O racismo nas igrejas cristãs do Brasil: entre o silêncio estrutural e a ação hostil

Por Adilson Lira*

Este tema exige um cuidado analítico maior, pois o racismo dentro das igrejas cristãs brasileiras raramente se apresenta como um discurso aberto e oficial de superioridade racial. Ele é geralmente apresentado através de formas mais sutis, estruturais e, por vezes, justificadas por interpretações teológicas pífias e carentes de embasamento bíblico racional.

Raízes históricas do racismo nas igrejas cristãs: a igreja e a escravidão

A teologia da escravidão: A Igreja Católica, durante o período colonial e o império, foi cúmplice ativa do sistema escravista. Teólogos e clérigos utilizavam passagens bíblicas (como a “Maldição de Cam”, uma interpretação distorcida e já amplamente refutada), para legitimar e justificar a escravidão de povos africanos, argumentando que tais povos eram inferiores e amaldiçoados por Deus.

Veja outras postagens

É fato que a governadora Raquel Lyra (PSD) botou os deputados para trabalharem em pleno recesso, convocando o Legislativo para um período extraordinário. Mas é fato também que, enquanto os parlamentares dão duro, ela curte férias não oficiais no exterior. Foi vista por um leitor deste blog, no último dia 1º, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, embarcando para a Espanha.

Outro fato também, estranho, diga-se de passagem, é que foi para o exterior sem passar o cargo para a vice Priscila Krause (PSD). Será que estão com as relações estremecidas? Ou Raquel ficou com a pulga na orelha: na última vez que passou o cargo, Priscila liberou uma dinheirama para o hospital do marido, em Garanhuns.

Isso teria provocado a queda do então secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, que teria se recusado a liberar os valores.

A Prefeitura de Olinda enviou à imprensa, hoje, uma nota informando sobre o conjunto de medidas adotados juntamente com a empresa responsável pela coleta de resíduos no município. O objetivo da ação é a melhora do serviço e a fiscalização por parte do poder publico e da população. Confira!

Nota oficial

A Prefeitura de Olinda informa que, ontem, formalizou, junto à empresa responsável pela coleta de resíduos no município, um conjunto de medidas de aprimoramento do serviço, com foco em mais controle, rastreabilidade e transparência para a população. Somando às notificações desde 2025.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), teve papel de destaque no ato político que oficializou o apoio do prefeito da Pedra, Júnior Vaz (PV), ao projeto liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). O evento aconteceu ontem, em uma casa de recepções, e reuniu importantes lideranças políticas do Agreste e do Sertão pernambucano.

Convidada a compor a mesa principal, Madalena dividiu espaço com João Campos, a ex-deputada federal Marília Arraes, e o ex-prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira, reforçando seu protagonismo no debate político estadual. Em seu discurso, a ex-prefeita fez elogios à postura administrativa e à capacidade de trabalho do gestor recifense.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Um ato público intitulado “Fora Mirella” está marcado para a manhã de hoje, em frente à Prefeitura de Olinda. Com o lema “Olinda merece muito mais”, a mobilização contra a gestão municipal é encabeçada por movimentos sociais da cidade e surge após denúncias feitas por moradores e páginas locais nas redes sociais, que expõem problemas enfrentados diariamente pela população. As informações são do Blog Cenário.

Segundo Francisco Filho, integrante do movimento Brigada de Olinda, as principais críticas envolvem falhas nos serviços de saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana e esportes. Entre as reclamações estão dificuldades no atendimento em hospitais, ausência de material escolar durante o ano letivo, abandono de espaços públicos e a precariedade da limpeza urbana, que acabou se tornando um dos principais símbolos do descontentamento popular.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Ao alcançar, em apenas 30 dias, 10 milhões de contas, o Instagram deste blog, com mais de 105 mil seguidores, reflete, mais uma vez, o sucesso do espaço de política mais lido no Nordeste, um dos mais acessados no País.

Hoje, atingimos exatamente 10,1 milhões de contas alcançadas em apenas um mês, um feito e tanto, que nos consolida como um dos maiores veículos de comunicação do País. Os números reforçam a força do Blog no ambiente das mídias digitais e comprovam que o nosso Instagram é uma plataforma confiável, com grande capacidade de impacto, visibilidade e influência.

