Fux autoriza inquérito para apurar se Nikolas Ferreira praticou crime contra honra de Lula

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar se o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) cometeu crime contra honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fux atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O caso envolve uma declaração do parlamentar, durante evento realizado na Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2023, quando chamou o presidente de “ladrão”. Após o ocorrido, Ricardo Cappelli – que estava à frente do Ministério da Justiça à época – pediu ao STF a abertura de uma investigação contra Nikolas.

Fux afirmou que abertura do inquérito tem o objetivo de garantir o regular andamento das investigações. “Quanto ao pedido de abertura de inquérito formulado pela Polícia Federal, verifica-se que a representação se encontra fundamentada nos indícios da suposta prática de crime contra a honra em face do Presidente da República. Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo Parlamentar Federal contra o Chefe do Poder Executivo demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”, escreveu. A PF terá 60 dias para concluir as diligências.

Veja outras postagens

Por falta de provas robustas e inconsistência nos argumentos, a Justiça Eleitoral considerou improcedentes os três processos movidos pela oposição pedindo a cassação do prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, e do vice-prefeito, Zé Lopes. Em três sentenças distintas, proferidas ontem, o juiz da 45ª Zona Eleitoral, Douglas José da Silva, rejeitou todos os pedidos de cassação da chapa. “As provas apresentadas são frágeis e insuficientes. Não demonstram a gravidade necessária para configurar abuso de poder. A soberania popular deve ser respeitada”, afirmou o juiz Douglas José da Silva, ao proferir a sentença nos três processos.

A decisão é uma derrota para a oposição em Belo Jardim, que não aceita a vitória democrática e estrondosa de Gilvandro com 72,69% dos votos válidos. O juiz destacou, na ação sobre contratações, que os atos estavam amparados por lei e em conformidade com pareceres do Tribunal de Contas do Estado. Em outro, que atacava programas sociais como o “Bolsa Atleta” e o “Vivenciando Histórias”, a Justiça reconheceu que as iniciativas eram legais, de caráter educacional e cultural, sem desvio de finalidade ou uso eleitoreiro. Já a acusação de utilização de servidores e veículos públicos também não se sustentou. O juiz considerou que os documentos apresentados não comprovaram qualquer irregularidade.

Com 85% de aprovação da gestão e considerado em todas as pesquisas o prefeito mais bem avaliado da história de Belo Jardim, Gilvandro Estrela foi reeleito nas eleições de 2024 com mais de 33 mil votos, 72% do eleitorado. Uma derrota estrondosa da oposição, que não entendeu o recado das urnas e insiste em tirar o mandato de Gilvandro no tapetão.  Agora, com a absolvição em todos os processos, a Justiça Eleitoral reafirma a soberania popular em Belo Jardim.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

A programação do 3º Festival do Morango continua ganhando forma com a divulgação de atrações que comporão a grade de shows do evento. Dessa vez, o grande nome divulgado foi o da forrozeira Lara Amélia, filha do consagrado cantor Flávio José. O show está marcado para o dia 27 de setembro, dentro da programação do sábado de festival.

Lara Amélia vem conquistando seu espaço no cenário musical e promete levar ao público do Brejo da Madre de Deus um repertório cheio de emoção, forró autêntico e sucessos que mantêm viva a tradição nordestina.

Com isso, o Festival do Morango reafirma sua proposta de valorizar a cultura regional, trazendo nomes que unem tradição e novas gerações, garantindo ao público noites inesquecíveis de música e celebração.

Camaragibe - Refis 2025

Ontem, o Consórcio dos Municípios da Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL) realizou a sua 25ª Assembleia Geral de Prefeitos, a ocasião foi marcada pela eleição da nova diretoria que irá conduzir os trabalhos da instituição nos próximos anos.

Com 20 votos favoráveis, foi eleita a chapa composta pelos seguintes gestores:

Josué Mendes – presidente

Rivanda Freire – vice-presidente

Dr. Ruy Barbosa – segundo vice-presidente

A Assembleia reforça o compromisso do Consórcio em fortalecer a integração regional, promover soluções compartilhadas e assegurar o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

A Justiça afastou do cargo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por seis meses. Ele é alvo de operação da Polícia Federal, hoje.

A decisão do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será levada para análise especial da Corte.

Além do afastamento, a PF realiza a 2ª fase da Operação Fames-19, que apura desvios de recursos durante a pandemia de Covid-19 no estado. São realizados 51 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, com 200 policiais em atuação na capital Palmas.

A PF apura fraudes em contratos de fornecimento de cestas básicas e frangos congelados financiados por emendas parlamentares. O prejuízo estimado seria superior a R$ 73 milhões.

Os recursos desviados, segundo a PF, teriam sido ocultados em empreendimentos de luxo, na compra de cabeças de gado e em despesas pessoais dos envolvidos no esquema criminoso.