Pernambuco apresenta ações do Águas de Pernambuco em evento do Consórcio Nordeste

Durante reunião da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, realizada nesta quinta-feira (27) no Recife, a governadora em exercício Priscila Krause apresentou as ações do programa Águas de Pernambuco. O encontro, promovido pelo Banco Mundial em parceria com o Governo de Pernambuco, reuniu representantes de estados nordestinos e instituições federais para debater soluções para a universalização do acesso à água e ao saneamento básico na região.

Lançado em 2024, o Águas de Pernambuco reúne investimentos da ordem de R$ 6,1 bilhões em obras estruturais, como adutoras, sistemas de abastecimento simplificado e redes de esgoto. Entre os exemplos citados estão a adutora do Agreste, a estação de tratamento do Cabanga e ações nas zonas rurais e áreas de morro da Região Metropolitana. Pernambuco lidera o tema de recursos hídricos no Consórcio Nordeste e articula possíveis carteiras de financiamento com o Banco Mundial para projetos nos estados da região.

O seminário também discutiu os desafios do setor diante das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que exige, até 2033, a oferta de água potável a 99% da população e a coleta e tratamento de esgoto para 90%. Representantes da Agência Nacional de Águas, Ministério da Integração, Funasa e secretarias estaduais destacaram a importância da cooperação técnica e financeira entre os entes federativos para avançar em infraestrutura hídrica e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Veja outras postagens

Ainda em Garanhuns, aproveitei para dar uma passadinha no Parque Acauã, um dos maiores parques de vaquejada do Nordeste. O haras está sediando, desde a última quarta-feira, a 21ª edição da Vaquejada de Garanhuns, famosa em todo o Estado. Além das competições, o público aguarda, amanhã, os shows de Natanzinho Lima, Rei Vaqueiro, Fernandinha e Wesley Safadão, este conhecido, além de cantar, por ser fiel participante das vaquejadas do Nordeste.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

De passagem por Garanhuns, após uma maratona de lançamentos do meu mais recente livro ‘Os Leões do Norte’ pelo Agreste Meridional, fiz questão de visitar, hoje, A Lojinha. Fundada em 1956, a bodega localizada na Avenida Rui Barbosa, é um dos lugares mais tradicionais e icônicos de Garanhuns.

Comandada pelo senhor Daniel e sua filha Liliam, a mercearia mantém, até hoje, as características dos anos 50. Aos 85 anos, o anfitrião já recebeu visitas ilustres de grandes artistas, como os cantores Fagner e Gilberto Gil.

Na Lojinha têm de tudo, da aguardente Pitú à popular temperada, uma bebida alcoólica misturada com várias ervar medicinais. Por fora, o estabelecimento mantém a arquitetura inabalável, contrastando com a modernidade atual. Confira!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

EXCLUSIVO

A unidade prisional Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) está sem esgoto, prejudicando as detentas. Os policiais penais já informaram “que foi constatado um extravasamento significativo no sistema de esgotamento central desta CPFR”. Os agentes informam que a situação implica “na restrição da utilização de todo o sistema de escoamento da unidade, impactando negativamente no regular andamento das atividades da CPFR, inclusive para atividades de higiene pessoal” das presas. Os policiais alertam que “é urgente a construção de uma nova caixa de esgoto”.

Sem solução por parte do Governo do Estado, os servidores estão “executando diariamente o esvaziamento do esgoto para evitar a interrupção das atividades essenciais”. Ou seja, os servidores, de forma humilhante, estão tendo que esvaziar manualmente a caixa de esgoto, para evitar que as detentas fiquem sem banheiro. Apesar da situação ter sido comunicada em 16 de outubro, nada foi feito até o momento, segundo os policiais.

Belo Jardim 12 novos veículos
Ipojuca - No grau

O cantor e compositor Augusto César Filho é o convidado do Sextou de hoje. Filho do ícone do brega pernambucano Augusto César, o músico vai falar sobre a sua trajetória na música e o legado do seu pai, que tenta manter vivo por onde passa.

Desde os 13 anos, Guto, como também é conhecido, acompanhava o pai nos bastidores e nos palcos. Hoje, ele assume a missão de manter viva a história que ajudou a construir. Seu show “A Escalada Continua” é uma homenagem direta ao legado familiar e já está disponível nas plataformas digitais.

O Sextou vai ao ar hoje, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.