Os 10 princípios de Jarbas Vasconcelos que os prefeitos modernos precisam reaprender

Por Inácio Feitosa*

Em tempos de crescente polarização, superficialidade administrativa e disputa permanente por visibilidade, a política brasileira parece ter perdido algumas de suas referências mais sólidas. 

É justamente nesse cenário que a trajetória de Jarbas Vasconcelos recupera força. Sua vida pública oferece mais do que exemplos históricos ou lembranças de um período de boa governança: ela consiste em um verdadeiro manual prático de como conduzir uma cidade, um estado ou uma instituição com seriedade, visão e responsabilidade. 

Este artigo reúne dez princípios que marcaram a atuação de Jarbas e que permanecem urgentemente necessários aos prefeitos que assumem a missão de governar em um Brasil complexo, desigual e exigente. Não são lições teóricas; são fundamentos aplicáveis, testados e comprovados, capazes de orientar gestores que desejam governar com grandeza.

Veja outras postagens

Por Silvino Teles Filho*

Nem toda mãe que sorri depois do parto está emocionalmente bem. O nascimento de um filho é um momento de profundas transformações físicas, hormonais, emocionais e familiares. Embora seja frequentemente associado à felicidade, a maternidade também pode trazer insegurança, medo, exaustão e uma grande sobrecarga emocional.

Em algumas mulheres, essas mudanças podem evoluir para um quadro de depressão pós-parto, uma condição de saúde mental que merece atenção e tratamento.

Sebrae - Fazer dar certo

O tempo é um senhor professor. Vai nos moldando a cada página virada do calendário. Meu pai me ensinou que o tempo revoluciona a mente, o corpo e a alma. Foi o melhor amigo, conselheiro, mestre dos mestres. Era extremamente simples e nunca gostou de comemorar nada, nem sequer aniversário.

No dia dos pais, como hoje, os presentes eram recebidos a contragosto. Para ele, o melhor presente era afeto, carinho e a presença acalorada da filharada ao seu redor. Papai nunca botou uma gota de álcool na boca. Talvez isso explique tamanha indiferença quanto a festas.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Por Nayla Valença*

Por trás do jornalista de opiniões firmes, palavras fortes e olhar implacável, existe um Magno que nem sempre aparece nas manchetes. Um Magno que poucos conhecem como eu conheço.

Existe Magno, o pai.

O pai que ama, cuida, orienta, protege e acompanha. O pai que viu seus filhos crescerem, que esteve presente em cada fase da vida e que continua sendo para eles uma referência, um porto seguro e uma presença que faz diferença.

Caruaru - Transparência 2026

VW Taos Highline: quando a tecnologia ajuda a tradição

Cinco anos depois de chegar ao Brasil, o Volkswagen Taos continua ocupando um espaço importante entre os SUVs médios. Em janeiro, recebeu a esperada reestilização de meia-vida e, desde então, acumula cerca de 8 mil emplacamentos. É um resultado respeitável para um segmento que vive uma transformação acelerada, impulsionada pela chegada de modelos híbridos e elétricos, principalmente das marcas chinesas. A atualização deu novo fôlego ao SUV fabricado no México, mas não foi suficiente para esconder que o projeto começa a dar sinais de envelhecimento diante de alguns concorrentes.

O Taos continua sendo um bom automóvel, porém deixou de ser referência em vários aspectos. Seu principal trunfo continua sendo exatamente o que muitos consumidores procuram: previsibilidade. A ampla rede de concessionárias da Volkswagen, o custo de manutenção conhecido, a boa disponibilidade de peças e um pós-venda consolidado pesam bastante na decisão de compra. Em um mercado onde muitas marcas ainda constroem sua reputação no Brasil, isso continua sendo um diferencial relevante.

O conjunto mecânico também inspira confiança. O conhecido motor 1.4 TSI turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque permanece eficiente e ganhou um aliado importante: a nova transmissão automática de oito marchas. A substituição do antigo câmbio de seis velocidades tornou o carro mais silencioso nas rodovias, melhorou as retomadas e contribuiu para reduzir o consumo em viagens.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Familiares e apoiadores da servidora pública Camila Miranda Wanderley Nogueira de Menezes, de 38 anos, realizam, no dia 27 de agosto, um protesto em frente ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no Espinheiro, Zona Norte de Recife. O ato, intitulado “Justiça por Camila”, está marcado para 9h.

Camila ficou em estado vegetativo após uma cirurgia para correção de hérnia e retirada de pedra na vesícula, realizada em agosto do ano passado, no Hospital Esperança, na Ilha do Leite. De acordo com a defesa dos familiares, Camila estava saudável e deu entrada na unidade para um procedimento considerado de baixo risco em agosto do ano passado. Durante a operação, no entanto, ela apresentou apneia, que é a interrupção temporária e involuntária da respiração.

A família acusa a equipe médica de suposta negligência e apresentou uma representação ao Cremepe. O conselho informou que o caso tramita sob sigilo. O Hospital Esperança afirmou que Camila teve uma complicação cirúrgica e que recebeu o suporte necessário. A família pretende levar o caso à Justiça na esfera criminal.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Estadão Conteúdo

Um dia após o conservador Abelardo de la Espriella tomar posse como presidente da Colômbia, um ataque com explosivos foi registrado no sudoeste do país, no primeiro incidente deste tipo ocorrido durante seu governo. A informação foi divulgada pelo exército colombiano neste sábado (8).

