Jaboatão

08/05


2021

Coluna do sabadão

Vitória emerge das cinzas

As eleições municipais do ano passado revelaram muitas surpresas, grande parte ruins, raras boas. Entre as mais frustrantes, a cassação de prefeitos. Só esta semana foram dois – Luiz Aroldo (PT), de Águas Belas, e Neto Barreto (PTB), de Joaquim Nabuco. Outros municípios, entre eles Arcoverde, porta de entrada do Sertão, e Pesqueira, no Agreste, aguardam o julgamento final do TSE quanto aos processos de cassação dos seus mandatários eleitos, com amplas chances de terem eleições suplementares.

Em 100 dias de gestão, marca apenas referencial e midiática, porque, na verdade, se trata de um período ainda muito curto para julgar um modelo de administração de quatro anos, são raros os que vêm se destacando. Empresário bem-sucedido na área educacional, Paulo Roberto (MDB), prefeito de Vitória de Santo Antão, se sobrepõe pelo esforço, dedicação e muito trabalho para tirar o município do quadro de insolvência a que foi submetido pela gestão anterior.

Sua obsessão está focada na geração de emprego. Pelo menos cerca de 20 grandes empresas já formalizaram carta de intenções para se instalar e investir em Vitória, o que abre um horizonte de geração de empregos da ordem de três mil postos formais com carteira assinada. Para o investidor apostar em Vitória, Paulo Roberto teve que fazer um esforço descomunal, excluindo o município da lista negra da legião dos negativados.

Faça-se a ressalva que, nos últimos quatro anos, nenhuma empresa se interessou em se instalar no parque industrial do município. “Ao assumir, encontramos o município negativado (CAUC), com zero captação de recursos federais e estaduais, apesar do seu potencial econômico e da necessidade de investimento em infraestrutura”, revela Paulo Roberto, em conversa com o blog.

Segundo ele, a maior herança maldita, além da financeira, está no déficit de investimentos, na precariedade da educação, num centro desorganizado, ruas às escuras, obras inacabadas e o funcionalismo desmotivado. Na educação, o IDEB foi deixado no penúltimo lugar entre os municípios da Mata Central, perdendo até para a vizinha cidade de Pombos. “A última vez que Vitoria atingiu a meta do IDEB foi em 2015, fruto da falta de investimentos da gestão anterior nos profissionais da educação e na garantia da continuidade do ensino durante a pandemia, ampliando a desigualdade”, acrescenta.

Auxílio próprio – Em 2020, primeiro ano da pandemia, nada for criado pra garantir a recuperação econômica de Vitória de Santo Antão. O resultado é que mais de 10 mil pessoas, das quais quatro mil no trabalho formal, perderam suas rendas, contribuindo para aumentar o fosso social. “Tivemos que criar o Auxilio Emergencial do Carnaval, para beneficiar os trabalhadores da cadeia produtiva prejudicados pela não realização da festa por conta da pandemia”, lembra o gestor.

Verde que te quero – Vitória, segundo Paulo Roberto, perdeu até sua face arborizada. Consegui 40 mil mudas, a custo zero, para recuperar os espaços verdes. Com o programa Moradia Legal, todas as casas que não possuem escritura terão seu registro imobiliário garantido”, ressalta. Paulo Roberto cita, ainda, dentre outros feitos, a substituição de mais de mil lâmpadas que se encontravam queimadas em postes, num grande mutirão de iluminação para iluminar e proporcionar mais segurança à população. “A população não quer do gestor mais do trabalho, seriedade, eficiência e compromisso com mudanças”, enfatiza.

Restrições rejeitadas – O Conselho Estadual de Saúde recomendou que Pernambuco adote medidas mais restritivas para conter a pandemia de Covid-19, no momento em que o Estado atinge recordes de casos confirmados e de pacientes internados na rede pública. O órgão colegiado é presidido pelo secretário estadual de saúde, André Longo, que anunciou que não vai adotar a recomendação. Entre as recomendações, a suspensão de aulas presenciais em todo o sistema de ensino público e privado, adesão a uma quarentena de 21 dias e construção emergencial de estratégias de restrição rigorosa em áreas com maior concentração de casos e mortes por Covid-19.

