De bigu com a modernidade

Compra de carros: entenda o consumidor

A Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, fez uma pesquisa interessante para identificar tendências e hábitos de consumo no mercado de veículos novos e seminovos no Brasil. O levantamento mapeia a jornada do consumidor e os impactos da classe social e do gênero entre os compradores de carros nos últimos anos. Diante da pergunta “essa foi a compra do seu primeiro carro?”, 61% dos entrevistados afirmaram que “sim”, enquanto 39% responderam que “não”. Entre pessoas com rendimento entre quatro e dez salários mínimos, as taxas percentuais mudam para 85% (sim) e 15% (não), respectivamente. Já para os consumidores com renda entre dez e 20 salários mínimos, a variação fica entre 60% (sim) e 40% (não) e, entre aqueles que possuem rendimento acima de 20 salários mínimos, os números somam 45% (sim) e 55% (não). “Os resultados da pesquisa mostram a renda como um diferencial para o ingresso dos consumidores no mercado automotivo, sinalizando a importância do financiamento e do consórcio”, observa Cris Rother, CMO da Webmotors.

Tempo para troca – Sobre o tempo previsto para a troca de carro, pouco mais de um terço dos entrevistados pretende realizar a mudança “em mais de três anos” (36%). Por outro lado, 30% dos respondentes preferem fazer isso “em até dois anos” e 17% “em até um ano”. Quando o assunto é o bolso do consumidor, 50% de quem têm renda entre quatro e dez salários mínimos declaram ter a intenção de realizar a substituição do veículo comprado “em até dois anos” – a maior taxa de troca no menor prazo, na comparação com o detectado entre os demais estratos sociais. Para os consumidores com renda acima de 20 salários mínimos, a previsão de troca também é maior no período “de até dois anos”, mas somente para 38% dos entrevistados. Já para aqueles com rendimento entre dez e 20 salários mínimos, a maior concentração de previsão de troca fica “em mais de três anos” (55%).

Veja outras postagens

O ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram nesta sexta-feira (12) para confirmar a ordem que decretou a perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e anulou a votação da Câmara dos Deputados que rejeitou a cassação da parlamentar.

A Primeira Turma do Supremo analisa no plenário virtual da Corte a decisão individual de Moraes. Ministro também estabeleceu que a Mesa da Câmara tem até 48 horas para dás posse ao suplente de Zambelli.

Autor da decisão, Moraes foi o primeiro a se manifestar e reforçou a manifestação a favor da perda de mandato. Ele foi seguido por Cristiano Zanin, que acompanhou o relator integralmente no voto. As informações são do g1.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Grupo EQM, presidido pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, foi destaque do evento na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (11), com a entrega do Prêmio ESG Fiepe e do Prêmio Fiepe de Jornalismo.

A Usina Cucaú foi vencedora da premiação que reconheceu boas práticas de empresas no âmbito da sustentabilidade, governança e responsabilidade social na categoria médio e grande porte com o projeto “Da semente à floresta: reflorestamento e sensibilização ambiental na Zona da Mata Sul”. As informações são da Folha de Pernambuco.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (12/12) operação para cumprir, em Brasília (DF), dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos alvos é Mariângela Fialek (foto em destaque), ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP).

Lira não é alvo da operação, que cumpriu mandados na Câmara dos Deputados.

Batizada de Transparência, a ação policial tem o objetivo de apurar irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. As informações são do Metrópoles.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Emannuel Bento – JC

Um ano e três meses depois do anúncio do projeto de restauração do antigo prédio do Diario de Pernambuco, localizado na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, ainda não foi publicada qualquer licitação referente à reforma do imóvel por parte do Governo de Pernambuco.

A recuperação de edifícios históricos tornou-se a principal bandeira da gestão de Raquel Lyra (PSD) na área do patrimônio, sob coordenação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Desde 2024, foram anunciadas reformas e restauros em mais de dez imóveis, entre prédios públicos ociosos, museus degradados e igrejas centenárias que necessitavam de manutenção.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes de declarar a perda do mandato de Carla Zambelli (PL-SP), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia prometido a integrantes da Corte que a própria Casa resolveria a questão e cassaria a parlamentar.

