De bigu com a modernidade

Compra de carros: entenda o consumidor

A Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, fez uma pesquisa interessante para identificar tendências e hábitos de consumo no mercado de veículos novos e seminovos no Brasil. O levantamento mapeia a jornada do consumidor e os impactos da classe social e do gênero entre os compradores de carros nos últimos anos. Diante da pergunta “essa foi a compra do seu primeiro carro?”, 61% dos entrevistados afirmaram que “sim”, enquanto 39% responderam que “não”. Entre pessoas com rendimento entre quatro e dez salários mínimos, as taxas percentuais mudam para 85% (sim) e 15% (não), respectivamente. Já para os consumidores com renda entre dez e 20 salários mínimos, a variação fica entre 60% (sim) e 40% (não) e, entre aqueles que possuem rendimento acima de 20 salários mínimos, os números somam 45% (sim) e 55% (não). “Os resultados da pesquisa mostram a renda como um diferencial para o ingresso dos consumidores no mercado automotivo, sinalizando a importância do financiamento e do consórcio”, observa Cris Rother, CMO da Webmotors.

Tempo para troca – Sobre o tempo previsto para a troca de carro, pouco mais de um terço dos entrevistados pretende realizar a mudança “em mais de três anos” (36%). Por outro lado, 30% dos respondentes preferem fazer isso “em até dois anos” e 17% “em até um ano”. Quando o assunto é o bolso do consumidor, 50% de quem têm renda entre quatro e dez salários mínimos declaram ter a intenção de realizar a substituição do veículo comprado “em até dois anos” – a maior taxa de troca no menor prazo, na comparação com o detectado entre os demais estratos sociais. Para os consumidores com renda acima de 20 salários mínimos, a previsão de troca também é maior no período “de até dois anos”, mas somente para 38% dos entrevistados. Já para aqueles com rendimento entre dez e 20 salários mínimos, a maior concentração de previsão de troca fica “em mais de três anos” (55%).

Veja outras postagens

Do UOL

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) esteve no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), para participar de uma missa no dia da padroeira do Brasil. Antes da celebração, ele disse que iria rezar pela saúde do Papa Leão 14, que anunciou que está com um nódulo no pulmão e que passará por cirurgia.

Geraldo Alckmin estava acompanhado de diversas figuras públicas. Além de sua esposa, Lu Alckmin, estavam com ele o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Gilberto Kassab, presidente do PSD, a deputada federal Tabata Amaral e João Campos, presidente do PSB.

Do Metrópoles

A propaganda eleitoral do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) foi transmitida sem som na televisão nesta segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Durante a exibição, as imagens apareciam na tela, mas não era possível ouvir o áudio da campanha.

O problema ocorreu por volta das 13h, durante o horário eleitoral. Na sequência, a propaganda do presidente Lula (PT), adversário de Flávio no segundo turno, foi exibida normalmente, com som.

Por Bela Magale
Do jornal O Globo

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avaliam que o presidente da corte, Kassio Nunes Marques, entrou no segundo turno das eleições no modo “tratoraço” e deixou para trás a postura de equilíbrio que tentava cultivar. A visão é compartilhada por integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quatro membros da corte eleitoral ouvidos pela coluna disseram que o fato de Flávio Bolsonaro ter terminado o primeiro turno com pouco menos de dois pontos percentuais à frente de Lula tem feito Nunes Marques partir para o “tudo ou nada”.

Caruaru - Minha rua nova

Por Agência O Globo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Kassio Nunes Marques, marcou para amanhã (13) uma reunião com as equipes jurídicas das campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Flávio Bolsonaro. O encontro ocorre após uma série de decisões do TSE, algumas conflitantes, dadas a pedido dos advogados dos presidenciáveis.

A reunião foi marcada para o início da segunda semana do segundo turno das eleições, em meio a uma nova leva de pedidos encaminhados pelas campanhas ao TSE. Na semana passada, primeira semana pós segundo turno, já foram impetrados pelo menos mais 85 processos envolvendo Lula, Flávio, a coligação que patrocina a candidatura do presidente, e o PL Nacional.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A deputada estadual Dani Portela (PT) foi reeleita em Pernambuco com 146.123 votos, a maior votação para a Assembleia Legislativa do Estado. Desse total, 60.131 votos foram recebidos no Recife (41,15% da votação total). Em entrevista ao programa Frente a Frente, a petista admitiu a possibilidade de disputar a Prefeitura do Recife em 2028 e colocou o nome à disposição do partido.

“O meu nome está à disposição para cumprir qualquer tarefa que o meu partido decidir. Eu tenho muito desejo de ter a caneta do Executivo nas mãos, nas nossas mãos coletivas”, afirmou. “Se o PT quiser, já tem uma pré-candidata à Prefeitura do Recife”, concluiu.

Durante a entrevista, Dani também comentou o resultado eleitoral, a perseguição política que afirma ter sofrido durante a legislatura, as declarações da governadora Raquel Lyra (PSD) sobre os direitos reprodutivos das mulheres e o crescimento da representação feminina na política. A deputada ainda avaliou o desempenho do PT em Pernambuco, a votação do senador Humberto Costa e a disputa pelo Senado, além de defender a ampliação das candidaturas do partido nos municípios pernambucanos.

Ancorado por este blogueiro, o Frente a Frente vai ao ar logo mais, às 18h, pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. No Recife, a cabeça de rede é a Rádio Folha 96.7.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Após a polêmica envolvendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, os dois candidatos à Presidência que disputam o segundo turno participam de missas nesta segunda-feira (12), dia da santa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu realizar uma missa restrita na capela do Palácio da Alvorada, enquanto seu adversário, Flávio Bolsonaro (PL), prevê ir à Catedral de Brasília no fim da manhã.

Lula é católico e convidou um grupo restrito de convidados para acompanhar a celebração, entre eles o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Com informações da Agência O Globo e do Brasil de Fato.

Palmares - Forró Mares 2026

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

Dedico este venturoso artigo a todos os rapazes e raparigas, meus queridos amigos e minhas queridas amigas, leitores dos meus artigos, das Freguesias dos Aflitos, Jaqueira, Graças e Espinheiro, e a todas as raparigas formosas e charmosas que sapateiam no meu coração.

MONTANHAS DA JAQUEIRA – Eu juro por Zeus o seguinte: o aiatolá do Planalto falou, com todas as línguas, que é o único candidato “antissistema” e carrega nas costas “a promiscuidade que ficou estabelecida na Suprema Corte brasileira”. Oh céus!

Confesso que fiquei estatelado, com todos os meus olhos, ao ler esta notícia sobre o status do guru vermelho. Ser antissistema significa ser contra si mesmo. Já quase na idade de Matusalém, o macróbio vermelho estaria delirando? Ou falou apenas depois de um vacilo da cuidadora regente ao ingerir umas tubaínas e chamar Jesus de Genésio?!

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), marcou para o próximo domingo (18) um “bloquinho” com seus apoiadores na Avenida Paulista. A manifestação foi anunciada horas depois de o presidente Lula (PT) lotar a Paulista ontem (11).

Flávio disse que seu ato será um “bloquinho 22 na Avenida Paulista”. O anúncio foi feito em postagem no X, e ele marcou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

O senador e candidato à Presidência não divulgou detalhes sobre o “bloquinho”. Ele não informou o horário de concentração, nem quem estará presente no ato. Flávio também debochou da manifestação a favor de Lula ocorrida ontem (11). Ainda no X, o presidenciável do PL postou vídeo do ato pró-Lula e comparou os manifestantes na Paulista com zumbis da série “The Walking Dead”. As informações são do UOL.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Do Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lotou a avenida Paulista, em São Paulo, durante um ato político ontem (11). Uma das frases de ordem entoadas pelos manifestantes foi: “Trabalhador, olha pra cá, eu tô na rua para o seu filho estudar”.