Prorrogação – A recomendação, segundo o portal G-1, da Globo, foi divulgada na última quinta-feira, mesmo dia em que o Governo anunciou que, em vez de adotar medidas mais restritivas no enfrentamento da pandemia, pretende manter as restrições atuais até o dia 23 de maio. O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado formado por 32 entidades de três setores: trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores e prestadores do sistema e, ainda, por usuários da rede pública de saúde.

Estudantes com fome – Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) parece que anda com os cofres vazios, tanto que atrasou, já pelo terceiro mês, a chamada contribuição dos kits de alimentação na rede de educação municipal com cartões no valor de apenas R$ 40, em substituição ao kit alimentar responsável pela destinação de duas cestas básicas por família. Há reclamações de que, diante de tamanho descaso, a fome, num momento tão grave de pandemia, aumentou – e muito – entre os estudantes mais pobres que dependem do repasse da Prefeitura.

CURTAS

ARREPENDIDA – A advogada Rosangela Moro, mulher do ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro, afirmou que se arrepende “até o último fio de cabelo” por ter votado em Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. A declaração foi feita ao responder uma seguidora em seu perfil no Instagram. Diante do desabafo da amada, Moro não deu um pio.

CANALHA – De Bolsonaro ao chamar o ex-ministro Mandetta de canalha: “Quem não tem alternativa, cale a boca. Deixe de ser canalha em criticar quem usa alguma coisa. Quando tenho problema de estômago, alguém sabe o que eu tomo? Tomo Coca-Cola e fico bom. É problema meu. O bucho é meu, talvez o meu bucho, todo corroído pela Coca-Cola, me salvou da facada do Adélio. Deem porrada em mim amanhã”.

Perguntar não ofende: Para onde caminha a CPI da Pandemia?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Vamos combinar o seguinte, nas eleições de Paruano quem votar em Bozo Ladrão Genocida é um filho da Puta. É marcos de camaragibe o Frango.

marcos

Vamos combinar o seguinte, nas eleições de Paruano quem votar em Ladrão é um filho da Puta.

marcos

Lula convida Eduardo Cunha para ser seu vice. Agora vai!

marcos

Lula é um Ladrão Corrupto condenado filho da Puta que deveria está na cadeia.

Fernandes

Ciro Gomes afirmou que “a roubalheira” aumentou durante o governo de Jair Bolsonaro. O pedetista deu a declaração ao comentar a matéria do Estadão que rastreou o uso dos R$ 3 bilhões em emendas, extras, liberadas pelo governo. No Twitter, Ciro defendeu que é necessário punir os responsáveis pelo que chamou de “crime gigantesco”.


PREF DE OLINDA DESAFIOS DA PANDEMIA 21

07/05


2021

Mais homenagem a Belém do São Francisco

Por Romário Santos

Hoje gostaria de parabenizar a cidade de Belém do São Francisco (PE) pelos seus 118 anos de emancipação política. 

Belém é berço dos primeiros bonecos gigantes do Brasil: Zé Pereira de 1919 e sua companheira Vitalina de 1929. Terra do maior arquipélago de ilhas do Brasil, com 88 ilhas, e das belas calçadas.

Foi cenário das primeiras gravações da novela global "Senhora do Destino". Belém é terra da maior produtora e exportadora de manga do Brasil, a Agrodan, que produziu 31 milhões de quilos de mangas e exportou 29 milhões para o exterior só no ano passado. Além disso, emprega cerca de 1.500 pessoas.

Belém é terra do maior provedor de internet de Pernambuco e que atende 58 municípios do nosso Estado e da Bahia, Atel Telecom. Também é terra de um dos maiores polos universitários do interior de Pernambuco, oferecendo 16 cursos de graduação, entre eles seis na área da saúde e 9 nove cursos de pós-graduação. 

Atende cerca de 4.500 universitários de 36 municipios dos estados Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará, cursos esses ofertados por duas instituições Facesp e Cesvasf. Belém é, ainda, a terra da cebola, entre tantas outras particularidades. 

Desejo a todos os belemitas muita paz, saúde e prosperidade. Que Deus cubra de bênçãos todos os filhos dessa terra!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

07/05


2021

Doria toma a primeira dose da vacina CoronaVac

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19, hoje.

