FMO - 99% dos Professores com mestrado

Marília brilha ao lado de Lula na convenção do PDT

A pré-candidata ao Senado por Pernambuco, Marília Arraes, participou da convenção nacional do PDT, em Brasília, ao lado do presidente Lula. Responsável por acompanhar o petista na chegada ao evento e fazer a saudação oficial, a pernambucana afirmou: “O PDT é o primeiro partido a declarar, já na abertura do prazo legal das convenções, o apoio nacional ao presidente Lula. E isso é um compromisso de quem conhece e luta pelo Brasil e pelos brasileiros. Hoje, somos milhões de Lulas espalhados pelo Brasil. Marília é Lula, e Lula é Marília, e assim vamos garantir Lula tetra e o Brasil avançando”, declarou sob os aplausos dos presentes.

Primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Lula na disputa de 2026, o PDT aposta no fortalecimento de sua bancada no Congresso, com um conjunto de mulheres pré-candidatas ao Senado e à Câmara dos Deputados. Entre elas estão a deputada estadual do Rio de Janeiro e pré-candidata a deputada federal Martha Rocha; a ex-deputada estadual pelo Rio Grande do Sul e pré-candidata ao governo gaúcho Juliana Brizola; e a senadora pelo Distrito Federal e pré-candidata à reeleição Leila Barros.

Aliada de Lula, Marília é apontada como uma das prioridades da direção nacional do PDT para as eleições deste ano. A pré-candidata ao Senado aparece na linha de frente nacional do partido e, em Pernambuco, integra a chapa da Frente Popular.

Em sua fala, Lula agradeceu o apoio do PDT e destacou a importância da união em torno da eleição de aliados progressistas. “Nós temos vários traidores que vão aos Estados Unidos pedir para os Estados Unidos imporem punição ao Brasil. Não há possibilidade de a gente permitir que a democracia sofra mais um arranhão, como sofreu no golpe contra Dilma Rousseff, em 2016. O lema é esse”, afirmou ao defender os nomes de Marília para o Senado e de Juliana Brizola para o governo do Rio Grande do Sul.

Também estiveram presentes ao evento o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Previdência Social, Wolney Queiroz. O encontro reforçou a participação de Marília na articulação nacional do PDT e a presença de Pernambuco nas prioridades eleitorais do partido.

Sebrae - Fazer dar certo

Dirigentes e lideranças da federação União Progressista em São Paulo declararam apoio ao senador e pré-candidato a presidente, Flávio Bolsonaro (PL) durante convenção do diretório estadual realizada nesta segunda-feira, 20, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A postura contrasta com a estratégia da sigla a nível nacional, que deve ficar neutra e liberar cada Estado para definir o posicionamento.

Presidente da federação no Estado, o ex-vereador Milton Leite (União) se referiu a Flávio como “nosso candidato a presidente”. Já o vice-presidente, Maurício Neves (PP), disse que o apoio da União Progressista será fundamental para a eleição do pré-candidato do PL. As informações são do Estadão.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Por Edson Mota – Blog da Folha

Abrindo a estação das convenções partidárias, o Podemos realizou nesta segunda-feira (20) a oficialização das candidaturas da sigla para as eleições de outubro. O evento aconteceu no bairro da Ilha do Leite, área central do Recife, e serviu para ratificar o apoio à governadora Raquel Lyra (PSD), que, inclusive, esteve representada na solenidade pela vice-governadora Priscila Krause (PSD).

Além dela, o pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (UB), e outros quadros locais se fizeram presentes. A vice-governadora Priscila Krause exaltou a relação que o governo estadual tem com o Podemos.

Caruaru - Transparência 2026

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) oficializou o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito deste ano. A convenção partidária da sigla, que marcou o anúncio, aconteceu nesta segunda-feira (20).

Entre outras composições estaduais, a aliança entre os partidos garantiu o apoio de Lula e do PT às pré-candidaturas de Juliana Brizola (PDT) e Requião Filho (PDT) aos governos estaduais do Rio Grande do Sul e do Paraná, respectivamente. As informações são da CNN.

