De bigu com a modernidade

HB20 Platinum Plus: nome chique, segurança boa e preço alto

Dizem as más línguas que jovens preferem um aerofólio inútil ou calotas incrementadas a um par de airbags extras. Por isso, os modelos voltados a eles são cheios de frufrus, quase tunados, customizados em excesso. Pois bem: a Hyundai resolveu lançar a versão topo de linha do seu mais popular modelo, o hatch HB20, com bons diferenciais de segurança. Tem detalhes chamativos também, mas o foco são itens de condução semiautônoma? Vai dar certo? Mesmo por R$ 122 mil (neste caso, com pintura metálica)? Mesmo que seja para um jovem de classe média universitário que vai ter seu primeiro carro? A ver, principalmente pela revitalização visual pela qual passou no ano passado e abandonou suas linhas feiosas, principalmente os faróis traseiros – agora integrados, cruzando de ponta a ponta. Atualmente, ele chama a atenção nas ruas pela discrição, boas opções de cores e nova grade e para-choque. Vamos, enfim, à principal justificativa para se elogiar a versão Platinum Plus, testada por este colunista: o pacote de segurança, que começa com o sistema SmartSense – que vem, por exemplo, como assistente de centralização e de permanência em faixa. Ele mantém o carro na própria faixa e até fazendo pequenas curvas. 

Também tem alerta de ponto cego ativo e assistente de tráfego cruzado traseiro, que avisa da presença de outro veículo em caso de marcha à ré. Mas a Platinum Plus também alerta de presença nos bancos traseiros, detector de fadiga (pare para um cafezinho!), monitoramento de pressão dos pneus e alertas de frenagem com detecção de pedestres e de saída – que avisam automaticamente se algum objeto ou veículo está se aproximando quando se abre a porta (pode não parecer, mas é muito útil). E mais: são seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático , câmera de ré, sensores crepuscular e de estacionamento e faróis projetor com DRL e lanternas em LED. Pena que o freio traseiro seja a tambor. Falta, também, sensor de estacionamento dianteiro.

Interior – A vida a bordo no dia a dia é muito boa. O acabamento não é de luxo, mas é de couro de qualidade em parte dos bancos e das portas – além do volante, manopla do câmbio e apoio de braço central. O conjunto de painel e central multimídia é 100% digital, bem funcional, por sinal. Claro que como o público-alvo é jovem, mais um acerto: a conectividade sem fio com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e três portas USB. A chave é do tipo sensorial, com partida remota e os retrovisores com rebatimento elétrico.

Potência e torque – O motor do HB20 Platinum Plus é o mesmo de toda a linha, o 1.0 turbo –  que gera 120 cavalos e 17,5kgfm de torque. O câmbio automático de seis velocidades  e direção elétrica deixam a condução suave. E outro ‘mimo’ para a juventude: as borboletas para trocas de marchas manuais, situadas atrás do volante. Como se sabe, e é bom sempre relembrar, o consumo depende muito do comportamento do motorista – e provavelmente o desta versão topo de linha não o tem como principal preocupação. No caso deste teste, a média entre cidade e estrada ficou na faixa dos 12 a 13, dependendo das arrancadas (propositais ou não, apenas para sentir o motor) e ultrapassagens. 

O HB20 não é produzido ou vendido pela Caoa Hyundai, mas pelo próprio grupo sulcoreano, que tem fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo, e é um dos modelos de maior sucesso nos últimos anos. 

⇒ O hatch cresceu na última revitalização: foram 75mm no comprimento, por exemplo. O porta-malas, de 300 litros, é suficiente para o dia a dia de jovens solteiros ou com apenas um filho

BMW iX2 chega em 2024 –  Apenas algumas semanas se passaram desde que as primeiras fotos do novo BMW X2 correram o mundo. Agora, o modelo está saindo da linha de produção na fábrica do BMW Group em Regensburg, na Alemanha. A partir de agora, diferentes variantes de motorizações serão fabricadas de forma flexível em Regensburg numa única linha de produção: desde modelos com motores de combustão interna, passando por híbridos plug-in, até veículos totalmente elétricos. Até 1.000 modelos BMW Série 1, BMW X1 e BMW X2 saem diariamente da linha de produção na fábrica do Grupo BMW em Regensburg, destinados ao mercado global. Além do X2, o iX2, sua versão 100% elétrica, também é produzida na planta alemã. Os dois modelos já estão confirmados para desembarcarem no Brasil em 2024 e terão novas informações divulgadas em breve.

