Resultado de 0,40% das urnas apuradas até o momento. Bolsonaro aparece com 47,41% e Lula com 41,52%.
Resultado de 0,40% das urnas apuradas até o momento. Bolsonaro aparece com 47,41% e Lula com 41,52%.
A Federação União Progressista fechou unanimidade pelo nome de Eduardo da Fonte (PP) a senador, além do apoio integral a Raquel Lyra (PSD). A decisão teve votos favoráveis de Fernando Filho e Antônio Coelho (UB), irmãos de Miguel Coelho, que assim como na manhã de hoje (5), não esteve na convenção.
A reunião entre os dirigentes partidários acontece neste momento a portas fechada. As informações são do Blog Cenário.
O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos cumpriu agenda, nesta quarta-feira (5), em Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, onde foi recebido pelo ex-prefeito Gustavo Caribé, vereadores, lideranças políticas e apoiadores. Durante o encontro, o pessebista apresentou propostas para a região nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e políticas públicas voltadas às famílias da zona rural.
A partir da próxima segunda-feira, a Rede Nordeste de Rádio, responsável pela transmissão do Frente a Frente, programa que ancoro para 48 emissoras da região, passa a contar com a Líder Jupi 87,9 FM, em Jupi, no Agreste Meridional. Se você é proprietário de rádio no Nordeste e deseja transmitir o Frente a Frente, entre em contato agora pelo telefone 81 98222-4888.
O presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, Luciano Pacheco (MDB), denunciou, por meio de publicação nas redes sociais, a demissão de cerca de 200 funcionários do Hospital Regional de Arcoverde e classificou a medida como preocupante para a população do Sertão. Segundo ele, a decisão afeta diretamente centenas de famílias e representa um duro impacto para trabalhadores que dependem do emprego para manter seus compromissos e sustento.
Na publicação, o parlamentar manifestou solidariedade aos profissionais desligados e fez críticas ao Governo de Pernambuco, questionando se essa seria a forma como a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) trata a região. Ele defendeu maior valorização dos profissionais da saúde e o fortalecimento da rede pública, afirmando que Arcoverde e o Sertão precisam de mais investimentos e respeito, e não de medidas que ampliem a insegurança para trabalhadores e suas famílias.
Enquanto o deputado federal Fernando Filho (UB) deixa claro o impasse existente na Federação União Progressista em Pernambuco, gerado a partir da disputa interna pela vaga de senador entre Miguel Coelho (UB) e Eduardo da Fonte (PP), as lideranças do PP tentam amenizar o clima, hoje, último dia para a realização das convenções partidárias.
Presidente nacional do PP, Ciro Nogueira participou da reunião na sede da federação e afirmou estar seguro quanto ao entendimento dos dois partidos em relação à participação na coligação da governadora Raquel Lyra (PSD). As informações e a imagem são do blog do Dantas Barreto.
Segundo ele, os interesses de Pernambuco devem estar em primeiro lugar, contudo disse que a decisão está tomada sobre a candidatura ao Senado do deputado Eduardo da Fonte (PP). “Estou muito feliz aqui na pessoa do deputado Eduardo da Fonte, futuro senador de Pernambuco, numa missão muito importante que é representar bem esse estado tão importante. Não tenho dúvida de que será o nosso próximo líder do Progressista no Senado Federal, pela sua trajetória de vida e por tudo que já fez por Pernambuco”, enfatizou o dirigente nacional.
Leia maisCiro Nogueira evitou polêmica sobre o impasse da federação de integrar a coligação governista, confiando que, até o final do dia, o assunto estará resolvido. “Quando a decisão acontece na última hora é até mais emocionante. Podem ter certeza que eles vão colocar os interesses de Pernambuco acima de interesses pessoais e vão dar esse grande presente a Pernambuco e ao Brasil”, acrescentou.
Eduardo da Fonte disse ter colocado na reunião da manhã a importância de garantir a unidade da federação. “A gente conversou muito, construiu isso a várias mãos. Não há uma decisão individual, é uma decisão coletiva que mostra que tem grupo político, que mostra que tem força política para o bem de Pernambuco. Não é decidindo individualmente. Não podemos colocar brigas na frente do nosso trabalho, na frente da nossa responsabilidade, que é trazer conquistas para Pernambuco. É estar em Brasília, trabalhando, usando a força do Senado da República para trazer investimentos”, disse o candidato.
Vice-presidente estadual do PP, o deputado Lula da Fonte também procurou apaziguar a situação, porém deixou claro que seu partido tem a maioria dos integrantes da Federação União Progressista. “A gente está construindo até o final do dia uma alternativa plausível, uma solução em que todo mundo se sinta contemplado e se sinta satisfeito”, assinalou.
