Por Terezinha Nunes – JC
O deputado federal Mendonça Filho, que esteve por 41 anos filiado ao PFL e seus sucedâneos – no momento está no União Brasil que juntou em uma mesma sigla o Democratas e o PSL –, anuncia esta quarta-feira (1º) sua primeira mudança partidária. Recebeu convites de diversas legendas, incluindo o PSD da governadora Raquel Lyra e o Partido Liberal mas há 90% de chances, como ele próprio revelou a um amigo, de que opte pelo PL, legenda que tem como candidato a presidente da República o senador Flávio Bolsonaro.
O próprio deputado vinha nos últimos dias conversando com amigos e correligionários sobre o rumo a tomar. Embora tenha, em um último gesto ainda no União Brasil trabalhado pela aceleração das costuras de bastidores para conseguir que a Federação União Progressista, que uniu o PP e o União Brasil, se comprometesse com o apoio à governadora Raquel Lyra – no que teve pleno êxito – Mendonça continuará apoiando a reeleição de Raquel mas comentou com assessores que dois motivos o levaram a uma inclinação pelo PL : o convite pessoal recebido dos senadores Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho, do qual é amigo, e as condições favoráveis para que renove o seu mandato de deputado federal.
Leia maisBoas condições
“Nesta altura da minha vida preciso trabalhar pelo grupo político do qual faço parte mas também pensar na meu próprio desejo neste momento que é o de continuar na Câmara Federal”, disse ele a um deputado federal pernambucano com o qual discutiu o assunto. Além disso, Mendonça não andava satisfeito com o União Brasil onde permaneceu até agora muito mais por lealdade ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto, atual vice-presidente da Federação União Progressista e ao governador de Goiás Ronaldo Caiado, que agora é presidenciável pelo PSD, do que por concordar com os ideais da legenda presidida nacionalmente por Antonio Rueda.
O PL começou a cortejá-lo tão logo sentiu necessidade de ter um candidato ao Senado em Pernambuco que aqui pudesse conduzir a candidatura a presidente de Flávio Bolsonaro. O convite para que disputasse o Senado com todo apoio não foi aceito. Mendonça prefere, como tem revelado, um mandato de deputado federal. Para isso as condições locais do PL o favorecem plenamente, podendo ser um dos mais votados do partido no estado. Já conversou com o presidente estadual Anderson Ferreira, que deve disputar o Senado, com o deputado federal André Ferreira e com o coronel Meira.
Raquel continuará com seu apoio
Em 2025 e neste início de 2026 ele se destacou nacionalmente como relator da PEC da Segurança, na Comissão de Legislação e Justiça, da qual é membro, e, na comissão especial da Câmara Federal sobre o mesmo assunto criada pelo presidente da casa, Hugo Motta. Seu relatório acabou aprovado pelo plenário após uma grande negociação que fez com os governadores que desejavam continuar responsáveis pela segurança em seus estados.
Sua mudança de partido neste momento não vai alterar a decisão que já tomou de apoiar a reeleição da governadora. Anderson sendo candidato ao Senado terá necessariamente seu apoio e engajamento o mesmo acontecendo com a candidatura a presidente de Flávio Bolsonaro. Isso ele deixou claro desde que iniciou as negociações. Citou inclusive a amplitude do palanque que a governadora está construindo para justificar que não terá qualquer dificuldade de votar e pedir votos para ela.
Leia menos
