Crash-test: Pulse só ganha 2 estrelas – O Latin NCAP divulgou o resultado do teste de segurança do carro Fiat Pulse. E ele só recebeu duas (das 5 possíveis) 2 estrelas que a organização dá. Segundo o Latin NCAP, o Pulse apresentou problemas na proteção para crianças e no teste de colisão lateral por conta do formato do airbag – que ofereceria uma proteção limitada. A Stellantis, dona da Fiat, reagiu contestando o resultado – e com um argumento significativo: o modelo testado está desatualizado em relação ao que está em produção hoje. Já no teste de colisão frontal, o laboratório de segurança avaliou que o resultado foi acima da média, mostrando uma boa proteção para cabeça e pescoço. 

Série especial do Kia Niro: R$ 222.790 – A marca coreana lançou no Brasil uma série limitada (apenas 100 unidades) do Kia Niro: a Rio Open Limited Edition, que custa R$ 222.790 (preço promocional, segundo a empresa). Ele tem mais itens de conforto e design do que a versão topo de linha, a SX Prestige. Por exemplo: bancos dianteiros com ventilação e banco do motorista com memória de posição, ajustes dos retrovisores externos, modo de condução e ar-condicionado. O modelo também traz novo painel digital de instrumentos panorâmico e programável LCD de 10,25”, tapetes exclusivos e emblemas (interno e externo) personalizados Rio Open Limited Edition, com identificação da unidade limitada de 1 a 100 no console central. 

Carro a prazo – E os brasileiros não param de recorrer a empréstimos para comprar veículos: as vendas financiadas somaram em setembro 538 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número representa um crescimento de 17,8% na comparação com o mesmo período de 2022 e de 0,8% em relação a outubro de 2023.  No segmento de autos leves, a alta foi de 18,2% ante novembro do ano passado. Comparado com outubro, o crescimento foi de 3,3%. “Em novembro tivemos a melhor média por dia útil desde dezembro de 2022, com 26,9 mil veículos financiados”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3. No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 5,3 milhões de unidades. O número representa alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 451 mil unidades a mais.

Diesel S-10 fica 1,28% mais barato – Dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) identificaram que, após o último reajuste no preço médio do diesel vendido às distribuidoras, válido desde o dia 8 de dezembro, o litro do tipo comum foi comercializado a R$ 6,01 no dia 11 de dezembro e ficou 1,80% mais barato para os motoristas, quando comparado ao dia 7 de dezembro, data anterior à redução. Já o tipo S-10 fechou o dia 11 a R$ 6,18, com redução de 1,28%. O IPTL da Edenred Ticket Log consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.

Gasolina consumiu 11% da renda dos nordestinos – Encher o tanque de gasolina no terceiro trimestre de 2023 consumiu, em média, 6,6% da renda das famílias brasileiras. Já na região Nordeste, a média foi de 11%. Os dados são do Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe com base em dados da PNAD Contínua (IBGE) e divulgado no Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade. O indicador representa a proporção da renda domiciliar mensal que seria necessária para custear o abastecimento de um tanque de 55 litros com gasolina comum no trimestre de referência. O resultado representa ligeiro aumento em relação à média do trimestre anterior, que marcou 6,5% da renda das famílias brasileiras. Já no primeiro semestre, o número era 5,9%, totalizando um aumento de 0,8% no acumulado do ano.  O estudo evidencia as diferenças regionais relevantes no peso dos combustíveis no bolso dos brasileiros. De acordo com o levantamento, é maior no Nordeste (11%), região representada por Maranhão (12,1%), Alagoas (11,9%) e Bahia (11,4%). Os três lideram o ranking de estados com o percentual da renda domiciliar necessário para arcar com o custo de um tanque de gasolina.

Chega a Shineray Rio 125 EFI – A marca indiana acaba de apresentar a nova Rio 125 EFI, o quarto modelo dela equipado com injeção eletrônica. É mais uma concorrente para o segmento de baixa cilindrada. Ela custa R$ 10.490, sem frete, e tem design mais urbano e moderno, com bons recursos tecnológicos – como luzes diurnas e faróis em LED, painel digital e entrada USB. O motor monocilíndrico refrigerado a ar vem com câmbio de 4 marchas, com velocidade máxima de 79 km/h. 

