FMO - 99% dos Professores com mestrado

Eduardo da Fonte comemora aprovação do fim da escala 6×1 no Senado

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), coautor da proposta pelo fim da escala de trabalho 6×1, comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 221/2019) pelo Senado Federal, na noite de ontem. A matéria foi aprovada em dois turnos, com 75 votos favoráveis e apenas um contrário, e segue para promulgação.

A proposta extingue o modelo de seis dias de trabalho para um de descanso e estabelece a redução da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial. O texto também prevê dois dias de descanso remunerado por semana, preferencialmente incluindo o domingo.

A mudança será implementada de forma gradual. Dois meses após a promulgação, a jornada máxima semanal será reduzida para 42 horas. Após mais um ano, chegará ao limite de 40 horas semanais. Para Eduardo da Fonte, a aprovação representa um avanço na valorização dos trabalhadores brasileiros, ao reconhecer a importância do descanso, da convivência familiar e da qualidade de vida.

O Grupo Globo anunciou, hoje, o desligamento de Frederic Kachar (na foto, à esquerda), diretor-geral de Mídia Impressa e Rádio da empresa. A demissão do profissional foi anunciada após vazamento de mensagens polêmicas trocadas entre ele e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso desde março.

Em comunicado à imprensa, o Grupo Globo afirmou que o conteúdo das conversas privadas mantidas entre Frederic Kachar com Daniel Vorcaro entre outubro de 2023 e julho de 2025 “revela uma relação inadequada do executivo com um anunciante”. As informações são do portal Metrópoles.

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou, hoje, o parecer de uma medida provisória que torna obrigatório o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) para estudantes de Medicina. O texto tem até amanhã para ser votado nos plenários Câmara dos Deputados e no Senado. Caso contrário, a medida provisória perde a validade.

O parecer aprovado é do deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), relator da proposta. A medida provisória que instituiu o exame foi editada pelo governo em junho. O Enamed é uma prova anual aplicada desde 2025 pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil.

Caruaru - Minha rua nova

Do G1/PE

Uma delegada do Pará foi presa, hoje, numa operação interestadual que investiga tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, além de corrupção de agentes públicos.

Segundo o Ministério Público do Pará (MPPA), que auxiliou nas investigações, Maria Virgínia Grimwood Pinto é suspeita de repassar informações sigilosas à facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ipojuca - Na palma da sua mão

O Globo

Em uma vitória política do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, o Senado aprovou ontem, com apoio do PT ao PL, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1. O texto garante dois dias de folga aos empregados formais e reduz a jornada máxima de 44 horas semanais para 40. Após tecer reiteradas críticas à iniciativa, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), oponente de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, mudou de posição e também se juntou à maioria da Casa, que deu aval à PEC por um placar de 75 a 1 – tanto em primeiro quanto em segundo turno.

Com o resultado, a PEC deve ser promulgada na próxima terça-feira. Em publicação nas redes, Lula disse que era o momento de “comemorar uma conquista histórica de milhões” de trabalhadores.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O líder do PT no Senado, Camilo Santana (CE), apresentou uma sugestão de alteração à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança com o objetivo de reduzir a maioridade penal para 16 anos em casos de crimes hediondos. A proposta está na pauta do plenário do Senado de hoje.

A mudança sugerida por Camilo Santana é uma reação à proposta apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que reduz a maioridade penal para 16 anos na maior parte dos crimes e para 14 anos em uma lista de crimes graves. Marinho é coordenador da campanha presidencial do também senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que publicou um vídeo defendendo a mudança.

Historicamente, a bancada governista no Congresso sempre se posicionou contra a redução da maioridade penal. Um dos principais argumentos é de que o sistema carcerário brasileiro ficaria ainda mais sobrecarregado e que a ida de jovens para esses presídios os colocaria em contato direto com facções criminosas. O período eleitoral, no entanto, pode impactar a discussão. A proposta vai a votação a dez dias do segundo turno das eleições presidenciais e tem o apoio de 61% da população, segundo pesquisa Quaest desta terça-feira (14).

