Arcoverde vai ganhar novo Complexo da Polícia Científica com IML e Instituto de Criminalística

Como parte da reestruturação da segurança pública de Pernambuco, o Governo do Estado anunciou a construção de mais um Complexo da Polícia Científica (CPC), desta vez no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. É o 5º equipamento do tipo divulgado este mês em municípios diferentes. Os outros quatro serão erguidos em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Norte), Garanhuns (Agreste Meridional), Ouricuri (Sertão do Araripe) e Petrolina (Sertão do São Francisco).

O CPC é responsável pela produção da prova pericial, e por isso é considerado importante para a elucidação de crimes. O equipamento em Arcoverde terá Instituto de Criminalística e Instituto de Medicina Legal. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

“A entrega de mais um Complexo de Polícia Científica, desta vez em Arcoverde, representa um avanço histórico para a segurança pública do Sertão pernambucano. Com essa nova estrutura, a governadora Raquel Lyra garante mais um equipamento que trará agilidade nas perícias criminais, atendimento de qualidade à população e melhores condições de trabalho para os nossos profissionais. Um equipamento moderno, estratégico, que fortalece o combate à criminalidade e aproxima ainda mais o Estado da população sertaneja. Seguimos com nosso compromisso de levar a segurança a todas as regiões de Pernambuco, com investimentos concretos como esse”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O Governo do Estado vai investir R$ 5,3 milhões para a construção do CPC de Arcoverde. O equipamento será erguido em um terreno de 3,4 mil m² no bairro de São Cristóvão e terá 740m² de área construída. A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e tem um prazo de oito meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço.

Veja outras postagens

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou a transformação da antiga sede do 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro da Cohab, em base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O imóvel, abandonado há cerca de quatro anos, passa por reforma iniciada hoje pela Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos, em uma ação coordenada pelo prefeito Lula Cabral para ampliar a presença da Guarda Municipal nas comunidades.

“Essa base da ROMU, na Cohab, representa um avanço importante na política de segurança do nosso município. Estamos implantando um núcleo estratégico que vai ampliar a atuação da guarda nos bairros, garantindo mais proteção e tranquilidade para a população. A antiga sede do 18º Batalhão ganha agora uma nova missão: ser ponto de apoio para ações ostensivas da Ronda Municipal. É o nosso compromisso com uma cidade mais segura e com o bem‑estar de todos os cabenses”, afirmou Lula Cabral. A nova unidade ainda abrigará o Canil da GCM e concentrará operações táticas em áreas de maior incidência criminal, além de atuar em apoio a outras forças de segurança.

O Cabo segue enfrentando, sem o devido apoio do governo estadual, uma grave onda de violência. Dos 294 homicídios registrados na RMR nos seis primeiros meses do ano, 85 aconteceram na cidade. No mês passado, diante da oficialização do pedido do prefeito Lula Cabral para eu convocasse a Força Nacional para atuar no município, a governadora Raquel Lyra negou a solicitação.

Jaboatão dos Guararapes - Top 10

O ex-ministro do Turismo e da Cultura do governo Bolsonaro, Gilson Machado, foi impedido de comparecer ao velório de sua tia, Dora Machado, realizado nesta segunda-feira (21) em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em razão de medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que restringem sua saída da capital pernambucana. Dora, a última irmã viva da mãe de Gilson, faleceu no domingo (20).

Em postagem nas redes sociais, Gilson Machado lamentou o episódio: “Infelizmente, não poderei ir ao funeral aqui ao lado no município de Paulista, pois não posso me ausentar de Recife devido às medidas cautelares. Estou impedido de sair do Recife”. Ele informou que sua defesa protocolará ainda nesta segunda-feira um pedido judicial para liberá‑lo a prestar as últimas homenagens. “O advogado irá solicitar a liberação para que eu possa comparecer ao funeral”, concluiu o ex-ministro, classificando o momento como de “dor, sofrimento, indignação e luto”.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança

A análise pericial do pen drive apreendido em um banheiro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, foi concluída. Segundo fontes a par da investigação, o conteúdo do dispositivo é irrelevante para o inquérito. As informações são do portal G1.

O pen drive foi localizado durante operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente no inquérito que investiga coação à Justiça brasileira por parte de Bolsonaro e do filho Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado do PL de São Paulo.

O dispositivo foi encaminhado para perícia no laboratório da corporação. Na sexta (18), ao ser perguntado, Bolsonaro disse desconhecer o pen drive. “Olha, uma pessoa pediu para ir ao banheiro, eu apontei o banheiro, e voltou com um pen drive na mão. Nunca abri um pen drive na minha vida. Eu não tenho nem laptop em casa para mexer com pen drive. A gente fica preocupado com isso”, declarou Bolsonaro. O conteúdo do dispositivo era considerado uma possível peça de interesse no inquérito que investiga supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O grupo de oposição do município de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, liderado pelo empresário Cristan Marques, pelo advogado Marcos Florentin, pela ex-vice-prefeita Eliete do Icó e pelos vereadores Nildo Alves e Joaquim Marques, declarou apoio ao atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), para o Governo do Estado em 2026.

Durante sua passagem por Serra Talhada, João Campos recebeu o grupo na residência da prefeita Márcia Conrado. Entre os primeiros acertos, estão o apoio irrestrito ao socialista e a reativação do diretório municipal do PSB, que ficará sob a liderança do empresário Cristan Marques.

A PE-187, no Agreste, que corta o município de Palmeirina e liga a cidade aos distritos de Baixa Grande e Poço Cumprido está completamente abandonada pelo Governo Estadual. Imagens enviadas por um leitor, hoje, ao blog, denunciam o descaso na rodovia, um perigo para os motoristas que trafegam pelo local. Confira!