Em comemoração aos 378 anos de criação do Exército Brasileiro, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou uma solenidade com entrega de condecorações e desfile militar, hoje, no Quartel-General Forte Guararapes.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, general de Exército Francisco Carlos Machado Silva, e contou com a presença de militares, civis e veteranos da Força Terrestre. Estiveram também presentes alunos do Centro Educacional SacréCœur e do Colégio Militar do Recife.
Foram entregues condecorações como a Medalha Ordem do Mérito Militar (OMM), Medalha Exército Brasileiro (MEB), Medalha do Serviço Amazônico, Medalha Corpo de Tropa, Medalha Marechal Trompowsky e Medalhas Militar Ouro, Prata e Bronze. Foram condecorados militares e civis que prestaram relevantes serviços à Força Terrestre na Região Nordeste.
Encerrando a solenidade, tropas das Organizações Militares das Guarnições do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes desfilaram no Pátio Heróis de Guararapes, com destaque para o grupamento da Base Administrativa do Curado, formado pelas soldados que integram o primeiro efetivo do serviço militar inicial feminino do Exército Brasileiro.
Os deputados estaduais Coronel Alberto Feitosa (PL) e Diogo Moraes (PSB) apresentaram ofícios à Presidência da Assembleia Legislativa contestando relatório da Comissão de Finanças que aprovava o remanejamento de 20% no orçamento do Estado, como quer o Governo Raquel Lyra (PSD). Os parlamentares apontam, nos documentos, uma fraude orquestrada pelo presidente do colegiado, Antônio Coelho (UB), que enseja quebra de decoro e pode levar à cassação do mandato do petrolinense.
Feitosa e Diogo alegam, conforme, inclusive, se comprova em vídeo da sessão, que Antônio incluiu, no parecer do relator sobre outra matéria, o remanejamento dos 20% na LOA, coisa que ele mesmo tinha travado com um verdadeiro “nó” ainda em 2025. O projeto em questão trata apenas de outro assunto, a abertura de Crédito Suplementar de R$ 155 milhões para o Tribunal de Justiça.
“Conforme tratamos por telefone na noite de ontem, reitero a solicitação para que não seja publicado o parecer da Comissão de Finanças relativo ao Projeto nº 3993/2026. Recebi, com perplexidade, por meio da imprensa, a informação de que o referido parecer teria incluído a ampliação da margem de remanejamento do orçamento estadual, por decreto, para 20%. Tal deliberação, entretanto, não ocorreu na reunião de ontem. Em nenhum momento foi dada publicidade ao teor do parecer aos membros da Comissão, tampouco o seu Presidente ou o Relator fizeram qualquer menção à inclusão de emenda que acrescentasse matéria diversa da abertura de crédito em favor do Poder Judiciário”, destacou Feitosa, no documento.
O parlamentar seguiu com críticas. “Ao encaminhar, de forma sorrateira, para publicação, parecer em desacordo com o que foi efetivamente aprovado na reunião, o Presidente da Comissão incorre não apenas em desrespeito aos seus pares, mas também na prática de fraude processual. O comportamento reiterado do Presidente da Comissão, no sentido de tentar manipular tanto seus colegas quanto o regular processo legislativo, não pode mais ser tolerado. Diante disso, solicito a adoção de medidas urgentes para a imediata correção do parecer, de modo a refletir fielmente o que foi deliberado no âmbito da Comissão, bem como a devida responsabilização do seu Presidente pelos atos praticados”, finalizou.
Diogo Moraes foi na mesma linha. “Causou-me profunda surpresa a notícia, veiculada pela imprensa, de que o mencionado parecer teria incorporado a ampliação da margem de remanejamento do orçamento estadual, por meio de decreto, para o percentual de 20%. Esclareço que tal matéria não foi objeto de deliberação na reunião. Em nenhum momento o conteúdo do parecer foi apresentado aos membros da Comissão, tampouco houve, por parte do Presidente ou do Relator, qualquer referência à inclusão de emenda que extrapolasse o escopo da abertura de crédito destinada ao Poder Judiciário”, pontuou.
“A remessa para publicação de um parecer que diverge do que foi efetivamente discutido e aprovado configura conduta incompatível com o regular funcionamento da Comissão. Trata-se de atitude que desrespeita os seus membros e compromete a integridade do processo legislativo. A reiteração desse tipo de comportamento por parte do Presidente da Comissão, ao tentar induzir seus pares a erro e distorcer o trâmite regular das matérias, ultrapassa os limites do aceitável. Diante disso, impõe-se a adoção imediata de providências para retificar o parecer, adequando-o ao que de fato foi deliberado, bem como para apurar a responsabilidade do Presidente pelos atos praticados”, finalizou Moraes em seu ofício.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, destacou, durante visita às ações do ‘Alepe Cuida’, no município de Vertentes, hoje, que os impactos positivos dos serviços de saúde e cidadania oferecidos pelo programa têm sido cada vez mais reconhecidos. “O retorno que temos obtido dos municípios que já receberam o Alepe Cuida é sempre favorável. E, em Vertentes, não é diferente”, disse. O programa acontece desde 2023 e vem percorrendo municípios do Grande Recife e do interior.
