Coluna da quinta-feira

Um governo sem entregas

Após quase quatro anos, a gestão de Raquel Lyra (PSD) mostra que é conjugada no futuro do pretérito. Em praticamente todas as áreas, as explicações do governo são de que faria e aconteceria, mas que não avançou por conta da oposição. Esse retrato ficou bem evidenciado em levantamento produzido pelo portal G1 sobre as promessas dos governadores.

Os dados mostram que Raquel tentará a reeleição este ano sem ter cumprido nem metade dos compromissos que assumiu em 2022. O mais emblemático é o da construção de creches. A autointitulada “Racreche” da campanha de quatro anos atrás prometeu 250 equipamentos, mas só entregou 11.

Veja outras postagens

Toro híbrida-leve de 48 volts: o que muda nela?

Duas versões da linha 2027 da Fiat Toro ganharam o sistema híbrido-leve, conhecido como MHEV — sigla em inglês para Mild Hybrid Electric Vehicle: a Ultra e a Volcano. O sistema já se popularizou em outras marcas do grupo Stellantis, como Peugeot, Jeep e Citroën. A Toro ficou mais econômica e agradável de dirigir com a adoção do sistema híbrido-leve de 48 volts? Depois de uma semana ao volante da versão Volcano MHEV 2027, em rodovias e no trânsito urbano, a resposta é sim — mas com algumas ressalvas.

Este colunista explica quais os efeitos da inclusão desse motorzinho de 48 volts que funciona como assistência elétrica ao 1.3 turbo flex a combustão. No geral, vale reforçar: além do MHEV, a Volcano teve reorganizado o pacote de equipamentos de conforto e conveniência (parte como opcionais). Por exemplo: os bancos elétricos não são de série, pois aparecem no Pack Tech Volcano. Assim também o são o sensor de estacionamento dianteiro e o detector de ponto cego. E manteve o carregador de celular por indução, os bancos em couro, a entrada e a partida por chave etc.

De relevante, vale destacar que ela ganhou câmbio e-DCT (veja logo mais abaixo como ele funciona) e sistemas de auxílio à condução, o Adas. Ficou, desta forma, mais completa. Mesmo não sendo um híbrido pleno (full hybrid, o tradicional, em que o motor elétrico tem força para tracionar as rodas), a Toro MHEV também tem direito à isenção de IPVA, conforme as regras tributárias locais. E em São Paulo há ainda outro benefício: os veículos híbridos estão liberados do rodízio municipal. Só por esse ângulo já leva uma boa vantagem sobre as tradicionais, digamos assim.

Do Poder360

A disputa ao governo estadual pode ser decidida no 1º turno das eleições em 7 unidades da Federação. As pesquisas mais recentes registradas na Justiça Eleitoral indicam candidatos com ampla vantagem em relação aos demais concorrentes.

Para vencer sem a necessidade de 2º turno, o candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais 1 voto, segundo a Constituição de 1988. O Poder360 reuniu as pesquisas eleitorais mais recentes com íntegras disponíveis de cada Estado. A partir das intenções de voto registradas em cada levantamento, calculou a porcentagem de votos válidos projetada para o momento atual.

Do Blog da Folha

A governadora e candidata à reeleição pelo PSD, Raquel Lyra, realizou, neste sábado (5), uma caminhada em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, ao lado da vice-governadora e candidata à reeleição, Priscila Krause (PSD), e dos candidatos ao Senado na chapa governista, os deputados federais Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP).

No ato de campanha na cidade administrada pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), aliado do candidato do PSB e adversário da chefe do Executivo estadual na disputa pelo governo, João Campos, Raquel discursou sobre entregas e ações no município.

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) quer que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se declare impedido de atuar nos casos em que foi citado na investigação do Banco Master.

Em nota divulgada neste sábado (5), a entidade manifestou “indignação e preocupação com a instauração” de uma apuração pela Procuradoria-Geral da República. O Procedimento de Controle Externo da Atividade Policial mira a conduta da PF na elaboração do relatório que citou conversas do banqueiro Daniel Vorcaro com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, além do próprio Gonet. As informações são do UOL.

A nova pesquisa do Instituto Amostragem, divulgada ontem (4), aponta ampla vantagem do governador Rafael Fonteles (PT) na disputa pelo Governo do Piauí. Considerando apenas os votos válidos, Rafael aparece com 73,48%, contra 20,89% de Joel Rodrigues (Progressistas). A diferença entre os dois principais candidatos chega a 52,59 pontos percentuais. As informações são do Meio News.

A pesquisa do Instituto Amostragem ouviu de 29 de agosto a 2 de setembro, 1.137 eleitores, sendo 260 em Teresina, distribuídas por 49 municípios de diferentes regiões do estado. Tem margem de erro de 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O estatístico responsável é João Batista Teles. O levantamento foi contratado pelo Sistema Timon de Radiodifusão / TV Meio Norte e está registrado sob os números PI-05542/2026 e BR-04775/2026.

Por Alex Fonseca
Do Blog da Folha

O candidato ao Senado pelo PL, o deputado federal Mendonça Filho, e apoiadores do candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, João Campos, se encontraram neste sábado (5), no Mercado da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, e trocaram provocações.

Em um vídeo publicado no Instagram do parlamentar, ele aparece com uma camiseta roxa exibindo as inscrições “Raquel Lyra Futebol Clube” e o número “55”, padrão criado pela equipe dele em referência à governadora e candidata à reeleição pelo PSD, Raquel Lyra.