Nesta última semana, a faixa etária de 60 anos só conseguia encontrar vacinas da Pfizer ou da Aztrazeneca nos postos e drive-thrus da capital paulista. A CoronaVac está em falta e ao menos 32 cidades do estado estão sem o imunizante e suspenderam total ou parcialmente a aplicação da segunda dose.

Doria foi vacinado pela primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, e se disse honrado. O governador enalteceu o fato de ter tomado a CoronaVac, produzida pelo Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, SinoVac.

"Todas as vacinas são boas, mas a minha foi Coronavac. Olha como é o mundo. No início de janeiro a CoronaVac era a vacina da China, a 'vachina', a vacina do jacaré, que ia deixar você com sequelas, paralítico, a vacina do Doria. Hoje, ela é a mais querida do Brasil. É a CoronaVac que todos querem tomar. Confiança é credibilidade do Instituto Butantã que já salvou 43 milhões no Brasil. 43 milhões que tomaram a CoronaVac", disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Quintas, ele e Bolzonaro se merecem.

Rafael C.Soares Quintas

Esse Dória é um grande escroto, quando teve a covid-19 ano passado, deve ter tomado a hidroxicloroquina, como tomou seu médico particular David Uip, só que é proibido dizer porque é o remédio de Bolsonaro, governador nojento, se elegeu às custas de Bolsonaro, era o BolsaDoria Kk?kkk


Petrolina abril 2021

07/05


2021

Presidente do Senado envia carta a embaixador chinês

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou uma mensagem ao embaixador da China, Yang Wanming, hoje. Nela, ele fala da “importância do relacionamento relevante e construtivo com a República Popular da China”.

A comunicação ocorre após Jair Bolsonaro falar em “guerra química”, sem citar a China.

A declaração do presidente da República, no entanto, foi interpretada até mesmo por integrantes do governo como um recado ao país asiático.

“Com o sentido de prioridade, entende o Senado Federal que, no momento em que o Brasil tem sido afetado de forma contundente de proliferação de variantes do vírus, torna-se necessário, mais do que nunca, o aprimoramento da parceria de grande qualidade que tem caracterizado nossas relações bilaterais”, escreveu Rodrigo Pacheco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/05


2021

Confira a homenagem do Frente a Frente a Zé Bedeu

Personagem caricato do Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, Zé Bedeu nos deixou há 15 dias, aos 44 anos, vítima da Covid-19. Dediquei o programa de hoje em sua memória. O leitor pode conferir a homenagem no link disponível.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

07/05


2021

CPI do Senado quer gastos de sete cidades em PE

EXCLUSIVO

O presidente da CPI da Covid-19 no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), enviou o "Oficio 365/2021 - CPIPANDEMIA" para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) requisitando informações sobre todos os processos investigativos, relatórios de auditorias e inspeções, com papéis de trabalho, sobre todos os recursos federais aplicados pelo Estado de Pernambuco e sete cidades do Estado. O Ofício atendeu a requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Além do Governo de Pernambuco, estão abrangidos pela requisição da CPI em Pernambuco as seguintes prefeituras: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Caruaru e Petrolina. O TCE-PE terá até a semana que vem para atender a requisição.

O foco maior da CPI, contudo, segue sendo a gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) em 2020, alvo de sete Operações da Polícia Federal sobre supostos desvios de verbas para covid-19. Um recorde nacional de operações da PF em uma mesma cidade em 2020.

O próprio TCE-PE, na semana passada, fez um julgamento tentando dar a compra dos respiradores como regular. A PF rebateu dias depois em nota oficial, indiciando por crimes três assessores de Geraldo Júlio.

A Justiça Federal já liberou para a CPI o acesso à Operação Apneia, famosa nacionalmente pela compra de respiradores de porcos para os recifenses. Esta semana, já chegaram novos Ofícios da CPI pedindo à Polícia Federal acesso a outras operações contra a gestão de Geraldo Júlio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

07/05


2021

Frente a Frente homenageia Zé Bedeu

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, um momento muito triste e comovente: a emoção a Michael Roberto, sonoplasta da Rádio Cultura de Caruaru, criador do personagem Zé Bedeu, falando diretamente do sítio Cipó, na capital do Agreste. Mais uma vítima a aumentar as estatísticas da pandemia do coronavírus no País.