Em seguida, Lula da Fonte enfatizou: “Não adianta a gente querer se arvorar numa narrativa que é inexistente. A gente está aqui com espírito público, de buscar uma acomodação para todo mundo. A pré-candidatura eventualmente era legítima, assim como a do deputado Eduardo da Fonte. A gente já homologou e isso já está completamente pacificado. Assim não sobra nenhum rescaldo de resistência. A gente tem a maioria da executiva, mas sempre respeito a todas as partes e sempre pautou a condução no diálogo, no respeito e, com certeza, buscando uma solução que acomode e que deixe todo mundo absolutamente confortável”.
Leia menos
Um pouco antes da hora marcada para a federação União Progressista deliberar sobre o apoio a Raquel Lyra (PSD) nas eleições deste ano, a governadora fez postagens nas redes sociais ao lado do candidato a senador Mendonça Filho (PL), que concorrerá de forma avulsa, mas tem potencial de tirar votos de Eduardo da Fonte (PP), nome oficial da chapa governista. O post nos stories deve aumentar ainda mais a temperatura na reunião de PP e União Brasil, prevista para as 16h.
Raquel fez a postagem com Mendonça ao retratar uma visita à Adutora do Agreste. Ela escreveu “Ninguém trabalha sozinho”, vinculando-se diretamente ao candidato a senador do partido de Flávio Bolsonaro, lançado na disputa ontem. Embora vá concorrer de forma avulsa, o liberal é apoiador declarado da governadora e teria aceitado concorrer ao Senado após estímulo dela, o que deve atrapalhar a performance de Eduardo da Fonte em meio ao eleitorado conservador.
A federação União Progressista está reunida desde cedo para oficializar a candidatura de Eduardo da Fonte a senador na chapa governista, mas não conseguiu consenso em relação à coligação com a governadora, já que uma determinação nacional do União Brasil apontou na direção da neutralidade em Pernambuco.
O prefeito Diego Cabral comemorou o desempenho de Camaragibe no ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que apontou o município como o terceiro que mais avançou na cobertura da vacina Meningocócica C em Pernambuco. A cidade registrou crescimento de 21,58 pontos percentuais em relação ao ano anterior, resultado atribuído às ações da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a vacinação infantil e fortalecer o acompanhamento das doses.
Na prática, o município ampliou em 21,58 pontos percentuais o índice de vacinação. Isso significa que, a cada grupo de 100 crianças que precisam receber a vacina, hoje há cerca de 22 crianças a mais protegidas em relação ao resultado registrado no ano anterior.
Leia maisO crescimento é resultado das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o acesso à vacinação, com ações de busca ativa, acompanhamento das crianças com doses pendentes e fortalecimento do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Esse resultado mostra que, quando a gestão organiza a rede de saúde, acompanha os indicadores e trabalha de forma integrada com as equipes, quem ganha é a população. Avançar na cobertura vacinal significa proteger nossas crianças e fortalecer a prevenção de doenças que podem ser evitadas. Vamos continuar investindo na Atenção Primária e ampliando as estratégias para que Camaragibe alcance índices cada vez melhores de imunização”, afirmou o prefeito Diego Cabral.
O avanço colocou Camaragibe entre os municípios que mais evoluíram na área acompanhada pelo TCE. O ranking é liderado por Itapissuma, com aumento de 38,22 pontos percentuais, seguido por Chã Grande, com crescimento de 25,06 pontos percentuais. Camaragibe aparece na terceira posição, com 21,58 pontos percentuais de evolução.
A melhora também aparece na comparação direta dos índices. Em 2024, Camaragibe tinha uma cobertura de 65,1% da vacina Meningocócica C. Em 2025, esse percentual subiu para 86,7%, mostrando que o município ampliou de forma significativa a proteção das crianças contra a doença. Com esse resultado, Camaragibe deixou uma das últimas posições do ranking regional. O município saiu da 17ª colocação em 2024 e passou para o 9º lugar em 2025 entre as cidades avaliadas.
Leia menos
Nota oficial
Recebi, com surpresa e indignação, a publicação divulgada pelo Blog do Magno a respeito da minha pessoa. Um blog que sou leitor assíduo e admiro muito. É verdade que respondo a uma ação penal iniciada em 2013. No entanto, esse processo sobre a lei 11.343/06 permanece sem julgamento definitivo e, por força da Constituição Federal, ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
Minha trajetória política sempre foi exercida dentro da legalidade e com pleno exercício dos meus direitos políticos. Em 2016 fui candidato a vereador, em 2018, candidato a deputado federal, em 2020, fui eleito vereador de Petrolândia, e, em 2024, disputei as eleições para prefeito do município. Em todas essas oportunidades, a Justiça Eleitoral reconheceu minha elegibilidade, evidenciando que inexiste qualquer condenação criminal com trânsito em julgado que pudesse impedir minha participação no processo democrático.
