Segundo turno começa tranquilo em Pernambuco, diz TRE-PE; 535 mil eleitores estão aptos a votar

Por Germana Macambira
Do Blog da Folha

O segundo turno das eleições municipais em Pernambuco – com Olinda e Paulista no páreo e respectivamente 300 mil e 235 mil eleitores aptos à votação que vai eleger os prefeitos das duas cidades – foi aberto às 8h deste domingo (27).

Em anúncio que decretou a abertura oficial do pleito em Pernambuco, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, ressaltou que o início do pleito ocorreu de forma tranquila.

“Às 7h da manhã, as 1.528 urnas foram ligadas para a zerésima (…) São aproximadamente 5 mil mesários, e, às 8h, foram abertas todas as 1.528 urnas, com um início tranquilo”, destacou Orson. A votação termina às 17h.

Veja outras postagens

Eleição deste ano: Esquerda x Direita

A eleição de Pernambuco tende a reproduzir, em grande medida, a polarização que deve marcar a disputa nacional em 2026. O cenário caminha para um embate cada vez mais claro entre os campos liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, com reflexos diretos na política estadual.

Em Pernambuco, a disputa será entre João Campos e Raquel Lyra. De um lado, João, com o apoio de Lula e das forças políticas alinhadas ao governo federal. Do outro, Raquel, que está cada vez mais alinhada ao campo da direita e do bolsonarismo, podendo dividir espaço tanto com Flávio Bolsonaro quanto com o eventual presidenciável de seu partido, Ronaldo Caiado.

Os movimentos desta semana reforçaram essa percepção. O presidente estadual do Novo, Eduardo Moura, bem como lideranças do PL, sinalizou a possibilidade de estar no mesmo palanque da governadora, indicando uma convergência política que reduz as dúvidas sobre o posicionamento de cada grupo.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A seleção brasileira cumpriu seu papel, na noite de sexta-feira (19), e conquistou uma vitória muito tranquila sobre o Haiti. Diante de um adversário que jamais pontuou na história da Copa do Mundo, impôs sua evidente superioridade técnica para triunfar por 3 a 0, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, placar definido ainda no primeiro tempo.

Em busca de seu primeiro título mundial em 24 anos, a equipe verde-amarela de futebol busca o sucesso que os atletas do Brasil vêm obtendo no surfe, com oito dos últimos 11 troféus no circuito masculino. E foi subindo em uma prancha imaginária que Matheus Cunha celebrou as duas primeiras bolas na rede. As informações são da Folha de S. Paulo.

Petrolina - São João 2026

O governo federal editou nesta sexta-feira (19) uma medida provisória que condiciona o registro profissional de futuros médicos à aprovação no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Pela nova regra, estudantes que ingressarem no curso de medicina após a publicação da MP precisarão atingir um nível mínimo de proficiência para obter inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e exercer a profissão. As informações são do g1.

O Enamed já existe desde 2025 e era utilizado para avaliar a qualidade dos cursos de medicina e selecionar candidatos para programas de residência médica. Agora, passa a ter também a função de verificar se o formando atingiu o desempenho mínimo considerado necessário para atuar como médico.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu agenda nesta sexta-feira (19) em Trindade, no Sertão do Araripe, onde se reuniu com lideranças políticas da oposição no município. Participaram do encontro o ex-prefeito Dr. Everton Costa, o ex-candidato a prefeito Zé Capacete e a ex-secretária municipal de Saúde Conceição Barros, além de outras lideranças da região.

Durante a visita, João Campos concedeu entrevista a uma emissora local e voltou a defender investimentos em obras de infraestrutura hídrica para o Sertão do Araripe, citando a Adutora de Negreiros e a ampliação da Adutora do Oeste. O pré-candidato também mencionou propostas voltadas para segurança pública e educação, incluindo a ampliação de iniciativas de formação superior na área de tecnologia para estudantes do interior.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), além de prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças políticas. “Seguimos fazendo o dever de casa, juntando gente e falando das nossas propostas aqui para o Araripe e para o estado inteiro”, afirmou João Campos durante a passagem pelo município.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta sexta-feira (19) que a Polícia Civil do Distrito Federal colha o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito sobre a arma de fogo apreendida em uma blitz no início da semana.

