Câmara dos Deputados debate o Brega

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou, ontem, audiência pública para debater projeto de lei que pretende instituir o Dia Nacional do Brega. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional. 

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), autor do projeto de lei, ressaltou a importância desse debate. “Hoje o dia é para ouvir. Fiz um compromisso enquanto deputado federal de lutar para que a voz do povo estivesse em Brasília e eu tenho certeza que o brega traz essa voz. Precisamos fortalecer a cadeia cultural e econômica impulsionadas pelo movimento brega no Brasil”, pontuou. As informações são do Blog da Folha.

Veja outras postagens

Em passagem por Caruaru, ontem, o pré-candidato à presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado, foi recepcionado pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, em uma noite histórica para a cidade. Além do tradicional forró da noite de São João, o público presente assistiu ao jogo da seleção brasileira contra a Escócia, que venceu por 3×0.

Caiado, que estava acompanhado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, e pelo presidente da Câmara de Caruaru, ficou encantado com a animação da cidade, que foi classificada como pé quente pelo prefeito. “Que noite! Show da Seleção em campo e de mais de 60 mil pessoas na torcida aqui em Caruaru! Arrocha Caruaru! Vamos Brasil!”, publicou caiado em suas redes.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PL), aparece na liderança de mais um levantamento de intenção de voto para o Governo do Rio Grande do Norte. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RN-09520/2026 e mostra Álvaro com 32,5% das intenções de voto no cenário estimulado.

No levantamento, Allyson Bezerra aparece com 27,3%, enquanto Cadu Xavier registra 16,8%. Robério Paulino soma 2,0%, Rodrigo Vieira 0,4% e Dário Barbosa 0,3%. Os eleitores que afirmaram não saber em quem votar representam 17,5%, enquanto brancos e nulos somam 3,2%.

Petrolina - São João 2026

Lula passou a tarde de ontem no Palácio do Alvorada resolvendo encrencas relativas ao Master (como na reunião que teve com Jaques Wagner) e à montagem de duas das mais importantes chapas majoritárias destas eleições, as de São Paulo e Minas Gerais. As informações são do blog do Lauro Jardim.

O que foi decidido será conhecido oficialmente hoje. Em São Paulo, a tendência é mesmo Márcio França ocupar a vice de Fernando Haddad, tendo Marina Silva e Simone Tebet como candidatas ao Senado. O quarteto, aliás, estava no Alvorada participando de uma reunião comandada por Lula.

Em Minas Gerais, a candidata ao governo deve ser mesmo Marília Campos, ex-prefeita de Contagem. No Alvorada, uma turma de peso estava conversando ontem com Lula. Ia de Edinho Silva a Haddad, o presidente do PSB, João Campos, passando, claro, por Jaques Wagner. Em sua agenda oficial, porém, nada disso constou.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O presidente da Câmara de Paulista, Eudes Farias (MDB), reagiu às especulações que tentam apontar um suposto afastamento do Avante da base da governadora Raquel Lyra (PSD). Para o parlamentar, os comentários não passam de tentativas de enfraquecer um grupo político que teve papel decisivo na consolidação do projeto governista em diversas regiões do Estado.

Segundo Eudes, o deputado federal Waldemar Oliveira é uma liderança respeitada em Pernambuco, reconhecida pela capacidade de articulação e pelo compromisso com a palavra empenhada. Já Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante, mantém forte interlocução política e continua exercendo influência dentro do governo.

Na avaliação do presidente da Câmara, as especulações não encontram respaldo na realidade política do partido. Ele destaca que o Avante foi uma das forças que contribuíram para ampliar a presença de Raquel Lyra no Sertão, região considerada estratégica nas últimas disputas eleitorais.

“Eles ajudaram a construir esse projeto e têm compromisso com Pernambuco. Waldemar é um deputado de prestígio, que honra a palavra, e Sebastião é uma liderança respeitada, com força política e diálogo permanente”, afirmou.

Nos bastidores, aliados do grupo enxergam as movimentações como reflexo da preocupação de adversários diante da consolidação da aliança entre os Oliveira e a governadora. A leitura é que o fortalecimento dessa parceria tem impacto direto na disputa de 2026, especialmente em regiões onde o Avante possui forte capilaridade eleitoral.

Para Eudes, o momento é de manter o foco na construção política e evitar alimentar narrativas que não correspondem aos fatos. Ele acredita que o grupo seguirá unido e desempenhando papel relevante no cenário estadual, reforçando a base de apoio da governadora nos próximos desafios eleitorais.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, João Campos, assistiu à vitória da Seleção Brasileira sobre a Escócia pela Copa do Mundo de 2026, no Palácio da Alvorada, ontem. O encontro reforçou a proximidade política e pessoal construída entre os dois líderes ao longo dos últimos anos.

O encontro acontece poucos dias após Lula gravar um vídeo reafirmando que João Campos será seu único palanque em Pernambuco nas eleições de 2026, encerrando as especulações sobre uma possível divisão de apoios no estado. Nos bastidores, o convite foi interpretado como mais uma demonstração da confiança e do prestígio do socialista junto ao presidente.