Até o meio-dia de hoje a ação somava mais de 3,5 mil atendimentos em Vertentes. De acordo com o deputado, ao circular pelos estandes onde estão sendo feitos consultas, exames e tratamentos médicos, foi possível verificar a satisfação da população com a qualidade e humanização dos atendimentos. “Estamos vendo o quanto as pessoas precisam deste cuidado, de informações sobre prevenção de doenças, além dos serviços que solucionam questões da vida prática e asseguram mais dignidade a elas”, ressaltou.
O prefeito do Vertentes, Rael Ferreira, que recebeu deputado e, ao lado dele, percorreu locais de atendimento, endossou os benefícios levados ao município pelo programa. “Quem veio até aqui está encontrando atendimento médico em várias especialidades e está podendo cuidar da saúde. Agradecemos ao deputado e à Alepe por trazerem o Alepe Cuida até Vertentes, garantindo este atendimento à nossa gente necessitada”, disse, acompanhado de vereadores e secretários do município. A edição do Alepe Cuida em Vertentes foi iniciada ontem (15.04) e se encerra hoje (16). Os serviços estão sendo oferecidos das 9h às 16h, no Ginásio de Esportes José Rodrigues de Lima.
Em um vídeo publicado recentemente, Carlos Bolsonaro, candidato ao Senado em Santa Catarina, mostra uma sequência de eventos em lugares por onde teria passado no estado. Então, em determinado momento, ele mostra “Jardim Eldorado” como se fosse uma cidade, ao lado de outras como Criciúma e Balneário Camboriú.
O problema: Jardim Eldorado não é uma cidade, mas um bairro de Palhoça, vizinha a São José, onde Carlos está morando. A gafe vem sendo fortemente usada pelos seus opositores como uma comprovação de que o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro seria uma espécie de “turista eleitoral”, que não conhece nem tem relação com o estado pelo qual será candidato.
Seus adversários cada vez mais apostam que essa sua importação cada vez mais tem chance de não dar certo. O cidadão catarinense é conservador. Mas esse conservadorismo o torna também tão bairrista que a prefeitura de Florianópolis criou uma guarda voluntária para agir contra pessoas em situação de rua apelidada de “ICE de Floripa”, ou seja, agiria de forma semelhante à polícia de imigração dos EUA.
Até mesmo o hoje companheiro de chapa de Carlos Bolsonaro, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), tinha criticado o PL quando decidiu importar o filho 02 do Rio de Janeiro para Santa Catarina. Adriano Silva declarou que era uma “agressão ao estado”. As coisas da política, porém, fizeram Adriano Silva fechar coligação para ser o candidato a vice-governador na chapa de Jorginho Mello (PL), que tentará a reeleição. Então, ele agora mudou seu discurso e dá as boas-vindas para que Carlos concorra ao Senado ao lado da deputada Caroline de Toni (PL).
Diante do quadro, o ex-prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) anunciou que o presidente do PSD estará presente para prestigiar o lançamento da sua chapa ao governo de Santa Catarina. Rodrigues uniu ao seu lado aqueles que foram escanteados na chapa de Jorginho Mello, do PL: o MDB e, especialmente, a Federação União Progressista.
No caso, a estrela da chapa é o senador Esperidião Amin (PP), deixado de fora pelo PL para dar lugar a Carlos Bolsonaro. AtlasIntel divulgada no início do mês mostra Amin à frente de Carlos para o Senado. Segundo o levantamento, a liderança é de Carol de Toni, com 30,7%. Amim tem 20,1%. E Carlos, 18,3%.
A chapa dos escanteados leva tão a sério suas possibilidades que contratou a consultoria do marqueteiro João Santana, que cuidou das campanhas vitoriosas de Lula em 2006 e de Dilma Rousseff em 2010 e 2014. A equipe de João Santana trabalhará também na campanha de ACM Neto (União Brasil) na Bahia.
E consolida-se a chapa de centro-esquerda. Nesta quinta-feira (16), será anunciada a composição que terá o ex-deputado estadual Gelson Merísio (PSB) como candidato a governador, tendo como vice Ângela Albino (PDT). Para o Senado, Décio Lima (PT) e o vereador por Florianópolis Afrânio Boppré (Psol).