Palmares - Creche Quilombo II

Por Tales Faria – Correio da Manhã

A equipe de campanha de Flávio Bolsonaro (PL), se dobrou ao “tudo ou nada” da reta final da eleição, mas está preocupada em evitar que a perda de credibilidade acabe tirando votos do candidato a presidente da República.

As idas e vindas das declarações do candidato tiveram a concordância de sua equipe. Até foram incentivadas como única possibilidade em algumas situações, mas, segundo pesquisas internas, não convenceram a uma parcela de seus possíveis eleitores.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O candidato a vice-presidente da República na chapa de Flávio Bolsonaro, Alfredo Gaspar, participou, na noite de ontem (14), de uma moto-carreata e caminhada em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O ato reuniu apoiadores da candidatura presidencial e lideranças políticas que integram a campanha no estado.

Durante a mobilização, Alfredo Gaspar destacou a recepção dos participantes e afirmou que Pernambuco e os demais estados do Nordeste terão atenção especial em um eventual governo de Flávio Bolsonaro. O candidato também fez críticas à gestão do presidente Lula (PT) e defendeu mudanças na condução das políticas públicas voltadas à região.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

O governo federal chega ao fim de 2026 com uma contradição difícil de ignorar na política de segurança digital. Enquanto o Tribunal de Contas da União constata que nenhuma das 239 organizações federais com avaliações completas conseguiu implementar integralmente sequer o conjunto básico de medidas considerado necessário para proteção contra os ataques cibernéticos mais comuns, a estrutura nacional que o próprio governo chegou a considerar necessária para coordenar, regular e fiscalizar a cibersegurança continua sem existir.

O Acórdão 2.829/2026, aprovado ontem (14) pelo TCU, reconhece que houve evolução desde a auditoria realizada em 2024, mas conclui que a situação “continua de alto risco”. Nenhuma das organizações avaliadas alcançou integralmente o chamado IG1, sigla para Implementation Group 1, ou Grupo de Implementação 1, dos CIS Critical Security Controls. A denominação técnica pode esconder a dimensão do problema. O Center for Internet Security, responsável pelo padrão utilizado como referência, denomina esse primeiro grupo de Essential Cyber Hygiene, ou “higiene cibernética essencial”. São 56 medidas fundamentais destinadas à proteção contra os ataques mais frequentes.

Criado em Brasília, o Festival de Jornalismo chega ao Recife, no próximo dia 28 de outubro, no auditório da OAB-PE, em sua primeira edição no Nordeste. O evento já desperta grande interesse entre estudantes e profissionais da comunicação, com uma procura expressiva por inscrições, mas ainda há vagas disponíveis. A iniciativa da minha amiga, a jornalista Kátia Cubel, vai reunir profissionais da imprensa, professores, pesquisadores e representantes do setor para debater a formação jornalística, a ética, o combate à desinformação e os desafios da profissão.

Terei o prazer de participar do encontro ao lado de nomes como Francisco José, Patrícia Blanco, Carol Monteiro, Fernando Rêgo Barros, Laurindo Ferreira, Leusa Santos e Eduardo Scolese. Reforço o convite aos estudantes de todas as faculdades de Pernambuco e aos profissionais da área para aproveitarem essa oportunidade de trocar experiências e conhecer mais de perto os caminhos do mercado. A participação é gratuita, e os interessados podem garantir sua vaga pelo site www.festivaldejornalismorecife.com.br.

O Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE) e a Universidade UNINOVO firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, ampliar a realização de projetos sociais e promover iniciativas de inclusão, acessibilidade e cidadania em Olinda e em todo o Estado de Pernambuco.

O ato de assinatura contou com a presença de Geziel Bezerra, diretor-presidente do IICPE, que representou a instituição, além de Klennio Adam, reitor da UNINOVO, e Camila Tenório, presidente do conselho acadêmico da universidade.

Márcio Canella, deputado estadual eleito pelo União Brasil e ex-prefeito de Belford Roxo, foi preso, hoje, na Operação Unha e Carne 8, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O delegado Marcus Amim, ex-secretário estadual de Polícia Civil, também foi preso. As informações são do portal G1.

