Em Salgueiro, onde apresentei, há pouco, ao vivo, da Salgueiro FM, o Frente a Frente, ainda sobrou um tempinho para autografar alguns exemplares do meu livro Os Leões do Norte, no próprio auditório da emissora, entre eles, o do prefeito Fabinho Lisandro (PSD).
Pernambuco entra neste fim de semana no auge da sua maior manifestação cultural do ano: o ciclo junino. São milhares de turistas circulando pelo Estado, dezenas de polos de festa espalhados da capital ao interior, trânsito caótico, pouco efetivo policial e, como sempre, um aumento previsível nas ocorrências policiais.
Em meio a esse cenário de tensão e alerta máximo para as forças de segurança, uma informação inusitada chama atenção e gera indignação até nos bastidores da própria Secretaria de Defesa Social: a secretária executiva em exercício, a delegada federal Mariana Cavalcanti, que deveria estar à frente da coordenação estratégica de todas as ações de policiamento, simplesmente está de férias.
Pior: embarcou para o Rio de Janeiro, onde participa, neste fim de semana, para participar da Maratona do Rio. A decisão, vista como no mínimo irresponsável por servidores da própria pasta, acontece num momento sensível. A titular da secretaria executiva – responsável direta pelos bons resultados alcançados na segurança nos últimos seis meses – foi afastada recentemente, segundo informações de fontes internas, justamente por conduzir a gestão com pulso firme e por não ceder a pressões políticas.
Nos corredores do poder, o que se diz é que a sua postura “linha dura” não agradou a determinados setores da chefia da polícia.
A situação chegou a um nível tão inspirador de desespero que, na última reunião do programa Juntos por Pernambuco, com a cúpula da segurança na SEPLAG, diante dos números cada vez mais preocupantes da violência, a secretária em exercício, sem muitas alternativas técnicas à mão, resolveu recorrer ao plano B da gestão pública: a fé. Pediu a todos para “rezar”. Só não especificou se era para São João, São Pedro ou, quem sabe, para o santo das causas impossíveis.
O fato é que, com a ausência da titular e agora com a gestora interina literalmente fora do Estado em meio ao maior desafio operacional do ano, a sensação que fica é de abandono. Policiais de todas as unidades estão em regime de sobreaviso, com escalas extraordinárias, enquanto a chefe da segurança estadual cruza quilômetros de asfalto carioca.
A pergunta que ecoa nos bastidores é direta e incômoda: quem está correndo pela segurança de Pernambuco?
Enquanto a governadora Raquel Lira tenta vender a imagem de redução de índices criminais – fruto, aliás, de uma gestão que agora foi afastada – a realidade nas ruas é bem diferente. Delegacias lotadas, ocorrências em série e um sistema de segurança que, sem comando efetivo, parece operar no piloto automático.
O cidadão que se cuide. Porque, ao que tudo indica, a prioridade da cúpula da segurança pública do Estado de Pernambuco no momento… é baixar o pace na maratona da orla do Rio ao invés de baixar os índices de criminalidade.
Atual campeão da Libertadores, o Botafogo se agigantou diante do vencedor da Champions League. Derrotou o poderoso PSG por 1 a 0 com um golpe fatal no Rose Bowl e, além de encaminhar vaga às oitavas de final do Mundial de Clubes, quebrou um tabu de quase 13 anos sem vitórias sul-americanas sobre europeus no torneio — o último resultado positivo havia sido Corinthians 1 x 0 Chelsea em 2012.
Iluminado, Igor Jesus nocauteou os franceses ao marcar o único gol do jogo, ainda no 1º tempo, após brilhante passe de Savarino. Meu fogão teve uma defesa aguerrida e organizada até o apito final.
O resultado deixou a estrela solitária com seis pontos, na liderança isolada do Grupo B.
Michelle Bolsonaro parece estar em toda parte. O rosto da presidente do PL Mulher se confunde com o perfil do partido, dentro e fora das redes sociais.