Essa união dos partidos de centro-esquerda é considerada importante. Embora, pelo menos por enquanto, ainda não pareça tirar o favoritismo dos nomes conservadores. Na AtlasIntel, Décio Lima aparece atrás de Carlos Bolsonaro, com 13,4%. E Boppré vem depois, com 9,7%. Mas há um cálculo de que é possível se aproveitar da divisão à direita.
No quadro mostrado pela pesquisa, chance maior de avanço por aí para o Senado. Porque, para governador, Jorginho Mello aparenta relativa tranquilidade. O atual governador aparece no levantamento com 49,4% das intenções de voto. João Rodrigues tem 21,4%. E Gelson Merísio com 13,8%.
No quadro de hoje, portanto, o maior efeito seria certo rechaço à importação de Carlos Bolsonaro. Que, no fundo, está relacionado também à preocupação do clã de manter os seus em evidência. Na verdade, à revelia da família, outros políticos conservadores tentam ascender. E o clã reage.
Como um ritual cruel para esvaziar os bolsos de cidadãos espoliados por tantos boletos, a parceria anual da velha imprensa com a Receita Federal dá injeção de ânimo para que o pagador do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se submeta sem queixa ao exagero tributário nacional. Os jornais, rádios e TVs estimulam, sem qualquer análise crítica, o desembolso do pagamento do tributo que aquece o cofre governamental para gastos descontrolados desde 2023.
A Receita Federal cobra, mas ela não detalha de forma clara para onde vão os recursos arrecadados. O IRPF, responsável pela maior parcela de impostos recolhidos, em torno de 18% do total, persegue o contribuinte de forma visível todo começo de ano com anúncios e press releases. Oficialmente o tributo serve para financiar, sem comprovação clara e de forma genérica, serviços públicos essenciais como saúde, educação, infraestrutura, segurança e programas sociais. Contudo, o não pagamento, o erro na declaração de rendimentos ou a sonegação serão punidos de forma exemplar, como gostam de rugir os filhotes do Leão, símbolo criado pelo pernambucano Everardo Maciel, à época Secretário da Receita, para aterrorizar as pessoas físicas…
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o país tributa muito. Ele deve arrecadar este ano mais de R$ 3 trilhões no total. Cerca de 32,4 % do Produto Interno Bruto (PIB). Além do IRPF, o governo também mete a mão no bolso do pagador cobrando impostos variados, taxas e contribuições, além de tributar fortemente o consumo. Como se vê, o brasileiro paga muito imposto, mas não tem a contrapartida dos serviços oferecidos pelo Governo.
E esta campanha midiática de submissão ao leonino IR acontece num momento de grande dificuldade financeira para os brasileiros. Mesmo trabalhando cinco meses do ano só para pagar tributos, as famílias estão hoje superendividadas. Para os especialistas governamentais, as vítimas são apenas uma estatística macroeconômica e um objeto de “promessa” eleitoral para resolver a questão.
São dessas famílias que a Receita Federal quer tirar mais recursos. Elas sofreram uma severa queda na renda (26,5%), amargaram o desemprego (24,3%) ou as doenças (18%) e perderam a capacidade de pagamento com as suas obrigações. Passam pela mais grave crise de endividamento dos últimos 16 anos: um terço do que recebem é para o pagamento das dívidas, resultado da alta Taxa Selic, em torno de 15%, que reflete nos juros bancários em geral. Já são 30 milhões de “superendividados” que tendem a chegar aos 42 milhões, enquanto já temos 62 milhões de “pessoas endividadas”.
Ainda para complicar mais a vida dos brasileiros tem a absurda restituição da cobrança excessiva do imposto retido na fonte. A estimativa da Receita Federal é receber até o fim de maio 46,2 milhões de declarações de pagadores. Contudo, não é possível estimar até agora o volume de restituições do imposto arrecadado a mais no contracheque dos trabalhadores, um numerário substancial antecipado pela administração pública. Sem o exagero na cobrança do IR, o cidadão teria mais recursos para gastar em benefício próprio.
Já o instalado caos tributário nacional foi agravado na administração petista, gerido pelo então ministro da Fazenda Fernando “Taxxad” Haddad, que criou mais impostos, alavancando a arrecadação de forma crescente desde 2023, sem, contudo, controlar eficazmente os gastos públicos. No último ano do governo Lula, o Brasil chega à véspera da eleição com “a língua de fora” diante do custo extravagante do populismo político.
