Briga com Michelle interrompe busca da direita por voto feminino

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Para além dos ataques, o que mais irrita Michelle Bolsonaro e suas aliadas, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), é o risco de interrupção de um trabalho que vinha sendo feito desde 2018 para a consolidação do voto feminino de direita no país. Curiosamente, a primeira constatação de como era o perfil da mulher eleitora brasileira veio de um trabalho da esquerda: a formação do CadÚnico, o cadastro que organiza as famílias que têm direito ao Bolsa Família e aos demais benefícios sociais.

O cadastro mostrou que a maior parte das famílias de baixa renda hoje é comandada por mulheres. E a maioria dessas mulheres é conservadora, especialmente porque grande parte hoje está vinculada a alguma denominação evangélica e é a partir dela que se organiza na sua comunidade. Tratava-se de um público pronto para ser politicamente atraído pela direita.

Candidato à reeleição em 2022, a equipe de Jair Bolsonaro constatou que a sua maior dificuldade estava na conquista do voto feminino. Montou-se, então, o movimento Mulheres com Bolsonaro, que teve Michelle e Damares Alves como principais expoentes. O movimento percorreu o Brasil, não apenas angariando apoios femininos para Bolsonaro, mas identificando mulheres que poderiam se tornar líderes políticas nas suas regiões. Michelle ainda não presidia o PL Mulher.

Conforme disse ao Correio Político uma pessoa que acompanhou de perto esse movimento, buscou-se nas diversas regiões mulheres que já exerciam liderança nas suas comunidades, embora em muitos casos talvez nem soubessem disso. Nos casos mais óbvios, pastoras evangélicas, presidentes de associações. Mas também donas de casa respeitadas pela vizinhança. O grupo começou a estimular essas mulheres a entrar na vida política. Michelle consegiu aumentar em mais de 40% a presença feminina no PL.

“Nós sabemos que não vai ser um caminho fácil, que vai haver muitos desafios, mas nós te daremos a mão”. De acordo a fonte, era esse o discurso feito por Michelle, Damares e outras para atrair as lideranças femininas. O grande problema a partir do desfecho no qual Michelle saiu do comando do PL Mulher seria: isso não aconteceu. Ao final, as decisões que prevaleceram acabaram sendo tomadas por homens.

Quando Flávio Bolsonaro afirma que o fato de não conquistar a maioria dos votos femininos acontece por falta de competência, ele não deixa de ter razão. De acordo com o último Censo, o Brasil tem hoje mais de 25 milhões de mulheres evangélicas. Elas representam de 50 a 60% do total de pessoas que têm essa religião. Se ele lidera entre os evangélicos, há um problema.

Michelle ficou com a desconfiança de que Paulo Figueiredo era ali uma espécie de ventríloquo do seu enteado, embora Flávio tenha depois desautorizado o neto do último general da ditadura. Se Michelle está certa e o raciocínio misógino predomina, ignora o candidato do PL um cálculo político que é mais que óbvio.

Somando-se tudo, mulheres comandam a maioria das famílias de baixa renda. Na maioria, são evangélicas. Entre os evangélicos, elas são maioria. Paulo Figueiredo está, assim, recomendando que se ignore o trabalho de conquista de um eleitorado que vai decidir o pleito de outubro. Ou seja, seu raciocínio significa derrota.

A estupidez do raciocínio de Paulo Figueiredo, no caso, prosseguiria mesmo na sugestão de que mulheres casadas votariam melhor que as solteiras porque seguiriam a ordem política dada pelo marido. Voltando aos dados do Censo, 51% dos lares brasileiros hoje são comandados por mulheres. Não há maridos. Todas as decisões são delas.

Esse percentual, segundo ainda o Censo, é maior na população de baixa renda. Entre as famílias hoje comandadas por mulheres, 69,9% vivem com uma renda domiciliar até um salário mínimo. Ao contrário do achismo do voto errado nos Estados Unidos, esses números são estatística. Essas mulheres são as donas dos seus votos.

