileiros, como Kombi, Fusca, Brasília, SP2 e Gol, foi fator fundamental para oferecer o serviço. Quer mais informações? Vá ao site específico da marca.
Cuidados para lubrificar sua bicicleta – Esse blog fala de carros, mas também de mobilidade. Daí, algumas dicas para quem usa bicicleta – principalmente em relação à manutenção adequada, importante para obter um desempenho suave e prolongar a vida útil de seus componentes. Com ajuda da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos, listamos quatro cuidados fundamentais para alcançar a lubrificação ideal das magrelas:
1- Realize uma verificação recorrente da lubrificação: é essencial monitorar regularmente o estado de lubrificação da bicicleta. Por isso, uma fiscalização constante contribui para a preservação dos componentes e a prevenção de problemas de desempenho;
2- Faça a limpeza antes da lubrificação: tão importante quanto aplicar o lubrificante de corrente é garantir que ela esteja limpa antes da aplicação do produto. A limpeza adequada antes da lubrificação é crucial para assegurar que o lubrificante cumpra a sua função adequadamente. A lubrificação incorreta ou a falta dela pode acelerar o desgaste das peças e causar mau funcionamento;
3- Preste atenção às ferramentas utilizadas na limpeza: a fim de prevenir desgastes desnecessários, é necessário evitar o uso de escovas com cerdas metálicas, que podem danificar o conjunto. Em vez disso, ferramentas de limpeza adequadas que não comprometam a integridade dos componentes são a melhor opção;
4- Escolha o produto adequado para o tipo de uso e as condições climáticas: antes de aplicar o lubrificante, é preciso identificar as condições em que a bicicleta será utilizada e qual produto se encaixa melhor em cada modelo. “A lubrificação da transmissão é imprescindível, já que o conjunto se trata de um sistema primordial para a bicicleta”, afirma Caio da Luz de Freitas, engenheiro de Aplicações da Motul. “Quando a transmissão está corretamente lubrificada, ela reduz a resistência ao pedalar e o desgaste das coroas, do cassete e das polias do câmbio traseiro”, complementa.
Para bicicletas – Há linhas de produtos desenvolvidos para atender às necessidades específicas de bicicletas elétricas ou convencionais. Esses itens estão organizados em quatro categorias distintas:
- Limpeza: produtos para limpar sujeira do quadro com ou sem água;
- Desengraxe: para limpeza efetiva dos conjuntos de freio e corrente;
- Lubrificação: para lubrificar e proteger a corrente e outros mecanismos;
- Prevenção: para prevenir furos pequenos e médios de pneus sem câmara.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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