Há quem lembre que o fim da isenção e a cobrança posterior da taxa de 20% para importação de blusinhas de até 50 dólares virou um símbolo político gigantesco, porque juntou num único pacote tudo que irrita o brasileiro quando o assunto é imposto. A colunista do Estadão Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, explicou que a arrecadação em cima do consumo popular deste produto, “não foi uma boa ideia”. Não colou a tentativa de fingir que ônus não era para o consumidor, jogando a culpa nos governadores. Foi descoberto o artifício, o imposto terminou trazendo resultados pífios, a ponto de o próprio governo pensar em extinguir este recolhimento, explicou a jornalista.
Enganou-se quem pensava em agosto de 2024 que a taxa das blusinhas seria um problema sério na atual administração. O pior veio depois. O governo petista chega ao fim de quatro anos de mandato com o pagador de impostos assustado e liso. Uma foto do Brasil de hoje. É isso.
Uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela Rede Nordeste de Comunicação e divulgada hoje, aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na liderança da disputa pelo Governo de Pernambuco no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
De acordo com o levantamento, João Campos aparece com 50% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) surge na segunda colocação, com 38%. A diferença entre os dois é de 12 pontos percentuais, indicando vantagem consistente do prefeito na fotografia atual da corrida eleitoral.
Os demais pré-candidatos têm desempenho mais distante. Eduardo Moura registra cerca de 3% das intenções de voto, enquanto Ivan Moraes aparece com aproximadamente 1%. Brancos, nulos e eleitores que afirmam não escolher nenhum dos nomes somam cerca de 10%, além de uma parcela menor que diz não saber em quem votar.
No cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Raquel Lyra aparece numericamente à frente, com 28%, enquanto João Campos tem 26%. Outros nomes são citados de forma residual, incluindo menções genéricas como “atual governador” (3%), “filho de Eduardo Campos” (2%) e Eduardo Campos (1%).
Ainda nesse cenário, outras respostas somam 5%, enquanto brancos, nulos ou nenhum chegam a 7%. O percentual de eleitores que não souberam responder é de 36%, o que evidencia um nível elevado de indefinição entre o eleitorado pernambucano neste momento.
No quesito rejeição, Ivan Moraes e João Campos lideram empatados como os nomes mais citados pelos eleitores como aqueles em que não votariam de forma alguma, ambos com 39%. Raquel Lyra aparece com 29% de rejeição. Já os que não souberam responder representam cerca de 3%, enquanto 2% afirmam que votariam em qualquer um dos candidatos ou não rejeitam nenhum. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PE-04713/2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, hoje, para uma agenda de 6 dias na Europa, com compromissos na Espanha, Alemanha e Portugal. Durante a viagem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume a Presidência. O roteiro ocorre 2 semanas antes da entrada em vigor do acordo entre Mercosul e União Europeia, prevista para 1º de maio. Lula desembarca em Barcelona ainda hoje.
“Embarco nesta manhã para uma importante viagem de trabalho à Espanha, Alemanha e Portugal. O objetivo é consolidar parcerias, atrair investimentos e discutir temas globais urgentes, como a defesa da democracia, do multilateralismo e o combate às desigualdades”, disse Lula. As informações são do portal Poder360.
Amanhã, o presidente se reúne com o chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez. Os 2 devem assinar acordos bilaterais, incluindo um sobre terras raras. Lula também participa da Cúpula Brasil-Espanha e de encontros internacionais sobre defesa da democracia, com líderes como Cyril Ramaphosa, Gustavo Petro e Claudia Sheinbaum. Na Alemanha, Lula terá reunião com o chanceler Friedrich Merz e participará da Feira de Hannover, evento global de tecnologia e inovação industrial do qual o Brasil é o país convidado nesta edição.
A agenda inclui ainda passagem por Portugal, onde o presidente se reúne com o primeiro-ministro Luís Montenegro e com o presidente António José Seguro. publicidade Além dos compromissos políticos, Lula participará de encontros com empresários brasileiros e europeus na Espanha e na Alemanha. Segundo o presidente, o objetivo é consolidar parcerias e atrair investimentos.
Em ato publicado no Diário Oficial de hoje, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (MDB), cancela a reunião plenária prevista para começar às 10h de hoje.
A decisão foi tomada no mesmo dia em que a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, presidida pelo deputado governista Antonio Coelho (União) aprovou a suplementação orçamentária de R$ 155 milhões para o Tribunal de Justiça e incluiu o ajuste na Lei Orçamentária Anual (LOA).
A mudança restabelece os 20% historicamente definidos pela Alepe para alterações no destino dos recursos do orçamento do Executivo estadual. Na publicação, o presidente alega problemas técnicos no sistema que dá apoio às reuniões plenárias. A medida, segundo ele, visa à “preservação dos atos legislativos e segurança jurídica do processo deliberativo”.