O ato contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e dos governadores petistas reeleitos Elmano de Freitas (PT-CE), Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e Rafael Fonteles (PT-PI). As deputadas federais Erika Hilton (Psol), Luna Zarattini (PT) e Sâmia Bomfim (Psol) também receberam aplausos da militância.

Pelas imagens divulgadas, não é possível fazer uma contagem precisa do público na av. Paulista. O uso de drones privados foi proibido porque, em atos com o presidente da República, esse é o procedimento adotado pela equipe de segurança do Palácio do Planalto. Apesar dessa medida, a Mídia Ninja foi autorizada. A Secretaria de Comunicação (Secom) foi questionada e ainda não respondeu ao Poder360.

Alguns grupos políticos foram autorizados a usar drones, inclusive a campanha de Lula, e divulgaram fotos e vídeos. Nas imagens publicadas, é possível notar que a av. Paulista estava lotada da rua Haddock Lobo até a alameda Joaquim Eugênio de Lima. As imagens são de Ricardo Stuckert, fotógrafo da campanha de Lula, e de Vinicius Filgueira, do Poder360.


Foto: Ricardo Stuckert/Campanha Lula
Foto: Vinicius Filgueira/Poder360
Foto: Vinicius Filgueira/Poder360
Foto: Ricardo Stuckert/Campanha Lula

Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (12), o poeta, filósofo e cineasta pernambucano Jomard Muniz de Britto, aos 89 anos. O velório de Jomard Muniz de Britto será realizado a partir das 10h, na capela do Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife. O enterro está marcado para às 16h. As informações são do Diário de Pernambuco.

Jomard Muniz de Britto nasceu em 8 de abril de 1937, no bairro de São José, no Recife. O diretor e autor é conhecido por seu trabalho em obras como ‘O Palhaço Degolado’ e ‘Inventário de um Feudalismo Cultural’.

Filho da pernambucana Maria Celeste Amorim, Jomard era o primogênito e o único vivo entre cinco irmãos. Estudou estética com Ariano Suassuna, com quem posteriormente teve divergências intelectuais, e, ao longo da carreira, lecionou disciplinas como introdução à filosofia, teoria do conhecimento e estética.

No início dos anos 1960, se aproximou do cineasta baiano Glauber Rocha, que o convidou para passar uma temporada em Salvador. À Glauber, Jomard atribuía o despertar de seu interesse pela realização cultural. Em Pernambuco, passou a se destacar pela circulação entre diferentes áreas, como filosofia, cinema, literatura e música, além de desenvolver atividades como agitador cultural no estado.

Da Folha de Pernambuco

O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta segunda-feira (12), reúne fiéis em missas, procissões e outras manifestações de fé em homenagem à padroeira do Brasil.

Em Pernambuco, as comemorações incluem atividades religiosas e culturais, com programações especiais nas paróquias do Recife, de outras cidades da Região Metropolitana (RMR) e da Mata Sul.

A cidade de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, há 147 km do Recife, inaugura, nesta segunda-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, um santuário em homenagem a padroeira do Brasil e do município. No Alto da Boa Vista, acima da capela, está uma imagem de 13 metros de altura da santa, mas todo santuário chega a 16 metros.

Segundo a gestão municipal, a estrutura gigante durou cerca de um ano para ficar pronta, e agora, passa a ser destaque como ponto de fé e devoção para a comunidade católica na região. A imagem foi produzida em Petrolina, no Sertão do estado, sob a coordenação do escultor Ranilson Viana. Cerca de 20 pessoas trabalharam na construção, desde os estudos iniciais e a modelagem até a execução da estrutura metálica, o revestimento, o acabamento e a pintura, além do transporte, montagem e finalização no local.

Nesta segunda-feira (12), dia que marca a inauguração do santuário, uma programação religiosa será realizada no local. Às 16h, uma procissão com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida sairá da Igreja Matriz, no centro do município, em direção ao santuário, que fica na Rua Projetada, s/n, no Alto da Boa Vista. Às 17h, haverá a missa de encerramento, seguida pela benção da imagem e inauguração do mirante e santuário. As informações são da CBN Recife.