Segundo a PF, o objetivo é “desarticular uma organização criminosa armada suspeita de utilizar de uma rede de postos de combustíveis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro como plataforma de lavagem de dinheiro”. “O grupo investigado conta com a participação de agentes públicos e articulação político-institucional”, afirmou.

Berzoini vê eleição no limite e diz que PT precisa planejar o futuro

A dez dias do segundo turno, o ex-presidente nacional do PT e ex-ministro Ricardo Berzoini prevê uma disputa presidencial decidida por margem mínima entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Em entrevista, ontem, ao podcast Direto de Brasília, o petista afirmou que, apesar da concentração de apoios partidários em torno de Flávio, a diferença entre os dois candidatos tende a ficar em no máximo dois pontos percentuais. “Pelo rumo das pesquisas e pelo que estou observando no cenário em cada região, a diferença no máximo será de dois pontos percentuais. Quem errar menos leva”.

Berzoini avalia que a vantagem inicialmente aberta por Flávio após o primeiro turno já diminuiu, movimento que considera natural em disputas dessa natureza. “Aconteceu com Dilma Rousseff contra Aécio Neves, em 2014. Quem chega na frente abre um pouco, e agora a diferença voltou a apertar”, comparou. Mesmo reconhecendo a dificuldade do cenário, aposta na capacidade de mobilização de Lula para produzir uma virada inédita desde a redemocratização.

A senadora eleita Marília Arraes (PDT-PE) participou, nesta quarta-feira (14), de atos em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Recife. Na Faculdade de Direito do Recife (FDR), ela esteve ao lado do jurista Marco Aurélio de Carvalho, integrante da coordenação nacional da campanha, e defendeu a ampliação das mobilizações nas periferias da capital e nos municípios da Região Metropolitana.

“Minha disposição é organizar, mobilizar e seguir nas ruas pela reeleição de Lula. Vamos levar essa campanha às periferias e aos municípios da Região Metropolitana, ouvir as pessoas e dialogar também com quem pensa diferente”, afirmou Marília durante o ato na FDR.

A senadora eleita também participou do ato “Agora é Lula ou Nada”, realizado na Praça de Casa Forte, que reuniu artistas, representantes da cultura popular, movimentos sociais e lideranças políticas. As atividades fazem parte da mobilização do segundo turno da campanha presidencial em Pernambuco.

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) votou nesta quarta-feira a favor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1, após meses de críticas à medida e uma mudança de posição na reta final do segundo turno. O voto ocorre em meio à pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que transformou a redução da jornada em uma das principais bandeiras de sua campanha à reeleição, e depois de o senador ter classificado a iniciativa como eleitoreira, questionado seus efeitos sobre o emprego e defendido uma proposta alternativa.

O voto ocorreu remotamente, em meio a compromissos de campanha em Porto Alegre, ao lado de governadores e lideranças políticas de direita. As informações são do jornal O GLOBO.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a aprovação do fim da jornada 6×1 pelos senadores na noite desta quarta-feira. O petista acompanhou a votação do Palácio da Alvorada, em Brasília ao lado de aliados.

Em publicação nas redes, Lula disse que o dia de hoje é para “comemorar uma conquista histórica de milhões” de trabalhadores. “O fim da 6×1 é mais do que uma mudança na jornada. É mais tempo para viver, descansar, estar com a família, acompanhar os filhos crescerem, cuidar de si e aproveitar a vida”, escreveu o presidente. As informações são do jornal O GLOBO.

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (14), em segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a escala de trabalho 6×1. O projeto foi aprovado por 75 votos favoráveis a 1 e segue para promulgação.

O único que votou contra foi Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice-presidente da república no governo de Jair Bolsonaro (PL). As informações são da CNN.

Momentos antes da votação, Mourão afirmou que votaria contra a proposta mesmo sob a mudança de direcionamento da oposição em relação ao texto final. Flávio Bolsonaro (PL) também votou a favor do projeto, mesmo sob grande apelo popular para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cenário de segundo turno.