Cemitérios e o ‘Dia de Finados’

Do blog do Ney Lopes

Hoje, 2 de novembro, o mundo celebra a morte e a vida, através da tradição do “Dia de Finados” instituído pela igreja. Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires.

No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizarem missas em memória dos falecidos. A partir do século 15, o feriado se espalhou pelo mundo e a data permite reverenciar aqueles que já partiram para a eternidade.

Veja outras postagens

Reeleição de Lula está nas mãos das mulheres

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

O presidente Lula (PT) encontrou um elo entre esquerda, direita e extrema-direita no Brasil que tem potencial para romper a barreira da polarização política instalada no país nos últimos anos: o combate à violência contra as mulheres.

Diante dos casos chocantes noticiados nesta semana, existe um clamor social por endurecimento da punição aos assassinos de mulheres e meninas, estupradores e também para os que tentam o feminicídio e destroem igualmente a vida da vítima, como no caso de Tainara Souza Santos, de 31 anos. Ela teve as pernas amputadas após ter sido atropelada e arrastada por um carro dirigido pelo ex-namorado, em São Paulo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Após a apresentação do meu livro “Os Leões do Norte” durante a assembleia do ComagSul, mais cedo, encerrei agora, em Palmares, uma noite de autógrafos da obra, pela editora Eu Escrevo. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Douglas Miranda, a convite do prefeito Júnior de Beto (PP), reunindo estudantes (foto acima), professores, gestores e autoridades municipais.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou uma negociação imobiliária entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), para determinar que as próximas decisões da investigação envolvendo possíveis fraudes do banco devem ser autorizadas pelo STF.

A decisão de Toffoli foi tomada após um pedido da defesa de Vorcaro, que citou o documento da tratativa imobiliária, apreendido pela Polícia Federal (PF). “Diante de investigação supostamente dirigida contra pessoas com foro por prerrogativa de função, conforme inclusive já noticiado pela mídia formal, fixada está a competência da corte constitucional”, afirmou o ministro. As informações são do jornal O GLOBO.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes reconsidere a decisão que restringiu à Procuradoria-Geral da República (PGR) o poder de denunciar ministros da Corte ao Senado por eventuais crimes de responsabilidade — motivo que pode levar ao impeachment.

Em manifestação enviada a Mendes, a AGU pede que a medida cautelar também tenha os efeitos suspensos até o julgamento em definitivo do tema pelo Plenário do STF.

A sessão que vai analisar a decisão do ministro no plenário virtual da Corte está agendada para começar no próximo dia 12. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A defesa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) citou o voto do ministro Luiz Fux e pediu absolvição em recurso apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (3).

Ramagem está com mandado de prisão em aberto no Brasil e está foragido nos Estados Unidos.

Os advogados do deputado optaram por apresentar o recurso chamado de embargos infringentes, que tenta reverter a condenação de 16 anos e um mês de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As informações são da CNN.

Palmares - Natal Encantado 2025

Um homem de 55 anos morreu após ser atingido por uma barra de supino durante um exercício em uma academia no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda.

Ronald José Salvador Montenegro sofreu um impacto no tórax enquanto treinava na RW Academia, na segunda-feira (1).

Ele chegou a ser socorrido por funcionários do local e levado à UPA de Rio Doce, mas não resistiu. As informações são do g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A defesa do ex-ministro Anderson Torres afirmou nesta quarta-feira (3) que o político desistiu de apresentar novos recursos contra a condenação no inquérito da trama golpista.

No último dia 25, Torres e outros réus do inquérito do golpe começaram a cumprir as penas de prisão determinadas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Torres está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF – prédio no Complexo Penitenciário da Papuda conhecido como “Papudinha”. As informações são do g1.

O deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) criticou o envio pela governadora Raquel Lyra (PSD) à Assembleia Legislativa de Pernambuco de uma proposta que cria 105 novos cargos comissionados de livre nomeação, sem detalhamento de sua necessidade  e nem mesmo a indicação do impacto orçamentário dos cargos. Para Romero, a iniciativa é pouco transparente e distante das prioridades do povo pernambucano, sobretudo em um período pré-eleitoral e em meio às dificuldades enfrentadas por áreas essenciais do Estado.

“Enquanto falta investimento nos hospitais, nas delegacias, nas estradas e nas políticas sociais, o Governo decide aumentar a máquina pública sem apresentar justificativa técnica. Criar 105 cargos comissionados, assim, dentro de um projeto que muda apenas o nome da Arpe, é algo que precisa ser contestado”, afirmou.

O projeto com a proposta de criação dos cargos comissionados na Arpe foi incluído dentro de um pacote com 31 projetos de lei, enviado à casa legislativa pelo Governo do Estado às véspera do recesso de fim de ano. Para o deputado estadual, essa é uma estratégia para pressionar o Legislativo a aprovar os projetos e uma forma de diminuir a visibilidade de projetos como o que cria os cargos comissionados.

A decisão do ministro Gilmar Mendes de dificultar o processo de impeachment de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), esvaziando o poder de parlamentares e de cidadãos comuns de pedirem a cassação de magistrados, foi interpretada nos bastidores da Corte como uma espécie de vacina para as eleições do ano que vem. A decisão será analisada no plenário virtual entre 12 e 19 de dezembro.

Na Corte, a avaliação é a de que Gilmar busca se prevenir contra o esforço da direita de eleger o máximo de senadores possível justamente para conseguir quórum no Senado para o impeachment de ministros do STF. Nas próximas eleições, ⅔ do Senado será renovado. As informações são da coluna de Malu Gaspar para o jornal O GLOBO.

Por Rinaldo Remígio*

Há perguntas que não pedem licença. Invadem a mente, cutucam a consciência e se impõem como um incômodo necessário. A que me veio à cabeça, depois de ler as últimas notícias, é simples e devastadora: Em que situação está o nosso país?

O Brasil parece caminhar, dia após dia, em direção a um abismo ético onde o absurdo já não causa espanto. A nação inteira paga um preço alto quando um dos órgãos mais importantes da República — o INSS, responsável pela dignidade de milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas — é comandado por gestores que mais representam um dano do que uma solução.

Li recentemente, em alguns blogs:

O Hospital Memorial Arcoverde anunciou que o setor de Hemodinâmica deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2026. A unidade integra a reforma atualmente em andamento e permitirá a realização de exames e procedimentos cardíacos no próprio município, evitando deslocamentos para outras cidades.

O projeto de modernização inclui também a implantação de Cirurgia Cardíaca, Ressonância Magnética, ampliação da Emergência e duplicação da UTI, que passará a contar com 10 leitos destinados ao SUS. “Com a celebração dos 30 anos, estamos projetando um futuro com mais tecnologia, mais especialidades e mais acesso. A Hemodinâmica marca um novo patamar para o atendimento cardiovascular no Sertão, e a nova UTI SUS reforça nosso compromisso com a saúde pública”, destacou o diretor da unidade, Rafael Lucena.

A oposição no Senado articula uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que garante competência à Casa para denunciar e analisar crimes de responsabilidade de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O texto em articulação é uma resposta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que deu liminar para que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) possa pedir o impeachment de ministros da Corte. As informações são da CNN.