Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Com o início oficial da campanha para as eleições municipais deste ano, na próxima sexta-feira (16), alguns candidatos já começam a divulgar os primeiros atos. No Recife, a candidata da federação Psol/Rede, Dani Portela (Psol), terá como primeiro compromisso de campanha uma panfletagem no Pátio de São Pedro, às 8h da sexta.
No período da tarde, a partir das 15h, a candidata terá um ato com a militância na Casa Marielle. Às 18h, ela promove mais uma ação com os seus apoiadores, dessa vez na Praça do Derby. Nos bastidores, existe a especulação de que a militância do PT possa abraçar a campanha de Dani Portela pelo fato de a legenda não ter integrado a chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que optou por um candidato a vice do PCdoB.
Leia maisJuventude
Na tarde desta segunda-feira (12), Dani Portela assinou a carta de compromisso da Agenda 227, sendo a primeira candidata à Prefeitura do Recife a assinar o documento e reafirmar o seu compromisso com a juventude.
O documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, produzido pela Agenda 227 e lançado oficialmente esta semana, apresenta diretrizes focadas em áreas estratégicas para a infância e a adolescência.
Durante o evento, Dani Portela destacou a importância da Agenda 227 e a prioridade que a pauta terá em seu plano de governo. “O tema da infância e da juventude está sempre no nosso radar. É uma questão que entra no enfrentamento das desigualdades em várias temáticas: classe, gênero e raça. Temos a juventude como elemento prioritário porque é muito impactado pela ausência de oportunidades”, afirma.
O ato contou com a presença do coordenador e secretário executivo da Rede Primeira Infância (REPI-PE), Rogério Morais, que está à frente do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no estado. “As prefeituras têm um papel crucial na implementação de políticas públicas que assegurem os direitos da população e fomentem o desenvolvimento local, especialmente quando essas políticas se iniciam na primeira infância. Cabe a elas a responsabilidade por serviços essenciais como educação infantil e ensino fundamental, saúde, preservação ambiental, planejamento urbano e saneamento básico, garantindo assim os direitos das crianças e adolescentes para as futuras gestões”, explicou Morais.
A Agenda 227 é um movimento da sociedade civil, que tem hoje mais de 450 organizações signatárias, compreende que é no âmbito municipal que o acesso aos serviços públicos efetivamente se materializa, cabendo à municipalidade a prerrogativa de dispor sobre temas essenciais para o bem-estar da comunidade, como o acesso à educação infantil e ao ensino fundamental, a oferta de serviços em saúde e as políticas de preservação ambiental, de planejamento urbano e de saneamento básico, entre tantas outras.
Confira a agenda de campanha de Dani Portela:
Sexta-feira, 16 de agosto:
8h – Abertura da campanha- panfletagem no Pátio de São Pedro
15h – Ato com militância na Casa Marielle
18h – Ato com militância na Praça do Derby
17/08 – sábado
10h – Lançamento da campanha de João Cavalcante
13h – Assinatura da Carta Ameciclo e outras organizações- Dia Nacional do Ciclista
15h – Inauguração da Sede Nacional das Mães da Resistência – Rua do Riachuelo, 189, Boa Vista
18/08 – Domingo
16h – II ato suprapartidário “Do lado esquerdo da rua”, no bairro da Várzea.
17h – Lançamento da Candidatura de Victor Souza – Local à confirmar
Leia menos