Lula lamenta terremoto na Colômbia e manifesta solidariedade às famílias das vítimas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem em suas redes sociais, hoje, na qual lamentou o terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia nesta manhã. Na publicação, Lula se solidarizou às famílias das vítimas e disse que o governo brasileiro estará à disposição para prestar o apoio necessário ao povo colombiano. As informações são do portal G1.

O tremor na Colômbia causou destruição em diversas cidades do país. Segundo os últimos balanços de autoridades locais, mais de 70 pessoas morreram. “Recebi com preocupação a notícia do forte terremoto que atingiu hoje [segunda] a Colômbia, com epicentro no departamento de Chocó. Em nome do povo brasileiro, manifesto minha solidariedade ao povo colombiano, especialmente às famílias das vítimas e a todos os afetados pelos tremores. O Brasil permanece à disposição da Colômbia para prestar o apoio necessário”, escreveu Lula.

Veja outras postagens

Atendimentos serão realizados nos dias 26 e 27 de setembro em Agências da Previdência Social da região; agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pela Central 135

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) disponibilizaram 11.979 vagas de atendimento no Nordeste neste fim de semana, 26 e 27 de setembro, em Agências da Previdência Social (APS) distribuídas pela região. Do total, 9.654 vagas são destinadas à perícia médica e 2.325 à avaliação social, etapas necessárias à análise e concessão de benefícios que exigem esses procedimentos.

Para ser atendido, o cidadão precisa realizar o agendamento pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135.

O senador independente Bernie Sanders e 30 deputados democratas cobraram do governo Donald Trump explicações sobre ações dos Estados Unidos em relação ao Brasil que, segundo os congressistas, levantam preocupações sobre uma possível interferência na eleição presidencial brasileira de outubro.

Os temas apresentados ao Departamento de Estado vêm sendo discutidos há meses por organizações da sociedade civil brasileira em diálogo com instituições e interlocutores nos Estados Unidos e é um resultado de uma articulação que recebeu o apoio do CEPR (sigla em inglês para Centro de Pesquisa de Política Econômica) e Washington Brazil Office.

O documento foi uma iniciativa da deputada Delia Ramirez e tem como signatários Pramila Jayapal e Chuy Garcia. No documento enviado ao secretário de Estado, Marco Rubio, os parlamentares afirmam estar preocupados com o que descrevem como uma atuação coordenada da administração Trump para pressionar autoridades brasileiras e influenciar o ambiente político do país às vésperas da votação. As informações são da Folha de S. Paulo.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

A menos de duas semanas da eleição, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) mantém a liderança na disputa pelo Governo de Minas Gerais com 40% das intenções de voto no primeiro turno, de acordo com nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24).

Na sequência, aparecem os ex-prefeitos de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT), com 15%, e Alexandre Kalil (PDT), com 9%.

O atual governador, Mateus Simões (PSD) e o empresário Flávio Roscoe (PL), ex-presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) têm 5% cada um. As informações são da Folha de S. Paulo.

Caruaru - Minha rua nova

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra Lula (PT) com 47% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro (PL) com 45% em um eventual segundo turno da eleição presidencial, mantendo o empate técnico registrado na semana passada.

Na pesquisa anterior, Lula tinha 46% e Flávio Bolsonaro, 44%. O levantamento foi encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. As informações são do g1.

O Datafolha também apresentou cenários de disputas de 2º turno entre Lula e Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (NOVO), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante).

Ipojuca - Na palma da sua mão

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que Celina Leão (PP) lidera disputa ao governo do Distrito Federal, no cenário sem a presença de José Roberto Arruda (PSD).

A atual governadora tem 42% das intenções de voto. Em seguida, Leandro Grass (PT) apresenta 23% das menções.

Arruda teve o registro de candidatura rejeitado nesta quinta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) devido a condenações por improbidade no caso da operação Caixa de Pandora. As informações são da Folha de S. Paulo.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Candidato à reeleição, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 50% das intenções de votos totais e lidera a disputa contra Fernando Haddad (PT), com 30%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24).

O resultado da pesquisa indica que Tarcísio pode ser reeleito no primeiro turno, já que tem mais de metade dos votos válidos (56%), que excluem brancos e nulos, contra 34% de Haddad. As informações são da Folha de S. Paulo.

Palmares - Forró Mares 2026

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra as intenções de voto para o Senado em Pernambuco. Os três primeiros colocados são Marília (PDT), Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (PL), que estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.

Neste ano, há duas vagas em disputa nas eleições de outubro. A última pesquisa Datafolha foi divulgada em 11 de setembro.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que João Campos (PSB) encurtou a diferença para Raquel Lyra (PSD) na disputa pelo Governo de Pernambuco. A governadora aparece com 48% das intenções de voto, contra 44% do ex-prefeito do Recife. Com margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 11 de setembro, Raquel tinha 47% e João, 42%. Ou seja, em duas semanas, João avançou dois pontos, enquanto Raquel oscilou um ponto para cima, reduzindo de cinco para quatro pontos a distância entre os dois candidatos, segundo a Folha de S. Paulo.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

O Festival de Jornalismo, realizado em Brasília, chega ao Recife no próximo dia 28 de outubro, no auditório da OAB-PE, com uma programação voltada especialmente para estudantes da área. A iniciativa é da minha amiga, a jornalista Kátia Cubel, que traz à capital pernambucana profissionais de diferentes veículos de comunicação para compartilhar experiências e discutir os desafios da profissão. Terei o prazer de integrar o encontro ao lado de colegas como Francisco José, Patrícia Blanco, Leusa Santos e Eduardo Scolese. Convido os estudantes de todas as faculdades de Pernambuco a aproveitarem essa oportunidade de conhecer de perto a rotina e os caminhos da carreira. O evento é gratuito.

Mais informações e inscrições: www.festivaldejornalismorecife.com.br 

A Frente Popular de Pernambuco acionou a Polícia Federal (PF) para solicitar a apuração de disparos em massa de propaganda eleitoral negativa e conteúdos de desinformação contra João Campos (PSB). A representação, protocolada nesta quinta-feira (24), mira mídias e mensagens enviadas de forma padronizada e robotizada pelo aplicativo WhatsApp, com acusações, ataques à honra e notícias inverídicas sobre a relação entre o candidato a governador e o presidente Lula (PT).

A notícia de fato aponta que o material circulou a partir de diferentes números e perfis identificados na plataforma, levantando a suspeita de que não são manifestações individuais espontâneas, mas uma operação estruturada de desinformação. A peça jurídica reforça ainda que reportagens veiculadas durante a campanha já denunciavam a existência de esquemas de pagamentos via Pix para o impulsionamento de comentários e críticas de forma inorgânica e coordenada nas redes sociais.

O cantor Rick, morto após um acidente de helicóptero na segunda-feira (21), foi enterrado em Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (24), no cemitério Pax, que fica na zona leste da cidade. A cerimônia foi restrita à família e amigos próximos.

O parceiro de Renner morreu na segunda-feira (21), aos 59 anos, vítima de um acidente de helicóptero. Além do cantor, estavam na aeronave o empresário Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares, o piloto Antonio Roberto Nobrega de Araujo e o copiloto Leopoldo de Barros Teixeira.

Dez professoras de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, reuniram relatos sobre suas trajetórias pessoais e profissionais no livro “Memórias Afetivas”, primeira coletânea dos professores do município. A obra aborda experiências vividas dentro e fora da sala de aula, com histórias de superação e realizações. Idealizado pela professora e poetisa Cida Rodrigues, o projeto está em pré-venda por R$ 35. Após esse período, o exemplar custará R$ 45.