O carnaval fora de época e quase secreto de Raquel em território paulista

A governadora Raquel Lyra (PSDB) promoveu uma grande movimentação na avenida Paulista para mostrar o carnaval pernambucano. Uma ideia até boa, vale a ressalva, mas realizada em total desconexão com a realidade.

Primeiro, esqueceram de avisar aos pernambucanos que moram em São Paulo. E aos próprios paulistas.

A governadora desfilou como porta estandarte para literalmente nenhum público. Depois, mesmo que tivesse gente, o momento foi inadequado para vender carnaval para turistas. Faltando 15 dias para a festa, quem tiver de vir para o Estado, certamente já comprou a passagem, cuidou de hospedagem, etc. Ninguém em São Paulo decide em cima da hora vir passar o Carnaval no Nordeste.

É muito amadorismo!

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Mais uma semana de verdadeira maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte” será encerrada hoje em Vertentes, no Agreste Setentrional, a 185 km do Recife. A noite de autógrafos, a partir das 19 horas, está marcada para Escola Municipal Ivan Márcio Bezerra Cavalcante, com o apoio do prefeito Israel Ferreira (PSD) e do presidente da Câmara, Paulo de Lu (PSD).

Com estes quatro compromissos, sobe para 21 o número de municípios que já receberam “Os Leões do Norte” em alto estilo, um livro de pesquisa, destinado às escolas e às novas gerações. A obra é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.

Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo

Um leitor enviou ao blog denúncia sobre a situação precária de um trecho da rodovia estadual que liga Inajá a Caraibeiras, distrito de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. No vídeo registrado por ele, é possível observar buracos e a deterioração do asfalto. O denunciante questiona a aplicação dos recursos arrecadados com o IPVA e cobra providências do governo estadual para a recuperação da via.

Palmares - Forró Mares

Uma comissão provisória suprapartidária formada por autoridades de Parnamirim iniciou, nesta semana, a articulação em defesa da construção do Ramal do Entremontes, obra ligada ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. O objetivo é realizar uma grande audiência pública, com a presença de senadores, deputados, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, sindicatos, associações e representantes da sociedade civil. Desse encontro será elaborada a “Carta de Parnamirim”, documento que solicitará ao Governo Federal a autorização da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento do Sertão pernambucano.

O primeiro passo da mobilização ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara de Terra Nova. Estiveram presentes o presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Pedão, o vice-presidente Andryele Saraiva e o vice-prefeito Nivaldo Mendes, que apresentou na tribuna detalhes sobre o projeto e ressaltou a importância da obra para impulsionar o desenvolvimento regional.

A comissão pretende percorrer diversos municípios do Sertão nos próximos meses para ampliar a mobilização em torno da pauta. Já na próxima semana, novas reuniões estão programadas como parte da estratégia de engajamento até que a proposta seja consolidada e levada oficialmente ao Governo Federal.

Ipojuca - No grau

O município de São José do Egito foi contemplado pela Portaria SESAN/MDS nº 191, de 19 de agosto de 2025, com R$ 175 mil do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recurso destinado ao fortalecimento da agricultura familiar e à garantia da segurança alimentar.

Além disso, R$ 1,5 milhão foram aprovados para compra de alimentos pelo PAA/Conab, beneficiando diretamente sete associações de produtores locais. Os alimentos adquiridos serão distribuídos a instituições socioassistenciais do município. Entre os 15 municípios classificados em Pernambuco, São José do Egito está entre os três contempladosdo Sertão do Pajeú.

No próximo dia 11 de setembro será celebrada uma missa em memória de Armando Monteiro Filho, em alusão ao centenário de seu nascimento. A cerimônia está marcada para as 12h, na Igreja Madre de Deus, no Recife, e reunirá familiares e amigos do ex-ministro.

Genro do ex-governador Agamenon Magalhães, Armando Monteiro Filho conciliou a vida empresarial com a política. Foi deputado estadual e federal pelo PSD, além de ministro da Agricultura no governo João Goulart, após votar a favor da emenda que instituiu o regime parlamentarista em 1961. Como empresário, esteve à frente da Usina Cucaú, do Banco Mercantil e da Fiação e Tecelagem Ribeirão, consolidando sua atuação em defesa do setor produtivo em Pernambuco e no país.