Nos sigam em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/blogdomagno

Facebook: https://www.facebook.com/blogdomagnomartins

YouTube: https://m.youtube.com/blogdomagno

TikTok: https://www.tiktok.com/@blogdomagno

Palmares - Natal Encantado 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai continuar “se metendo” nos países da América Latina depois da operação militar que resultou na prisão de Nicolás Maduro, no último sábado (3). As informações são do portal G1.

Mas as ações de Trump não serão iguais para todos porque cada país tem um peso global e uma conjuntura interna diferentes. A avaliação é de Erick Langer, professor de história na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Tales Faria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não desistiu de tentar intermediar um entendimento entre os Estados Unidos e a Venezuela, mesmo depois da invasão do país e do sequestro do presidente Nicolás Maduro.

Lula instruiu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a informar a seus pares na Venezuela que ele não só reconhece a vice-presidente Delcy Rodríguez como mandatária legítima do país, na ausência de Maduro, como coloca o Brasil à disposição para ajudá-la durante a crise. Tanto materialmente, como diplomaticamente.

As escolhas de Raquel e o clima na Alepe

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Por mais que a bancada do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) esteja unida e mobilizada e, hoje, em 2026, seja maioria, o clima na Casa para a gestão de Raquel Lyra (PSD) continua muito ruim, o que é péssimo para a administração e atrapalha a caminhada dela à reeleição.

Mesmo que grande parte dos parlamentares governistas preze pelo diálogo — e o faça principalmente na pessoa da deputada Socorro Pimentel (UB), líder do grupo, que tem uma forma conciliadora, pacífica e até doce de conduzir as coisas —, faltou esse diálogo lá atrás, nos primeiros anos da gestão de Raquel.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (5) que os norte-americanos não estão em guerra com a Venezuela. À emissora americana NBC News, ele também descartou a realização de eleições no país dentro de 30 dias.

Trump afirmou que os Estados Unidos estão em conflito com traficantes, e não necessariamente com a Venezuela. Ele voltou a dizer que outros países estariam enviando criminosos e dependentes químicos para território norte-americano. As informações são do g1.

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) anunciou uma manifestação nesta quinta-feira (8) no Centro do Recife. A atividade consiste de uma panfletagem seguida de ato político programada para ás 15h, na esquina da Rua 7 de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista.

O ato relembra os ataques de 8 de janeiro quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram invadidas e depredadas numa tentativa de romper a ordem democrática e desrespeitar o resultado das eleições. O momento também será de protesto contra a Lei da Dosimetria aprovada no Congresso Nacional. As informações são do Blog da Folha.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (5), que o filme brasileiro O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura, está entre os outros 14 longas que avançaram para a próxima fase de votação na corrida pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.

De acordo com a Academia, outros filmes de diversas nacionalidades seguem na disputa. Entre eles, estão outros projetos sul-americanos, europeus, asiáticos e africanos. Os resultados finais serão divulgados no dia 22 de janeiro, uma quinta-feira. As informações são do Correio Braziliense.

Moradores do Residencial Maria de Fátima, em Arcoverde, realizaram uma manifestação no fim da tarde desta segunda-feira (5) para protestar contra a falta de abastecimento de água na localidade. O ato incluiu a queima de pneus e a interdição de um trecho da PE-270. Segundo relatos da comunidade, o residencial está há mais de dois meses sem água nas torneiras, apesar da continuidade da cobrança das contas pela Compesa, afetando cerca de 900 famílias em um conjunto com aproximadamente mil casas.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a atuação de policiais militares do 3º Batalhão da Polícia Militar durante a manifestação. Nas imagens, moradores questionam a abordagem adotada pelos agentes e denunciam truculência, incluindo a condução de uma mulher e de um idoso para o camburão. “Assim vão levar todo mundo. A gente sofre sem água pra nossos filhos e familiares e o tratamento é esse”, disse uma representante da comunidade em meio à ação.