Capacete possui prazo de validade? – Todo mundo com o mínimo de bom senso, sabe: o uso do capacete é fundamental para motociclistas. Afinal, ele pode evitar em 40% o risco de morte e em até 70% as chances de ferimentos graves na cabeça, em casos de acidentes, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde. No entanto, ainda há dúvidas se esse equipamento possui uma data de validade. Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos Ceará, diz que os capacetes não possuem um prazo de validade, mas é necessário ficar atento a questões que comprometem a vida útil determinada. “Os fabricantes recomendam a substituição do capacete em média de três a cinco anos, mesmo que não tenha sofrido nenhum impacto”, afirma Antônio José. Isso se deve ao fato de que o material do capacete, especialmente a parte interna de espuma, pode sofrer degradação ao longo do tempo, comprometendo sua capacidade de absorver impactos.

Além do tempo de uso, a exposição a condições adversas, como luz solar intensa e temperaturas extremas, também pode acelerar o envelhecimento do capacete. “Recomenda-se armazenar o capacete em local fresco e protegido da luz direta do sol quando não estiver em uso”, aconselha. Em caso de queda ou colisão, é essencial substituir o capacete, independentemente do tempo de uso. “Mesmo que o capacete não apresente danos visíveis, ele pode ter sofrido danos estruturais internos após um impacto, tornando-se menos eficaz em um acidente subsequente”, alerta. 

Pneus e calor: segurança na estrada – Há algumas sacadas essenciais para lidar com as altas temperaturas nas estradas levantadas pela Dunlop Pneus. A empresa reforça, por exemplo, a importância de uma manutenção adequada dos pneus para garantir viagens seguras e tranquilas durante a temporada quente, uma vez que são componentes de extrema importância para o desempenho e performance do veículo. Confira: 

Verifique a pressão regularmente: aumentos de temperatura podem influenciar a pressão dos pneus. Certifique-se de verificar e ajustar a pressão de acordo com as recomendações do fabricante do veículo, para garantir conforto, estabilidade, tranquilidade para transportar pessoas e bagagens e conduzir com uma aderência adequada à estrada. Pneus com baixa pressão de ar aquecem rapidamente e podem se danificar, exigindo sua imediata substituição. O excesso de pressão, por outro lado, torna o pneu muito rígido e num impacto, pode romper-se facilmente. Vale sempre o bom senso e a observância do que define o fabricante do seu carro. É importante que esta verificação da pressão dos pneus seja realizada sempre com os pneus frios, ou seja, o ideal é verificar logo pela manhã no local mais próximo a sua residência que possua equipamento disponível.

Atente-se ao estado de desgaste e danos: altas temperaturas podem afetar a durabilidade dos pneus. O calor acelera o desgaste e torna os pneus mais suscetíveis a danos por impacto e a cortes, tornando a inspeção visual uma prática essencial para identificar qualquer problema potencial. Aproveite as paradas para observar se não há pedras e outros objetos cortantes incrustados nos sulcos, que podem provocar cortes que rompem o pneu. Remova tudo para garantir a durabilidade do produto.

Confira o sistema de arrefecimento do veículo: checar o nível de líquido de arrefecimento é crucial durante os meses mais quentes do ano. Isso porque ele tem a função de resfriar o motor, mantendo-o em uma temperatura entre 90ºC a 100ºC – faixa considerada ideal.

“Durante o verão, é crucial manter os pneus em boas condições para garantir viagens seguras e sem problemas. Recomendamos fortemente a verificação regular da pressão e condição dos pneus, além de manter a manutenção do veículo em dia para enfrentar as altas temperaturas com tranquilidade”, comenta Hugo Terazaki, gerente técnico de engenharia pós-venda.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Por Osvaldo Matos Jr.*

A recente cobertura midiática em torno da morte do Papa e da escolha de seu sucessor trouxe à tona uma verdade inegável: a Igreja Católica é muito maior do que ela própria imagina. Não se trata apenas dos pouco mais de 1,2 bilhão de fiéis oficialmente contabilizados em todo o mundo, mas de um impacto cultural, histórico e espiritual que se estende muito além das fronteiras eclesiásticas.

O fenômeno midiático observado durante esse período revela uma realidade que até mesmo muitos católicos podem não perceber plenamente: a Igreja de Yeshua permanece uma força central na história.

Em um mundo saturado por uma multiplicidade de canais de comunicação e plataformas digitais, onde cada segundo de programação é disputado por interesses diversos, é notável observar como a cobertura da morte do Papa e da eleição do novo Pontífice se tornou um evento global. Televisões, rádios, sites de notícias, redes sociais e até mesmo veículos seculares destinaram espaços significativos para acompanhar, comentar e analisar os acontecimentos.

