Compesa combate desperdício de água

A Compesa intensificou o combate ao desperdício de água na Região Metropolitana do Recife. Um novo contrato prestação de serviços de manutenção no valor de R$ 368,9 milhões visa agilizar o conserto de vazamentos, com a finalização de todas as etapas em até quatro dias. Desde fevereiro, mais de 10 mil serviços antigos foram concluídos.

A melhoria inclui a substituição de redes antigas e a implantação de novas ligações, com três consórcios operando 24 horas por dia. O novo contrato será executado pelos próximos cinco anos por meio de três consórcios, envolvendo empresas de Pernambuco e de outros estados.

Veja outras postagens

O STF (Supremo Tribunal Federal) quer concluir a ação penal contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), réu pelo crime de coação, antes de a Justiça Eleitoral abrir o prazo para registros de candidaturas às eleições de 2026, em meados de julho.

Segundo interlocutores da Corte, o cenário ideal é que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já conheça a condição de elegibilidade ou não do parlamentar no momento de julgar o seu pedido de registro, caso ele opte por disputar o pleito. As informações são da CNN Brasil.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da Folha de S.Paulo

A Procompesa (associação dos empregados do grupamento superior da Compesa) acionou o Tribunal de Contas de Pernambuco com um pedido de medida cautelar para suspender o leilão de saneamento no estado, previsto para o dia 18 de dezembro.

O documento aponta inconsistências no edital de concessão, e cita superestimativa nos índices de atendimento de esgotamento sanitário em diversas cidades. Segundo a representação, os dados distorcem a realidade econômica do projeto, o que fabricaria pedidos de reequilíbrio de contrato pela empresa vencedora logo após o leilão, já que os investimentos necessários para universalizar o serviço seriam maiores que os planejados.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Neste ano de 2025, o município de Serra Talhada recebeu o Selo Ouro de Transparência concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por meio do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O município atingiu 94,07% de conformidade na avaliação, índice que o enquadra na faixa de certificação destinada a portais que cumprem integralmente os critérios essenciais e alcançam entre 85% e 94% de aderência.

“Esse resultado demonstra o alinhamento do município às exigências previstas no PNTP e reforça os esforços adotados para ampliar a transparência ativa, garantindo informações acessíveis sobre os principais instrumentos de gestão pública”, afirmou o secretário.

A avaliação da Atricon baseia-se no monitoramento de itens como receitas, despesas, contratos, licitações, folha de pagamento e planejamento municipal. A certificação obtida por Serra Talhada reflete a atualização contínua das informações disponibilizadas ao cidadão e permite o acompanhamento mais amplo dos dados relacionados à administração pública.

“Seguiremos atualizando os processos e ferramentas necessárias para assegurar que o município permaneça aderente às diretrizes nacionais de transparência, mantendo informações claras e disponíveis à população”, concluiu o secretário.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, esteve no Recife na última quinta-feira (4) para acompanhar a entrega de dois novos ônibus escolares destinados aos estudantes do município. Ele participou da cerimônia ao lado do vereador Robertinho Asfora, do vereador Silvano Pereira e do secretário municipal de Educação, Antônio Carlos. Os veículos foram adquiridos por meio do programa Juntos pela Educação, do Governo de Pernambuco.

Com a nova entrega, Brejo da Madre de Deus passa a contar com sete ônibus repassados pelo Estado, ampliando a frota municipal e reforçando a segurança e o conforto no transporte escolar. Asfora destacou a parceria com a governadora Raquel Lyra como decisiva para avanços na educação e em outras áreas da gestão. “Esses novos ônibus chegam para reforçar nosso transporte escolar e cuidar ainda mais dos nossos estudantes”, afirmou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Cláudio Soares*

As declarações recentes da família Jair Bolsonaro, afirmando que o senador Flávio Bolsonaro seria seu candidato natural à Presidência em 2026 — e que, sem o “sangue Bolsonaro”, ninguém serve nem prestaria — escancaram um fenômeno antigo na política, mas raro de ser assumido com tanta franqueza: a tentativa de transformar um movimento político em patrimônio hereditário.