Assim, se a maior parte dessas mulheres hoje apoiam, segundo o que dizem as pesquisas, a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isso talvez não seja porque são, na sua maioria, de esquerda. Mas porque o segmento de direita da política, com o qual boa parte delas talvez mais se identificasse, simplesmente dispensa o seu voto.

Veja outras postagens

O retorno de Milton Coelho à Câmara dos Deputados pode ter surpreendido quem acompanhou a eleição apenas pela superfície. Nos bastidores, porém, havia um componente importante de sua candidatura que apareceu pouco durante a campanha.

Milton chegou à disputa com um ativo político construído ao longo de muitos anos: sua relação com lideranças nacionais do PT e do campo político do presidente Lula.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, fixou, hoje, uma espécie de filtro para tentar barrar o direcionamento de pedidos para ministros.

A medida foi adotada após episódios de “guerras de liminares” na Corte e ainda de um questionamento feito pelo ministro Kassio Nunes Marques, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

O uso da inteligência artificial (IA) e o combate à desinformação devem ser os principais desafios jurídicos das eleições de 2026. A avaliação é do advogado Ítalo Oliveira, Especialista em Direito Penal Econômico, que destaca o papel da Justiça Eleitoral na regulamentação das novas tecnologias.

Segundo ele, o TSE avançou ao estabelecer regras específicas para o uso de IA nas campanhas. “O principal desafio jurídico dessas eleições é o uso da inteligência artificial, tanto o regulamentado quanto o combate ao uso indevido para fake news e deep fakes”, afirmou.

Ítalo ressalta que a tecnologia não é proibida, mas precisa ser identificada. “A IA é permitida desde que seja declarada e facilmente identificada pelo eleitor”, explicou.

Ele também alerta para a responsabilidade no compartilhamento de conteúdos falsos. “Quem sabe que é fake news e mesmo assim divulga pode responder criminalmente. Mesmo quem compartilha sem saber pode ter responsabilidade civil”, disse.

O advogado reforça ainda a importância da checagem de informações e da remoção de conteúdos falsos ao serem identificados, além de lembrar que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos e coação podem ser denunciados no dia da votação. “A prisão em flagrante é permitida no dia da eleição”, concluiu.

Caruaru - Minha rua nova

O candidato ao Governo de Pernambuco e líder da Frente Popular, João Campos, participou, na manhã de hoje, do último porta a porta da campanha, no Coque, na Ilha Joana Bezerra, na região central do Recife. Ao lado da candidata a senadora, Marília Arraes, João percorreu as ruas da comunidade, conversou com moradores e comerciantes e reforçou seus compromissos para ampliar o acesso à moradia e avançar na urbanização das comunidades pernambucanas.

Durante o ato, João destacou ações realizadas no Recife nas áreas de habitação e urbanização e afirmou que pretende ampliar essas iniciativas em Pernambuco. “Vamos construir novas habitações, ampliar o Entrada Garantida e criar um programa específico para os servidores públicos. Também vamos avançar na habitação do Centro e fazer em Pernambuco o que a gente já fez no Recife. Aqui, urbanizamos áreas como Roque Santeiro, os Coelhos e Vila Brasil, retirando palafitas e levando moradia de qualidade para as pessoas. É esse trabalho que queremos ampliar em todo o Estado”, afirmou.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A apenas dois dias das eleições, a campanha de Raquel Lyra (PSD) entrou na Justiça Eleitoral, hoje, contra a Quaest, pesquisa consolidada em todo país que é divulgada pela TV Globo. O instituto demonstrou o crescimento de João Campos (PSB) de 3 pontos percentuais, empatando com Raquel Lyra com 42%, que caiu 1 ponto percentual. Com isso, a distância que já foi de 6 pontos agora mostra uma curva de crescimento de Campos nos últimos dias de campanha.

