TCE rejeita pedido de suspensão e mantém contratos emergenciais da Prefeitura de Goiana

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) rejeitou a medida cautelar que solicitava a suspensão de seis contratos emergenciais firmados pela Prefeitura de Goiana. A decisão, assinada pelo conselheiro Rodrigo Novaes, garantiu a legalidade dos contratos e a continuidade dos serviços, considerados essenciais para o município, especialmente nas áreas de saúde e educação. A representação que originou o pedido partiu de adversários políticos da atual gestão.

Os advogados da Prefeitura defenderam que a contratação emergencial foi necessária diante das dificuldades herdadas da gestão anterior e do contexto das eleições suplementares. O TCE reconheceu que a suspensão dos contratos poderia gerar prejuízos significativos à população, caracterizando um “dano reverso desproporcional”. Com isso, os serviços prestados por meio dos contratos seguem em funcionamento

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde

A carreira militar do tenente-coronel do Exército Mauro Cid ficará congelada enquanto durar a ação penal a que responde na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Tornado réu após ser acusado por tentativa de golpe de Estado, o delator ficará “sub judice”. Nessa condição, Cid não pode ser promovido e o seu nome é retirado da lista de promoção por antiguidade ou merecimento. Ele ainda responder por crime militar devido aos fatos analisados.

Cid não pode ser transferido para outras localidades, realizar cursos, concorrer a missões no exterior e exercer cargo de comando. Normalmente, militares que viram réus podem cumprir expediente normalmente. Cid, contudo, está afastado do serviço por decisão judicial.

O congelamento das carreiras irá acontecer com todos os militares da ativa, caso se tornem réus nas próximas etapas do julgamento do STF, previstas para abril. As informações são do Jornal O Globo.

Caruaru - Super Refis

Durante reunião da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, realizada nesta quinta-feira (27) no Recife, a governadora em exercício Priscila Krause apresentou as ações do programa Águas de Pernambuco. O encontro, promovido pelo Banco Mundial em parceria com o Governo de Pernambuco, reuniu representantes de estados nordestinos e instituições federais para debater soluções para a universalização do acesso à água e ao saneamento básico na região.

Lançado em 2024, o Águas de Pernambuco reúne investimentos da ordem de R$ 6,1 bilhões em obras estruturais, como adutoras, sistemas de abastecimento simplificado e redes de esgoto. Entre os exemplos citados estão a adutora do Agreste, a estação de tratamento do Cabanga e ações nas zonas rurais e áreas de morro da Região Metropolitana. Pernambuco lidera o tema de recursos hídricos no Consórcio Nordeste e articula possíveis carteiras de financiamento com o Banco Mundial para projetos nos estados da região.

O seminário também discutiu os desafios do setor diante das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que exige, até 2033, a oferta de água potável a 99% da população e a coleta e tratamento de esgoto para 90%. Representantes da Agência Nacional de Águas, Ministério da Integração, Funasa e secretarias estaduais destacaram a importância da cooperação técnica e financeira entre os entes federativos para avançar em infraestrutura hídrica e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O governo Lula indicou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o Conselho Fiscal da Eletrobras, apurou o Estadão/Broadcast.

Para o conselho de administração da empresa, foram indicados três nomes que ocuparam cargos em governos do PT: os ex-ministros de Minas e Energia (MME) Silas Rondeau e Nelson Hubner e o diretor-executivo de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Rondeau, que já presidiu a Eletrobras, hoje é presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), que tem Hubner no conselho de administração. Tolmasquim foi secretário-executivo e ministro interino do MME e presidente do Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As informações são do Estadão.

Palmares - Natal Encantado 2025

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quinta-feira (27) ao STF (Supremo Tribunal Federal) o arquivamento de investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com ele, não há elementos suficientes para justificar a responsabilização do ex-presidente.

A medida do Ministério Público ocorre um dia após Bolsonaro se tornar réu no STF no caso da trama golpista. As informações são da Folha de S. Paulo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Para aumentar a produtividade nos estados, o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Kilmer, assinaram uma parceria nesta quinta-feira (27), em Brasília, para disponibilizar uma Linha de Crédito Condicional para Projetos de Investimento (CCLIP), no valor de R$ 11 bilhões.

Com olhar estratégico para a realidade de cada região, a nova linha de crédito tem o potencial de impulsionar a atração de investimentos, a produtividade e a inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, como digitalização, segurança pública, agricultura sustentável, habitação e inclusão social. As informações são do gov.br.

Ipojuca - Acerte as contas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quinta-feira (27), o programa Avança Jaboatão: Transformando Futuros, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A iniciativa, apresentada na faculdade UNIFG, em Piedade, tem foco na melhoria do ensino-aprendizagem nas escolas da rede municipal. Entre as ações previstas estão os programas Acelera, voltado à correção da distorção idade-série; Se Liga, para estudantes com dificuldades de leitura e escrita; e o Gestão Nota 10, que busca qualificar a gestão educacional com foco nos resultados de aprendizagem.

O programa também acompanhará os dados de desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, com o objetivo de traçar estratégias para elevar os índices de desenvolvimento educacional. Durante o lançamento, participaram representantes da Secretaria Municipal de Educação, da gestão municipal e do Instituto Ayrton Senna. A proposta é monitorar o progresso das escolas e aplicar medidas de apoio pedagógico conforme as necessidades identificadas.

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

A deputada estadual Socorro Pimentel (UB), que também é líder do governo Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), afirmou acreditar que o movimento de trocar o comando de pastas do Executivo de técnicos para políticos pode garantir uma maior governabilidade e inaugura uma nova relação política no Estado.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quinta-feira (27), a parlamentar avaliou a nomeação do deputado Kaio Maniçoba (PP) e do ex-prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, Manuca (Avante), como secretários como natural o movimento de trocas e que acontece em todos os governos. Socorro considera que um novo momento será inaugurado na gestão estadual.

O Podemos em Jaboatão dos Guararapes tem nova liderança. Jorge Júnior foi oficializado como presidente do diretório municipal do partido, com filiação abonada pelo ex-senador Armando Monteiro, pelo presidente estadual da sigla, Marcelo Gouveia, e pelo vice-presidente estadual, Ricardo Teobaldo.

Com a nova função, Jorge Júnior passa a comandar a reestruturação da legenda no município e a articulação para as eleições municipais.