A ausência da Secretaria de Cultura e do Conselho de Cultura de Paulista chamou atenção na reunião que discutiu, na última quinta-feira (6), o andamento das obras do Cineteatro Paulo Freire. O encontro foi realizado pela Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo, em Maranguape I, e reuniu artistas, representantes da sociedade civil e vereadores.
A obra está com 33% de execução, segundo a Secretaria de Infraestrutura. A pasta informou que os trabalhos foram intensificados após o trânsito em julgado, em fevereiro, dos processos judiciais que haviam afetado o cronograma. A estrutura terá 250 lugares, além de acessibilidade, climatização e tratamento acústico.
A reunião contou com a participação da secretária de Infraestrutura, Jaina Poesi; do secretário executivo de Imprensa, Flávio Alves; do vereador João Pereira e de Caio Luiz, assessor parlamentar do vereador Fabiano Paz. Entre os representantes da cultura estavam o ator e produtor Vinícius Coutinho, a atriz e poetisa Bernadete Serpa Lopes, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paulista, Ricardo Andrade, além de Nivaldo Souza, José Ricardo e Fernando Cunha.
Como encaminhamento, foi criada uma comissão com representantes da classe artística, sociedade civil e Legislativo para acompanhar a obra por meio de visitas periódicas. Os artistas também sugeriram a criação de um espaço dedicado à preservação da memória do cineteatro, com fotografias e registros históricos do equipamento.

















