STF gasta mais de R$ 38 mil para comprar cem gravatas com a logo do órgão

O Supremo Tribunal Federal (STF) gastou R$ 38.475,00 na compra de 100 gravatas com a logo da instituição. Os assessórios, que serão dados como presente pelos gabinetes dos ministros, também estarão à venda na livraria do órgão. Para as mulheres, haverá ainda a opção de um lenço com a abreviação do nome da Corte bordada.

O custo unitário de cada gravata, segundo o STF, é de R$ 384. O anúncio da confecção foi feito pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Durante a sessão plenária do dia 6 de fevereiro, ele, que usava uma das gravatas, explicou que ela foi elabora para ser entregue como uma “gentileza” dos ministros durante visitas institucionais.

— Faço um registro do novo departamento, o STF fashion. Nós lançamos uma gravata do Supremo Tribunal Federal, que todos estamos utilizando, e para a as mulheres um lenço belíssimo, como o que está com a ministra Cármen Lúcia. A razão real para isso é que nós recebemos muitas visitas ou visitamos lugares onde as pessoas nos dão presentes e portanto foi uma forma que nos encontramos gentil de retribuir com uma gravata que tem o símbolo do Supremo Tribunal Federal. Modéstia parte, ficou muito bonitinha — explicou Barroso

Os ministros e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, utilizaram a mesma gravata na sessão, de cor azul. Já Cármen Lúcia, única mulher a integrar o tribunal atualmente, está com o lenço, também com tons de azul.

Do Jornal O Globo.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga desvios e irregularidades no INSS vem colecionando episódios bombásticos, três prisões de convocados e diversos personagens. Para o relator, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), um deles tem nome, sobrenome e apelido: Antônio Carlos Camilo Antunes, o ‘Careca do INSS’, lobista que está preso preventivamente desde 12 de setembro.

“Se o Careca abrir a boca e revelar tudo que sabe, a República cai. Ouça o que eu digo. Ele não falou nada na CPMI, até porque se falasse não sobraria pedra sobre pedra. Se ele quisesse prestar um serviço ao Brasil, a República cairia”, disparou Gaspar, em entrevista gravada ao podcast Direto de Brasília.

A entrevista vai ao ar hoje, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além da LW TV, de Arcoverde.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O perfil da governadora Raquel Lyra (PSD) no Instagram tem chamado a atenção por um crescimento repentino de seguidores aparentemente fakes, inflacionando seus posts com curtidas e comentários suspeitos. Uma análise um pouco mais detalhada identificou uma alta concentração de contas com características atípicas que apontam para uma possível compra de seguidores. Muitos desses perfis apresentam o selo de “NOVO” da plataforma, com datas de criação recentes, sendo notáveis aqueles criados em outubro de 2025 e até mesmo neste mês de novembro.

A maioria dessas contas suspeitas não possui foto de perfil ou de quaisquer postagens, um padrão comum em bots ou perfis criados unicamente para inflar métricas. Outra parte se apresenta como perfis profissionais, identificados como empresas ou semelhantes, mas que agem de forma inconsistente com sua suposta finalidade. O movimento é realizado para tentar elevar o baixo engajamento real nas publicações da governadora em comparação com o volume total de sua audiência e reforça a tese de que sua base de seguidores estaria sendo artificialmente aumentada.

Este tipo de prática, além de violar as diretrizes do próprio Instagram, distorce a percepção de popularidade e relevância da governadora Raquel Lyra, podendo também impactar negativamente a credibilidade do relacionamento com seus seguidores. O caso reforça ainda a discussão sobre a autenticidade e a transparência nas métricas de redes sociais, onde a corrida por números muitas vezes obscurece a busca por uma audiência genuinamente engajada.