Candidata a vereadora da coligação da prefeita de Trindade abandona disputa; família declara apoio à oposição

No início de setembro, a Coligação Por Amor a Trindade, liderada pela atual prefeita e candidata à reeleição, Helbe Rodrigues, enfrentou uma reviravolta com a desistência da candidata a vereadora Professora Geusivânia (PSDB). A coligação tinha prazo até o dia 16 de setembro para apresentar uma substituta, mas, de acordo com informações obtidas junto aos órgãos competentes, essa substituição não foi realizada.

A ausência de uma nova candidata pode resultar em sérias consequências para a coligação, que agora corre o risco de ser penalizada por fraude de cota de gênero. A punição pode incluir a retirada de três candidatos da disputa legislativa, complicando ainda mais o cenário eleitoral para a chapa da prefeita.

A situação se agravou na última segunda-feira (18), quando parte da família da ex-candidata Professora Geusivânia declarou apoio ao candidato de oposição, Zé Capacete, intensificando a disputa política no município.

Em entrevista, Zé Capacete comentou a situação: “Tenho andado muito, conversado com o nosso povo e compreendido os seus anseios e revoltas. Estamos mostrando a todos o nosso projeto para fazer Trindade voltar a crescer. Temos propostas sérias e idôneas, e o nosso povo tem acreditado que é possível transformar a Trindade que amamos na Trindade que queremos. Inclusive, estou conversando com alguns candidatos a vereadores da coligação adversária, e é possível que em breve tenhamos mais adesões.”

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional São José do Egito realizou, hoje, uma visita institucional à sede da entidade com a presença do coordenador da Polícia Penal responsável pela Região do Pajeú, Luciano Soares de Lima, e do presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/SJE, Rodrigo Piancó.

O encontro teve como pauta principal a situação das cadeias públicas dos municípios de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, que integram a jurisdição da Subseccional. Após a reunião na sede da OAB, a comitiva – composta também pela presidente da Subseccional, Hérica Nunes Brito, – realizou inspeções presenciais nas unidades prisionais locais, a fim de diagnosticar as principais necessidades estruturais e operacionais de cada uma delas.

“Nosso propósito é institucional, ético e humanitário. Precisamos unir esforços entre as gestões municipais, a OAB, a Defensoria e o Estado, para garantir não apenas o cumprimento da lei, mas o respeito à dignidade humana e às prerrogativas da advocacia”, destacou a presidente Hérica Nunes Brito. A partir desse diagnóstico, a OAB São José do Egito elaborou o Ofício Conjunto nº 083/2025, que será apresentado ainda nesta semana aos Poderes Executivos de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, propondo uma parceria formal para reativação, adequação e melhoria das cadeias públicas municipais.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O desembargador Francisco Bandeira de Mello foi eleito por aclamação para assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no biênio 2025-2027. A decisão foi tomada hoje, oficializando a sucessão da atual gestão comandada pelo desembargador Ricardo Paes Barreto.

A nova Mesa Diretora será composta também por Alberto Virgínio, como primeiro vice-presidente; Fausto Campos, na segunda vice-presidência; e Alexandre Assunção, que ocupará a Corregedoria Geral de Justiça.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

A Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup) não poderá exercer o papel de fiscalizar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ao menos por enquanto. A decisão partiu da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nessa semana, derrubando a sentença proferida pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Petrolina favorável à Armup.

O desembargador substituto, juiz José André Machado Barbosa Pinto, acatou o argumento da Compesa, que no recurso apresentado justifica que a competência cabe, preferencial ou transitoriamente à Agência Reguladora do Estado de Pernambuco (Arpe). O mérito do recurso, no entanto, ainda será julgado em definitivo. As informações são do blog do Carlos Britto.

O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, será homenageado, hoje, às 19h, na comemoração solene dos 200 anos do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação da América Latina. A festa deve congregar autoridades e é esperada a presença da governadora Raquel Lyra (PSD). As informações são da colunista Roberta Jungmann.