A Justiça da Itália acolheu, hoje, o pedido do Brasil para a extradição da ex-deputada Carla Zambelli. Agora, no caso envolvendo porte ilegal de arma. A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca de Souza. Da decisão, ainda cabe recurso.
Esse caso se refere a um episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando ela perseguiu, armada, um homem pelas ruas do bairro Jardins, em São Paulo, após uma discussão política. As informações são do portal G1.
As imagens da deputada correndo com uma pistola em punho levaram à abertura de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), que a condenou por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.
Em outro caso envolvendo a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no qual também foi condenada, a Justiça italiana já tinha decidido pela autorização da extradição. Contudo, a defesa da ex-deputada entrou com um recurso em 10 de abril para tentar reverter essa decisão. Esse recurso ainda não foi analisado.
Zambelli tem cidadania italiana e deixou o Brasil em maio do ano passado, pela fronteira com a Argentina. Antes de chegar ao país europeu, ela também passou pelos Estados Unidos. Como fugiu do país após uma condenação do Supremo, Zambelli é considerada foragida da Justiça brasileira. Por isso, o STF formalizou um pedido de extradição, assinado pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Zambelli permanece presa em Roma, porque autoridades do país europeu entendem que há risco de fuga.
Já estou a caminho da agora verdadeiramente minha Triunfo, a cidade mais bela do Sertão nordestino, para receber logo mais, em sessão na Câmara de Vereadores, as 19 horas, o título de Cidadão Honorário.
Meu amor por Triunfo começou na adolescência. Morando em Afogados da Ingazeira, subia a serra da cidade do frio em cima de um caminhão para jogar bola. Meu pai não deixava. Morria de medo de um acidente. Naquela época, a serra mais perigosa do que hoje. Era de chão batido, cheia de buraco e curvas assombrosas.
Eu dizia ao velho que ia na boleia, mas não era verdade. Agarrada num terço, mamãe ficava contando as horas para ver o caminhão cheio de “aborrecentes” adentrar na rua que morávamos de volta. Eu era lateral direito do time. Marcelo, meu irmão, centroavante. Triunfo, mais tarde, virou meu refúgio de turismo, relax, uma paixão sem limites.
Meu título, por insistência dos amigos Rogério Mota, embaixador triunfense, e João Batista, ex-prefeito do município, de tanto lerem meus textos propagando a cidade, foi, finalmente, apresentado pelo vereador José Carlos Solon (Podemos), aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Já sou cidadão honorário de 82 municípios pernambucanos, inclusive Recife, o que me honra muito e dignifica meus serviços prestados como jornalista e comunicador. Mas ser filho na pia batismal triunfense é uma emoção inigualável para o meu sofrido coração.
Faltam apenas 31 dias para o start das comemorações dos 20 anos deste blog: o jantar de adesão no restaurante Sal e Brasa Jardins, da Rui Barbosa. Depois, teremos o 1º Forró do Magno, em Arcoverde, no dia 13 de junho, uma forma de valorizar e prestigiar a grande massa de leitores do Interior.
Será top! Com a Super Oara. Quanto ao jantar de adesão, o local só comporta 300 pessoas. Se você ainda não adquiriu o seu ingresso, ao valor unitário de R$ 250, faça agora no seguinte pix: 87999579702.
Já estão confirmados os cantores Alcymar Monteiro, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Almir Rouche, Josildo Sá, André Rio, Fabiana Pimentinha, Cristina Amaral, Irah Caldeira e Walquiria Mendes, mas outros amigos e parceiros ainda devem confirmar presença para nos proporcionar uma noitada muito descontraída, emocionante e em alto astral.
O terceiro será um jantar de adesão em Brasília, promovido em conjunto com a tradicional Confraria do Blog Candanga, à frente o meu amigo Aristeu Plácido Júnior, embaixador de Pernambuco na capital federal. Vamos reunir autoridades federais e a grande colônia nordestina na corte.
Por fim, reitero com as informações abaixo a necessidade da compra antecipada para que você, caro leitor e amigo, não fique de fora da nossa primeira comemoração pelas duas décadas do bom jornalismo.
GARANTA SUA VAGA!
Se você quer compartilhar comigo os momentos de alegria e descontração do jantar de adesão pelos 20 anos do meu blog, faça de imediato a compra do seu convite. Os ingressos são limitados: apenas 300 e não haverá venda de última hora no local do evento. Adquira agora!
Valor: R$ 250,00
Pix: (87) 9.9957-9702
Após a compra, envie o comprovante para o mesmo número do pix.
Um dos alvos da Operação Draft, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, ontem, o ex-deputado estadual Leonardo Dias foi exonerado do cargo que ocupava no governo de Pernambuco. Hoje, o Diário Oficial traz a determinação da governadora Raquel Lyra (PSD) para exonerar Dias do cargo de secretário executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo.
Leonardo é filho do ex-deputado, ex-presidente da Alepe e ex-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) Romário Dias, que também foi alvo da Operação Draft. Segundo as informações da polícia, os dois mantiveram um esquema de “rachadinha” e de funcionários fantasmas nos gabinetes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), entre 2015 e 2024. As informações são do Diário de Pernambuco.
Nesse período, ainda, segundo a polícia, teriam desviado mais de R$ 2,8 milhões. Esse valor pode chegar a R$ 6 milhões. Na operação, foram cumpridos oito mandados de busca no Recife, Olinda e em Jaboatão. Os policiais apreenderam celulares, dinheiro em moedas de vários países, totalizando R$ 120 mil, e barras de prata, além de documentos.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São José do Egito anunciou oficialmente, durante o Boletim OAB da última terça-feira, na Rádio Gazeta FM, a realização da Corrida Cultural da OAB, um projeto inovador que une esporte, arte, memória e identidade local.
A iniciativa foi apresentada pela Comissão de Cultura e Arte da Subseção, representada por seu presidente, Gislândio Araújo, com a participação do representante da ESA (Escola Superior da Advocacia), Felipe Emanuel, que também atua como secretário da Associação Cultural de São José do Egito.
Outro destaque é a participação direta do presidente da Associação Cultural, Tallys Barbosa, advogado e membro da Comissão de Cultura e Arte da OAB, consolidando o caráter coletivo e institucional do projeto. O evento será realizado no dia 16 de julho, marcando um momento inédito: A abertura oficial da Festa Universitária será conduzida pela Corrida Cultural da OAB.
A programação terá início às 5h da manhã, com a alvorada conduzida pela Banda Cícero Davi, no Portal do Pátio de Eventos Governador Miguel Arraes de Alencar, dando início à corrida e, simbolicamente, à festa. Ao final do percurso, a programação segue no Barracão Universitário, com café da manhã e breves apresentações culturais reunindo todos os artistas participantes.
A presidente da OAB Subseção São José do Egito, Dra. Hérica Nunes, destacou o alcance institucional da iniciativa. “A Corrida Cultural da OAB não é apenas um evento. É um legado. É a materialização de um pensamento: de que o Direito também dialoga com a cultura, com a arte e com a identidade do nosso povo”.
Em uma eleição presidencial já polarizada entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) enfrenta dificuldades para formar palanques estaduais. Apesar do respaldo de Gilberto Kassab (PSD), ele não terá apoio dos candidatos a governador do PSD ou dos nomes apoiados pelo partido nos quatro principais colégios eleitorais do País. Juntos, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia somam 48% dos eleitores.
Para contornar esse cenário, o entorno de Caiado aposta que os prefeitos do PSD em parte desses Estados poderão compensar a ausência de apoio formal. Aliados também afirmam que ele terá o suporte de Eduardo Leite (PSD) e Ratinho Jr. (PSD), dois nomes com projeção nacional, além da possibilidade de mudanças no quadro até o início da campanha, em agosto.
No Nordeste, a situação também impõe desafios. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), busca o apoio, ou ao menos a neutralidade, do presidente Lula na disputa contra o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB). Embora não tenha se posicionado publicamente, a tendência é que ela não ofereça palanque a Caiado. Aliados lembram que Raquel não se manifestou quando o nome dele foi lançado como pré-candidato do partido e destacam ainda a influência do ministro da Agricultura, André de Paula, que preside o PSD no Estado.
No Rio de Janeiro, considerado o cenário mais delicado, o prefeito Eduardo Paes (PSD) já declarou apoio a Lula. “Tenho enorme respeito pelo governador Caiado, mas meu candidato a presidente é um só: Lula. O PSD do Rio também estará com o presidente”, afirmou ao Estadão. A avaliação entre aliados de Caiado é que há pouco espaço de manobra, já que o Estado é berço político da família Bolsonaro e concentra forças do centro à direita alinhadas a Flávio.
Kassab minimiza o impacto da falta de alianças estaduais e argumenta que esse fator perdeu peso nas últimas eleições. Segundo ele, as redes sociais permitem comunicação direta com o eleitorado. “Bolsonaro se elegeu presidente sem partido [aliado], e Pablo Marçal quase ganhou a Prefeitura de São Paulo dessa forma”, afirmou. Ainda assim, o PSD pretende montar comitês em Estados estratégicos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para tentar viabilizar a candidatura.
Em São Paulo, aliados acreditam que a ausência de apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tende a apoiar Flávio Bolsonaro, pode ser parcialmente compensada pela base municipal do PSD. A expectativa é que os mais de 200 prefeitos do partido no Estado tenham papel ativo na campanha.