No Encontro Nacional de Mandatárias, que aconteceu no início do mês num centro de convenções em Brasília, Michelle lançou o livro “Edificando a Nação: Sobre Bases e Valores”, em que apresentou suas diretrizes para a atuação feminina na vida pública.
No evento, mobilizou a sua base e reuniu mil participantes, entre senadoras, deputadas, prefeitas e vereadoras. As informações são da Folha de S. Paulo.
Há três anos, ela deixou de atuar no assistencialismo, como fez no governo do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e, pouco a pouco, entrou de vez na política institucional.
Cotada para ser candidata à Presidência no ano que vem, Michelle usa agora o PL Mulher para consolidar sua liderança, provocando um racha entre os bolsonaristas.
“A gente percebe que Michelle trouxe uma identidade para o partido”, diz a deputada estadual Dani Alonso, vice-presidente do PL Mulher no estado de São Paulo.
Alonso afirma que a ex-primeira-dama pensou um plano de reestruturação da sigla, apostando em uma série de estratégias: a promoção de eventos para angariar mais filiadas, o uso intensivo das redes sociais, a criação de diretórios municipais e a realização de viagens para nacionalizar a causa do partido, que é a criação de uma representação política para as mulheres conservadoras.
A ex-primeira-dama assumiu o cargo em março de 2023, indicada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e obteve um orçamento de R$ 860 mil por mês.
Em 2023 e 2024, o número de filiadas do PL Mulher cresceu 14%, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Atualmente, tem 995 mandatárias, como são chamadas as filiadas que ocupam algum cargo político.
Como primeira-dama, Michelle escolheu ajudar pessoas com deficiência. Na posse de Bolsonaro, usou a língua de sinais em seu pronunciamento e, nos quatro anos em que esteve no Planalto, desenvolveu programas para esse público, como o Projeto Sinais e o LibrasGov.
Em geral manteve-se discreta e avessa à imprensa. Evangélica, sempre é vista em cultos e tem conhecida proximidade com lideranças religiosas.
Na visão de Alonso, a popularidade de Michelle começou a se formar nas eleições presidenciais de 2022, quando a então primeira-dama passou a discursar nos palanques para tentar diminuir a rejeição de Bolsonaro entre as mulheres.
Já à frente do PL Mulher, transformou o batom em um símbolo da campanha pela anistia aos participantes do ataque golpista do 8 de Janeiro.
Com a inelegibilidade de Bolsonaro, seu nome passou a ser especulado para disputar as eleições presidenciais.
“É preciso reconhecer o carisma da Michelle. A primeira vez que ela falou, em ambiente político, eu estava lá, testemunhei, foi no Rio de Janeiro e foi uma surpresa para todos”, lembra a deputada federal Bia Kicis (PL).
“À medida que o trabalho aparece, o nome dela vai ficando mais forte. Ninguém tem dúvida que é um dos nomes mais fortes da política nacional.”
Com Bolsonaro inelegível, as projeções mais recentes do Datafolha mostram que, no primeiro turno, Michelle, somando 26% das intenções de voto, é o nome que mais se aproxima de Lula, líder nas pesquisas, com a marca de 37%. No segundo turno, a ex-primeira dama perderia para Lula por uma margem estreita —46% ante 42%.
Mesmo com o crescente apelo popular, Michelle está longe de ser unanimidade na base bolsonarista.
Em maio, o UOL publicou uma troca de mensagens em que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e Fabio Wajngarten, assessor do ex-presidente, criticavam Michelle.
Cid chegou a escrever, ironicamente, que preferiria Lula como candidato à Presidência. Wajngarten, por seu turno, afirmou não apoiar a mulher de Bolsonaro e disse que os filhos também não a aprovavam.
Em demonstração de força política, Michelle, descontente com as mensagens, mandou demitir Wajngarten do PL.
A ala feminina do partido tenta minimizar a divisão interna. “Nem Cristo agradou a todos”, diz Alonso.
“Michelle é um rosto novo na política. Agora as pessoas vão enxergar uma nova Michelle. Críticas todo mundo vai sofrer, mas a rejeição ao nome dela é baixa”, afirma Kicis. De todo modo, as restrições a Michelle dentro do partido continuam.
Existe a avaliação de que o aumento na popularidade da ex-primeira-dama corresponde a um projeto de poder de Valdemar. Segundo esse raciocínio, o presidente do PL viu em Michelle uma figura tutelável, passível de ser influenciada por ele.
Nesse sentido, há um incômodo com a quantidade de dinheiro investido na liderança feminina. Em contraste, dizem integrantes da sigla, Eduardo Bolsonaro (PL) não recebeu o mesmo investimento da diretoria do partido.
Michelle, em suma, é vista por esses integrantes como uma política inexperiente e uma pessoa de temperamento instável e difícil de lidar, porque não aceita ser contrariada, o que não é compatível com a realidade da vida pública.
Em um passado remoto, o próprio Bolsonaro pensava assim. Há dois anos, disse que sua mulher precisava de “algo mais” para ser candidata.
O tempo passou, Michelle tornou-se uma líder e a posição de Bolsonaro sobre Michelle muda a cada entrevista, mantendo o discurso oficial de que é candidato em 2026. Por vezes, sinaliza que sua mulher pode ocupar uma vaga no Senado. Valdemar, que sempre a elogiou, afirmou que a decisão final sobre a candidatura de Michelle será do ex-mandatário.
Para Paulo Henrique Cassimiro, professor de ciências políticas da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Michelle desempenha um papel central no eleitorado de Bolsonaro, porque é a única pessoa de sua família que é de fato evangélica.
Nesse aspecto, Cassimiro destaca o poder de oratória dela, com intervenções típicas de lideranças religiosas, e a capacidade de organização institucional da direita, para garantir sua ascensão política. “A esquerda tem dificuldade de lidar com a mulher além do próprio empoderamento”, diz. “A direita fala para a mulher que é mãe, mas trabalha, cuida da casa, trata a mulher como fenômeno social complexo.”
Quatro novas ações de execução fiscal foram protocoladas nesta semana contra o ex-prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, e ex-integrantes de sua gestão. As ações, que tramitam na Comarca do município, buscam o ressarcimento de valores aos cofres públicos referentes a débitos apurados entre os anos de 2021 e 2024.
Além de Evandro Valadares, também são alvos das ações a ex-secretária de Ação Social Isabele Valadares (filha do ex-gestor), o ex-secretário de Saúde Paulo Jucá (genro) e a ex-secretária de Administração Luísa Baixinha (prima).
De acordo com as informações obtidas pelo blog do Nill Júnior com exclusividade, a juíza responsável pelos casos já expediu mandados de execução e penhora, que poderão ser efetivados caso os valores cobrados não sejam quitados dentro do prazo legal.
Os processos têm como base relatórios técnicos, documentos administrativos e pareceres jurídicos que apontam prejuízos ao erário durante a última gestão municipal. As ações são públicas e podem ser consultadas no sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que assumiu a presidência nacional do Partido Socialista Brasileiro no início do mês, admitiu o interesse em firmar uma federação com vários partidos. Após participar de reunião com o presidente do Cidadania, Conte Bittencourt, em Brasília, João deixou claro que existe convergência entre as duas legendas.
Em evento de comemoração dos 65 anos da CDL Recife, Campos ressaltou que, apesar da aproximação entre os líderes, a decisão final não dependerá de decisões isoladas, mas dos colegiados dos dois partidos.
“É uma conversa de aproximação partidária, entendendo os desafios que os partidos têm e com muita esperança de poder construir politicamente próximo. Não tenho nenhuma dúvida que, independente da forma como se poderá se dar ou não, há um interesse de se estar caminhando junto”, afirmou o gestor.