A pistola, registrada no nome de Bolsonaro, estava no carro de um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atua na segurança do ex-presidente. A arma foi apreendida por não estar acompanhada do certificado de registro. As informações são do g1.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (19), decreto que prevê o bloqueio imediato de recursos financeiros de bets ilegais – empresas de apostas de quota fixa que funcionam irregularmente no mercado. Após o congelamento pelos bancos e o fim de um processo legal, o dinheiro será transferido para o Fundo Nacional de Segurança Pública, para ser utilizado no combate ao crime organizado no país.

O Decreto nº 13.033/2026 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Fazenda, a medida foi possível com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei Antifacção. Um dos mecanismos previstos é o “perdimento de bens”. As informações são da Agência Brasil.

Palmares - 147 anos

O prefeito de Surubim, Cléber Chaparral (União Brasil), comentou o adiamento do show de Gusttavo Lima, que estava previsto para abrir a programação do Polo Vaquejada do São João de Surubim na última quinta-feira (18). Em entrevista ao Integração Podcast, o gestor afirmou que a Prefeitura foi comunicada sobre a decisão da equipe do cantor poucas horas antes do evento e que a situação foi resolvida com a definição de uma nova data para a apresentação.

Segundo Chaparral, o artista confirmou presença no município no próximo dia 27 de junho, data de encerramento da programação do Polo Vaquejada. “Fomos surpreendidos com essa desistência de Gusttavo Lima, em cima da hora. Acredito que foi uma decisão ali do momento, precipitada, mas aí ele voltou atrás logo em seguida, disse que cantaria em Surubim”, declarou o prefeito durante a entrevista.

O gestor também afirmou que a administração municipal pretende manter uma relação institucional com a equipe do cantor e destacou a expectativa para a realização do show na nova data. A apresentação de Gusttavo Lima já foi confirmada pela Prefeitura de Surubim e pela equipe do artista, enquanto a programação do São João do município segue normalmente.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o chefe do Executivo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma pessoa “muito volátil”. Em entrevista ao site americano Axios divulgada nesta sexta-feira, Trump disse também que “não poderia se importar menos” com o líder brasileiro. Nesta semana, os dois se encontraram no G7, na França, onde Lula disse esperar que o americano “não se meta nas eleições” do Brasil.

— Eu observei o Brasil, o líder de lá, que conheço um pouco. Tivemos alguns contatos. Ele é uma pessoa muito volátil — afirmou Trump após ser questionado sobre o que definiria um “grande líder”. As informações são do jornal O GLOBO.

Camaragibe - Forró da Vila

Por Áureo Cisneiros*

Artigo em tom de sátira política e humor crítico

O Brasil é um país fascinante.

Aqui, as pessoas brigam por futebol, religião, política, ideologia, costumes e até pela forma correta de fazer café.

A direita acusa a esquerda.

A esquerda acusa a direita.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi incluída na edição 2026 da lista “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. O levantamento reúne 100 parlamentares apontados como os mais influentes do Legislativo federal, entre 69 deputados e 31 senadores. Segundo a entidade, a seleção considera critérios como capacidade de liderar debates, articular negociações, influenciar votações, formular propostas e pautar discussões estratégicas no Congresso Nacional.

Familiares e amigos do advogado Roberto de Freitas Morais participarão, no próximo dia 25 de junho, da missa de sétimo dia em sua memória. A celebração será realizada às 19h, na Basílica dos Salesianos, no Recife. Roberto Morais faleceu esta semana após enfrentar complicações decorrentes de uma isquemia medular. Advogado com atuação na área eleitoral, ele integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco pelo quinto constitucional destinado à advocacia e era irmão do desembargador Bartolomeu Morais. O convite para a celebração foi divulgado pela viúva, Maria Helena Cavalcanti de Freitas Morais.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Jaboatão dos Guararapes - Dívida Zero Refis 2026
FIG - 2026
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Cidade que acolhe e avança

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias