Coluna da segunda-feira

A efervescente Tabira

A eleição municipal, já escrevi neste espaço, é a que envolve mais o cidadão. Faz o eleitor entrar na campanha com o coração e a alma. Transpira emoção. No Sertão do Pajeú, de onde vim, o epicentro disso tudo, traduzido em verso e prosa, é Tabira, a 400 km do Recife. Passei por lá no último fim de semana e senti que a cidade mantém a tradição de disputas extremamente acirradas.

O eleitorado tabirense está rachado ao meio entre a prefeita Nicinha de Dinca (PP) e o petista Flávio Marques. De um lado, a torcida do cordão azul, empunhando a bandeira pela reeleição da prefeita, casada com o ex-prefeito Dinca, a maior liderança de direita do município, autêntico representante da velha política nos moldes do Coronel Chico Heráclio, de Limoeiro.

De outro, a barulhenta e agitada trope do PT, o bloco do vermelho, que sai pelas ruas em arrastões cantando e gritando o nome de Flávio Marques, militante de esquerda, ex-secretário forte do ex-prefeito e poeta Sebastião Dias, que governou o município por dois mandatos e morreu em novembro de 2023, vítima de infarto, aos 73 anos, quando participava de uma cantoria em Icó, no Rio Grande do Norte.

Veja outras postagens

O senador Flávio Bolsonaro (PL) apresentou seu plano de governo com uma proposta de substituir o atual arcabouço fiscal por uma nova regra voltada à redução da dívida pública e à obtenção de superávits primários, embora sem detalhes de como isso seria feito. O programa do candidato à Presidência também prevê limitar decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), cortar ao menos dez ministérios e reduzir cargos comissionados e despesas administrativas.

Na economia, o documento propõe uma “reformulação nas atuais regras fiscais”, com foco na estabilização e posterior redução da dívida pública. O texto não aprsenta a fórmula que substituiria o arcabouço fiscal aprovado no governo Lula nem estabelece limites para o crescimento das despesas, mas antecipa alguns dos parâmetros que deverão orientar o novo modelo. As informações são do jornal O GLOBO.

Sebrae - Fazer dar certo

Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife conquistaram dois prêmios na Mostra Educavídeo do Festival de Cinema de Gramado 2026. O curta “Reitor João Alfredo”, produzido por alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Reitor João Alfredo, venceu nas categorias Melhor Edição e Melhor Roteiro. O filme foi dirigido pelo estudante Arthur Campos, que também participou da edição de 2025 do festival com “Cicatrizes Invisíveis”, vencedor de Melhor Roteiro e Melhor Curta-Metragem. “A gente não está só levando um filme. A gente está levando as nossas histórias e mostrando que elas também merecem ser vistas”, afirmou Arthur.

Também participaram da mostra estudantes da EMTI Maria Sampaio de Lucena, representada por Pollyana Barbosa e João Pedro. As produções foram desenvolvidas no âmbito do Programa Cinema nas Escolas, da Secretaria de Educação do Recife, que utiliza o audiovisual em atividades pedagógicas. O curta premiado neste ano foi gravado com celular e inspirado na história do patrono da escola, João Alfredo, a partir de uma lenda da comunidade escolar sobre sua presença no espaço.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Nickson Monteiro*

Hoje, os Policiais Penais de Pernambuco amargam o pior salário do Brasil. Essa é a realidade que precisa ser enfrentada.

Enquanto isso, Márcia, presidente do Sinpolpen, canta, dá presente à governadora, comemora e mantém uma postura de proximidade e elogios ao Governo Raquel Lyra, como se toda essa bajulação tivesse produzido grandes conquistas para a categoria.

Mas a pergunta é simples: qual foi o resultado?

Caruaru - Transparência 2026

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa parabenizou, nesta quinta-feira (13), o compositor Onildo Almeida pelos 98 anos. Autor de “A Feira de Caruaru”, Onildo nasceu em 13 de agosto de 1928 e teve a canção gravada por Luiz Gonzaga. Em vídeo publicado nas redes sociais, Feitosa afirmou: “Que bom ver você com muita saúde e com muita lucidez”.