João Campos também falou sobre a possibilidade de formar uma aliança do mesmo tipo com o Partido Democrático Trabalhista (PDT). De acordo com ele, o PSB já aprovou internamente a negociação com o partido presidido por Carlos Lupi e tem interesse em formar uma federação com três partidos ou mais.
“A gente já aprovou duas vezes na executiva a possibilidade desse diálogo, isso já foi tratado no partido, foi aprovado ainda sobre a liderança do presidente Carlos Siqueira, e as primeiras conversas foram conduzidas inclusive por ele. Agora o nosso interesse do PSB sempre foi de conversar, dialogar e tentar um arranjo que fortaleça, não apenas os partidos, mas uma posição de campo político que a gente acha que é importante”, pontou.
Dissidências Questionado sobre a saída de prefeitos pernambucanos do PSB para o partido da governadora Raquel Lyra, o PSD, João Campos tratou com naturalidade a troca partidária. O gestor recifense aproveitou para mandar um recado indireto ao grupo político do PSD, afirmando que a sigla socialista tem força orgânica e não “artificial”.
“Não tem fidelidade partidária de cargo majoritário, então, entra um de um lado, sai do outro e por aí vai. O importante é ter convicção na caminhada e ter a certeza da força, é, que o nosso partido tem, não de forma artificial, mas principalmente de forma orgânica”, enfatizou Campos.
O levantamento do Instituto Opinião realizado em Pernambuco mostra o senador Humberto Costa (PT) na liderança da disputa para o Senado Federal, considerando a soma do primeiro e do segundo votos. No primeiro cenário, com Gilson Machado Neto pelo PL, Humberto aparece com 27,4% das intenções, seguido por Eduardo da Fonte (22%) e Miguel Coelho (19%). Na sequência aparecem Sílvio Costa Filho (13,6%), Gilson (9,3%) e Fernando Dueire (3,3%). Brancos nulos somam 41% e os indecisos chegam a 64,4%. O percentual pode assustar, mas aqui estamos tratando de 200%, já que é considerada a soma dos dois votos para cada um dos candidatos.
No segundo cenário, com Anderson Ferreira substituindo Gilson como nome do PL, a liderança de Humberto se mantém com 27,3%. Eduardo da Fonte aparece em segundo, com 21,4%, seguido de Miguel Coelho (19,2%) e Sílvio Costa Filho (13,8%). Anderson pontua 11,7% e Fernando Dueire 3,5%. Nesse cenário, brancos, nulos ou nenhum somam 41,7%, e indecisos, 61,4%. A diferença entre Eduardo da Fonte e Miguel Coelho configura empate técnico, já que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
A liderança de Humberto se destaca no Sertão, onde chega a 31,3%, e na Região Metropolitana, com 28,4%. Eduardo da Fonte tem melhor desempenho no Agreste (25,6%) e na Zona da Mata (21,2%). Miguel Coelho se destaca também no Sertão (33,5%) e alcança números excepcionais no São Francisco, com 82,5%.
A pesquisa espontânea para o Senado em Pernambuco revela um cenário ainda marcado pela indefinição. Quando não são apresentados nomes de candidatos, 71,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder em quem votariam, enquanto 12,2% declararam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes. O senador Humberto Costa lidera com 4,4% das menções espontâneas, seguido por Miguel Coelho (2,5%), Eduardo da Fonte (2,2%), Gilson Machado Neto (1,8%) e João Campos (1,3%). Os demais nomes citados não alcançaram 1%.
Humberto Costa também lidera o índice de rejeição entre os nomes testados para o Senado em Pernambuco, com 9,3% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. Em seguida aparecem Gilson Machado Neto (8,8%) e Anderson Ferreira (5,2%). Miguel Coelho tem rejeição de 3,6%, Eduardo da Fonte, 3,4%, Sílvio Costa Filho, 3,3%, e Fernando Dueire, 3,0%. Outros 14,7% disseram rejeitar todos os nomes apresentados, enquanto 48,7% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 deste mês, com dois mil questionários aplicados em 80 municípios de todas as regiões de Pernambuco. O levantamento utilizou a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança estimado é de 95,6%.