De La Espriella tomou posse no sudeste do país, ontem (7), na cidade de Cali. Na cerimônia, ele delineou sua política de segurança e advertiu os grupos ilegais que “têm dois caminhos: submeter-se ao império da lei ou enfrentar a força pública”.

Palmares - 147 anos

O Jornal Terra da Gente, de Surubim, completa 30 anos na próxima segunda (10). Para marcar a data, a presidente da publicação, Maluma Marques, escreveu um texto sobre a trajetória do veículo, que acompanha há três décadas acontecimentos de Surubim, do Agreste e de Pernambuco. Confira:

30 anos de jornal Terra da Gente

No dia 10 de agosto, o Jornal Terra da Gente completa 30 anos de uma caminhada construída com trabalho, dedicação e, acima de tudo, compromisso com a nossa gente.

São três décadas acompanhando de perto a transformação de Surubim, do Agreste e de Pernambuco. Trinta anos registrando acontecimentos, contando histórias, valorizando pessoas, empresas, cultura, tradição e tudo aquilo que faz parte da identidade do nosso povo.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) condenou, ontem (7), o deputado Ricardo Salles (Novo) por propaganda eleitoral antecipada e pelo impulsionamento ilícito de conteúdo negativo contra o deputado André do Prado (PL). Ambos devem disputar o Senado Federal por São Paulo.

A decisão foi tomada após Salles publicar e impulsionar no Instagram um vídeo em que se apresenta como pré-candidato ao Senado e afirma que André “nunca foi, não é e nunca será um candidato de direita”. A Justiça Eleitoral aplicou duas multas de R$ 5 mil, totalizando R$ 10 mil. A decisão ainda pode ser objeto de recurso. As informações são da CNN Brasil.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Do Correio Braziliense

A Polícia Federal encontrou uma foto de deputados e senadores dentro de uma piscina com investigados pela operação que apura fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Entre os integrantes da foto, estão o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP), os deputados Elmar Nascimento (União), Paulo Azi (Uniã0), o deputado cassado Alexandre Ramagem (PL), e o senador Ângelo Coronel (Republicanos). Eles posam ao lado do advogado Willer Tomaz e do senador Weverton Rocha (PDT), ambos alvos de investigação.

Na imagem também aparece o deputado estadual Marcinho Oliveira (PDT). As investigações apontam que o encontro ocorreu na piscina do “Rancho Tomaz”, uma propriedade de luxo em Planaltina-DF, que pertencente a Willer. A existência da foto foi revelada pela Revista Piauí e confirmada pelo Correio junto a fontes na corporação. O arquivo estava no histórico de mensagens do celular de Weverton, que foi apreendido nesta semana.

A mudança do polo principal do São João de Arcoverde não conquistou a maioria dos moradores, apesar da avaliação positiva do evento. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco (IPEC), 57% dos entrevistados preferem que a principal estrutura da festa permaneça no Bandeirante. Apenas 27% optam pelo novo local, em frente à Escola Antônio Japiassu.

A avaliação do São João, no entanto, é majoritariamente positiva. Entre os entrevistados que participaram ativamente da programação, 71% classificaram o evento como excelente ou bom. O evento, portanto, mantém aprovação elevada, mas sem o mesmo nível de adesão na escolha do novo endereço.

A pesquisa também indica que saúde, pavimentação e educação estão entre as ações mais lembradas da administração do prefeito Zeca Cavalcanti, mas 40% dos entrevistados não souberam apontar espontaneamente uma obra, trabalho ou ação do governo. Outros 10% responderam “nada” ou “nenhuma”.

O levantamento foi realizado entre 25 e 27 de julho, com 304 eleitores das áreas urbana e rural de Arcoverde. A margem de erro é de 5,62 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O ex-governador João Lyra Neto, pai da governadora Raquel Lyra (PSD), passou por uma longa e delicada cirurgia, ontem, em São Paulo, para extrair um tumor benigno no pâncreas. O procedimento foi um sucesso, segundo familiares. Lyra tem 79 anos e já se submeteu a outra cirurgia, há dez anos, no coração.

Do jornal O Globo

A disputa pelo governo de Pernambuco ganhou uma frente paralela nos tribunais, com as campanhas do ex-prefeito João Campos (PSB) e da atual governadora Raquel Lyra (PSD) recorrendo à Justiça Eleitoral falando em atuação irregular nas redes sociais, com acusações de desinformação, uso de inteligência artificial, vídeos negativos e suspeitas de atuação coordenada de perfis.

No fim de julho, a campanha de Lyra apresentou ação apontando eventual coordenação e custeio de rede de perfis anônimos que estariam, de forma articulada, atacando a governadora e promovendo Campos, seu principal adversário na disputa, e pediu, de maneira cautelar, que fossem preservados dados desses perfis. O Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE) decidiu favoravelmente ao pedido e determinou que fossem preservados os dados.