O parlamentar também disse que pretende reencontrar o compositor em Caruaru. “Quando eu estiver em Caruaru, vou novamente lhe dar um abraço para festejar os seus 98 anos”, declarou. Feitosa já visitou Onildo em outras ocasiões, segundo as informações divulgadas.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O deputado federal e candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) recebeu, nesta quinta-feira (13), o apoio do grupo político dos Gouveia, em Carpina. O anúncio ocorreu durante agenda no município ao lado da prefeita Eduarda Gouveia, do deputado estadual Gustavo Gouveia e do candidato a deputado federal e presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia. “Receber o apoio de Eduarda, Gustavo e Marcelo fortalece ainda mais a nossa caminhada para o Senado”, afirmou Eduardo.

Durante a passagem por Carpina, o candidato também vistoriou as obras do Hospital da Mulher, Criança e Adolescente (HMCA). Segundo as informações divulgadas, a unidade contará com 15 consultórios, brinquedoteca, Centro de Imagem e Diagnóstico, com serviços como tomografia, mamografia, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia, além de bloco cirúrgico para procedimentos de baixa e média complexidade.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Antonio Magalhães*

O dramaturgo, escritor e jornalista Nélson Rodrigues (1912-1980) deixou como legado um explícito grito pela liberdade individual e contra o autoritarismo na crônica “O Ex-Covarde”, publicada em 18 de outubro de 1968, em O Globo. A revolta do então silencioso escritor, isentão, como muitos de hoje, deu lugar à coragem para reagir a um regime tão autoritário como o atual. O ex-covarde, sugerido por Nélson na época, pode ser agora qualquer brasileiro que não aceite tal estado de coisas.

Um velho amigo da redação de O Globo estranhou o foco dos textos de Nélson, antes atento nas crônicas à tragédia de pessoas comuns dilaceradas pelo cotidiano. O principal motivo desta mudança foi a prisão por sete anos do seu filho Nelsinho por integrar o grupo da luta armada contra o regime, MR-8.

Palmares - 147 anos

O senador Humberto Costa (PT), candidato à reeleição, participou, nesta quinta-feira (13), em Brasília, de uma gravação com o presidente Lula (PT) para a campanha eleitoral. Na chegada à sede da campanha de Lula, no Lago Sul, Humberto defendeu a eleição de uma bancada maior de deputados e senadores alinhados ao presidente para ampliar a base do governo no Congresso Nacional. “Precisamos eleger parlamentares comprometidos com o Brasil e com as pautas que interessam ao povo brasileiro. Precisamos de um Congresso que jogue junto com o presidente Lula em favor da população”, afirmou.

Segundo Humberto, uma maior representação governista no Congresso seria necessária para avançar em propostas como o fim da escala 6 por 1. “Se a gente quiser aprovar as grandes pautas do Brasil, como o fim da escala 6 por 1, e outras mais, é preciso que a gente tenha uma melhor correlação de forças no Congresso Nacional”, declarou o senador, que almoçou com Lula na quarta-feira (12), no Palácio da Alvorada. Nesta sexta-feira (14), Humberto participa de uma nova gravação com o presidente, ao lado do candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), e da candidata ao Senado Marília Arraes (PDT).

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, determinou a exoneração de um servidor comissionado da administração municipal após tomar conhecimento da participação dele em uma manifestação política na qual foram proferidos xingamentos contra um candidato de oposição. A decisão foi formalizada por meio da Portaria nº 363/2026. Segundo o prefeito, a medida está relacionada à responsabilidade de quem ocupa cargo de confiança na gestão municipal.

“Democracia se faz com liberdade, mas também com respeito. Divergências políticas são legítimas e fazem parte do processo democrático. O que não podemos admitir é que o debate público seja substituído por ofensas, agressões ou desrespeito”, afirmou Diego Cabral. Ele ressaltou que a exoneração não representa restrição à liberdade de manifestação política, mas uma decisão administrativa sobre a permanência em um cargo de livre nomeação e exoneração.