Veja amanhã os números para presidente da República em Pernambuco.
Humberto lidera e Eduardo da Fonte consolidado no segundo lugar
Por Larissa Rodrigues Repórter do blog
A reeleição do senador Humberto Costa (PT) para a Casa Alta, em 2026, é uma prioridade do presidente Lula (PT) em Pernambuco. A estratégia do PT é eleger o maior número de senadores e deputados nas casas legislativas para fazer frente ao grande número de políticos conservadores que conseguiram uma cadeira nas eleições de 2022.
Diante disso, com o apoio do presidente Lula e uma história consolidada na política pernambucana, sendo bastante conhecido na Região Metropolitana e no interior do Estado, Humberto entrará forte na disputa. É o que revela a nova pesquisa do Instituto Opinião sobre a corrida eleitoral do próximo ano em Pernambuco, realizada em parceria com este blog.
O levantamento mostra Humberto na liderança do pleito para o Senado, considerando a soma do primeiro e do segundo votos. No primeiro cenário, com Gilson Machado Neto pelo PL, Humberto figura com 27,4% das intenções, seguido por Eduardo da Fonte (22%) e Miguel Coelho (19%).
No segundo cenário, com Anderson Ferreira substituindo Gilson como nome do PL, a liderança de Humberto se mantém, com 27,3%. Eduardo da Fonte aparece em segundo, com 21,4%, seguido de Miguel Coelho (19,2%) e Sílvio Costa Filho (13,8%). Anderson pontua 11,7% e Fernando Dueire, apenas 3,5%.
Uma surpresa é a consolidação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) no segundo lugar. Mesmo empatado tecnicamente com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), em termos numéricos Eduardo da Fonte está em segundo lugar na pesquisa nos dois cenários testados.
Presidente do PP em Pernambuco, Eduardo da Fonte comanda a maior bancada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Alepe), com oito parlamentares oficialmente e mais três que votam com o PP e devem migrar para a sigla no ano que vem.
O deputado também tem uma boa base de prefeitos no Estado: são 26 no total e 8 vice-prefeitos. Além disso, o parlamentar tem 235 vereadores espalhados por todas as regiões. Na última eleição, o PP teve mais de 1 milhão de votos (1.010.723).
Pesquisa espontânea aponta indefinição – A pesquisa espontânea do Instituto Opinião para o Senado em Pernambuco revela um cenário ainda marcado pela indefinição. Quando não são apresentados nomes de candidatos, 71,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder em quem votariam, enquanto 12,2% declararam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes. O senador Humberto Costa lidera com 4,4% das menções espontâneas, seguido por Miguel Coelho (2,5%), Eduardo da Fonte (2,2%), Gilson Machado Neto (1,8%) e João Campos (1,3%). Os demais nomes citados não alcançaram 1%.
Sertão consolida liderança de Humberto – A liderança de Humberto se destaca no Sertão, onde chega a 31,3%, e na Região Metropolitana, com 28,4%. Eduardo da Fonte tem melhor desempenho no Agreste (25,6%) e na Zona da Mata (21,2%). A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 deste mês, com dois mil questionários aplicados em 80 municípios de todas as regiões de Pernambuco. O levantamento utilizou a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança estimado é de 95,6%.
MPPE de olho em Goiana 1 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista, que suspenda imediatamente uma compra de livros e material didático no valor de R$ 21,2 milhões, feita sem licitação. A notificação foi emitida faltando dez dias para o encerramento do mandato interino, às vésperas da posse do prefeito eleito Marcílio Régio, marcada para o dia 30 de junho. A promotora Patrícia Ramalho destacou que a despesa é incompatível com o período de transição e que não há justificativa legal para realizar a aquisição por inexigibilidade de licitação.