Em Minas Gerais, o cenário também é de cautela. O governador Mateus Simões (PSD) prioriza a aliança com Romeu Zema (Novo), de quem foi vice. Dirigentes do partido no Estado afirmam que, caso Zema mude de posição na disputa presidencial, o tema poderá ser reavaliado. Enquanto isso, o PSD aposta na sua estrutura local, que inclui cerca de 170 prefeitos e a maior bancada na Assembleia Legislativa.
Na Bahia, a estratégia passa por alianças fora do partido. A tendência é que ACM Neto (União Brasil) apoie Caiado, embora ainda haja dúvidas sobre um eventual palanque duplo com Flávio Bolsonaro. A equipe do pré-candidato do PSD avalia essa possibilidade como remota, considerando o histórico político do Estado, governado pelo PT há duas décadas.
O presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Luciano Pacheco (MDB), publicou um vídeo, em suas redes sociais, no qual defende a legitimidade do seu mandato diante do processo de cassação que levantaram contra ele, classificado pelo vereador como irregular.
Na gravação, o parlamentar afirma que houve falhas e inconsistências na condução da denúncia, posteriormente anulada, reforça que segue com “consciência tranquila” e destaca que o mandato pertence ao povo, reconhecendo a mobilização popular em seu favor durante o episódio. Confira!
Nova fase da Operação Compliance Zero deflagrada pela Polícia Federal (PF) prendeu, hoje, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. O executivo é suspeito de não seguir práticas de governança e permitir negócios com o Banco Master sem lastro. Ele foi preso em Brasília, segundo informações obtidas pelo blog da Camila Bomfim.
De acordo com investigadores, Paulo Henrique Costa teria recebido pelo menos seis imóveis avaliados em R$ 146 milhões de Daniel Vorcaro, dono do Master, em troca de facilitar o esquema envolvendo o banco. Dois desses empreendimentos sediados na capital federal.
A operação autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, relator do caso na Corte, investiga um esquema de lavagem de dinheiro para o pagamento de vantagens indevidas que teriam sido destinadas a agentes públicos.
Ao todo, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, em endereços ligados aos alvos e ao Master. O outro alvo de mandado de prisão é o advogado do Master Daniel Monteiro. Ele é apontado como o administrador de vários fundos usados em operações financeiras para dificultar a rastreabilidade do dinheiro de movimentação ilícita.
A divulgação da pesquisa Datafolha sobre a corrida ao Governo de Pernambuco, prevista para hoje, está envolta em desconfianças. Embora o instituto tenha renome nacional, a classe política do Estado vê com reservas o fato de a empresa contratante do levantamento, que já encomendou outras sondagens de caráter duvidoso nos últimos meses, ter sede em Caruaru, reduto eleitoral de Raquel Lyra (PSD).
As suspeitas sobre a credibilidade do resultado aumentam porque, nas redes sociais, páginas pró-governo já celebram um suposto empate ou liderança da governadora antes mesmo de a pesquisa sair. A sondagem do Datafolha foi encomendada pela Rede Nordeste de Comunicação, controladora da TV Asa Branca e da Rádio CBN Caruaru, ao custo de R$ 120 mil.
Pesquisa do mesmo instituto divulgada em fevereiro e também contratada pelo veículo de comunicação de Caruaru já havia destoado de outros levantamentos nacionais. O Datafolha apontou uma diferença de 12 pontos entre Raquel e o líder das pesquisas, o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), em um mesmo período em que Paraná Pesquisas e Real Time Big Data indicaram uma vantagem entre 20 e 22 pontos para o pré-candidato do PSB.
Curiosamente, só as pesquisas contratadas em Caruaru têm puxado João para baixo e turbinado Raquel. Em dezembro, o instituto Simplex, sediado na cidade, foi o primeiro a reduzir a distância entre os dois para apenas 12 pontos e, na semana passada, indicou uma vantagem de décimos da governadora sobre o ex-prefeito do Recife.
As pesquisas foram contratadas por um colunista da CBN e parceiro da Rede Nordeste de Comunicação. Dados do Portal Tome Conta, do Tribunal de Contas do Estado, indicam que o instituto já recebeu R$ 281 mil por um contrato que mantém com o Governo de Pernambuco.
Um levantamento do instituto Veritá, publicado na mesma semana e que indicou um suposto empate técnico entre Raquel e João, chegou a ser suspenso pela Justiça por erros na metodologia e por um atraso de seis dias na divulgação. Além do revés judicial, os dados acabaram desmentidos por uma nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, que aferiu uma vantagem de 17 pontos de João, em consonância com sondagens que mantiveram distanciamento em relação ao reduto de Raquel.