O prefeito também afirmou que orienta integrantes da gestão a manter postura respeitosa no debate político. “Não quero que ninguém ataque ou desrespeite adversários em meu nome. Vamos defender aquilo em que acreditamos com trabalho, propostas e argumentos. A democracia precisa ser preservada todos os dias, inclusive quando pensamos diferente”, declarou.

Camaragibe - A prefeitura mudou

A secretária de Comunicação de Arcoverde, Ximenne Gabrielle Padilha de Almeida Moura, está internada na UTI do Hospital Regional de Arcoverde e precisa de doações de sangue. Uma campanha está sendo mobilizada para reforçar os estoques e garantir o atendimento necessário durante o tratamento.

As doações podem ser realizadas no Hemocentro de Arcoverde (Hemope), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, nº 418, bairro São Cristóvão, em Arcoverde. O atendimento para doação de sangue acontece das 7h30 às 12h. As doações também podem ser realizadas nas unidades do Hemope de Recife ou Petrolina, em nome da paciente, para posterior encaminhamento a Arcoverde.

A mobilização pede que familiares, amigos e moradores que possam doar sangue contribuam e também compartilhem a informação. Quem puder doar, deve procurar o Hemope e informar o nome da paciente no momento da doação.

A recente definição da chapa do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) para o Senado, na disputa eleitoral de 2026, gerou uma lamentação. Em entrevista concedida ao Programa Edenevaldo Alves, na manhã de hoje, o jornalista e candidato a deputado federal, Carlos Britto (PL), criticou a ausência de um representante do Sertão nas suplências da candidatura de Eduardo da Fonte, que terá Carlos Andrade Lima (União Brasil) como primeiro suplente e Irmã Jane como segunda.

Para Britto, a composição ignora o peso político e a relevância histórica da região. “Quando [Miguel Coelho] não foi escolhido [para a vaga ao Senado], eu senti, porque o Sertão precisava dessa representação. Agora que ele teve a oportunidade de indicar, infelizmente, trouxe alguém do Recife. O que essa pessoa tem de ligação com a gente? Quantos anos lutou ao lado do grupo político? Que história e que legado construiu conosco?”, questionou.

O jornalista defendeu que nomes com trajetória consolidada na região seriam escolhas naturais para fortalecer a chapa. Ele citou nominalmente a vereadora de Petrolina, Maria Elena, como uma figura de inegável representatividade. “Ela é uma representante histórica do grupo, tem tamanho político e merecia essa oportunidade”, afirmou Britto. Além de Maria Elena, ele estendeu a reflexão a outras lideranças sertanejas de peso, como os vereadores Zénilto e Osório Siqueira, este último presidente da Câmara Municipal, e o ex-prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé.

Anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSD) como o início da ampliação da duplicação da BR-232, a obra, prevista para acontecer entre os municípios de São Caetano e Belo Jardim, simplesmente não existe. Não há nada que identifique a sinalização do start de uma obra tão importante para o Estado.

Não há o canteiro de obras da empresa, não existem trabalhadores, nem sinal da placa obrigatória com informações sobre o valor do empreendimento nem tampouco a empreiteira responsável.

Mais adiante, entretanto, encontrei um ponto de apoio com apenas uma máquina escavadeira e três veículos, mas nenhum funcionário, numa prova de que o anúncio do início das obras não passa um lance atabalhoado, meramente eleitoreiro.

Por Inácio Feitosa*

Existe uma mentira confortável que o mundo repete há séculos: a do vencedor solitário, que se fez sozinho e deve a vitória só ao próprio esforço. Agrada ao ego, mas não resiste a um olhar honesto sobre a vida. Ninguém vence sozinho – e quem vence de verdade não vence apenas para si.

Aprendi cedo, sem saber que aprendia. Aos doze anos eu vendia picolé de saquinho no condomínio e ganhei dinheiro pela primeira vez, sem imaginar que aquilo era uma semente. Mas era. E toda semente, para nascer, precisa ser enterrada no escuro.