Após a reunião que definiu o apoio do PDT a Lula, a sigla organizou um ato político na sede da legenda, em Brasília. Além do presidente da República e de Carlos Lupi, presidente do PDT, o evento contou com a presença dos principais quadros do partido ao redor do Brasil.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A segunda edição do Juá Literária começou na segunda-feira (20) e segue até sábado (25), em Juazeiro, no Vale do São Francisco. O festival reúne mais de 180 atrações e cerca de 200 artistas e escritores em dez espaços da cidade e do interior, com programação que inclui rodas de conversa, mesas, oficinas, contação de histórias e apresentações musicais. As atividades começaram na Carreta Literária, com estudantes da rede municipal de ensino, e também acontecem na Tenda das Palavras e Canções do Rio, no Centro de Cultura João Gilberto e na Casa do Artesão.

Entre os convidados estão o jornalista Bob Fernandes, o escritor Daniel Munduruku, autor de mais de 50 livros e vencedor de duas edições do Prêmio Jabuti, além dos cantores e compositores Oswaldo Montenegro e Adriana Calcanhotto, que também atuam como escritores. O festival ainda promove ações como as Embarcações de Poesias, o Cais da Palavra, a Flijuá e a Praça do Zé Livrório, integrando a programação às comemorações pelos 148 anos de Juazeiro.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O coordenador da pré-campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, senador Rogério Marinho (PL-RN), afirmou nesta segunda-feira (20) que o nome para pleitear a vice-presidência na chapa do PL não deve ser decidido até a convenção do partido. O evento será realizado no próximo sábado (25), em São Paulo.

“A princípio [o nome da vice], não será anunciado. Nós temos até o dia 5 de agosto. Então, nós estamos conversando com outros partidos. É
evidente que essa decisão só ocorrerá quando tivermos um quadro mais claro de qual vai ser a nossa política de aliança, qual é a nossa composição partidária. A partir daí é que nós vamos olhar, dentro dos quadros que existem em cada partido, quais aqueles que se adequam ao perfil que nós achamos desejável”, declarou Marinho a jornalistas. As informações são do Valor Econômico.

Palmares - 147 anos

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu nesta segunda-feira (20) da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu por 90 dias a autorização para que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visite o pai.

O pedido é para que Moraes reconsidere a decisão. Mas caso o ministro mantenha a proibição, os advogados querem que o recurso seja submetido ao julgamento da Primeira Turma do STF. As informações são da CNN.

No agravo, a defesa afirma que a suspensão integral das visitas é “desproporcional” à conduta atribuída ao ex-presidente. A decisão de Moraes veio após o senador tornar pública uma carta redigida pelo ex-presidente na qual empoderava o filho como porta-voz na disputa eleitoral deste ano.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A federação PSDB-Cidadania oficializou nesta segunda-feira a candidatura de Ciro Gomes ao governo do Ceará. O tucano disputa o Palácio da Abolição contra o governador petista Elmano de Freitas, que tem o senador Cid Gomes na chapa. A homologação da candidatura de Ciro ocorreu durante convenção, que também confirmou as postulações de 23 candidatos à Câmara dos Deputados e de 45 a Assembleia Legislativa.

— Estou mais do que entusiasmado, estou compenetrado da grave responsabilidade que as senhoras e os senhores colocam sobre as minhas mãos. Não sei se estou preparado, mas estou entusiasmado em levar essa bandeira à vitória — disse Ciro após a aprovação da candidatura. As informações são do jornal O GLOBO.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou o deputado federal Luciano Bivar (MDB-PE) como primeiro suplente na chapa do senador Humberto Costa (PT-PE), que disputará a reeleição ao Senado Federal. Até 2022, Bivar presidiu o Partido Social Liberal (PSL), legenda pela qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República em 2018.

A confirmação ocorreu durante a convenção da Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PV e PCdoB), que acontece nesta segunda-feira (20) no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Luciano Bivar também pregou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que teve convicção de apoiar o petista após o caso de tentativa de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e pelo PCdoB, confirmou, nesta segunda-feira (20), a candidatura de Humberto Costa (PT) para mais mandato no Senado. A decisão foi tomada durante convenção realizada no Recife, em que o grupo também confirmou apoio ao nome do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) como candidato a governador.