Morreu há 15 dias, aos 44 anos. Na postagem de ontem neste blog contei essa história (clique aqui e confira). Se você deseja ouvir o programa pela Internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

07/05


2021

Jogo de profissional

Se de um lado o PSB tem um grande desafio para definir o seu candidato, do outro as oposições também. Mas chama atenção a sagacidade e maturidade política que o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), vem apresentando. Além de gestão exitosa, premiada pela ONU duas vezes, tem observado os movimentos e agido com sabedoria mineira. Por um lado, corteja Raquel Lyra, de outro paparica Miguel, dois personagens do jogo sucessório de 2022.

No plano nacional, tem a simpatia de Bruno Araújo, presidente do PSDB. Revela-se, portanto, um curinga, na medida em que é visto com bons olhos por Marília Arraes, com quem transita com desenvoltura. Na eleição do Recife, das lideranças de oposição, Anderson, aliás, foi o único que anunciou apoio oficial no segundo turno à petista no enfrentamento a João Campos.

À propósito, com o PT articulando a volta de João Paulo ao partido, o que está em jogo é afastar Marília da disputa de 2022. Até as paredes da sede do PT sabem, no entanto, que quem tem voto mesmo é ela. Se a própria Marília não entrar no jogo, seu apoio pessoal, independente do PT, será muito forte. E Anderson tem a exata noção disso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

07/05


2021

Show de bola a Peixada do Dadal em Caruaru

Gourmet desde que criei cabelo na venta, nas minhas andanças pelo Interior gosto de conhecer novos restaurantes e, passando pelo crivo do meu paladar, valorizar com uma postagem indicando aos que acompanham o blog. Conheci, há pouco, a Peixada do Dadal, em Caruaru, uma das sete maravilhas do mundo.

Não botei o pé lá aleatoriamente. Foi uma sugestão do meu amigo Adriano Oliveira, cientista político, comentarista do Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por mais de 40 emissoras no Nordeste, presente nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. Pedi a peixada, carro-chefe da casa, que tem um cardápio bastante variado com frutos do mar. O bacalhau com molho de camarão, por exemplo, é um manjar dos deuses.

Meu motorista provou uma carne de sol e revelou ter gostado muito. A Peixada do Dadal, de propriedade de Valmir Ribeiro, o Dadal, fica na BR-104. Indo em direção a Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, está à sua esquerda. Saindo do Polo de Confecções, na Rodovia João Lyra Filho, à direita, exatamente a cinco minutos. Um lugar amplo, arejado e gostoso. A peixada serve quatro pessoas, sem risco de passar vexames.

Recomendo também uma especialidade da casa: o licor artesanal de banana.

Serviço

Peixada do Dadal

Endereço: Av. dos Estados, 237, bairro Nova Caruaru, Caruaru – PE

Horário: das 11h às 22h

Fones: 9.9775-3367 e 9.9227-0746


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

07/05


2021

Rua do Bom Jesus exclusivamente para os pedestres

Para beneficiar as mais de 45 mil pessoas que transitam diariamente no Bairro do Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai tornar a Rua do Bom Jesus exclusiva para pedestres. A rua foi considerada uma das três mais bonitas do mundo pela revista americana Architectural Digest, em 2020. O prefeito João Campos fez o anúncio, no início da manhã de hoje, e o projeto começará a ser implantado na segunda-feira (17), com a mudança de circulação, e será entregue na segunda-feira, 24 de maio.

“Hoje a gente começa com uma grande notícia, na Rua do Bom Jesus, que é uma das três mais bonitas do mundo. Ela vai se tornar exclusiva para pedestres. Essa ação, que é realizada pela Prefeitura em parceria com a Bloomberg, uma instituição internacional que busca trazer qualidade de vida, vai poder garantir que a cada dia a cidade do Recife se torne mais humana, valorizando o pedestre, valorizando as pessoas”, anunciou o prefeito.

Para viabilizar a mobilidade no trânsito com a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria Cesar e João Domingos Martins. Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria Cesar como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins.

Para implantação da pedestrianização da Rua do Bom Jesus, a Prefeitura do Recife contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros forneceram, ainda, mobiliário urbano como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha