Imprensa é fundamental contra mentiras nas redes, diz Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, disse, hoje, que, em um momento de “ascensão das redes sociais e das plataformas digitais”, o Brasil “nunca precisou tanto de imprensa de qualidade”. O magistrado participou da abertura do Brazil Economic Forum Zurich 2025, organizado pelo grupo Lide, na Suíça. As informações são do portal Poder360.

“A imprensa que confere fatos, que separa fato de opinião e que, sobretudo, tem esse papel importantíssimo que é criar um conjunto de fatos comuns sobre os quais as pessoas formam a sua opinião. Esse é o grande papel da imprensa, sobretudo nesse mundo em que se formaram tribos polarizadas e cada uma acha que pode criar a sua própria narrativa”, afirmou.

Barroso afirmou ser preciso fazer com que “mentir volte a ser errado” e que se volte “a trabalhar sobre fatos comuns”, sobre os quais as pessoas consigam formas suas opiniões. Segundo ele, a imprensa é “decisiva” para isso.  O magistrado falou em “novas lideranças” e “fatos novos”. Não citou nomes ou mencionou ações como o fim da checagem de fatos nas plataformas da Meta, como Facebook e Instagram.

“Não adianta nós fugirmos da realidade. Mas, com todas as mudanças, nós precisamos conservar nossos valores, que são o bem, a Justiça, a civilidade e a dignidade de todas as pessoas”, disse o ministro do STF.  “Na adaptação que o mundo vai fazer, essa é uma concessão que nós não podemos conceder”, declarou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), do estado de São Paulo, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, participam amanhã do VEJA Fórum de Infraestrutura – Como as concessões podem mudar o Brasil, em São Paulo. Também estará presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O evento, marcado para às 8h no hotel W São Paulo, terá como palestra de abertura o debate sobre o papel das concessões na melhoria da infraestrutura logística do país, mediado por Silvio Costa Filho. Em seguida, os governadores vão falar sobre as oportunidades para o capital privado em concessões e parcerias público-privadas em seus respectivos estados. As informações são da Revista Veja.

Do lado da iniciativa privada, os presidentes da Sabesp, Carlos Piani, da Motiva, Miguel Setas, da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, Vinicius Marchese, da Confea, e Guilherme Penin, vice-presidente da Cosan. Pelo setor público, além do ministro e dos governadores, o evento terá Anderson Pomini, diretor-superintendente da Autoridade Portuária de Santos, e Luciana Costa, diretora de infraestrutura do BNDS.

Por Houldine Nascimento
Do Poder360