Essa atenção massiva não é apenas uma questão de tradição ou de uma busca por audiência fácil. Ela reflete algo mais profundo: a Igreja Católica continua a ser uma referência de espiritualidade e moralidade em um mundo muitas vezes imerso na relatividade ética e na superficialidade cultural. As audiências dispararam. Milhões de pessoas em diferentes países acompanharam, emocionadas, os rituais fúnebres e aguardaram ansiosamente pelo anúncio do novo Papa. Mas o que explica esse interesse que transcende os próprios fiéis?

A Igreja Católica é, há mais de dois milênios, um farol espiritual e cultural que influenciou a história da civilização ocidental e além. Suas catedrais, suas obras de caridade, suas contribuições para a filosofia, a arte, a música e a educação moldaram sociedades inteiras. Em um mundo onde o secularismo e o materialismo parecem ganhar espaço, a morte de um Papa e a escolha de seu sucessor representam um retorno ao sagrado, uma redescoberta da dimensão espiritual da existência.

É como se, diante desses eventos, até mesmo os mais céticos fossem forçados a admitir que há algo maior, algo que transcende o mero cotidiano e que conecta bilhões de pessoas ao longo dos séculos. Esse “algo maior” é a Igreja de Yeshua, uma instituição que, mesmo em meio a crises e desafios, permanece de pé, com alicerces firmes e sólidos, sustentados pela fé de seus membros e pela herança espiritual que representa.

Os altos índices de audiência, a dedicação de horas de programação e o envolvimento de milhões de pessoas nas redes sociais durante esses eventos são um testemunho vivo da grandeza da Igreja Católica. Ela não é apenas uma organização religiosa entre tantas outras, mas uma realidade espiritual e cultural que transcende qualquer estatística oficial.

O mundo moderno, com todas as suas complexidades e desafios, ainda encontra na Igreja uma referência. Mesmo aqueles que não compartilham da fé católica são impactados por sua presença e por seu papel histórico. E é exatamente por isso que a mídia não consegue ignorar esses eventos. Porque, mesmo que muitos tentem negar, a Igreja de Yeshua é maior do que imaginam, maior do que as próprias estatísticas sugerem. Ela é a rocha sobre a qual a fé de bilhões se constrói e, mais do que isso, é uma fonte de sentido e de esperança em um mundo muitas vezes perdido em meio à dúvida e ao relativismo.

A atenção global dedicada à morte do Papa e à escolha do novo Pontífice é um lembrete de que a Igreja Católica continua a ser uma voz poderosa e uma presença central no mundo. É uma prova de que, mesmo em uma era de mídia fragmentada e superficial, a fé em Yeshua permanece viva e forte, inspirando, confortando e guiando milhões de almas. Os católicos devem reconhecer essa grandeza e, mais do que nunca, reafirmar sua fé e seu compromisso com a verdade que transcende o tempo e o espaço.

*Católico praticante e servo de Yeshua, empresário, cientista social e político, publicitário, MBA em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico, especialista em Gestão Pública, Marketing, Comércio Exterior, Comunicação Pública e Turismo.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

A Engenho Comunicação irá lançar, no auditório do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, o projeto ‘O Futuro do Jornalismo’. A estreia do projeto vai acontecer no dia 15 de maio, com uma palestra do jornalista Valmir Salaro, seguida da exibição do documentário “Escola Base: Um Repórter Enfrenta Seu Passado”. A programação é gratuita, direcionada a estudantes de Jornalismo. Alunos da UnB, Uniceub, Iesb e Católica estão entre os participantes. Salaro estará em Brasília para falar sobre Precisão da Informação e o Impacto no Jornalismo.

O Futuro do Jornalismo é um projeto lançado para celebrar os vinte anos do Prêmio Engenho de Comunicação. Tem como objetivo principal apoiar a formação das novas gerações de jornalistas, com conteúdos complementares ao programa curricular oferecido nas faculdades. Os coordenadores dos cursos de Jornalismo atuam como co-curadores da programação. A palestra do dia 15 dá início a uma série de atividades, que inclui um concurso de redação para estudantes de Jornalismo, um seminário em agosto e visitas sob mentoria nos veículos de comunicação parceiros do projeto.