Além de reunir um baixo número de apoiadores, a caminhada promovida pela campanha de Raquel Lyra (PSD), neste sábado (5), em Garanhuns, foi marcada pela forte associação entre a imagem dela e a de Flávio Bolsonaro, candidato a presidente da República pelo PL. Em todo o percurso, uma bandeira com as fotos dos dois esteve em evidência bem perto do carro em que a governadora desfilou junto a lideranças como os deputados estaduais Izaias Régis (PSD) e Débora Almeida (PSD).

Vídeos mostram que, antes do ato político, toalhas e outros itens em que Raquel e Flávio aparecem abraçados chegaram a ter um ponto de venda montado em frente ao espaço de apoio da campanha da governadora em Garanhuns, sem aparente protesto de auxiliares dela. A associação visual entre os dois candidatos permaneceu durante toda a caminhada.

O caso chama atenção porque, em 13 de agosto, a Justiça Eleitoral determinou, a pedido da própria coligação da governadora, que postagens da mesma foto fossem apagadas das redes sociais. No último fim de semana, Raquel e Flávio também apareceram juntos em cartazes apócrifos afixados em ruas do Bairro do Recife, o que levou apoiadores a atribuírem o caso a opositores. Essa combatividade, contudo, não tem se repetido em eventos nas ruas, inclusive na convenção da governadora, em 2 de agosto, que também contou com camisas, toalhas e outros itens com fotos dela junto à de Flávio.

Por Houldine Nascimento
Do Poder360

O coordenador do programa de governo da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição, Sergio Gabrielli, disse ontem (4) que o Supremo Tribunal Federal passa por uma “crise profunda” e que defende uma modernização do sistema Judiciário. Ao Poder360, o ex-presidente da Petrobras também fez uma ressalva ao declarar que isso não é algo que deve constar no plano.

“Estamos vivendo uma crise profunda na cúpula do STF. Então, é necessário também que haja um tratamento dessas questões, mas isso não é objeto de um programa de governo para o Executivo”, declarou.

Por Estadão Conteúdo

O presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, neste sábado (5), que o Brasil não quer depender da China ou dos Estados Unidos no desenvolvimento de inteligência artificial e defendeu uma tecnologia produzida em português.

Durante comício em São José do Rio Preto (SP), Lula também destacou o uso do gov.br e afirmou que 178 milhões de pessoas se conectam ao governo pela plataforma.

O prefeito de Brejão, Saulo Maruim (PP), afirmou que o candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) será o “senador da saúde” de Pernambuco. A declaração ocorreu durante a inauguração do Comitê do Povo, em Brejão, no Agreste, que também contou com a presença do deputado estadual Álvaro Porto (MDB), candidato à reeleição, e da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos).

Durante o evento, Saulo destacou recursos destinados por Eduardo da Fonte à saúde de Brejão. Segundo o prefeito, cerca de R$ 10,2 milhões foram destinados ao município para investimentos na área, além de aproximadamente R$ 1,38 milhão para obras de calçamento. “Não olhem apenas para as postagens da campanha. Olhem para trás e vejam o que Eduardo tem investido na saúde de Pernambuco para fazer o bem a quem mais precisa. Eduardo é merecedor de ir para o Senado Federal para defender Pernambuco. Se Deus quiser, ele vai ser senador para que possa fazer muito mais por Brejão”, afirmou.

Eduardo da Fonte agradeceu o apoio e reforçou que a saúde será uma das prioridades de sua atuação no Senado. O candidato defendeu a descentralização do atendimento especializado e oncológico no Estado e citou iniciativas como o Hospital de Amor, em Garanhuns, e a implantação de uma unidade de tratamento de câncer em Araripina, no Sertão. “Foi muito trabalho, trazendo investimentos importantes para transformar a vida das pessoas e melhorar a saúde pública. Queremos continuar levando esses cuidados para todas as regiões de Pernambuco”, declarou.

Durante o ato, Eduardo também afirmou que pretende trabalhar pela implantação de uma Casa Azul em Brejão, voltada ao atendimento de crianças autistas e ao acolhimento de suas famílias. No município, Saulo Maruim apoia, além de Eduardo da Fonte para o Senado e Álvaro Porto para a Alepe, Gabriel Porto (PSB) para deputado federal. Sandra Paes participou da inauguração e representou Gabriel Porto no evento.

Blog do Valdo Cruz – do g1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, sinalizou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pretende levar ao plenário da Corte os desdobramentos da crise envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça.

A avaliação é que as acusações e questionamentos que vieram à tona nos últimos dias precisam ser analisados pelo conjunto dos ministros, e não apenas por meio de decisões individuais. Fachin também demonstrou incômodo com a forma como os dois lados vêm conduzindo o embate.

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) promove, na próxima quinta-feira (10), um debate com candidatos ao Governo de Pernambuco para discutir propostas para a Segurança Pública e para o futuro da Polícia Civil no Estado. O encontro será realizado às 9h, na sede da entidade, na Rua Frei Cassimiro, 179, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Segundo o sindicato, o debate será um espaço para que os policiais civis apresentem pautas, demandas e reivindicações da categoria, enquanto os candidatos poderão expor propostas e compromissos para o próximo ciclo de governo. A discussão terá como foco a área de Segurança Pública e a atuação da Polícia Civil de Pernambuco.

Foram convidados os candidatos que registraram mais de 5% das intenções de voto nas pesquisas nacionais mais recentes dos institutos Real Time Big Data, Quaest e Datafolha. O SINPOL afirma que a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre a valorização dos policiais civis e o fortalecimento da Segurança Pública no Estado.