Ao desqualificar nomes amplamente reconhecidos dentro da própria direita, como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior, a família do ex-presidente não apenas sinaliza desprezo por critérios de competência ou representatividade, mas reforça a lógica de que o poder seria uma espécie de propriedade privada, transmissível por laços sanguíneos.

Palmares - Natal Encantado 2025

O indulto que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conceder no Natal deve repetir a linha adotada nos últimos dois anos e manter de fora do perdão condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, o que exclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos últimos anos, o governo Lula já havia adotado essa postura, excluindo os réus do 8 de Janeiro, seguindo o entendimento do CNPCP (Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias), ligado ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). As informações são da CNN Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O brega tomou conta de Camaragibe ontem (7) e arrastou uma multidão ao Parque de Aldeia, confirmando a cidade como novo polo de grandes eventos na Região Metropolitana. Encerrando o Festival Pernambuco Meu País Verão em clima de apoteose, Priscilla Sena transformou a última noite em celebração. Presente em todos os dias da programação, o prefeito Diego Cabral fez um balanço da festa.

“O resultado da aposta que a governadora Raquel Lyra fez, ao começar por Camaragibe a primeira edição do Pernambuco Meu País Verão, foi muito positivo. Fizemos uma festa tranquila, sem ocorrências policiais, com exemplo de mobilidade e colocamos a cidade, de uma vez por todas, na rota dos grandes eventos do Estado. Aldeia, que já é um destino turístico requisitado, ficou ainda mais conhecida. Geração de emprego e renda, toda a roda da economia criativa girando. Só temos que comemorar e agradecer. Ano que vem tem mais”, atestou Diego.

O Festival é uma promoção do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, com apoio da Prefeitura de Camaragibe, que mobilizou todas as secretarias para garantir infraestrutura e serviços. Para facilitar a mobilidade foi criada uma linha expressa, de ônibus com ar condicionado, que levou o público do Shopping Camará até o Parque de Aldeia. Também foram realizadas campanhas educativas sobre a violência contra as mulheres e de acolhimento infantil. O evento teve coleta seletiva com lixeiras distribuídas na área do parque. O material foi recolhido por catadores da Associação de Catadores da Dignidade de Camaragibe (ACAD).

A programação começou às 16h, com a apresentação da Orquestra de Getúlio Cavalcanti, um dos compositores de frevo mais atuantes de Pernambuco. Na sequência o projeto Meu Coração é Brega reuniu Brunessa França, Amigas Do Brega e Banda Sentimentos que desfilaram uma sequência de super sucessos. Logo depois a Banda Kitara assumiu o palco seguida pelo show de Michelle Andrade, que não deixou ninguém parado. A primeira edição do Pernambuco Meu País Verão encerrou com a apresentação de Priscila Senna que manteve o público no Parque de Aldeia até as primeira horas da madrugada desta segunda-feira.

A corrida de “O agente secreto” rumo ao Oscar 2026 deu mais passo nesta segunda-feira com a indicação a três Globos de Ouro: melhor filme de drama, melhor filme em língua não inglesa e melhor ator de filme de drama, para Wagner Moura. A cerimônia de premiação, organizada pela Golden Globe Foundation, acontece no dia 11 de janeiro de 2026, direto de Los Angeles.

O filme de Kleber Mendonça Filho concorre com “Frankenstein”, “Hamnet”, “Valor sentimental”, “Foi apenas um acidente” e “Pecadores” na categoria de melhor filme de drama. Na de melhor filme em língua não inglesa, os outros indicados são “Foi apenas um acidente”, “No other choice”, “Valor sentimental”, “A voz de Hind Rajab” e “Sirāt”. As informações são do jornal O Globo.

Wagner Moura aparece na lista de melhor ator de filme de drama com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”) e Jeremy Allen White, “Springsteen: Salve-me do desconhecido”. Esta é a segunda vez que ele aparece numa lista do Globo de Ouro. A primeira foi em 2016, na categoria de melhor ator de série de drama, pelo papel de Pablo Escobar em “Narcos”, da Netflix.

