SDS garantiu um segundo turno tranquilo nas disputas de Olinda e Paulista

Mais de 1.200 profissionais da segurança ficaram concentrados nos dois municípios, garantindo o direito de ir e vir do cidadão e o combate aos crimes eleitorais. Dezenas de drones colaboraram com o acompanhamento em tempo real realizado no CICCE, de onde foi coordenado o policiamento nas ruas. A Operação Eleições 2024, iniciou em agosto e finaliza nesta segunda-feira (28). Nos dois turnos foram criados 40.203 postos de trabalho e realizado um investimento de R$ 7.236.540,00

A Secretaria de Defesa Social (SDS), contando com o apoio das operativas e das forças amigas, garantiu um segundo turno tranquilo durante a Operação Eleições 2024. Neste domingo (27), foram registradas um total de oito ocorrências nos dois municípios que tiveram disputa: Olinda e Paulista. Os crimes cometidos foram de propaganda ilegal, uso de bandeira, lesão corporal, boca de urna e foto dentro da cabine eleitoral. Também houve uma prisão em flagrante por transporte irregular de eleitor, em Paulista. As forças de segurança apreenderam tanto o veículo como os materiais de campanha.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Com o final do segundo turno realizado neste domingo, 27, as eleições municipais de 2024 se encerram com o balanço de apenas duas mulheres eleitas nas 26 capitais brasileiras. Nenhuma havia sido eleita no primeiro turno e, no segundo, sete estavam na disputa.

Destas, só Campo Grande (MS) e Aracaju (SE) elegeram mulheres – as primeiras a serem eleitas em ao menos 20 anos nessas cidades, segundo levantamento feito anteriormente pelo Terra. Na primeira, inclusive, a disputa do segundo turno foi inteiramente feminina, com as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União).

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comemorou na noite deste domingo (27) a vitória nas urnas neste segundo turno. Nunes agradeceu à mulher, Regina, e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Eu agradeço ao líder maior, sem o qual nós não teríamos essa vitória. Meu amigo, que me deu a mão na hora mais difícil”, disse sobre Tarcísio.

“Eu tenho certeza que os próximos quatro anos serão os melhores quatro anos da história de São Paulo”, afirmou no evento no Clube Banespa, na zona sul da capital paulista.

Nunes declarou que governará “para todos”, deixando as diferenças para trás. “O equilíbrio venceu todos os extremismos.”

O prefeito também relembrou Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo que morreu de câncer em 2021. Nunes era vice de Covas.

Do Correio Braziliense.

Caruaru - Super Refis

Dos 20 prefeitos candidatos nas 26 capitais brasileiras, 16 tiveram sucesso e foram reeleitos nas Eleições Municipais de 2024. O número leva em conta os resultados do primeiro turno, realizado em 6 de outubro, e os do segundo turno, realizado neste domingo (27/10).

Dez dos 16 vitoriosos foram reeleitos já em primeiro turno, ao obterem 50% mais um dos votos válidos. Já seis prefeitos buscando a reeleição avançaram para o segundo turno e tiveram sucesso neste domingo. Pela regra eleitoral, todas as capitais poderiam ter segundo turno, pois possuem mais de 200 mil eleitores.

Foram reeleitos os seguintes prefeitos de capitais:

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Rodrigo Neves (PDT) foi eleito prefeito de Niterói, no Rio de Janeiro, com 57,20% dos votos, totalizando 156.067 votos. O apoio do atual prefeito e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), foi crucial para sua vitória. A campanha de Neves destacou-se pela formação de alianças políticas significativas. Carlos Jordy (PL) ficou em segundo, com 42,80% dos votos válidos.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Vitória Floro

Durante a disputa contra Vinicius Castello (PT), Mirella Almeida (PSD) recebeu o apoio da governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), que classificou a vitória da aliada como uma representação da força da mulher e da vontade do povo.

“A vontade do povo foi feita e o povo decidiu ter uma mulher arretada à frente da prefeitura, que tem história e que sabe o que quer, que está junto com o povo”, destacou. Assista:

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

Na cidade de Pelotas (RS), a eleição para prefeito resultou em vitória de Marroni, do Partido dos Trabalhadores (PT). O candidato petista obteve 87.737 votos, correspondendo a 50,36% dos votos válidos. Seu adversário, o bolsonarista Marciano Perondi (PL), ficou com 49,64%, 86.474 votos, em números absolutos.

Fuad Noman (PSD) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte (MG) neste domingo, 27, com 53,76% dos votos válidos. Ele derrotou Bruno Engler (PL), que teve 46,24%, na disputa de segundo turno.

Fuad Jorge Noman Filho tem 76 anos e nasceu em Belo Horizonte. Graduado em economia, ingressou no poder público como secretário-executivo da Casa Civil, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1996. Foi secretário estadual de Transporte e Obras de Minas Gerais nas gestões dos tucanos Aécio Neves e Antônio Anastasia e, em 2017, assumiu a Secretaria da Fazenda da capital mineira.

Chefe da Fazenda durante o primeiro mandato de Alexandre Kalil (PSD), até 2020, disputou a eleição como vice do incumbente, reeleito ainda em primeiro turno. Assumiu a prefeitura em março de 2022, quando o titular deixou o cargo para se candidatar ao governo do estado — foi derrotado por Romeu Zema (Novo) — e, desde então, trocou secretários e deu novo rumo à gestão.