Quais carros tiveram a menor desvalorização no ano passado?

A Mobiauto, uma das maiores lojas online de vendas de veículos usados do Brasil, usou a sua base de dados do mercado para verificar a variação dos preços dos carros mais vendidos do Brasil em 2024. O estudo considerou o preço médio dos modelos entre janeiro (zero quilômetro) e dezembro de 2024 (seminovo).

De acordo com o levantamento, o Chevrolet Onix, terceiro colocado no ranking geral de vendas, apresentou o menor índice de desvalorização entre os modelos mais vendidos no decorrer do ano passado: -4,93%. O preço médio do hatch variou de R$ 105.514,31 (janeiro de 2024) para R$ 100.409,03 (dezembro de 2024). A Fiat Strada, líder geral de vendas entre automóveis e comerciais leves, registrou a segunda menor depreciação durante 2024.
O preço médio da picape compacta caiu de R$ 131.811,60 (zero quilômetro) para R$ 124.106,18 (seminovo), apresentando uma desvalorização média de -6,55%. A maior desvalorização entre os modelos mais vendidos do Brasil no ano passado foi apontada pelo Hyundai HB20. O hatch, que ficou na quarta posição do ranking de vendas, teve depreciação média de -25,62%, segundo o levantamento da Mobiauto.
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GWM Ora 03, o elétrico que menos perde valor – Os veículos elétricos da GWM Ora 03 Skin e GT são os menos desvalorizados em seus segmentos, de acordo com dados da Tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a principal referência do mercado para quem deseja comprar ou vender um veículo usado. Em sua categoria, o Ora 03 GT, que era vendido zero km por R$ 184 mil em janeiro de 2024, foi o modelo que menos perdeu valor no mercado após um ano de uso: apenas 11,96%. Seu principal concorrente, o BYD Dolphin Plus, apresentou desvalorização de 17,41% entre janeiro e dezembro de 2024. Outros veículos elétricos tiveram uma depreciação ainda mais acentuada, como Mini Cooper (27,18%) e Peugeot e-208 GT (40,77%). Até modelos a combustão da mesma faixa de preço tiveram um desempenho pior no mercado brasileiro, como Hyundai Creta N Line (16,38%) e Jeep Renegade S T270 (19,58%). A situação se repetiu com o Ora 03 Skin, que era vendido a R$ 150 mil em janeiro de 2024. O elétrico da GWM desvalorizou apenas 13,96% em um ano, enquanto seu principal concorrente, o BYD Dolphin, apresentou uma depreciação de 14,92% no mesmo período. Outros concorrentes da mesma categoria apresentaram uma perda de valor ainda maior. A versão elétrica do Renault Kwid desvalorizou 42,05% no ano passado. Os modelos a combustão da mesma faixa de preço tiveram um comportamento no mercado um pouco melhor que o Kwid E-Tech, porém ainda assim perderam mais valor do que o Ora 03 Skin. É o caso de Nissan Kicks Exclusive 1.6, Chevrolet Tracker Midnight 1.0 Turbo e Jeep Renegade Longitude T270, que tiveram desvalorização de 14,45%, 15,74% e 16,96%, respectivamente.
GM faz 100 anos e anuncia cinco lançamentos – A General Motors é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, enquanto a Chevrolet é a marca de veículos mais querida pelos brasileiros. Nessa semana, a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses.
Demanda por seguros cresce 10,7% – A procura dos consumidores brasileiros por seguros de automóveis cresceu 10,7% em 2024, na comparação com o ano anterior. No último mês de dezembro, a alta foi de 9% frente ao mesmo mês de 2023. Já na comparação com o mês anterior, novembro de 2024, o aumento foi de 4,34%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. O levantamento de dezembro de 2024 também analisou a demanda por faixa etária dos segurados. Aqueles com idades entre 18 e 25 anos, que historicamente apresentam a menor procura, tiveram o melhor resultado do período, com um crescimento de 9,28% em relação ao mesmo mês de 2023. Entre os condutores com 60 anos ou mais, tradicionalmente mais cautelosos, o aumento foi de 8,50%.