Os veículos de comunicação Band, Correio Braziliense, Metrópoles e Record são parceiros de O Futuro do Jornalismo. Eles irão receber os alunos vencedores do concurso de redação para uma semana de experiência em cada redação. A coordenação-geral de O Futuro do Jornalismo é da jornalista Kátia Cubel, presidente do Prêmio Engenho de Comunicação. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sistema Cofeci-Creci são os patrocinadores do projeto O Futuro do Jornalismo. O STM e o Instituto Palavra aberta conferem apoio institucional à iniciativa direcionada aos universitários.

Dulino Sistema de ensino

O Sextou de hoje presta uma homenagem a uma das maiores intérpretes da música brasileira, Nana Caymmi, que faleceu na semana passada. Em tributo à artista, o programa relembra seus grandes sucessos e conta com a participação especial do produtor musical José Milton, responsável por quase toda a discografia de Nana e por trabalhos com importantes nomes da MPB. Confira abaixo a chamada do programa:

O Sextou vai ao ar hoje, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir o Sextou pela internet, clique no link do Frente a Frente no alto da página deste blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A edição de maio da revista ‘Mais Nordeste’, projeto no qual sou parceiro com um grupo de jornalistas do Ceará, ligado à Fundação Getúlio Vargas, traz a universalização do Saneamento Básico como tema principal. Embora o saneamento básico tenha uma série de externalidades, a universalização prevista para 2033 não vai chegar. E a razão é simples: falta vontade política e dinheiro. Clique aqui e confira a edição completa da revista.

Ipojuca - No Grau 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soltou um comunicado, hoje, em que anuncia a devolução de R$ 292.699.250,33 para aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Segundo o instituto, esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada. “O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio”, afirmou o INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou, ontem, que vai notificar, na terça-feira (13), os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares. Essas pessoas terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.

Caruaru - São João na Roça

O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, candidato a presidente da Executiva Nacional do PT, com apoio do presidente Lula e do atual comando do partido, leia-se Humberto Costa, atual presidente e Gleisi Hoffman, ex-presidente e atual ministra das Relações Institucionais, será o entrevistado do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima quarta-feira.

Edinho foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Dilma Rousseff. Ele é candidato a presidente do PT representando a corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)”. A CNB, porém, enfrenta um racha interno entre seus filiados. Segundo fontes ouvidas pelo blog, Lula teria sinalizado que apoia Edinho em uma das principais causas da crise interna: a distribuição de cargos na nova direção partidária.

De acordo com relatos de interlocutores, Lula teria concordado que o futuro presidente do PT deve ter autonomia para indicar nomes da sua confiança para determinadas funções na direção partidária. A tesouraria do PT é tida como o grande pano de fundo da crise que tomou a eleição interna.

É ali que se faz a gestão do fundo eleitoral e do fundo partidário, o que confere ao ocupante da vaga um enorme poder de influenciar a gestão da sigla. Edinho afirmou recentemente que o PT tem que enfrentar grandes desafios.

“Melhorar seu funcionamento interno, fortalecer as instâncias, para preservar a democracia interna, e cada vez mais construir processos decisórios que sejam coletivos. Precisamos de um partido que volte a priorizar o trabalho de base, que tenha mais presença junto à nossa base social”, disse.

O podcast vai ao ar das 18 às 19 horas, com transmissão pelo YouTube da Folha e deste Blog. Além da transmissão pelo Youtube, o ‘Direto de Brasília’ também é veiculado pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. A transmissão também será realizada no Instagram e no Facebook deste Blog.

Entram como parceiros na transmissão a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado. Os nossos parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana e a Faculdade Vale do Pajeú.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi categórico, durante uma entrevista o portal Brasil 247, ao cravar: “Eu tenho muita confiança que o presidente Lula (PT), em 2026, será reeleito presidente da República. Quem estiver apostando que o governo vai chegar fragilizado em 2026, vai errar”.

Se tivesse de apostar, Costa Filho, do partido Republicanos, não colocaria suas fichas no governador de São Paulo e correligionário, Tarcísio de Freitas. Segundo o ministro, o próprio governador – considerado um dos principais quadros da oposição com projeção nacional para 2026 – tem sinalizado que sua preferência é disputar a reeleição em São Paulo.

Ao ser questionado sobre qual lado tomaria em uma eventual disputa entre o atual presidente e o governador, Costa Filho destacou que o cenário político ainda está em aberto – e que não seria surpresa se o governador acabasse mudando de ideia. “Eu acho que tem muito tempo ainda, então acredito que a gente só vai ter uma leitura mais clara do processo no final desse ano agora”, ponderou, antes de sublinhar sua confiança no governo do presidente Lula.

