Nada será como antes no 3º mandato de Lula

Talvez a grande dificuldade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) operar a transição e a montagem do seu novo governo decorra do fato de que existe uma lógica subliminar nas suas atitudes que não tem viabilidade política: retomar o fio da história de onde sua passagem pela Presidência foi interrompida.

Essa foi a linha básica de sua campanha eleitoral, na qual explorou as realizações de seus dois exitosos mandatos como principal ativo eleitoral, ao mesmo tempo em que manteve distância regulamentar da questão ética e do fracasso político, econômico e administrativo de Dilma Rousseff, mascarado pelo discurso de que fora vítima de golpismo. As informações são do colunista Luiz Carlos Azedo, da coluna Nas Entrelinhas, do Correio Braziliense.

Veja outras postagens

Por Maurício Rands*

O Congresso acaba de derrubar vetos de Lula em dois projetos. O primeiro, o PL da devastação que se converteu na Lei 15.190/25, continha retrocessos ambientais. Os vetos tentaram amenizá-los, Sua derruba restabeleceu dispositivos que contornam a fiscalização ambiental, como a possibilidade de autolicença em projetos de menor impacto ambiental. Os parlamentares também derrubaram os vetos ao PLP que se converteu na Lei Complementar 212/25, que dispõe sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Todos vão poder rolar suas dívidas a uma taxa camarada (IPCA + juros de 0 a 2%). Quando a Selic está em 15%. O projeto do mineiro Rodrigo Pacheco sofreu vetos de Lula que agora foram restabelecidos pela derrubada dos vetos. Com isso, os estados que mais devem à União (SP, MG, RJ e RS) terão sua irresponsabilidade fiscal bancada pelos demais estados. Em ambos os vetos, o Centrão e o PL votaram juntos.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Neste fim de semana, Michelle Bolsonaro fez um discurso no Ceará contra Ciro Gomes (PSDB-CE) – que negocia palanque com Centrão e direita – que, na visão de líderes do bloco, atrapalha arranjos e acordos para palanques em 2026.

Há um entendimento na direita de que Michelle, como o blog da Andréia Sadi mostrou semana passada, busca ocupar protagonismo em negociações para 2026, sem Jair Bolsonaro na corrida eleitoral. Mas líderes do centro e da direita não querem expoentes da família Bolsonaro interferindo em costuras que possam garantir palanques estaduais para 2026.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Retomo, hoje, pela cidade de Carpina, na Mata Norte, a agenda de lançamentos de “Os Leões do Norte”. O evento está marcado para começar às 19h, na Câmara de Vereadores, com apoio da prefeita Maria Eduarda e do seu marido, o deputado estadual Gustavo Gouveia, ambos do Podemos.

Amanhã, a jornada com “Os Leões do Norte” será dupla. Pela manhã, às 10h, em Paudalho, no cine-teatro Marco Camarotti, com apoio da prefeita Paulinha da Educação (Podemos) e do ex-prefeito Marcelo Gouveia, presidente da Amupe. À noite, às 19h, será a vez de Goiana, na Mata Norte, no auditório da Famabi, a unidade de ensino superior do município, com apoio do prefeito Marcílio Régio (PP).

Caruaru - Super Refis

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

Dedico este artigo ao meu colega o lindo escritor Gabriel Garcia Marquez, Prêmio Nobel de Literatura, autor de ‘O Amor nos Tempos do Cólera’

MONTANHAS DA JAQUEIRA – O psicanalista Carl Jung ensinou: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. O suíço Jung foi uma grande alma, em ciências e humanidades.

Os juízes do 8 de janeiro dominavam todas as doutrinas e teorias sobre a matéria. As almas tocadas por eles não eram apenas algoritmos de 11 dígitos. Não foram julgados CPFs. Algoritmos não possuem alma.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Três anos sem uma obra de impacto

Em 2009, faltando um ano para tentar a reeleição, o então governador Eduardo Campos (PSB) detinha percentuais baixos, tanto de aprovação da gestão quanto de intenção de voto para a reeleição. A inauguração do primeiro grande hospital de emergência prometido ao longo da campanha na Região Metropolitana, o Miguel Arraes, em Paulista, concluído e entregue com uma grande festa e mídia agressiva nos meios de comunicação, impulsionou a popularidade do seu Governo, carimbando a sua reeleição.

Deu uma surra histórica em Jarbas Vasconcelos (MDB), mais de dois milhões de votos de diferença. Mais tarde, Eduardo entregou o Pelópidas Silveira, no Recife, e o Hospital Metropolitano Sul, no Cabo. Além destes, construiu hospitais no interior, totalizando seis novas unidades hospitalares em dois mandatos. Na sua gestão, Paulo Câmara deu continuidade ao trabalho na saúde e inaugurou em Serra Talhada um hospital regional com o nome do saudoso governador.

Palmares - Natal Encantado 2025

Foragido da Justiça brasileira, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) desafiou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes a enviar um pedido de extradição aos Estados Unidos.

Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pela trama golpista e fugiu para os EUA. “Se o Alexandre de Moraes quiser trazer algum pedido para a minha extradição, ele vai ter que remeter para análise de um juiz federal americano toda a ação do golpe que me envolve”, disse em um vídeo publicado hoje nas redes sociais. As informações são do portal UOL.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou neste domingo a aproximação de integrantes do PL no estado com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB). O comentário foi feito durante o evento de lançamento da pré-candidatura ao governo do Ceará do senador Eduardo Girão (Novo). Na ocasião, Michelle classificou como precipitada a aliança firmada entre seus correligionários e Ciro. Em resposta, o presidente estadual da sigla, o deputado federal André Fernandes, disse que a costura teve o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes de ele ir preso.

“Adoro o André, passei em todos os estados falando dele, do [deputado estadual] Carmelo Neto e da esposa dele, que foi eleita. Tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, isso não dá. Nós vamos nos levantar e trabalhar para eleger o Girão. Essa aliança vocês se precipitaram em fazer”, disse após um aliado ler uma notícia que dizia que Ciro estaria “orgulhoso” por ter redigido a denúncia que levou à inelegibilidade de Bolsonaro, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023. As informações são do jornal O Globo.

Ipojuca - Acerte as contas

O pré-candidato a deputado estadual Dr. Breno Araújo, de Serra Talhada, esteve neste domingo (30) em São José do Egito para uma reunião política que fortaleceu seu projeto de candidatura. O encontro reuniu lideranças locais e regionais, incluindo Dr. George Borja, a vereadora Nanda Jucá, os vereadores Beto de Marreco e Adeilton de Brás, além de representantes de comunidades vizinhas, como Sandro e Liu de Riacho do Meio, e o suplente de vereador Neném Palito com sua esposa. O evento teve ainda a participação do presidente municipal do PT, Dr. Ricardo Moura, e de ex-vereadores, como Neném de Zé Dudu, Roberto Sampaio, Rogaciano Jorge e Ed Ek de Zé Dudu.

Mesmo com algumas lideranças ausentes, como o vereador Romerinho Dantas, a professora Roseane Borja e o ex-vereador Rona Leite, todos reforçaram apoio à pré-candidatura de Dr. Breno. Também estiveram presentes na reunião o engenheiro Thiago Freitas e as professoras Selma e Delânia. A expectativa é de novos encontros, diálogos e mais adesões ao longo da caminhada.

Por Leonardo Sakamoto
Do UOL

Ato pela liberdade de Jair Bolsonaro e em favor da aprovação do projeto de anistia a golpistas, marcado hoje para o Museu Nacional, em Brasília, teve baixo comparecimento, com algumas dezenas de pessoas.

O ex-presidente está preso na carceragem da Polícia Federal no Distrito Federal, desde sábado passado. Nesse período, passou a cumprir pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. Durante anos, seus aliados e seguidores prometeram que, caso fosse condenado e preso, uma comoção popular paralisaria o país. Isso não aconteceu, e o assunto do dia é o tetra do Flamengo na Libertadores.

O Cidadania Petrolina realizou, na noite da última quinta-feira (27), seu Congresso Municipal no plenarinho da Câmara de Vereadores, Casa Plínio Amorim, marcando um passo importante na reorganização e fortalecimento do partido no município. Conduzido pelo presidente da Comissão Executiva Provisória, Nildo Gomes, e pelo secretário Hélio Martins, o encontro definiu a nova diretoria para o quadriênio 2026–2029 e alinhou as discussões municipais às diretrizes do XXI Congresso Nacional do Cidadania. Durante o evento, Nildo Gomes destacou o caráter histórico do momento e reforçou o compromisso do partido com a participação popular, transparência e defesa dos direitos fundamentais.

A votação ocorreu de forma direta e aberta, com a chapa única sendo eleita e empossada ainda na noite do congresso. A nova executiva municipal terá José Nildo Gomes de Carvalho como presidente, acompanhada de vice-presidentes Egon Rafael Barbosa da Silva, José Nilton dos Santos e Thaysy Sayomara França e Silva, além do secretário-geral José Hélio Martins de Sousa e da tesoureira Maria Perpétua de Amorim. Também foram constituídos o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética, garantindo supervisão e compromisso com os ideais estatutários do partido. Nildo Gomes anunciou ainda a indicação de 14 delegados de direito para o Congresso Estadual e a busca por participação de Petrolina no Congresso Nacional do partido.

Da Folha de Pernambuco

Vizinhos da mulher que morreu com os quatro filhos ontem (29) em um incêndio relataram que a vítima já havia sofrido ameaças do marido e pai das crianças. O homem, que foi preso em flagrante, é o principal suspeito de ter ateado fogo na casa. O crime aconteceu na comunidade Icauã, uma ocupação social localizada no bairro da Caxangá, Zona Oeste do Recife.

De acordo com uma vizinha que não quis se identificar, o homem costumava violentar a esposa com frequência. “Ele sempre batia e ameaçava ela, falava por aí que um dia iria matar [a esposa]. Eles já estavam separados, porque ninguém aguenta ficar com um homem que bate em você o tempo inteiro”, explicou.

A defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o militar foi diagnosticado com a doença de Alzheimer no início deste ano — e não em 2018.

A resposta foi apresentada após o ministro Alexandre de Moraes cobrar laudos médicos que atestem a doença antes de decidir se vai acatar a solicitação de transferência do general do Comando Militar do Planalto para prisão domiciliar. As informações são da CNN Brasil.