A promessa foi feita em conversas privadas com os ministros, e foi o que levou Motta a pautar, na última terça-feira, a cassação de Zambelli junto com a de Glauber Braga (PSOL-RJ), após uma manobra na Comissão de Constituição e Justiça resultar na aprovação do parecer pelo fim do mandato da parlamentar. As informações são do blog de Malu Gaspar para o jornal O GLOBO.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Tarsila Castro – Blog da Folha

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Fernando Cerqueira, terá o desafio de conduzir o tribunal nas próximas eleições, em 2026. O magistrado foi empossado ontem (11) para o biênio 2025-2027 em sessão solene na sede do TRE-PE, com a presença de familiares, amigos e autoridades, como a governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto.

O desembargador ingressou no TRE-PE em outubro de 2024, atuando como vice-presidente e também como corregedor eleitoral. Exerceu vários cargos desde que entrou na magistratura em 1982, sendo presidente do TJPE de 2020 a 2022.

Fernando Cerqueira afirmou que haverá um grande trabalho em todo o estado para as eleições do próximo ano. Segundo o presidente, o maior desafio será realizar todo o pleito sem nenhum problema.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Neoenergia Pernambuco vai investir cerca de R$ 1,6 bilhão no estado. Os investimentos, concentrados em infraestrutura, serão executados ao longo de 2026. O número é o maior dos últimos seis anos e integra um pacote de R$ 6,1 bilhões que serão executados no estado até 2029.

Em balanço para a imprensa, nesta quinta-feira (11), o diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, revelou ver com otimismo as ações para 2026. Ainda de acordo com ele, a renovação da concessão por mais 30 anos ajudará na atração de novos investimentos. As informações são da Folha de Pernambuco.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta sexta-feira, 12, das 11h às 18h, em sessão virtual extraordinária, se referenda a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Na quinta, Moraes derrubou a decisão da Câmara dos Deputados, que se recusou a cassar a parlamentar, condenada pelo STF e presa na Itália, mantendo-a no cargo. O magistrado também determinou que o presidente da Casa, Hugo Motta, efetive a posse do suplente no prazo máximo de 48 horas, conforme prevê o regimento. As informações são da Revista Veja.

Por Ricardo Noblat – Metrópoles

O Congresso Nacional viveu 48 horas de tensão absoluta, marcando o que o jornalista veterano Ricardo Noblat classificou como o ponto mais baixo do legislativo brasileiro desde a redemocratização de 1985. Em uma edição do programa Noblat Blá Blá, os jornalistas detalharam uma sequência de eventos que incluiu a expulsão física de um deputado, a censura à imprensa e manobras para salvar mandatos de parlamentares condenados.

O “espetáculo” de violência e censura

A normalidade foi rompida quando o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), em ato de protesto, ocupou a cadeira da presidência da Câmara. A resposta da presidência da Casa, comandada por Hugo Motta, foi descrita como desproporcional e autoritária – muito diferente do caso de agosto, quando a extrema-direita sequestrou a mesa e paralisou a pauta Legislativa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi avisado por senadores do PSD e do MDB que o PL da Anistia deve ser aprovado pelo Senado Federal. As informações são da CNN.

O petista conversou com parlamentares das duas siglas, que traçaram um cenário favorável à aprovação da proposta, apesar da previsão de placar apertado.

Segundo relatos feitos à CNN, o presidente indicou que atuará até a próxima semana pelo adiamento ou derrubada da votação da iniciativa.

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra (PSD) segue cooptando ex-prefeitos com cargos em comissão no Governo do Estado. Já tem praticamente um batalhão de ex-prefeitos e ex-candidatos em cargos comissionados, visando a eleição de 2026. Desta vez, o nomeado foi Romero Leal Ferreira, ex-prefeito de Vertentes.

No ano de 2004, Romero ingressou na política e se elegeu prefeito. Foi reeleito em 2008, 2016 e 2020. Há três meses, recebeu a governadora com festa, em sua casa em Vertentes. “Hoje foi um dia histórico para Vertentes e todo o Agreste. Tivemos a honra de receber em nossa terra a governadora Raquel Lyra”, disse na ocasião.

Romero declarou no Instagram que recebeu de Raquel a “missão” de ser candidato a deputado estadual.

O STF (Supremo Tribunal Federal) avalia transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de Papudinha.

A mudança passou a ser defendida, inclusive, por aliados e familiares do dirigente da direita devido ao cenário improvável de prisão domiciliar ainda neste ano. As informações são da CNN.

Bolsonaro tem reclamado da permanência na Superintendência da PF (Polícia Federal) do Distrito Federal, onde está preso desde 22 de novembro.