Quadro histórico do PT, Humberto terá como primeiro suplente o deputado federal Luciano Bivar (MDB), ex-aliado de Jair Bolsonaro (PL). Bivar também era o presidente do PSL, partido que lançou Bolsonaro para concorrer à presidência da República em 2018 (saiba mais abaixo). O nome do segundo suplente ainda não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem. As informações são do g1 Pernambuco.

Por Edson Mota – Blog da Folha

O pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, classificou nesta segunda-feira (20) que a possibilidade de haver uma judicialização em torno da definição do nome que irá compor a chapa majoritária da governadora Raquel Lyra seria o “caminho mais burro” para a definição. Atualmente, há um impasse na Federação União Progressista (composta pela União Brasil e pelo PP).

“Óbvio que a judicialização é uma alternativa, mas acho que é o caminho mais burro, pois mostra que o diálogo e o respeito não puderam suprir uma demanda que é básica do ser humano. As conversas [entre as partes] são muito amadurecidas, tanto por nossa parte da federação quantos por parte da própria governadora”, disse Miguel Coelho.

A temporada de convenções partidárias para oficializar as candidaturas à Presidência da República começa nesta segunda-feira (20) com parte das chapas ainda incompletas.

Dos cinco principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto, Lula (PT), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) já confirmaram seus vices. Ainda há indefinição nas chapas de Flávio Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo), que intensificam as articulações para tentar fechar alianças antes do fim do prazo. As informações são do g1.

Durante a convenção estadual do Podemos, realizada nesta segunda-feira (20), no Recife, o partido oficializou a candidatura de Regina da Saúde a deputada estadual nas eleições de 2026. O encontro também homologou as candidaturas proporcionais da legenda e reafirmou o apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (União Brasil) ao Senado.

Após assinar a ata da convenção, Regina anunciou a confirmação da candidatura. “Oficialmente candidata a deputada estadual para representar a todos os pernambucanos, o Agreste e o Sertão”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira, da convenção nacional do PDT, realizada na sede da legenda, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e da pré-candidata ao Senado por Pernambuco, Marília Arraes. O PDT foi o primeiro partido a oficializar apoio à candidatura de Lula à reeleição em 2026 e pretende utilizar a convenção para reforçar sua estratégia de fortalecimento da bancada no Congresso Nacional.

Além de Marília Arraes, o partido reúne outras pré-candidatas em destaque, como a deputada estadual do Rio de Janeiro Martha Rocha, pré-candidata à Câmara dos Deputados; a ex-deputada estadual Juliana Brizola, pré-candidata ao governo do Rio Grande do Sul; e a senadora Leila Barros, pré-candidata à reeleição pelo Distrito Federal. Segundo o PDT, Marília integra a linha de frente da articulação nacional da legenda e ocupa posição estratégica no projeto político do partido em Pernambuco.

O governo de Donald Trump concedeu o green card ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro.

O documento permite que um cidadão estrangeiro viva, trabalhe e estude nos EUA por tempo indeterminado, e sem a necessidade de qualquer autorização especial. As informações são da Folha de S. Paulo.

A concessão do documento, que dá a Eduardo Bolsonaro uma série de garantias, ocorre em um momento especialmente tenso das relações entre o Brasil e os EUA.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Pernambuco (ABEn-PE) e pré-candidata a deputada federal, Priscila Ferraz, voltou a defender a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19 pelo Senado Federal. Segundo ela, a proposta é necessária para ampliar a segurança jurídica do Piso Nacional da Enfermagem.

“A enfermagem esteve na linha de frente nos momentos mais difíceis da história recente do país. Continuamos sustentando o funcionamento do SUS, dos hospitais, das clínicas e da atenção básica. Agora, é o Senado que precisa cumprir o seu papel”, afirmou.

VERO NOTÍCIAS

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), foi a chefe de Executivo estadual que mais destinou recursos públicos para shows entre janeiro de 2024 e março de 2026 no Brasil. Segundo o relatório Farras, foram mais de R$ 570 milhões em contratos.

O levantamento aponta que Pernambuco lidera o ranking entre os governos estaduais analisados. A maior parte dos recursos foi destinada ao festival Pernambuco Meu País, iniciativa que, segundo os autores do estudo, também teria objetivos políticos.