MPPE de olho em Goiana 2 – A recomendação do MPPE inclui ainda que a prefeitura não efetue qualquer pagamento relacionado ao contrato firmado. A representação foi apresentada ao Ministério Público pela equipe jurídica do prefeito eleito, que classificou as ações do atual gestor como parte de uma “política de terra arrasada”. Segundo a denúncia, a contratação comprometeria seriamente a governabilidade da nova gestão.
Caminho sem volta – Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, esta semana, o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), afirmou que a candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco, em 2026, é um caminho que dificilmente terá volta. “As lideranças do nosso campo político esperam que ele seja candidato ao governo. E, de pronto, tem nosso total apoio. A gente vai andar esse estado juntos”, ressalta Romerinho. O presidente foi eleito em 2024 com o maior número de votos no Recife (20.264) e é aliado de primeira hora de João Campos.
CURTAS
Jaboatão em parceria com o Senai 1 – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Senai, fecha o mês de junho com a abertura de novas vagas de cursos gratuitos na área de Logística. Para marcar a iniciativa de qualificação profissional, que visa atender à crescente demanda do mercado de trabalho local por mão de obra especializada, o prefeito Mano Medeiros (PL) recebeu uma comitiva do Senai para assinatura do contrato do acordo de cooperação que formaliza a ação, na manhã de ontem.
Jaboatão em parceria com o Senai 2 – Serão abertas cerca de 300 vagas, sendo 150 em um primeiro momento e mais 150 na segunda fase. As duas primeiras turmas são nas áreas de Assistente de Logística e Operador de Processos Logísticos (30 vagas para cada), com as inscrições abertas em breve para início das aulas no próximo dia 30 de junho. A seleção será por ordem de inscrição. Para ter direito a participar dos cursos, é preciso ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas acontecerão de segunda a sexta, na UNIFG, no bairro de Piedade. Os demais cursos da primeira etapa serão: Alimentador de Linha de Produção (30 vagas), Almoxarife (30 vagas) e Assistente de Controle de Qualidade (30 vagas). Os interessados podem se inscrever através do seguinte link: https://acesse.one/jWAYn.
Miguel Ricardo assume saneamento – Por falar em João Campos, o prefeito fortaleceu o vínculo com o Republicanos, partido do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A gestão municipal oficializou, ontem, a nomeação de Miguel Ricardo para o comando da Secretaria de Saneamento (Sesan). Miguel é filho do deputado estadual Mário Ricardo, que relatou ter sido uma articulação do próprio Silvinho a entrada de Miguel na gestão socialista. Administrador, Miguel Ricardo “chega para somar através da sua juventude e capacidade de trabalho”, disse João Campos.
Perguntar não ofende: Com o favoritismo de Humberto Costa, João Campos vai deixar ele escapar para o palanque de Raquel Lyra?
Logo mais, exatamente à meia-noite, este blog traz mais uma pesquisa de intenção de voto para senador de Pernambuco do instituto Opinião. O levantamento foi a campo nos últimos quatro dias, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios das mais diversas regiões do Estado. Os números trazem uma comparação em relação à última pesquisa do Opinião, em fevereiro passado.
Ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou, nesta quinta-feira (19), a nova pista de pouso e o sistema de sinalização do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos; na Paraíba. As melhorias fazem parte de um pacote de obras que soma R$ 36 milhões em investimentos, fruto de parceria entre o Governo Federal e o Governo da Paraíba.
A cerimônia contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevedo; o prefeito de Patos, Nabor Wanderley; e o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca. Além da nova pista, as obras contemplaram a construção de um novo pátio de aeronaves, taxiway, regularização da faixa de pista, cerca operacional, estacionamento de veículos e instalação de modernos sistemas de auxílio à navegação aérea.
A comitiva também vistoriou as obras do novo terminal de passageiros, cuja entrega está prevista para o segundo semestre de 2025. Em sua fala, o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância da obra para o desenvolvimento regional.