Leia maisAo longo de toda a minha vida, construí minha trajetória com trabalho, inicialmente na construção civil e na agricultura, sempre pautando minha conduta pelo respeito às pessoas e às instituições. Sou homem público, fui eleito vereador de Petrolândia e disputei eleições para prefeito e deputado estadual, sempre com minha situação eleitoral regular, o que demonstra a inexistência de qualquer condenação que impeça o exercício dos meus direitos políticos.
Sou réu primário, não possuo antecedentes criminais e respondo exclusivamente a esse processo e vou provar minha inocência, cuja apreciação definitiva ainda aguarda manifestação do Poder Judiciário.
Por isso, considero inadequado atribuir à minha pessoa expressões que antecipem um juízo de culpa ou que possam induzir o leitor a concluir que exista condenação criminal. O debate público deve ser firme, mas também responsável, observando as garantias fundamentais asseguradas a todos os cidadãos.
Reafirmo minha confiança na Justiça e permaneço à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, com a convicção de que os fatos serão apreciados dentro do devido processo legal e minha inocência será proclamada.
Said Oliveira de Sousa
Ex-vereador de Petrolândia
Leia menos
A candidatura de Mendonça Filho (PL) ao Senado ganhou mais um reforço na manhã de hoje. O Partido NOVO oficializou o apoio à candidatura dele durante ato realizado no Recife. A decisão foi acompanhada por toda a chapa da sigla, reunindo os 77 candidatos a deputado federal e estadual, além do candidato ao Senado pelo partido, Carlos Santana. “O apoio ao nome de Mendonça foi unânime. O NOVO se une a um nome de experiência, coragem e serviço prestado a Pernambuco”, comemorou Tecio Teles, presidente estadual do NOVO e candidato a deputado estadual.
Em seu discurso, Mendonça afirmou que disputará a eleição com firmeza de posições e compromisso com os valores que marcam sua trajetória política. “Eu tenho coragem de enfrentar desafios. Sou um homem de afirmações políticas claras e transparentes. Conseguimos unir a direita em torno deste projeto e vou honrar nossos valores na Casa Alta”, destacou Mendonça. Com o anúncio desta quarta-feira, Mendonça consolida mais um importante movimento de fortalecimento político da sua candidatura, iniciado ontem com o apoio do apoio de Miguel Coelho.
O professor Fernando Lins anunciou a sua candidatura a deputado estadual pelo PL em Pernambuco. Graduado e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, ele atua na formação de profissionais por meio de cursos técnicos e profissionalizantes e destaca, em sua trajetória, a contribuição em projetos de reforma e manutenção de escolas no estado. Residente no Recife, Fernando também mantém atuação em diferentes municípios pernambucanos, onde busca ampliar sua base política para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.
O comunicador Ivan Moraes, candidato a governador de Pernambuco pela Federação PSOL/Rede, participou, hoje, do ato das professoras e dos professores da rede pública de ensino do Recife, que exige da Prefeitura o cumprimento das pautas da campanha salarial. A categoria exige acréscimo, revisão do Plano de Cargos e Carreiras, publicação da normativa da aula atividade, e também luta pelo direito à readaptação dos profissionais da educação.
Ao discursar no ato, Ivan Moraes destacou o compromisso histórico com as pautas da categoria e sublinhou que educação de qualidade só é possível com a valorização dos profissionais envolvidos. O comunicador também pontuou a sua relação com o sindicato da categoria. “Eu fui vereador do Recife e tenho um testemunho muito real da luta desse sindicato. Pelo Fundeb, pela aula atividade, por valorização. Sempre na luta e sempre lado a lado. Desde que eu estava na Câmara, eu já dizia pra vocês: eu estou à disposição de quem trabalha pela nossa cidade”, relembrou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou, hoje, como “irresponsável” a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto da embaixadora do Brasil no país. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast “Meteoro Brasil” ao comentar o aumento das tensões diplomáticas entre os dois países.
“Eles [Estados Unidos] tomaram a atitude de cassar o visto da nossa embaixadora. Se ela sair para cá, ela vai ter que tirar visto outra vez. Sabe? Então, essa atitude é que eu acho uma atitude irresponsável, impensada para um país que tem 203 anos de diplomacia, de relação diplomática”, afirmou Lula. As informações são do portal G1.
Leia maisLula acrescentou que o Brasil exige ser tratado com respeito e criticou a condução do governo americano em relação às relações diplomáticas com o país. Segundo o presidente, os Estados Unidos demoraram a indicar um embaixador para o Brasil e não poderiam impor o cronograma desejado para o recebimento do representante.
“Os Estados Unidos não dão importância para embaixador no Brasil, faz um ano e meio que ele está no poder e não mandou para cá. Tá? Aí, tenta mandar e acha que a gente tem a obrigação de fazer a data que eles querem? Não é correto e não é possível, nós queremos ser tratados com respeito”, prosseguiu.
Leia menos