SEM FADIGA – A pesquisa da Quaest mostrando Flávio Bolsonaro (PL) ultrapassando Lula (PT), divulgada ontem, reflete o momento de dificuldades do Governo na economia, segundo o professor e cientista político Jorge Zaverucha. “Não se trata de fadiga de material, como alguns mais açodados ousam afirmar. Lula e o seu Governo ainda podem ter chances de uma ampla recuperação. Nunca se deve subestimar o poder da máquina”, diz ele, adiantando que a ultrapassagem do filho do ex-presidente Bolsonaro também vinha se apresentando como uma tendência devido ao crescimento dele nas mais variadas pesquisas, puxado pelo reflexo negativo da falta de medidas que impulsionem mais empregos, com reflexo no bolso do trabalhador.
Safadão, a primeira polêmica do São João – É de Wesley Safadão o maior cachê que será pago no São João de Caruaru este ano: R$ 1,5 milhão, segundo o portal da própria Prefeitura. Ele vai receber R$ 400 mil a mais para o show, na comparação com o valor recebido no festejo do ano passado. Safadão vai embolsar mais do que Pablo e João Gomes, cujos cachês são de R$ 765 mil e R$ 750 mil, respectivamente. Ainda é muita grana!
A polícia vai revelar? – Quem são os dois ex-deputados estaduais presos, ontem, na chamada operação Draft, da Polícia Civil? Os nomes estão sendo mantidos em sigilo. Fazem parte de uma quadrilha de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo as apurações, o prejuízo mínimo identificado chega a R$ 2,8 milhões. Há servidores públicos também envolvidos. A investigação, iniciada em dezembro de 2023, mira uma quadrilha suspeita de praticar crimes como peculato, concussão e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão no Recife, em Olinda e em Jaboatão dos Guararapes. A Polícia aponta que há indícios de que os valores desviados eram ocultados por meio de contas de laranjas, com depósitos em valores partidos e operações financeiras simuladas.
O esquemão – Segundo o delegado Juliano de Medeiros, responsável pela operação, os desvios ocorreram entre 2015 e 2019. “Foi uma investigação deflagrada pela Polícia Civil que visou combater o peculato, em que verbas públicas eram desviadas dentro de um gabinete parlamentar na Alepe na prática da ‘rachadinha’. Ao todo, foram desviados R$ 2,8 milhões entre 2015 e 2019, na nomeação de assessores fantasmas, em que eles devolviam parte do salário para o esquema”, disse. “Os salários variavam de R$ 6 mil a R$ 18 mil, sendo acordado que os assessores fantasmas ficariam com R$ 300 e devolveriam o restante para os operadores do esquema”, acrescentou.
Lula no tudo ou nada – Pressionado pelos maus resultados das pesquisas, reforçado ontem pela divulgação do levantamento da Genial/Quaest, que apontou o senador Flávio Bolsonaro (PL) numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas simulações do segundo turno, o governo tem se empenhado nos últimos dias em busca de medidas de impacto popular. Estão no cardápio de apostas do Planalto iniciativas para reduzir o endividamento das famílias, o possível lançamento de novas linhas de crédito para taxistas, motoristas de aplicativo e caminhoneiros trocarem de veículo, a ampliação do programa de reforma de casas, o fim da escala 6×1 e a tentativa de reduzir a fila do INSS.
CURTAS
EFEITO 1 – Depois de meses sob controle, os preços de alimentos voltaram a subir diante dos impactos da guerra no Oriente Médio e chegaram ao maior nível do terceiro mandato do presidente Lula. A alta concentrada em itens básicos do cotidiano, como tomate, leite e carne, potencializa a sensação que as pessoas têm sobre a inflação, conforme captou a última pesquisa Genial/Quaest, divulgada hoje.
EFEITO 2 – O levantamento mostrou que 72% dos entrevistados perceberam uma alta no preço dos alimentos no último mês. Entre as 2.004 pessoas que responderam à pesquisa, apenas 18% acham que os preços não variaram e 8% avaliam que caíram. Os 2% restantes não souberam ou não responderam. Esse cenário pode ser um dos fatores que explicam as dificuldades eleitorais do presidente Lula, que concorrerá à eleição em outubro, apontada pela pesquisa.
PUXADORES – Entre as principais altas de março estão o tomate, a cebola, a batata-inglesa, o leite longa vida e as carnes. Esses produtos estão muito presentes na rotina dos brasileiros, e seus reajustes tendem a gerar maior incômodo na população em relação à inflação. Vale ressaltar que nem no fim de 2024 os números eram tão elevados.
Perguntar não ofende: A roda da economia gira no Governo Lula?