Fernando Holanda deixa cargo no Governo de Pernambuco após 2 anos

O Secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda, anunciou, nesta terça-feira (31), a saída do Governo de Pernambuco. Nas redes sociais, Fernando informou a decisão, alegando questões pessoais e o retorno à iniciativa privada como motivações para deixar o cargo.

“Minha gratidão à Governadora por esta grande honra que é dedicar a vida a servir ao povo de Pernambuco. Meu respeito, carinho e admiração por ela e por todo o time que está fazendo um verdadeiro estado de mudança”, disse.

Holanda foi o coordenador do Plano de Governo da então candidata ao governo Raquel Lyra, eleita no pleito de 2022. Desde janeiro de 2023, Fernando Holanda comandava a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais.

Fernando é empresário e foi executivo e sócio de empreendimentos na área de turismo, com formação em Administração (UPE) e Comunicação Social (UFPE), além de MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Também é presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco.

“Sigo de volta à iniciativa privada, onde retomo minha carreira após 3 anos dedicado à vida pública. Obrigado a cada um aqui que se informa, cobra ou contribui para fazermos daqui um lugar melhor para todos nós vivermos. E um feliz ano novo pra gente!”, complementou.

Também nas redes sociais, a governadora Raquel Lyra agradeceu Fernando pela participação na gestão estadual.

“Meu agradecimento ao amigo Fernando Holanda pela parceria e pelo trabalho dedicado em nossa missão de transformar Pernambuco. Agora, ele segue para novos desafios na iniciativa privada e para estar mais perto da família. Desejo muita saúde e felicidade nessa nova etapa”, afirmou.

Do JC

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), reuniu o secretariado, nesta sexta-feira (8). A gestora avaliou o planejamento que está sendo realizado pela gestão para receber milhares de turistas e foliões que frequentam as prévias carnavalescas, tradicionais na cidade e que costumam ter grande participação popular.

Mirella também citou a preparação do município para receber grandes programações. “Alguns eventos importantes estão batendo à porta da nossa cidade. E a gente está reunindo aqui todo o time, que está pronto e preparado para que a gente faça acontecer grandes eventos na cidade e também fortalecendo a economia local, os empreendedores do nosso município e todo o desenvolvimento criativo”, comentou a gestora.

Serviços como a colocação de Pontos de Controle de Acesso de Veículos, a troca de garrafas de vidro por recipientes de plástico, atendimentos da equipe de saúde serão realizados pela Prefeitura. Agentes da guarda municipal também farão o patrulhamento da área do Sítio Histórico de forma integrada com a Polícia Militar.

Fazem parte da lista de eventos que acontecerão no segundo semestre os Festivais da Tapioca e da Cerveja Artesanal, e a MIMO Festival, que está de volta ao município. Assuntos como a abertura de verão e os ensaios de agremiações também foram tratados na reunião.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo

Sob o comando do prefeito Lula Cabral, o município do Cabo de Santo Agostinho recebeu, nesta sexta-feira (8), o Seminário Internacional “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, concluindo uma programação especial que celebrou dois marcos históricos: os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os países da Europa Central e os nove anos de atuação do Consulado da Eslovênia no Recife. O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, através de uma parceria entre o consulado da Eslovênia, representado pelo cônsul honorário Rainier Michael, e a Prefeitura Municipal.

Durante o encontro, foram apresentados cases de cooperação internacional, experiências bem-sucedidas em parceria com a Eslovênia e com o Cabo e oportunidades de atuação conjunta em áreas como Educação, Políticas Públicas, Empreendedorismo e Tecnologia. “O Cabo faz parte ativa desse HUB do desenvolvimento. Temos trabalhado duro para garantir infraestrutura e incentivos reais para quem investir. Aqui, os parceiros e investidores podem contar com um governo que facilita, que escuta e que abre as portas para o empresariado, apoiando a geração de emprego e renda para nossa gente”, ressaltou.

O cônsul da Eslovênia agradeceu a acolhida e parceria do município. “Que os municípios entendam a importância da interiorização da diplomacia, a exemplo do que está acontecendo aqui no Cabo de Santo Agostinho. Isso atrai não só negócios, mas desenvolvimento social”, concluiu. Entre as centenas de presentes, representantes consulares e de embaixadas, empresários, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e outras autoridades, incluindo o representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Arthur Neves e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia.

Palmares - Forró Mares

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a dupla de emboladores Caju e Castanha ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Relatos de arrastões na noite passada (7), durante a Festa de Agosto em São Lourenço da Mata — quando os cantores Matuê e Hungria reuniram o maior público do evento até agora — levaram o Governo de Pernambuco a convocar, às pressas, uma coletiva de imprensa com o comandante-geral da PM e o chefe da Polícia Civil para anunciar reforço no policiamento. O pacote vale para esta sexta (8), data que promete novo pico de público com os shows de Wesley Safadão e Thiaguinho.

Antes do início da festa, houve reunião de planejamento com o 20º BPM e a Polícia Civil, na qual foram mapeados os dias e as atrações de maior demanda e solicitados reforços de efetivo. Apesar de resposta formal, o engajamento do Estado não acompanhou o planejamento, e o anúncio do reforço só ocorreu hoje, após a repercussão negativa dos episódios de violência.

O timing também chama atenção porque o reforço foi divulgado depois da confirmação de presença do presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, e do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), na festa desta noite. Em terreno politicamente sensível — São Lourenço é administrada por Vinícius Labanca (PSB), aliado de João Campos, adversário de Raquel Lyra — o governo, mais uma vez, corre para remediar os estragos sob os holofotes.