Na edição de 2025, o Brasil esteve representado no Globo de Ouro com “Ainda estou aqui”, indicado na categoria categoria de melhor filme em língua não inglesa (mas perdeu para “Emilia Pérez”) e melhor atriz de drama, que consagrou a atuação de Fernanda Torres.

Por Marcus Prado*
Do Diário de Pernambuco

Vem da Cidade do México um exemplo de boa gestão cultural para a preservação da memória dos seus grandes artistas, poetas e escritores. O mais recente foi a criação do Museu Casa Frida Kahlo, dedicado à mulher mais famosa do país depois de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira de toda a América Latina. (A devoção à santa é um símbolo de fé e unidade em todo o continente. Há uma igreja em Olinda, única no Brasil, erguida em seu louvor). A paixão por Frida sente-se logo ao chegar à cidade, não só na capital, mas em outras regiões do México. Sua imagem circula em notas de 500 pesos e pode ser vista em numerosas marcas do mercado turístico, a começar nos aeroportos.

Outros museus, também dedicados a figuras femininas proeminentes no campo da literatura feita por mulheres famosas, serão lembrados pelo que existe de emoção especial em mergulhar no seu mundo de criação do belo. É uma oportunidade para explorar a vida e a obra de ícones da literatura, mergulhando na história e na inspiração por trás de suas obras-primas, como foi o caso também da casa onde nasceu Gertrud von le Fort, escritora alemã, autora de obras como “A Última no Claustro”, adaptada para o cinema.

Homens e mulheres do Sítio Barro Branco, zona rural de Tabira, conversaram com o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) sobre os desafios da comunidade onde cerca de 100 famílias vivem da agricultura familiar. O deputado destinou uma emenda parlamentar para compra de um trator que vai ajudar na preparação do plantio que hoje é feito manualmente. O parlamentar explicou aos agricultores que a emenda parlamentar é um dinheiro do povo pernambucano, não do deputado, e que voltará para acompanhar os resultados do uso do equipamento pela comunidade.

A viagem foi momento também para conseguir ouvir mais seis cidades do Sertão do Pajeú, como Quixaba, Iguaracy, São José do Egito, Carnaíba, Afogados da Ingazeira e Itapetim, através de reuniões com lideranças. O deputado teve 5.582 votos na região na eleição de 2022. “Ouvir as pessoas, olho no olho, é o que permeia a minha atuação como parlamentar. Sempre foi assim. É vindo na região e vendo de perto”, reforçou Feitosa.

Ainda em Tabira, Feitosa participou de um encontro com veteranos da Polícia Militar de Pernambuco. Um momento para honrar os veteranos mais antigos que serviram a sociedade com o trabalho na PMPE e também de relembrar os desafios que viveu nos 27 anos que serviu a Polícia.

O governador do Paraná e pré-candidato à Presidência, Ratinho Júnior (PSD), afirmou, no sábado (6), que sua disposição de “colaborar com o novo Brasil” passa, necessariamente, por “fazer parte de um time”, seja como protagonista, seja compondo uma aliança.

A declaração foi dada em entrevista coletiva no Rio de Janeiro após a divulgação da carta do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). No mesmo contexto, ele mencionou o anúncio de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026. As informações são da CNN Brasil.

Por Tales Faria
Do Correio da Manhã

A avenida Brigadeiro Faria Lima representa o dinamismo econômico de São Paulo. Aquele corredor com torres de lojas e escritórios luxuosos se tornou sinônimo de capital financeira e empresarial do país.

Hoje, na política e na economia, fala-se que “a Faria Lima” pensa, gosta ou quer alguma coisa. Como se fosse um ser vivo com pensamento único. Mas não é bem assim. A Faria Lima, como qualquer outro agrupamento, tem diversas correntes com propostas diversas e até conflitantes. O tom é dado pelo subgrupo hegemônico.