Rampage ganha mais assistência à condução – O primeiro modelo da Ram desenvolvido fora dos Estados Unidos, a Rampage, apresenta uma novidade em 2025 que a torna ainda mais completa e segura: as versões Rebel e Laramie, tanto as equipadas com o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv quanto com o recém introduzido 2.2 turbodiesel de 200 cv, além da versão R/T 2.0 turbo gasolina, passam a oferecer como item de série o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) de nível 2. Com a adição do assistente ativo de direção, que combina o uso da centralização na pista e do piloto automático adaptativo, a Rampage passa a ser capaz de contornar diferentes curvas de forma autônoma em vias sinalizadas, mantendo uma velocidade pré-definida.
Além disso, a aceleração e a frenagem também podem ser efetuadas sem a atuação do condutor em cenários específicos. Os auxílios exigem que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção à via, se tornando uma camada extra de segurança e conforto da Rampage durante seu uso. Para permitir a detecção das mãos do condutor foi incorporado um novo volante com revestimento premium, sendo perfurado na versão R/T. Outra novidade recente para a Rampage foi a introdução da versão Big Horn, que se tornou a nova porta de entrada para o universo Ram.

Classe C 2025 chega mais conectado – O novo Mercedes-Benz Classe C 2025 desembarca no Brasil nas versões C 200 AMG Line, que sai por R$ 384.900, e C 300 AMG Line, com preço de R$ 445.900. Ambos têm sistema híbrido leve e a potência pode chegar aos 258cv. O sedã, que terá as primeiras unidades entregues ainda em janeiro. traz linhas esportivas com faróis no formato de gota, ampla grade frontal e rodas de 19 polegadas. Por dentro, conta com uma ampla central multimídia na vertical e um painel de instrumentos robusto. Além disso, ainda há ar-condicionado de 4 zonas, sistema de luzes ambientes, bancos em couro Nappa, sistema de som premium Burmester Surround 3D com 15 alto-falantes e 710 watts.
Aliás, o sistema MBUX — de entretenimento — traz chamada de emergência, diagnóstico remoto, atualização de software remotamente, dados de tráfego em tempo real, entre outras conectividades, como integração com Apple Music, Amazon Music, Spotify etc. O Mercedes-Benz Classe C 200 AMG Line tem motor de quatro cilindros em linha com sistema híbrido leve, que entrega até 204cv. Já a versão C 300 AMG Line tem potência de 258cv, assim como, também tem sistema híbrido de 48V. A transmissão é automática de nove velocidades. Na configuração de entrada é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e atingir a máxima de 246 km/h. Já na versão topo de gama são 6 segundos para chegar aos 100 km/h e 250 km/h de velocidade final.
Arrizo volta ao mercado mais completo – A Caoa Chery voltou a trazer ao mercado brasileiro o sedã Arrizo 6 Pro, agora na versão Max Drive – recheada de equipamentos de tecnologia de segurança e de assistência à condução, como alertas de colisão frontal, tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência. Ele também ganhou ar-condicionado automático e sensor de chuva – além de farol alto automático. O Arrizo 6 usa um sistema híbrido-leve, com um gerador de 48V no lugar do motor de partida e do alternador. O motor é 1.5 turboflex. O conjunto entrega 160 cavalos e 25,5 kgfm de torque, auxiliados por uma transmissão CVT que simula 9 marchas. O preço sugerido, pelo pacote de equipamentos, é oferta um bom custo/benefício: são R$ 140 mil para as primeiras 1.000 unidades.
Toyota lidera venda híbridos flex em 2024 – A Toyota do Brasil fabricou no ano passado 17.015 híbridos flex plenos (full hybrid), o equivalente a 67,4% da produção nacional. Os híbridos flex são uma das principais tendências para 2025, representando parte importante dos investimentos do setor automotivo anunciados no último ano. A Toyota, pioneira nesta tecnologia, produz e comercializa localmente veículos equipados com a tecnologia híbrida flex plena desde 2019. Desde então, mais de 90 mil unidades foram vendidas, reforçando o seu protagonismo e liderança na descarbonização do país. Esses veículos comercializados pela Toyota ajudaram a evitar a emissão de aproximadamente 34 mil toneladas de CO2 na atmosfera desde então.

Venda de motos em 2025 será recorde – Pelo menos é o que acredita a Abraciclo, a associação dos fabricantes. A indústria de Manaus, por exemplo, fechou 2024 com 1.748.317 motocicletas produzidas – expansão de 11,% sobre 2023. Para 2025, a projeção é seguir crescendo – pelo menos na faixa de 7,5%, com meta de atingir 1,88 milhão de unidades. As exportações deverão somar 35 mil unidades, volume 13% superior ao de 2023, quando houve recuo de 5,9%.
Triumph supera expectativa – A marca inglesa de motos de alto luxo Triumph chegou a 12 mil emplacamentos no Brasil. Isso significa uma alta de 89,6% em relação a 2023. A empresa está no país desde 2012 e conta com 38 concessionárias. No segmento de motos acima de 500cc, a marca registrou 7.790 unidades emplacadas, um aumento de 21%. Dezembro foi especialmente destacado, com 804 unidades emplacadas (+48,9%) nessa categoria. Também no mês passado a Triumph registrou o quarto mês consecutivo de crescimento, com 1.085 unidades emplacadas, alta de 100,9% no comparativo interanual.