Presidente nacional do PSB e uma das principais lideranças da nova geração da política brasileira, João vem ampliando seu protagonismo no cenário nacional enquanto consolida sua posição na disputa pelo Governo de Pernambuco. Sua presença no Alvorada foi vista por aliados como um gesto de forte simbolismo político.

Mais do que assistir a uma partida de futebol, o encontro simbolizou a aliança entre Lula e João Campos e reforçou a perspectiva de uma parceria política capaz de aproximar ainda mais Pernambuco do governo federal em um eventual novo ciclo administrativo no estado.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de hoje, uma operação para aprofundar as investigações sobre as fraudes contábeis que revelaram um rombo estimado em R$ 24 bilhões nas Lojas Americanas, considerado um dos maiores escândalos do mercado financeiro brasileiro. A ação tem como foco ex-diretores da companhia suspeitos de participação no esquema.

Ao todo, cerca de 180 policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. A operação conta com o apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal (MPF). As informações são do portal Metrópoles.

Por determinação da Justiça, também foi autorizado o sequestro de bens e valores dos investigados. Somadas, as medidas patrimoniais podem alcançar até R$ 54 bilhões.

Segundo a Polícia Federal, as investigações buscam esclarecer a participação de ex-executivos da varejista em um esquema de manipulação das demonstrações financeiras da empresa.

Palmares - 147 anos

Mais bondades eleitorais de Lula

Em mais uma medida para reduzir o endividamento, o governo prepara programa de refinanciamento de débitos tributários voltado para microempreendedores individuais (MEIs). O ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, antecipou ao jornal O Globo que a iniciativa é um desdobramento do Desenrola, que tem como foco dívidas bancárias, e terá como objetivo regularizar a situação de trabalhadores que estão em atraso ou que tiveram seu CNPJ cancelado por conta da inadimplência.

O “Refis” dos MEIs vai prever descontos de até 70% e parcelamento em até 12 anos. De acordo com o ministro, as transações serão limitadas a R$ 20 mil em dívidas e prestação mínima de R$ 25. Hoje, esse prazo é de até 2 anos, com parcela mínima de R$ 50.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Do portal Metrópolis

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) diz ter sido desrespeitada e maltratada pelo senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL), durante conversa por telefone sobre o palanque do Partido Liberal (PL) no Ceará.

“Ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para dizer o que me disse, teria sido melhor que não tivesse ligado. Foi muito ríspido, me desrespeitou e me tratou mal ao telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, respondi que tudo bem.”

Camaragibe - Forró da Vila

O presidenciável Ronaldo Caiado deixou claro, segundo o registro hoje feito pelo G1, de que terá paciência com Raquel, mas que terá palanque em 2026 em Pernambuco.

O candidato defendeu a candidatura do partido e que todos os filiados e aqueles que terão todo o apoio e os benefícios por estarem no partido têm compromisso de votar com o partido. E isso passa diretamente pela governadora Raquel Lyra e por Túlio Gadêlha, que tem sido o fiel da balança de criar a construção da unidade da direita em torno de Raquel.

Do g1

O senador Jaques Wagner (PT-BA) pediu licença do cargo de líder do governo no Senado, dias após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Compliance Zero, operação que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o líder do governo no Senado no Palácio da Alvorada. A conversa durou cerca de duas horas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aval para que o partido tenha uma candidatura própria ao governo de Minas Gerais. O petista se reuniu na manhã desta quarta-feira com integrantes do diretório mineiro e o presidente do PT, Edinho Silva, para encaminhar o palanque no estado, considerado crucial para a campanha. A expectativa, agora, é que inicie um processo interno de diálogo no PT para definir o nome que representará a chapa.

“O entendimento construído coletivamente reafirma uma resolução decidida há um mês de que o Partido dos Trabalhadores vai apresentar uma candidatura própria em Minas Gerais. As definições sobre esse projeto serão construídas nos próximos dias, a partir do diálogo entre o partido e as forças políticas comprometidas com um projeto democrático e popular para o estado”, afirmou a presidente do PT estadual, Leninha, em nota divulgada à imprensa após o encontro. As informações são do jornal O Globo.

O clima de insatisfação dentro do Avante em relação à governadora Raquel Lyra (PSD) pode provocar um novo movimento no tabuleiro político no Estado. O deputado Waldemar Oliveira, líder do partido na Câmara dos Deputados, endureceu as críticas públicas à condução política da governadora depois que perdeu para Fernando Monteiro o apoio do prefeito e ex-prefeito de Custódia, fez mil votos a menos na contabilidade para a chapa federal do Avante.

Segundo o parlamentar, Raquel passou, de uma hora para outra, a prestigiar lideranças que, segundo ele, não estiveram ao seu lado nos momentos mais difíceis de sua trajetória política. Essa mudança de postura teria gerado forte incômodo entre aliados históricos.

Enquanto isso, o prefeito João Campos retomou o diálogo com o Avante e suas principais lideranças. Nos bastidores, a avaliação é de que ele atua com habilidade para construir uma convergência política e atrair o partido para seu campo, o que pode alterar significativamente o xadrez eleitoral de 2026.