“O novo Aeroporto de Patos é uma conquista para toda a população do sertão paraibano e fruto da união do governo do presidente Lula com o governador João Azevedo, o meu amigo e presidente da Câmara, Hugo Motta, e o prefeito Nabor. Com essa obra, estamos garantindo mais segurança, conectividade e impulsionando o crescimento econômico de mais de 20 municípios da região. O compromisso do governo do presidente Lula é conectar cada vez as cidades e fortalecer a aviação regional. É uma obra estratégica para linkar a do Sertão da Paraína com Pernambuco, Rio Grande do Norte e toda região do Nordeste e do Brasil”, afirmou Costa Filho.
Com as melhorias, o aeroporto terá capacidade para receber até três aeronaves do modelo ATR-72 simultaneamente, possibilitando o aumento da malha aérea regional e o fortalecimento do transporte de passageiros e cargas no interior do estado.
“Aqui, eu agradeço o apoio do Ministério dos Portos e Aeroportos, ministro Silvio Costa, que foi decisivo para construção do novo aeroporto. A luta que tivemos em Brasília, e o deputado Hugo Motta sabe disso, durante tanto tempo, a luta para que hoje pudéssemos estar celebrando essa nova pista de pouso. É um momento de muita alegria. aqui vai meu agradecimento”, destacou o governador da Paraíba, João Azevedo.
A requalificação do aeroporto é um marco na interiorização da aviação brasileira e reforça o compromisso do Governo Federal com a modernização da infraestrutura aeroportuária em todas as regiões do país.
Para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a entrega do novo aeroporto é um sonho de longos anos de luta.
“Hoje, é um dia de muita alegria para todos nos do Sertão. Essa é uma etapa muito importante que é a entrega da pista, do balizamento. Eu tenho um sentimento especial por essa obra porque é uma luta desde do nosso primeiro mandato. Estou em Brasília há quase 15 anos. Desde que chegamos lá, era uma luta do povo sertanejo ter esse aeroporto para interligar o Sertão da Paraíba a grande centros urbanos. Não tenho dúvida que esse aeroporto será um grande vetor para o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda. Quero agradecer ao ministro Silvio. Sem sua determinação, essa obra não teria sido viabilizada”, comemorou Motta.
“Hoje, é momento de agradecimento a todos que se envolveram nesse projeto. A história de Patos será outra com a chegada desse novo aeroporto. Quero aqui agradecer, sobretudo, ao ministro Silvio pelo seu trabalho e empenho em Brasília para que esse projeto se tornasse realidade”, pontuou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho.
De volta à sua terra natal para a abertura das programações de São João, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, declarou nesta quinta-feira, 19, em entrevista à Arapuan FM, em Patos, que não vai pautar o projeto que permite a acumulação, por parte dos deputados com mais de 65 anos, de aposentadoria e salário. O projeto ganhou repercussão porque foi apresentado em meio a críticas do próprio Hugo Motta ao Governo Federal por aumento de impostos e cobrança por uma política mais responsável de enxugamento dos gastos com a máquina.
Ele frisou que a matéria foi de toda a Mesa Diretora, mas garantiu que, como presidente da Câmara, tomou a decisão de não pautar o projeto exatamente num momento em que se discute corte de gastos para garantia do equilíbrio fiscal. “Não vamos misturar as coisas”, disse, deixando claro que deseja tirar esse assunto das manchetes, enquanto conduz a queda de braço contra o aumento de impostos por parte do governo Lula.
Atualmente, o parlamentar com mais de 65 anos é obrigado a optar pelo recebimento do salário ou da sua aposentadoria, estando em pleno exercício de um mandato.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou quatro dias de festa no Polo da Vila da Fábrica como parte das celebrações do Ciclo Junino. O espaço, que já recebeu a Festa do Padroeiro, volta a ser palco de shows nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho, sempre a partir das 19h, com apresentações de artistas como Conde Só Brega, Tayara Andreza, Banda Santroppê, Banda Aquarius, Forró Retrô, entre outros. A proposta da Prefeitura é valorizar a cultura local e aquecer a economia da cidade com uma programação que combina o forró tradicional com o brega romântico.