Na ação apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a coligação Pernambuco de Coração pede uma decisão liminar para impedir a Quaest e a Globo de divulgar, publicar ou veicular os resultados do levantamento. É a primeira vez que a campanha de Raquel tenta se contrapor à Quaest, se posicionando contra o reconhecido pesquisador e professor Felipe Nunes, que também está entre os especialistas da TV Globo responsáveis por analisar pesquisas. O documento apresentado à Justiça Eleitoral contesta componentes metodológicos.

A coligação afirma que o registro da pesquisa não detalha suficientemente possíveis ajustes estatísticos. Segundo a ação, não estariam especificados as variáveis, as fontes de dados e os critérios que determinariam a aplicação desses ajustes. O pedido não é para retirar apenas um quesito ou determinado cenário da pesquisa: a ação solicita a suspensão da pesquisa inteira, sustentando que o suposto problema estaria no próprio registro metodológico.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A tradicional Rua Duarte Pacheco, em Arcoverde, recebeu, ontem, o último evento de campanha de Luciano Pacheco (MDB), candidato a deputado federal. Durante o discurso, ele agradeceu às pessoas que o acompanharam ao longo da campanha e defendeu a eleição de um representante do município para a Câmara dos Deputados.

“A partir do ano que vem Arcoverde terá um deputado para trabalhar por essa terra. Por onde eu tenho andado, eu tenho ficado feliz por que quando a gente vai entregar o santinho a pessoa já diz que já sabe o número do filho da terra é 1511”, destacou.

A nossa candidatura surge de uma necessidade. “Nós não podemos enquanto arcoverdenses viver sem um deputado para representar Arcoverde. E pela primeira vez na história, essa cidade com 82 mil habitantes vai mostrar como se elege um deputado vindo da vontade do povo”, disse.

“Arcoverde precisa parar de perder empresas como perdeu o Banco Itaú, e se não tomar de conta vamos perder outras empresas. Não dá pra continuar a ter um hospital que está parecendo um matadouro. E é por isso que eu peço que votem em João Campos (PSB), número 40, para o governo de Pernambuco. Estou com uma vontade enorme de votar em João porque sei o quanto ele vai fazer pela nossa gente”. afirmou.

Palmares - Forró Mares 2026

O Sextou de hoje, programa musical que ancoro pela Rede Nordeste de Rádios, no mesmo horário do programa Frente a Frente, trará uma super entrevista com o cantor e compositor Martinho da Vila, considerado o maior sambista de todos os tempos.

Autor de mais de 400 sambas, entre eles 20 sambas-enredos premiados no Carnaval das Escolas de Samba no Rio, como Kizomba, a festa da raça, que deu o primeiro lugar à Unidos da Vila Isabel, sua escola do coração, em 88, Martinho também escreveu sua autobiografia, o livro ‘Martinho da Vida’.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Os Estados Unidos suspenderam o atendimento presencial na Embaixada dos EUA em Brasília e nos consulados do país em todo o Brasil, hoje, por questões de segurança. A decisão foi anunciada ontem em um comunicado. Na nota, o governo norte-americano não especificou as supostas ameaças que motivaram a medida. As informações são do portal G1.

O governo dos EUA não deixou claro que tipo de serviços consulares fornecidos pela embaixada foram suspensos. Também não especificou se seguirá emitindo vistos e passaportes no período. A Embaixada orientou cidadãos norte-americanos que precisem de assistência emergencial a não comparecerem às instalações diplomáticas. Nesses casos, a recomendação é entrar em contato com o oficial de plantão responsável pelo atendimento.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Na reta final do primeiro turno das eleições gerais deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) centralizarão as agendas de hoje e amanhã no Sudeste.

Os dois candidatos têm compromissos previstos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três maiores colégios eleitorais do país.

Juntos, os estados somam 63,3 milhões de eleitores, quase 40% dos 158,7 milhões de brasileiros aptos a votar. Considerado também o Espírito Santo, o Sudeste reúne 66,3 milhões de eleitores, ou 41,78% do eleitorado nacional.