Venda de seminovos e golpistas: como se proteger – O mercado de carros usados segue em alta no Brasil, impulsionado pelos elevados preços de veículos novos e pela maior restrição ao crédito. Segundo dados recentes da Fenauto, a federação dos revendedores de usados, a soma das vendas de carros, motos, picapes, caminhões e outros veículos atingiu a marca de 15,8 milhões unidades, um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior, e o melhor resultado desde 2011. Contudo, essa movimentação também atrai a ação de golpistas, que se aproveitam da vulnerabilidade de compradores menos experientes. Para ajudar na prevenção de fraudes, especialistas em segurança veicular compartilham os cinco golpes mais comuns e cinco dicas essenciais para realizar uma compra segura e sem dores de cabeça.
Cinco golpes comuns ao comprar carros usados
- Golpe do falso intermediário
Golpistas se passam por intermediários em negociações online, fingindo representar vendedores ou compradores reais. Eles manipulam as partes envolvidas e somem com o dinheiro sem entregar o veículo. - Venda de carros clonados
Carros com placas clonadas ou documentos falsificados são colocados à venda. Os compradores podem acabar com um veículo ilegal ou até mesmo apreendido. - Anúncio falso com pagamento antecipado
Golpistas criam anúncios atrativos e pedem pagamentos antecipados como forma de sinal para garantir o negócio. Após receberem o dinheiro, desaparecem. - Carros com histórico oculto de sinistro ou leilão
Veículos com histórico de acidentes graves, passagem por leilão ou até mesmo roubo são vendidos sem que o comprador seja informado. - Fraudes em documentos
Documentos adulterados ou falsificados são apresentados como autênticos, induzindo o comprador ao erro e comprometendo a legalidade da compra.
De acordo com Yago Almeida, cofundador e CEO da Olho no Carro, empresa especializada em consulta veicular para pessoas físicas, os consumidores, com o mercado aquecido, precisam estar ainda mais atentos às práticas de segurança. “Golpes na compra de carros usados são mais comuns do que se imagina, mas podem ser evitados com medidas simples, como a consulta ao histórico do veículo e a desconfiança de ofertas fora do padrão”, afirma.
Cinco dicas para uma compra segura
- Fique atento aos preços anunciados
É comum que a maioria dos anúncios apresente preços dentro de uma margem semelhante. Por isso, ofertas com valores muito abaixo do mercado podem ser um sinal de alerta. Embora tentadoras, essas promoções podem indicar veículos em mau estado de conservação ou mesmo golpes. Pesquisar a média de preço para o modelo desejado é uma forma de evitar armadilhas. - Pesquise sobre o vendedor
Ao negociar, especialmente em plataformas online, é fundamental verificar a identidade e a credibilidade do vendedor. Uma simples busca na internet pode revelar informações relevantes e evitar negociações com golpistas que falsificam dados ou criam perfis falsos. - Evite pagamentos antecipados
Um dos golpes mais comuns envolve o pedido de pagamentos adiantados como forma de sinal ou reserva do veículo. Esse tipo de transação pode ser arriscado, já que o suposto vendedor pode desaparecer com o dinheiro sem entregar o carro. O ideal é realizar qualquer pagamento apenas após a assinatura de um contrato formal e a entrega do veículo. - Inspecione o veículo pessoalmente
Não ceda à pressão de fechar o negócio sem antes conhecer o carro. Realizar uma inspeção presencial permite avaliar o estado de conservação do veículo, identificando possíveis danos, reparos ou indícios de negligência. Aproveite para fazer um test drive, garantindo que componentes como motor, freios e suspensão estão em boas condições. - Verifique o histórico do veículo
Antes de finalizar a compra, é imprescindível consultar o histórico do veículo. Essa etapa ajuda a identificar problemas como registro de roubos, batidas graves, passagens por leilão ou pendências legais. Além disso, garanta que a documentação esteja em dia para evitar futuras complicações.
Com essas medidas, é possível minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades no mercado de seminovos e usados. Mais do que um investimento financeiro, a compra de um carro deve ser uma experiência segura e confiável.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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