Pesquisa do instituto Ipec divulgada hoje, encomendada pela TV Globo, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Minas Gerais. O candidato do Novo, Romeu Zema, lidera a disputa com 44% das intenções de voto.
A pesquisa ouviu 1.504 pessoas nos dias 27 a 29 de agosto em 83 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG‐09592/2022.
Leia maisEsta é a segunda pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado de Minas Gerais. Foram apresentados como candidatos: Alexandre Kalil (PSD), Cabo Tristão (PMB), Carlos Viana (PL), Indira Xavier (Unidade Popular), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Romeu Zema (Novo) e Vanessa Portugal (PSTU). Veja o resultado da pesquisa estimulada.
Resposta estimulada e única, em %:
- Romeu Zema (Novo): 44% (na pesquisa anterior, de 15/8, estava com 40%)
- Alexandre Kalil (PSD): 24% (22% na pesquisa anterior)
- Carlos Viana (PL): 3% (5% na pesquisa anterior)
- Cabo Tristão (PMB): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Lorene Figueiredo (PSOL): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Marcus Pestana (PSDB): 1% (2% na pesquisa anterior)
- Renata Regina (PCB): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Vanessa Portugal (PSTU):1% (1% na pesquisa anterior)
- Brancos e nulos: 11% (11% na pesquisa anterior)
- Não souberam: 13% (15% na pesquisa anterior)
*As candidatas Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Lourdes Francisco tinha 1% dos votos na pesquisa anterior.
Em relação à pesquisa anterior, as intenções de voto em Romeu Zema avançam de 38% para 48% entre os eleitores com ensino médio. O atual governador também é destaque na preferência de quem avalia sua gestão como ótima ou boa, obtendo 70% da preferência.
Além disso, nesta pesquisa, Zema é mencionado de forma mais expressiva entre eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos (55%). É mais citado por homens (48%) do que por mulheres (40%).
Alexandre Kalil se destaca na preferência dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 36%. O candidato também cresce nas pesquisas à medida em que a avaliação do atual governo piora. Ele tem 35% de intenção de voto entre aqueles que fazem uma avaliação regular e 52% entre os eleitores que avaliam a gestão como ruim ou péssima. Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
Leia menos