Águas do Velho Chico: O impacto da transposição no Agreste pernambucano

A ampliação do acesso às águas do rio São Francisco é celebrada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e por muitos pernambucanos, em especial os que residem no Agreste, região que convive há séculos com o doloroso desafio da seca. A dificuldade por água enfrentada no Nordeste e particularmente nessa região, que detém o pior balanço hídrico do país, motivou o projeto da Transposição do Rio São Francisco. O empreendimento, pensado ainda no tempo do império de Dom Pedro II, ganhou forma apenas em 2007, quando começou a sair do papel.

Hoje, o projeto leva esperança de uma vida melhor e desenvolvimento a partir da chegada das águas do Velho Chico às cidades. Em Pernambuco, a transposição atravessa quatro cidades pelo Eixo Norte e já atende outras nove pelo Eixo Leste, que alimenta parte da Adutora do Agreste, a maior obra hídrica do país, através do Ramal do Agreste. Em solo pernambucano, as águas tão sonhadas e aguardadas do Velho Chico são transportadas por meio de grandes sistemas de abastecimento e já garantem mais qualidade de vida para cerca de 680 mil pessoas.

Veja outras postagens


O vereador de Caruaru Anderson Correia (UP/PP) oficializou, neste sábado (1º), sua candidatura a deputado estadual durante a convenção do Partido Progressistas (PP), no Recife. Reeleito em 2024 como o vereador mais votado de Caruaru, com 7.310 votos, Correia é reconhecido pela atuação em defesa da causa animal, da saúde pública, da inclusão social e do apoio às crianças em tratamento contra o câncer. “Agradeço a confiança dos nossos líderes Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, que acreditaram no nosso trabalho. Vamos seguir firmes, com humildade, diálogo e muito compromisso para construir um Pernambuco cada vez melhor para as pessoas e para os animais”, declarou Anderson.

Sebrae - Fazer dar certo

Em discurso durante a convenção que oficializou sua candidatura ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB) afirmou que não será um “governador de paletó e gravata”. O candidato disse que pretende estar onde o povo está e que será o governador dos investimentos e da cultura, mas também do “passinho” e do “piseiro”, em referência aos eleitores da periferia, que abraçam seu projeto político desde 2020. Confira!

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026
Caruaru - Transparência 2026
Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Mônica Moraes – especial para o Blog

A presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), no evento da Frente Popular, no Recife, está dando o que falar e não é por acaso. Ver um nome de projeção nacional de perto, ao lado das lideranças locais, manda um recado claríssimo: Pernambuco está no centro do mapa político nacional. Para os militantes, ver o vice-presidente no palanque é aquele gás que faltava para esquentar a campanha e mostrar que o projeto local tem as portas escancaradas em Brasília.

Alckmin traz para mesa aquele perfil mais moderado, que conversa super bem com o empresariado, com a turma de centro e com quem ainda está em cima do muro. Este movimento ajuda a Frente Popular a furar a bolha, transmitindo uma sensação de firmeza e estabilidade. No fim das contas, foi um tiro calculado e certeiro para mostrar musculatura bem na hora em que o jogo começa a afunilar.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Após a definição da chapa governista e a confirmação de Eduardo da Fonte para a vaga ao Senado ao lado do neodireitista Túlio Gadelha, o União Brasil realizou uma convenção a portas fechadas. Dela saiu uma mensagem confusa, mas que sinaliza um possível rompimento com a governadora Raquel Lyra.

Na prática, esse movimento já era esperado. Sob o comando de Miguel Coelho, o União Brasil parece não encontrar uma direção política consistente. Em vez de avaliar a correlação de forças e a realidade da Federação Progressista em Pernambuco, liderada por Eduardo da Fonte, preferiu apostar em uma disputa que acumulou desgastes e reações contrárias. Vale destacar que o presidente Nacional da legenda é um lobista partidário, sequer tem um mandato. Assumiu o partido em meio a acusações de traição a Luciano Bivar.

Palmares - 147 anos

Em seu discurso na convenção da Frente Popular, neste momento, o candidato a vice-governador de Pernambuco, Carlos Costa (Republicanos), reafirmou a sua parceria e lealdade a João Campos (PSB), disse que não entrou para política para fazer meia-sola e prometeu que Pernambuco voltará a brilhar e ultrapassar os outros estados do Nordeste, como na época de Eduardo Campos. Confira!

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias
Camaragibe - A prefeitura mudou

O candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, João Campos, acaba de subir ao palco montado na área externa do Clube Internacional do Recife para o ato que oficializa a sua candidatura, da chapa majoritária e dos candidatos à uma vaga na Alepe e no Câmara Federal. Cercado de aliados e militantes, joão fez fotos antes dos discursos oficiais.

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

Pré-candidato ao Senado pela chapa da governadora Raquel Lyra (PSD), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) exaltou a parceria com a gestora. Ele minimizou o fato de ela inicialmente ter preferido o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, com quem travou queda de braço dentro da federação e disse que agora é hora de trabalhar em conjunto.

“Não é um resultado, isso é uma conquista coletiva de todos que estão de mãos dadas com o povo de Pernambuco,. É fruto de muito trabalho, trabalho de 20 anos de mandato de conquistas ao lado da governadora Raquel Lyra”, declarou.

Da Fonte afirmou que estará na convenção da governadora, amanhã (2), no Parador, no Bairro do Recife. “Nós temos uma trajetória a percorrer por Pernambuco com a responsabilidade muito grande com o estado. Fiaremos tudo de mãos dadas com o povo de Pernambuco”, enfatizou.

A tentativa do discurso de unidade, a direção estadual do União Brasil decidiu, na convenção realizada neste sábado (1º), não apoiar a chapa majoritária encabeçada pela governadora Raquel Lyra (PSD). A decisão foi respaldada pelo presidente nacional do partido, Antônio Rueda. Essa é a primeira consequência da retirada de Miguel Coelho da disputa pelo Senado em favor do deputado Eduardo da Fonte (PP). O União Brasil integra a Federação União Progressista junto com o PP e é presido no Estado por Miguel.

Na manhã de hoje, o dirigente divulgou vídeo nas mídias redes sociais garantindo apoio à governadora e orientou seu grupo a defendê-la durante a campanha eleitoral. As informações são do portal Dantas Barreto.

A comitiva do candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, João Campos, acaba de chegar ao Clube Internacional do Recife, onde acontece, neste momento, a convenção que oficializa o seu nome para as eleições deste ano. A movimentação na praça em frente ao clube é intensa.

Imagens: cortesia.