Nesse cenário, marcado também pela incerteza sobre o alinhamento geral do Republicanos ao governo do presidente Lula, Costa Filho assumiu protagonismo e passou a exercer um papel estratégico na articulação federal. À frente de Portos e Aeroportos, ele coordenou investimentos em infraestrutura portuária e aeroportuária que ultrapassaram R$ 30 bilhões apenas em 2024.

Na entrevista, o ministro destacou uma série de conquistas de sua gestão: “O governo do presidente Lula está fazendo o maior volume de concessões do setor portuário da história do Brasil”.  “Temos o privilégio de poder entregar ao Brasil, em quatro anos, em torno de 60 leilões, ou seja, é o maior volume de leilões da história do Brasil”, acrescentou Costa Filho.

De todo modo, o mais significativo é que até mesmo a própria direita precisa reconhecer a relevância das conquistas do governo Lula, defendeu o ministro. “Nós precisamos preservar as conquistas do presidente Lula, as conquistas sociais, nós precisamos avançar na agenda econômica brasileira”, disse.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está fazendo uma contratação emergencial para a demolição e remoção dos escombros do edifício Kátia Melo, em Piedade. O anúncio foi feito pelo prefeito Mano Medeiros, ontem. A previsão é que a empresa contratada comece a executar os serviços hoje.

O edifício Kátia Melo, em Piedade, desabou na última terça-feira (06). O prédio, construído no estilo caixão, tinha 16 apartamentos. Não houve registro de vítimas. A decisão tomada pelo prefeito Mano Medeiros tomou como base a definição dos técnicos da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, que recomendaram a demolição imediata do que sobrou da edificação para evitar danos aos imóveis localizados nas imediações.

A Defesa Civil encaminhou documento à administradora do Edifício Kátia Melo, orientando sobre a demolição. Em resposta, os responsáveis afirmaram não ter condições financeiras de arcar com os custos de demolição e remoção. Diante disso, a Procuradoria do município deu parecer favorável à contratação imediata de uma empresa que ficará responsável pelos serviços. As despesas poderão ser custeadas pela seguradora ou pelo Governo do Estado.

“Desde os primeiros momentos, quando tivemos conhecimento sobre a situação desse imóvel, tomamos as providências necessárias para garantir a vida e a segurança dos moradores. Agora é o momento de garantir que as pessoas que residem e têm comércio nas imediações tenham condições de voltar às suas atividades normais, retornando para suas casas”, disse Mano Medeiros.

Toritama - FJT 2025

Adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, que possuam conhecimento em inglês, podem se inscrever no concurso internacional intitulado ‘Quebra-gelo do Conhecimento 2025’ (Knowledge Icebreaker 2025) e concorrer a uma experiência única: representar o Brasil em uma expedição científica a bordo de um quebra-gelo nuclear russo, navegando por regiões remotas do Ártico.

Promovido pela Rosatom – estatal russa do setor nuclear –, o concurso é voltado a jovens de 20 países parceiros, entre eles o Brasil e a Bolívia. O objetivo é despertar o interesse pela ciência, pela cooperação internacional e pelas aplicações pacíficas da energia nuclear.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio e devem ser feitas por meio de uma plataforma online bilíngue, disponível no site Icebreaker of Knowledge 2025. Para participar, é necessário ter entre 14 e 16 anos e ter domínio do inglês (ou russo), idioma exigido para as etapas do concurso e para a comunicação durante a expedição.

Conforme informações dos organizadores, o processo seletivo é dividido em três fases. A primeira é um quis online sobre temas ligados à ciência e tecnologia nuclear. A segunda é participação em série de webinários educativos, com perguntas ao final de cada sessão.

A terceira consiste na gravação de um vídeo respondendo à pergunta: “Como as tecnologias nucleares podem contribuir para o desenvolvimento do meu país?”. Os vídeos serão avaliados por um júri internacional independente.

Os dez estudantes mais bem colocados de cada país avançam para a etapa final. Os vencedores ganharão uma vaga na expedição Quebra-gelo do Conhecimento 2025, com jovens do mundo inteiro, prevista para o segundo semestre deste ano.

Os adolescentes embarcarão no quebra-gelo nuclear “50 anos de Vitória” em direção ao Polo Norte, para participar de uma programação educativa internacional.

