Álvaro Porto de volta à Alepe para colher os frutos da boa relação com os colegas
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), desembarca no Recife no final da tarde deste sábado (2). O parlamentar viajou para São Paulo no dia 20 de outubro e lá passou por cirurgia para tratar dores na coluna. Em entrevista ao blog, na noite de ontem, Porto relatou que está recuperado e que não sente mais dores. Já na próxima segunda-feira (4), estará de volta à Alepe, onde começa a comandar as negociações para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa.
Álvaro Porto falou pela primeira vez sobre o novo pleito. Quando houve a decisão do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender a reeleição antecipada da Mesa, realizada em novembro de 2023, o presidente já estava em São Paulo. O parecer de Dino foi publicado no dia 22 de outubro, atendendo a uma solicitação do procurador-geral da República, Paulo Gonet. De imediato, o presidente enviou uma nota, por meio da assessoria de imprensa, afirmando que a decisão seria acatada. “Deliberação judicial não deve ser enfrentada, mas cumprida”, informou o comunicado.
Leia maisMesmo afastado, o parlamentar não deixou de receber os apoios dos colegas e jamais perdeu o favoritismo para a permanência na presidência, motivo pelo qual tem enfrentado a questão com tranquilidade. Álvaro Porto comentou que não tem tratado ainda do tema, que está deixando para quando estiver pessoalmente na Casa, mas recebeu ligações de vários deputados e também da governadora Raquel Lyra (PSDB), na sua estadia em São Paulo. A gestora garantiu ao presidente que não se meteria na disputa.
“Ela disse que a Assembleia era quem tinha que resolver e que não iria se envolver na nova eleição da Mesa. Acho que foi um gesto com a Casa também, que mostra a independência da Casa. De todo jeito, a gente nunca teve nenhum problema em aprovar os projetos do Governo. É claro, são discutidos, mas as coisas são feitas na base do acordo, conversando”, afirmou Porto.
Pelo menos 30 deputados, de vários partidos, já afirmaram ao blog que votarão novamente em Álvaro Porto, que o estilo dele e a autonomia que o presidente conferiu à Alepe são alguns dos motivos. O próprio Álvaro destaca que não tem barreiras para dialogar com os colegas, postura que o faz receber de volta os gestos num momento como o que virá, de nova eleição. É a colheita de um plantio feito dia a dia, na rotina do Poder Legislativo.
Questionado como tem avaliado todo o apoio público que tem recebido para enfrentar a nova disputa, Álvaro respondeu: “Eu vejo essa questão pelo olhar do fortalecimento que hoje tem a Assembleia e pelo convívio que a gente tem na Casa, o diálogo com todos os deputados. O gabinete da Presidência está sempre aberto. Deputado não precisa estar ligando para mim para marcar. É só chegar lá. Eu estando na Assembleia, o gabinete é aberto para todos”, destacou.
Gustavo Gouveia – Sobre a primeira-secretaria, um ponto de divergência entre os deputados, já que alguns defendem a permanência de Gustavo Gouveia (SD) e outros o querem fora do cargo, Álvaro Porto disse que só tem acompanhado o caso pela imprensa. “Até agora ninguém conversou comigo a respeito dessa questão. A gente vem acompanhando os comentários na imprensa, mas não tratei sobre isso com nenhum deputado. A partir da próxima semana é que a gente vai sentar para ver realmente o que é que está acontecendo”, frisou.
Dani Portela defende Gouveia – A deputada Dani Portela (Psol) foi uma das que se manifestou publicamente em apoio à recondução da mesma chapa para a Mesa, defendendo que continuem nos cargos tanto Álvaro quanto Gouveia. “Destaco com alegria ver ações como o Alepe Cuida, a realização do PPA Participativo, de forma descentralizada em todo o Estado, além da instalação de uma política institucional antirracista dentro da instituição. Esses avanços são importantíssimos para que a Casa do Povo siga ampliando o seu trabalho junto à população”, declarou a deputada, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Popular.
Eleições municipais – Álvaro Porto também comentou o resultado das eleições municipais em Pernambuco. “Eu achei que o cenário ficou equilibrado. Todos se saíram bem, tanto o Governo quanto a oposição. Acredito que a partir do próximo ano devem começar as construções para 2026.” Questionado se achou que a governadora Raquel Lyra ficou mais forte, Porto salientou: “a gente vem acompanhando o que estão dizendo, que há 125 prefeitos a apoiando. Você não pode dizer que não houve fortalecimento, mas acredito que o jogo está equilibrado.”
Cidadão de Pernambuco – Na próxima segunda-feira (4), às 18h, o secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula, receberá o Título de Cidadão Pernambucano na Assembleia Legislativa. A iniciativa é de autoria da deputada Débora Almeida (PSDB). Existe uma expectativa para que o presidente Álvaro Porto abra a reunião, mas ainda não está confirmada a participação dele.
Vai dar Trump ou Kamala? – A próxima semana será agitada no cenário político internacional, com as eleições dos Estados Unidos, na terça-feira (5). A disputa entre o ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris está acirrada. No Brasil, o presidente Lula (PT) afirmou, ontem, em entrevista ao canal de televisão francês TF1, que torce para Kamala, porque ela fortalece a democracia. “Eu acho que a Kamala Harris, ganhando as eleições, é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos Estados Unidos. Como eu sou amante da democracia, acho que é a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar nosso planeta, obviamente fico torcendo para Kamala ganhar as eleições.” A entrevista foi gravada por videoconferência pela manhã, no Palácio da Alvorada, e transmitida na Europa à tarde.
CURTAS
FALTOU – O deputado federal Pedro Campos (PSB) foi às redes sociais, na noite de ontem (1), explicar a ausência na votação do imposto de grandes fortunas, no último dia 30, na Câmara. O parlamentar não estava em Brasília porque nasceu sua primeira filha, Nina, no Recife. Mas disse que é favorável ao imposto e defendeu a discussão internacional da taxação.
IMPACTO AMBIENTAL- A Alepe vai realizar uma audiência pública para debater o tema “Direitos Humanos e Empresas: Impactos Socioambientais da Mineração e Energias Renováveis em Pernambuco”, na próxima segunda-feira (04), às 10h, no auditório Ênio Guerra.
ANTISSEMITISMO – A Alepe aprovou em Plenário, na última semana, o Projeto de Lei que institui no calendário oficial de Pernambuco o Dia Estadual de Combate ao Antissemitismo e ao Fascismo, a ser celebrado em 9 de novembro. Para o autor da proposta, deputado Renato Antunes (PL), as duas expressões são nefastas e precisam ser combatidas. O projeto segue para sanção da governadora Raquel Lyra (PSDB).
DISPUTA – Com mais de 25 anos de atuação jurídica e também como professora universitária, a advogada Ana Carolina Lessa é um dos nomes na disputa por uma vaga no Quinto Constitucional do TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco). A eleição, que ocorre no próximo dia 18, promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos.
Perguntar não ofende: O presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, vai explicar para os deputados na Alepe o que levou a televisão pública do Estado a não transmitir o programa Roda Viva com o prefeito João Campos?
Leia menos