De acordo com o prefeito, a decisão de ampliar a programação foi motivada pela boa receptividade do público e pela vocação cultural da Vila da Fábrica. “Tivemos um excelente retorno da população e queremos manter esse clima festivo, que atraiu famílias e movimentou o comércio local. A programação traz uma mistura de ritmos que representam a identidade musical do nosso povo”, afirmou Diego.
Programação
Sábado (21) 19h00 – Tayara Andreza 20h40 – Banda Aquarius 22h20 – Lenilson Filho
Durante entrevista ao podcast Mano a Mano, apresentado por Mano Brown e publicada nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se estiver com saúde em 2026, entrará na disputa “para ganhar”. No programa, gravado no Palácio da Alvorada no último dia 15, Lula também defendeu o decreto do aumento do IOF e a regulamentação das redes sociais, e criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
— Eu vejo a extrema-direita falando em Tarcísio (Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo), em Ratinho (Ratinho Júnior., governador do Paraná) e em Caiado (Ronaldo Caiado, governador de Goiás). Eles podem falar em quem quiserem, mas qualquer um terá que fazer mais do que eu (…) Se eu for candidato é para ganhar as eleições — declarou Lula. As informações são do Jornal O Globo.
Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado aponta que o presidente empata tecnicamente (43% a 42%) com o governador de São Paulo em uma eventual disputa de 2º turno.
Questionado sobre medidas econômicas adotadas pelo governo, Lula defendeu o decreto do governo que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), criticado por parlamentares e pelo mercado. Segundo o presidente, o governo precisa de recursos para viabilizar investimentos sociais e em infraestrutura.
— O IOF do Haddad (ministro da Fazenda) não tem nada de mais. O Haddad quer que as bets paguem imposto, as fintechs, os bancos, pagar um pouquinho só, para a gente fazer a compensação. Porque toda vez que a gente vai ultrapassar o arcabouço fiscal, a gente tem que cortar no Orçamento. (…) O IOF é para fazer essa compensação. Então, essa briga nós temos que fazer. Não dá para ceder toda hora — disse o presidente.
Ao comentar a série de fraudes descobertas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lula reconheceu os impactos negativos à imagem do governo, e voltou a reforçar que os descontos começaram no governo Jair Bolsonaro e foram descobertos pela atual gestão, em uma operação deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União.
— Descobrimos que várias entidades que foram criadas no governo Bolsonaro, na perspectiva de mudança de governo. Quando começamos a investigar, nós não fizemos espetáculo de pirotecnia porque queríamos chegar no bandido, no chefe. E chegamos. Estamos investigando essas pessoas, que certamente serão presas.
O presidente também comparou o Brasil pós-Bolsonaro à destruição da Faixa de Gaza:
— Quando chegamos aqui, pegamos um país semi-destruído. De vez em quando olho para a destruição na Faixa de Gaza e eu fico imaginando o Brasil que nós encontramos. (…) tinha sido uma destruição proposital. O presidente não gostava de nenhum ministério que poderia ser uma alavanca de organização da sociedade.
Regulação das redes Lula afirmou que o Bolsonaro opera com base no ódio e na desinformação, defendeu que o enfrentamento às fake news precisa envolver comunicação, educação e ação institucional, e disse acreditar que a regulamentação das redes sociais será feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), porque “o Congresso é mais vulnerável à pressão das empresas do setor”
— A regulamentação depende do Congresso nacional e também da Suprema Corte. Eu acho que, hoje, está mais factível ser aprovado pela Suprema Corte do que pelo Congresso Nacional, porque, muitas vezes, a empresa tem mais pressão em cima do deputado do que (em cima) da Suprema Corte — afirmou.