De acordo com representantes da Rosatom, além de oferecer uma vivência imersiva em ciência e sustentabilidade, o projeto celebra os 80 anos da indústria nuclear russa, os 500 anos da Rota do Mar do Norte e reforça o papel da educação na construção de um futuro mais inovador e colaborativo.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Fiquei muito honrado com a homenagem recebida, ontem, pela Câmara de Vereadores do Recife, que, por unanimidade, me incluiu entre os agraciados com o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo. A iniciativa foi do vereador Gilson Machado Filho (PL), filho do ex-ministro Gilson Machado Neto (PL).

Compromissos inadiáveis em Brasília me impediram de estar presente. Fui representado pela editora Ítala Alves, na foto com o autor da proposta, recebida com muita distinção por todos os parlamentares da Casa. Ítala viveu uma grande emoção. Estou também muito emocionado. Graça Araújo honrou a nossa profissão.

Ao longo do tempo que Deus deu a ela a nobre missão de jornalista na sua passagem terrestre, a cumpriu com zelo, elevado espírito público e dedicação. Defendeu as causas mais nobres da sociedade, firme nas suas convicções, altiva e corajosa, como deve se comportar e agir todo profissional de Imprensa.

Graça tinha uma voz inconfundível, presença elegante e inteligente no rádio e na televisão. Atuou com ética e zelo, denunciando irregularidades, elevando o debate público e estimulando o pensamento crítico do cidadão. Foi vitoriosa em todos os embates, morreu combatendo o bom combate.

Por tudo isso, passou a ter seu nome numa das maiores distinções da Câmara de Vereadores do Recife, dada a quem, como ela, cumpre com responsabilidade e denodo o nobre papel de levar informação à sociedade. Estou muito feliz. Vou colocar a honraria em destaque na estante da minha casa.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publicou, no Diário Oficial da União de hoje, as demonstrações financeiras referentes ao ano de 2024 com um prejuízo de R$ 2,6 bilhões. Além disso, auditoria independente ressalvou dados contábeis da empresa.

O déficit em 2024 é quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, quando o prejuízo registrado foi de R$ 597 milhões. Na apresentação deste ano, os Correios reajustaram os dados de 2023 para melhor representar as normas contábeis e o resultado do ano anterior acabou subindo para R$ 633 milhões. As informações são do portal G1.

Esta é a primeira vez, desde 2016 que os Correios apresentam um prejuízo bilionário em suas operações. À época, a empresa teve prejuízo de R$ 1,5 bilhão (R$ 2,3 bilhões em valores atualizados). Entre as justificativas dadas pela empresa para o resultado negativo, está o fato de que apenas 15% das 10.638 unidades de atendimento terem superávit – quando as receitas são maiores do que as despesas.

“Ainda que 85% das unidades sejam consideradas deficitárias, os Correios garantem o acesso universal de todas e todos aos serviços postais, com tarifas justas, em cada um dos 5.567 municípios atendidos”, ponderou. Por outro lado, a empresa também justificou que houve um investimento de R$ 830 milhões ao longo de 2024, totalizando R$ 1,6 bilhões desde que a nova gestão assumiu.

Nos últimos dois anos foram R$ 698 milhões na aquisição de novos veículos e outros R$ 600 milhões gastos em manutenção da infraestrutura operacional da empresa. Parte dos veículos adquiridos faz parte do plano estratégico da empresa de 5 anos para transição ecológica de suas atividades. Desta forma, apenas em 2024 foram adquiridos 50 furgões elétricos, 3.996 bicicletas cargo com baú e 2.306 bicicletas elétricas. A empresa ainda comprou 1.502 veículos para renovar a frota já existente.

Apesar do prejuízo em 2024, a empresa reafirmou que manterá sua estratégia de investimentos que ampliem “soluções tecnológicas” e reduzam o impacto no meio ambiente. “A sustentabilidade continuará a ser tema central em nosso dia a dia. Esperamos evoluir ainda mais em nossos propósitos de caráter social e ambiental”, afirmou a empresa.

Raquel Lyra e Alepe em crise sem fim

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O tempo vai passando e a relação entre o governo Raquel Lyra (PSD) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) só piora. A gestora está prestes a concluir a metade do seu terceiro ano de mandato sem conseguir estabelecer com a Casa uma convivência harmônica e eficaz, demonstrando uma articulação política sofrível e carente de liderança. Ruim para ela e para a população.

