Coluna da segunda-feira

Segundo turno estadualizado em Caruaru

Na reta final da campanha eleitoral nos municípios, a governadora Raquel Lyra (PSDB) concentrou sua agenda em Caruaru, sua terra natal, laboratório de gestão por um mandato e outro interrompido antes de completar dois anos para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022, nas quais bateu Marília Arraes (SD) no segundo turno.

Tudo para reeleger o prefeito aliado Rodrigo Pinheiro (PSDB) e com isso evitar um cenário inusitado numa eleição municipal no segundo turno: a antecipação da eleição para governador em 2026, com a estadualização da disputa, entrando ela própria, de um lado, e de outro o prefeito do Recife, João Campos. Com chances de sair das urnas com um dos mais votados do País, João concentrará o segundo turno em Caruaru.

Seu objetivo será eleger Zé Queiroz (PDT). Caso o pedetista derrote Rodrigo, o derrotado, na verdade, não será ele, mas a governadora, que não pode partir para uma reeleição em 2026 sem ter elegido, em 2024, o prefeito da sua terra. Daí, a conclusão de que Caruaru, no segundo turno das eleições deste ano, passa a ser o epicentro de uma eleição estadualizada, pelo menos para os opositores da governadora, à frente o prefeito recifense.

A disputa Rodrigo x Zé Queiroz no segundo turno não atrairá apenas João Campos. Além de ser explorado no guia eleitoral do rádio e da TV, o presidente Lula, ainda um dos políticos mais populares no Nordeste, com forte poder de influência, deve estar presente no palanque de Queiroz para algum ato de campanha, provavelmente um grande comício.

Também se deslocará a Caruaru o grupo Coelho, hoje liderado pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, cotado para senador na chapa de João em 2026, e as principais lideranças do PT, capitaneadas pelo senador Humberto Costa, que tende a disputar a reeleição para o Senado na chapa de João.

AVE RARA COM RODRIGO – Do PT, a ave rara que não estará no palanque de Zé Queiroz em Caruaru, num eventual segundo turno entre o pedetista e Rodrigo Pinheiro, será o deputado estadual João Paulo, ex-prefeito do Recife, o mais raquelzista da base governista na Assembleia Legislativa. Há quem aposte que abra uma dissidência na legenda petista em apoio ao prefeito, curvando-se a uma orientação da governadora.

João tende a bater Bruno Reis – Pela última pesquisa Datafolha, no último fim de semana, confirmada pelo Paraná Pesquisas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), deve perder a condição de segundo mais votado do País para João Campos. Ele caiu de 84% para 74%, enquanto o gestor recifense se mantém em 77%, abaixo apenas do prefeito de Macapá, Doutor Furlan, que tem impressionantes 86% das intenções de voto, tendo chegado em um dos levantamentos a 91%.

O start das eleições – O Tribunal Regional Eleitoral começa, hoje, o processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições. O trabalho envolve a inserção dos dados do eleitorado e das candidaturas nos equipamentos e acontecerá até o dia 1º de outubro em todos os 18 polos eleitorais do Estado. O presidente do TRE, desembargador Cândido Saraiva, acompanhará no Recife o começo dos trabalhos no Centro Administrativo Eleitoral, em San Martin, onde também será realizada uma coletiva de imprensa, a partir das 8h. A preparação das urnas acontece em todo o País, segundo calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Teste das urnas – A primeira etapa do processo corresponde à carga das mídias, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre candidatos e eleitores de cada seção eleitoral. Em seguida, cada urna é testada para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento – como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos são lacrados e o equipamento é guardado e devidamente identificado (com município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral). Após a lacração, as urnas não passam por mais nenhuma operação antes do dia e hora programados para o começo da votação.

A maior surra eleitoral – Abandonado na campanha pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o candidato tucano à Prefeitura de Garanhuns, Izaías Régis, líder do Governo na Alepe, tende a levar o maior tombo eleitoral da sua trajetória política. Se todas as pesquisas que já foram divulgadas no município estiverem certas, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) pode ser reeleito com uma frente próxima a 30 mil votos, superando a que o próprio Izaías impôs a Sivaldo em 2016, de 28 mil votos, até então a maior frente já vista em eleições para prefeito do município.

CURTAS

EDITAL – A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou, no último sábado (21), o edital de licitação para conclusão das obras do Complexo de Polícia Científica de Caruaru. O contrato com a empresa de engenharia vencedora do certame será no valor máximo de R$ 5,7 milhões. A obra estava paralisada, e se tornou meta do programa Juntos pela Segurança.

CALADO – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não se manifestou sobre a prisão do deputado federal Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro, pela Polícia Militar, sexta-feira passada. Desafeto de Lira, o psolista foi detido em meio a um ato na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Braga foi liberado na noite da própria sexta.

DEBATE – Os dois candidatos a prefeito de São José do Egito – George Borja (PSB) e Fredson Brito (Republicanos) – foram convidados para um debate no próximo dia 28, às 10 horas, no auditório da Faculdade Vale Pajeú, mediado por mim, numa iniciativa conjunta da FVP com o meu blog. Devem dar a resposta ao longo do dia de hoje.

Perguntar não ofende: Por que o vereador Fred Ferreira (PL) não pede voto para o candidato a prefeito do seu partido no Recife?

Veja outras postagens

O vereador de Palmares, Saulo Acioli (PSDB), ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral contra o PSB do município, sob acusação de fraude na cota de gênero. A denúncia aponta que o partido teria lançado candidaturas femininas fictícias para cumprir o percentual mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.

De acordo com Acioli, as candidatas Luciene Silva e Rafaela Silva, que obtiveram apenas 1 e 4 votos, respectivamente, não realizaram atividades de campanha. Além disso, as contas partidárias das duas permanecem zeradas, reforçando a suspeita de que suas candidaturas seriam apenas formais.

Com informação do blog do Silvinho.

Jaboatão dos Guararapes - Matriculas 2025

O jovem líder político Bruno Marques reafirmou seu compromisso com a defesa de uma solução definitiva para os problemas enfrentados pelo Perímetro Irrigado de Itaparica. A luta, que acompanha de perto ao lado de seu pai, Fabiano Marques, prefeito de Petrolândia, tem sido uma bandeira constante em suas ações e discursos.

Os agricultores reassentados na região enfrentam graves dificuldades, especialmente diante da ameaça de corte de energia pela Neoenergia, situação que põe em risco não apenas a subsistência de milhares de famílias, mas também a economia de diversas cidades impactadas pelo sistema.

“O Perímetro Irrigado é mais do que uma estrutura; é o coração econômico e social de nossa região. Não podemos admitir que falte diálogo e responsabilidade na resolução desse problema”, destacou Bruno. A interrupção das operações colocaria em risco uma cadeia produtiva que sustenta a agricultura familiar, grandes produções e movimenta o comércio local.

Bruno Marques reforça que está dialogando com lideranças locais, estaduais e federais para buscar alternativas que assegurem o funcionamento contínuo do Perímetro Irrigado. “Esta é uma luta de todos nós. É preciso união e empenho para garantir que os agricultores não sejam prejudicados por questões burocráticas ou falta de apoio institucional. Nosso compromisso é com quem trabalha para fazer nossa região prosperar”, declarou.

O esforço conjunto com o prefeito Fabiano Marques e outros líderes regionais demonstra a importância de manter o tema em pauta, garantindo que os agricultores de Itaparica tenham voz e condições dignas para seguir contribuindo com o desenvolvimento do Nordeste

Conheça Petrolina

Por Lucas Moraes
Do JC

O parques de diversões Mirabilandia confirmou a data para o encerramento de suas atividades em Pernambuco. Ocupando área de propriedade da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), concedido em regime público para a concessionária Consórcio CID Convenções Pernambuco SPE S/A, o parque está encerrando o contrato de locação do terreno e não concretizou seus planos de manter as atividades em outra região do Estado.

Parte da área ocupada pelo parque já tinha sido solicitada e devolvida ao consórcio em julho de 2023. Ao todo, de acordo com o Consórcio CID Convenções Pernambuco SPE S/A, deverá ser desocupada uma área de 55.000 m². Foram devolvidos até então 20.000 m², reduzindo em 19.500m² a área ocupada pela atração.

A administração do Mirabilandi diz que já havia negociado em março de 2023 a extensão do prazo de permanência, a nova data para desocupação total do espaço ficou pré-definida para 22 de maio de 2025.

Mas, a saída de um parque demanda um prazo grande para desmontar equipamentos. O que fará com que o funcionamento seja mantido só até o dia 2 de fevereiro de 2025.

Como já foi anunciado, o Mirabilandia tinha planos de transferir suas operações para o município de Paulista, no Grande Recife, mas, por ora, o encerramento das atividades é o que está posto como certo pela administração do parque.

Com mais de 20 atrações que atendem públicos de todas as idades – desde famílias até os amantes de adrenalina –, o Mirabilandia foi palco de eventos temáticos icônicos, como a famosa “Hora do Terror”. Neste mês de dezembro, o parque ainda promove a campanha Natal Solidário Mirabilandia e, ao longo do mês de janeiro, período de férias, estará com uma programação especial voltada para o público infantojuvenil.

A HISTÓRIA DO MIRABILANDIA
Fundado em 2002, o Mirabilandia rapidamente se tornou um dos principais equipamentos de lazer do Nordeste e uma referência nacional em entretenimento. “O parque está encerrando um ciclo muito especial, com o sentimento de gratidão por todos que fizeram parte dessa jornada. Queremos convidar todos a viverem conosco esses últimos momentos de diversão e magia até fevereiro de 2025. O objetivo é celebrar essa história ao lado de quem a tornou possível: o público”, comenta Bruno Peixoto, diretor do parque.

Para se despedir, o Mirabilandia está programando uma campanha publicitária, atividades especiais de encerramento, além de uma comunicação oficial direcionada a todos os parceiros e fornecedores.

NOVO ESPAÇO PARA O CENTRO DE CONVENÇÕES
Além de incorporar a nova área para a realização de eventos externos, inclusive com ampliação do estacionamento, o Pernambuco Centro de Convenções também planeja parcerias para um novo empreendimento no local onde hoje funciona o Mirabilandia, a exemplo de um homecenter ou até mesmo um hotel, conforme adianta o CEO do Pernambuco Centro de Convenções, Claudio Vasconcelos.

Atualmente, o Pernambuco Centro de Convenções loca duas áreas externas para eventos, de 20.000 e 40.000 metros quadrados. A ampliação ajudará a refroçar a vocação de espaço multiuso, angariando feiras, shows e eventos de forma simultânea em sua área.

Por Jameson Ramos
Da equipe do blog

Após a governadora Raquel Lyra (PSDB) enviar para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um Projeto de Lei para desmembrar a Secretaria de Educação e Esportes, ganhou força a especulação de que o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) seria o escolhido da tucana para assumir, a partir do próximo ano, a Secretaria de Educação.

Mendonça, ex-ministro da Educação, aliado da governadora, andou ao lado da gestora nas eleições municipais deste ano e chegou a rachar com o União Brasil após o partido negar apoio ao então candidato a prefeito do Recife, indicado por Raquel, Daniel Coelho.

Ao blog, Mendonça Filho afirmou com veemência que não há sentido na especulação de que será o futuro secretário de Raquel. O parlamentar destacou que não há nenhuma tratativa ou conversa com Raquel para que ele venha a comandar a Educação em Pernambuco.

Nova secretaria

Além da divisão da atual Secretaria de Educação e Esportes, para o próximo ano, a governadora Raquel Lyra deve criar uma secretaria voltada para a defesa dos animais.

Por Rodrigo Rocha
Do Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), está participando da conferência anual do JP Morgan, um dos maiores eventos globais no setor financeiro, realizado em São Paulo. Com a presença de líderes de negócios e finanças de todo o mundo, a conferência é um espaço para discutir o futuro econômico global e soluções para desafios urbanos e sociais.

João Campos destacou em suas redes sociais a importância de sua participação no evento. “É uma honra ser o único prefeito convidado para falar sobre os desafios e o futuro das nossas cidades” disse.

O evento é promovido pelo JP Morgan, cujo portfólio de ativos é superior ao PIB do Brasil.

Em sua fala, o prefeito compartilhou a experiência de Recife como um exemplo de transformação urbana. “Aqui, estou compartilhando como o Recife tem transformado ideias em ações, mostrando que é possível fazer a diferença e construir soluções para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Com a presença de autoridades e líderes empresariais, o evento do JP Morgan serve como uma plataforma para troca de ideias e construção de parcerias estratégicas que podem impulsionar o crescimento das cidades ao redor do mundo.

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) encaminhou à governadora Raquel Lyra um ofício pedindo a estadualização e a pavimentação de uma estrada vicinal em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. A via, com aproximadamente 18 km, conecta o entroncamento da BR-104 à comunidade de Jerimum e segue até a divisa com Santa Cruz do Capibaribe.

O pedido foi articulado em parceria com o prefeito eleito de Taquaritinga, Gena Lins, e tem como objetivo melhorar a infraestrutura local. Segundo o parlamentar, a pavimentação beneficiará diretamente o escoamento da produção agrícola e fortalecerá o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, contribuindo para a economia regional e aumentando a segurança no trânsito.

“A estadualização e pavimentação dessa estrada são fundamentais para o desenvolvimento regional. Essa obra vai atender uma demanda urgente da população e aliviar o fluxo em áreas já saturadas. Conto com o apoio da governadora para concretizar esse projeto”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Três ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram exonerados temporariamente para voltarem ao Congresso Nacional e indicarem emendas parlamentares para as bases eleitorais.

Segundo publicação no Diário Oficial da União de terça-feira (3/12), os ministros exonerados foram Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura e Pecuária; Celso Sabino, do Turismo; e André Fufuca, de Esportes.

Carlos Fávaro (PSD) é senador por Mato Grosso. Já Celso Sabino (União) é deputado federal pelo Pará e André Fufuca (PP) pelo Maranhão.

Dos três ministros, apenas Carlos Fávaro foi nomeado para o cargo novamente, pois ele participará de uma missão oficial internacional do Ministério da Agricultura e Pecuária nesta quarta-feira (4/12). O evento é voltado ao fortalecimento das relações agropecuárias entre Brasil e Angola.

Pelo Instagram, Fávaro afirmou que teve “a honra de retornar ao Senado Federal em um momento especial”. O ministro participou da votação e celebrou a aprovação PL 658/2021, conhecido como Marco Jurídico dos Bioinsumos. “Com isso, evitamos fragilizar os orgânicos e damos um importante passo para a agropecuária brasileira”, disse.

Em nota, o Ministério do Turismo informou que Celso Sabino solicitou a exoneração temporária do cargo de ministro para reassumir o cargo de deputado federal, para assim permitir a participação em “importantes debates e votações no Congresso Nacional, bem como, especialmente, para cumprir seu dever perante os municípios paraenses no que tange a indicação das emendas parlamentares para o Orçamento Geral da União de 2025”. O ministro deverá retornar ao cargo nos próximos dias.

Do Correio Braziliense.

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) já vê entre os deputados atuais e possíveis candidatos em 2026 a divisão entre quem defende a candidatura da governadora Raquel Lyra (PSDB) à reeleição e quem apoia o prefeito do Recife João Campos (PSB) como candidato ao Executivo estadual. Pelo menos foi isso que ele garantiu em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, na manhã desta quarta-feira (4).

“A oposição está sendo construída com João como protagonista no embate contra Raquel. A governadora vai ter muitos recursos, vai conseguir fazer muitas entregas, e essa decisão lá na frente tem que ser avaliada. Hoje, enxergo que João é, sim, candidato a governador, mas precisa-se fazer contas”, afirmou o vereador.

Coutinho, que foi secretário de Esportes na gestão de João Campos e acaba de ser reeleito para o terceiro mandato na Câmara Municipal da cidade, destacou que seu partido estará ao lado do prefeito em qualquer decisão que ele tomar. O vereador anunciou, inclusive, que será candidato a deputado estadual e vai defender a candidatura de Campos.

“O partido está com João Campos para 2026. Serei candidato a deputado estadual ao lado do prefeito João Campos. O ministro Sílvio Costa Filho, o deputado (federal) Augusto Coutinho, o deputado (federal) Osésio Silva, também estão ao lado de João Campos. No partido, está apaziguada essa questão”, declarou.

“Prezado Javier Milei, meus cumprimentos pelo jeito que você está conduzindo essa nação e conseguindo ótimos resultados. Parabéns pelas medidas, às vezes salgadas, que você está tomando, que estão dando resultado.”

Por meio de um vídeo gravado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da abertura do primeiro congresso do CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), que ocorre hoje no hotel Hilton, em Puerto Madero, em Buenos Aires.

“Nós fizemos no Brasil algo parecido com o que você está fazendo na Argentina, mas tivemos dois problemas, a pandemia e a guerra na Ucrânia. Nós também reduzimos a carga tributária e por três meses consecutivos tivemos deflação. Eu espero que a Argentina continue nessa linha. Os problemas vão aparecendo, mas vamos driblando. A volta de Donald Trump nos dá forças. Ele já reclamou da anistia do filho do Biden, sugeriu que também haveria anistia aos invasores do Capitólio, o que nos leva a defender que também exista anistia aos patriotas que saíram às ruas em 8 de janeiro no Brasil”, afirmou.