A concentração se dá a dois dias do primeiro turno, marcado para domingo (4/10), e a 23 dias de eventual segundo turno, previsto para 25 de outubro.

A atenção dada à região ganha ainda mais peso depois de Lula e Flávio chegarem à reta final sem se enfrentarem em debate eleitoral.

Por Emílio Duarte*

Há noites em que um acontecimento aparentemente simples revela muito mais sobre o estado de uma democracia do que longos discursos sobre instituições, Constituição e liberdade.

A noite de 1º de outubro de 2026 talvez seja uma delas.

Um debate presidencial que deveria acontecer na televisão brasileira não aconteceu.

Meu irmão Augusto Martins ganhou, ontem, da sua filha primogênita Olga Sofia, a linda Maria Olívia, sua primeira linda neta. O que Deus tira com uma mão, com a outra devolve: há pouco mais de um ano, Augusto viu Deus arrebatar sua Socorro, companheira de mais de 40 anos, num terrível acidente de carro. Ao ouvir, ontem, o chorinho de Olivia e colocá-la nos braços como avô pela primeira vez, Augusto ganhou um anjo para guiar os seus dias.

Lá atrás, a vida levou metade do seu coração, mas com Olivia Deus plantou nele uma nova semente de amor. Nos braços da saudade, a vida lhe deu um motivo para sorrir, a sua netinha. O colo que chorou a despedida da companheira é o mesmo que agora vai ninar o futuro da família. Que sua neta seja o seu maior ponto de paz e força.

A vida leva quem amamos, mas nos devolve o amor em forma de neta. Que esse anjinho traga de volta os sorrisos que a partida da sua esposa levou. Ser avô é redescobrir o amor em sua forma mais pura, sentindo o coração expandir para uma alegria que parece fazer a vida recomeçar.

Virar avô é experimentar um amor em dobro, que chega sem o peso da criação diária, transborda em pura alegria e renovação da vida. É ver o amor da sua vida multiplicado nos olhos de uma nova geração. O coração se expande para amar sem medidas.

Olga e Victor, que vivem um lindo amor há mais de uma década, são irmanados também na fé. Por isso, optaram pela harmonização do nome composto de Olivia com a derivação de Maria, a mãe de Cristo. Pesquisei e vi que Olivia deriva do latim oliva, referência direta à árvore da oliveira.

Como a oliveira e o ramo de oliveira são símbolos universais de paz, harmonia, sabedoria e prosperidade, o nome da netinha de Augusto também carrega o sentido figurado de ser uma presença pacificadora e serena. Um nome delicado, cheio de feminilidade e utilizado pela humanidade desde a Antiguidade.

Maria Olívia chega também para dar mais cor ao mundo dos pais e ao coração de Augusto um novo motivo para bater mais forte. O amor da sua vida tem um novo nome, prometida por Deus, guardada no coração e agora nos braços do avô do ano.

Que Olivia seja o começo de uma linda história de amor eterno para o meu amado irmão!

Raquel acusa governo Lula de má-fé

Em uma reviravolta no discurso até então encampado pelo marketing da campanha à reeleição, a governadora Raquel Lyra (PSD) foi enfática ao acusar, ontem, durante debate promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de agir de “má-fé” ao “direcionar” as auditorias realizadas pelo Ministério da Saúde para investigar repasses de R$ 40 milhões a uma unidade de saúde privada da qual um dos sócios é o marido da vice-governadora Priscila Krause (PSD).

Ao ser questionada pelo candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), sobre o suposto quantitativo de 236 fraudes em “processos de tratamento de câncer e hemodiálise” realizadas no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, que tem como sócio-administrador Jorge de Noronha Branco Neto, marido de Priscila Krause, a governadora demonstrou certa confusão ao abordar o andamento do processo, ao passo que partiu para o ataque ao Ministério da Saúde.