Ontem, depois de colecionar, nos últimos dois anos e meio, inúmeros episódios de falta de diálogo e fragilidade de articulação, a governadora precisou fazer um apelo público, por meio da imprensa, para que a Alepe aprove o projeto referente ao pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão.

“O que a gente coloca aqui é um apelo para os deputados e deputadas para que façam a votação, que a Mesa Diretora coloque em pauta, que as comissões possam votar e que a gente possa ter acesso a esses recursos, porque esses recursos mudam vidas”, afirmou Raquel, após um evento.

Se chegou a esse ponto a relação da gestora com os deputados, o sinal é preocupante — ou deveria ser — para toda a equipe. Mas é apenas um dos sinais dos tantos já enviados pela Casa, que cobrou diálogo com Raquel desde os primeiros meses de gestão da ex-prefeita de Caruaru (Agreste).

A postura com a qual a governadora assumiu o Poder Executivo do Estado, com ar de superioridade em relação ao Legislativo, custa caro até hoje e foi determinante para a sucessão de derrotas sofridas na Assembleia até aqui.

Jamais Raquel poderia ter tratado o presidente Álvaro Porto (PSDB) com soberba. Faltou visão política, orientação e maturidade. Jamais poderia ter perdido as presidências das principais comissões da Alepe. Faltou experiência e, mais uma vez, articulação.

O TAMANHO DA OPOSIÇÃO FOI RAQUEL QUEM DEU Pode-se dizer que a oposição tem exagerado e esticado a corda? Sim, assim como também se pode dizer que o PSB, do prefeito João Campos, achou excelentes oportunidades nos erros de Raquel para desgastá-la em seus anos finais de primeiro mandato e tem aproveitado bem as brechas, visando facilitar a campanha do gestor do Recife contra a ex-tucana, em 2026 — mesmo que essas oportunidades tenham como pano de fundo uma aliança interna com o PL, de Jair Bolsonaro. Mas o tamanho que a oposição conseguiu na Alepe e a relevância que conquistou na Casa nesses dois anos e meio são resultados das próprias atitudes de Raquel.

Edinho Silva no Direto de Brasília O ex-prefeito de Araraquara e candidato à presidência do PT, Edinho Silva, será o entrevistado do podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog, na próxima semana. O petista confirmou a participação no programa na noite de ontem (8). A entrevista será realizada na quarta-feira (14/05), das 18h às 19h, e transmitida ao vivo pelos canais no YouTube do Blog do Magno e da Folha de Pernambuco. Edinho Silva é um dos cinco postulantes à presidência do PT e tem como prioridade a reeleição do presidente Lula (PT).

Lula cumprimentou o novo Papa O presidente Lula (PT) usou as redes sociais, ontem (8), para cumprimentar o novo Papa da Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. O pontífice foi escolhido para suceder o Papa Francisco. Lula expressou seu desejo de que o novo Papa dê continuidade às iniciativas promovidas por Francisco, especialmente no que diz respeito à defesa do meio ambiente e ao respeito à diversidade humana.

O que disse o presidente “Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje (ontem) para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV. Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu Lula.

Outras lideranças também comemoram Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta, também celebraram a escolha do cardeal Robert Prevost como novo Papa. “Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós, seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, escreveu Motta. Já Alcolumbre afirmou desejar que o “pontificado fortaleça os laços entre as nações e reavive, nos corações de todos, o poder transformador da fé, da compaixão e do bem comum”.

CURTAS

Reconhecimento O titular deste blog foi agraciado, ontem, com o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, concedido pela Câmara Municipal do Recife. A homenagem partiu de indicação do vereador Gilson Machado Filho (PL) e integra uma das mais importantes distinções concedidas aos profissionais da comunicação na capital pernambucana.

Editora representou Por estar em Brasília, em virtude da produção do podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, a editora-chefe do blog, Ítala Alves, representou Magno Martins na cerimônia e recebeu a honraria em seu nome. A premiação, instituída pela Resolução nº 2698/2019, reconhece, anualmente, jornalistas, educadores e instituições que atuam na área da comunicação.

Festa da Pedra do Reino Na próxima segunda-feira (12), a partir das 18h, o auditório Sérgio Guerra, na Alepe, será palco de uma noite especial em homenagem aos 30 anos da Festa da Pedra do Reino, realizada anualmente em São José do Belmonte, no Sertão. O evento promete transportar os presentes ao universo encantado criado por Ariano Suassuna em sua célebre obra O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Luciano Duque (SD).

Perguntar não ofende: Raquel Lyra vai conseguir se entender com a Alepe algum dia?