Bolsonaro agradeceu a Milei por receber os bolsonaristas que participaram nos atos e que estão pedindo refúgio na Argentina. “Lutamos pela anistia dessas pessoas”.

O governo brasileiro enviou recentemente ao país vizinho o pedido de extradição de 63 foragidos sob investigação de terem participado dos atos golpistas, em que houve invasão às sedes dos Poderes e depredação.

Na CPAC, Bolsonaro falou também de sua situação jurídica. “Não houve golpe, nós apenas conversamos sobre hipóteses constitucionais, mas Lula da Silva quer dizer que eu tentei dar um golpe de Estado. Temos um juiz na Suprema Corte que não segue o devido processo legal. Ele se faz de vítima. E por isso nao tenho meu passaporte. Mas espero que me devolvam para eu poder comparecer na posse do Trump, que me convidou”.

Da Folha de São Paulo.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, hoje, que a base aliada do governo Luiz Inácio Lula da Silva não tem votos suficientes na Casa, atualmente, nem para aprovar o regime de urgência para os projetos do pacote de corte de gastos. O governo enviou os textos ao Congresso na última semana e conta com a aprovação das propostas ainda este ano para enviar uma sinalização de responsabilidade fiscal ao mercado. As informações são do portal G1.

Para isso, no entanto, será preciso aprovar o chamado “regime de urgência” – um rito acelerado para os textos, que seriam votados diretamente no plenário da Câmara sem passar pelas comissões. “Hoje, o governo não tem os votos nem pra aprovar as urgências. Não tenho dúvida que o Congresso não vai faltar, mas está num momento de muita instabilidade de coisas que não são inerentes dos Poderes, das suas circunscrições. Você nunca vai ver um deputado julgando, como também não deveria ter juiz legislando. Para isso, existem os limites constitucionais”, disse Lira.

Para aprovar a urgência, o plenário da Câmara precisa atingir a chamada maioria simples. Ou seja: se houver pelo menos 257 deputados na sessão, basta que a maioria dos presentes vote “sim”. Já para aprovar os projetos de lei complementar, é preciso atingir a chamada maioria absoluta: 257 votos favoráveis entre os 513 deputados com mandato.

Lira afirmou, no entanto, que, apesar da instabilidade na negociação política, vai colocar os pedidos de tramitação acelerada em votação hoje. Esses pedidos de urgência chegaram a ser incluídos na pauta de terça (3). A análise foi adiada diante da insatisfação de parlamentares com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu novas regras para a retomada do pagamento de emendas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi homenageado pelo Congresso Nacional, hoje, com a Medalha do Mérito Legislativo 2024. O pernambucano, que é deputado federal licenciado para exercer a função ministerial, participou da cerimônia no Plenário Ulysses Guimarães, que reuniu diversas autoridades da República brasileira.

Silvio recebeu a medalha por indicação do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira. Além de Costa Filho, receberam a comenda personalidades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o ministro do Desenvolvimento Social, Welligton Dias; os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, presidente da entidade, e Kassio Nunes Marques; o teólogo Leonardo Boff; a atriz Fernanda Torres; escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, entre outros.

“O sentimento é de honra e de gratidão por ter sido agraciado com tamanha comenda, concedida por indicação do meu amigo Marcos Pereira. Como deputado federal, pude dar minha contribuição ao meu país e ao estado trabalhando dia e noite para melhorar a vida das pessoas com a geração de emprego e renda”, destacou Silvio Costa Filho.

CONDECORAÇÃO

Criada em 1983, a condecoração é dada a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A cerimônia será às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.

A premiação é feita por indicação dos parlamentares. Cada líder partidário pôde indicar até uma pessoa física ou jurídica, e integrantes da Mesa Diretora da Câmara puderam indicar dois homenageados.

O prefeito eleito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), anunciou, hoje, o terceiro nome que vai compor o seu secretariado direto. Trata-se do coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco Luciano Alves Bezerra da Fonsêca, cuja última função exercida na corporação foi de a Comandante Geral, entre janeiro de 2023 e julho de 2024. “A escolha pelo nome do coronel Luciano Alves se deve ao fato de ter ampla experiência no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Vivemos em um município com mais de 70% do seu relevo formado por morros e encostas, no entanto, faremos o maior investimento em geomantas da história de Camaragibe e o coronel Luciano Alves é o nome mais capacitado para cuidar dos recursos da nossa secretaria de Defesa Civil e das ações da pasta”, disse Diego Cabral.